Jump to content
Héverson Gomes
Héverson Gomes

Frutas em Dieta para Emagrecer, até que Ponto isso é Correto?

Sign in to follow this  

Olá amigos do FISIculturismo.com.br, este mês resolvi falar sobre mais um assunto polêmico, que às vezes muitas pessoas tem isso como a verdade. Este artigo é em homenagem às pessoas que dia após dia vem me perguntar sobre as frutas.

Sei que muitos irão discordar deste tema, pois há os defensores árduos das dietas das frutas. Muitas vezes absorvemos e ouvimos o que nos interessa, e o que vem de encontro às nossas tradições, contra aquilo que gostamos, rejeitamos e tentamos buscar algum lugar alguém que diga o contrário, mesmo que esta não seja a verdade, só para nos agradar.

Normalmente, quando alguém vem me procurar para dicas de alimentação, seja algum aluno de personal ou não, dizendo que está fazendo uma dieta, que parou de comer besteiras, afirmando que não come mais pão, nada de glúten, farinha branca ou lactose, etc, mas que está comendo só fruta.

E justifica essa opção como correta por ter visto em alguma revista, ou em algum programa de televisão, ou na internet, que alguém perdeu 7kg ou mais só ingerindo frutas. Ingerir frutas realmente emagrece?

Bem, vamos iniciar com uma rápida explicação sobre as frutas e seu açúcar: frutose. O açúcar que todos abominam é a sacarose, é aquele que vem nos doces e confeitos, e ela é 50% glicose e 50% frutose. Mas o que há de mal nisso?

O que estraga a sacarose é a glicose? Cito um trabalho realizado pelo Dr. Richard Johnson, onde foram estudados dois grupos de ratos. Ambos ingeriram a mesma quantidade de calorias. Porém, o grupo 1 ingeriu parte das calorias na forma de glicose e o grupo 2 na forma de frutose.

Os ratos do grupo 2 (frutose) ganharam bem mais peso e armazenaram mais gordura visceral e no fígado, além haver aumento na pressão sanguínea e nos triglicerídeos presentes. Apenas diferenças no tipo de açúcar, implicaram nesses resultados. É como se o grupo 2 ingerisse só frutas e o grupo 1 glicose.

A frutose promove o aumento da gordura abdominal (aquela indesejada pela maioria das pessoas). A frutose é metabolizada mais rápido que a glicose na forma de gorduras. Ela desregula os mecanismo do corpo de controlar o apetite, não estimula a insulina corretamente, impedindo a atuação correta do hormônio ghrelin e não estimula a leptina.

Ghrelin e a leptina são peças-chave no controle da fome. Isso significa que a ingestão de frutose fará com que você coma mais e que também potencialize as suas chances de desenvolver insensibilidade à insulina. A frutose promove o aumento do “mau” colesterol (LDL) e a diminuição do “bom” colesterol (HDL), elevando também os triglicerídeos, pressão sanguínea e elevando os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, contribui para o desenvolvimento de Gota, por aumentar os níveis de ácido úrico no corpo. Em um estudo publicado em 2011, mulheres que bebiam 350 ml ou mais de suco de laranja por dia, duplicaram o risco de desenvolver Gota. As mulheres que bebiam apenas 175 ml de suco por dia, aumentaram em 41% as chances de desenvolver a condição.

Resultados similares foram observados em homens também. Sucos, devido à retirada das fibras da fruta, são digeridos e absorvidos muito mais rapidamente do que as frutas ao natural, portanto, promovem muito mais o armazenamento de gordura e intensificam todas estas consequências da frutose.

Sucos, principalmente para quem quer queimar gordura, devem ser considerados com muita cautela. Frutose tem sido considerada a “chave” para se ativar o armazenamento de gordura, sendo tema de um livro publicado bem recentemente: The Fat Switch, do Dr. Richard Johnson, que é médico há 25 anos e também pesquisador na Universidade do Colorado, nos EUA.

Há outro problema causado pela frutose. Vamos entrar na tireóide, que produz dois hormônios, a tiroxina ou tetraiodotironina ou T4 e a triiodotironina ou T3. Na verdade, o hormônio ativo é o T3, justamente o hormônio produzido em menor quantidade pela tireóide, aproximadamente 20% da produção.

Ao ser conduzido ao fígado, o T4 inativo sofre a ação da enzima específica (5-deiodase) e se transforma no hormônio ativo T3, o qual irá, entre outras ações já mencionadas, provocar a elevação da temperatura corporal e provocar a queima de gordura.

Ocorre que essa conversão depende da presença de energia suficiente no fígado (ATP). A frutose rouba ATP do fígado e torna a conversão T4 mais difícil, portanto, maneirar nas frutas é muito conveniente.

Então não devo ingerir frutas? As frutas contém vitaminas, minerais e fibras, porém, se você estiver em uma dieta para perda de peso, não é muito indicado a ingestão de frutas. Se for consumi-las, que seja pouco e de manhã, pois, elas causam picos de insulina, dificultando a produção de GH natural pelo organismo.

O que pouca gente sabe é que nem todas as frutas se dão bem quando consumidas juntas. Isso porque as frutas ácidas requerem um tipo de suco gástrico para serem digeridas, enquanto as frutas doces requerem um outro tipo. Quando consumidas em conjunto, a digestão fica mais complicada.

Frutas ácidas ou cítricas são aquelas como tangerina, morango, lima, limão, abacaxi e laranja. Já as doces são uvas, maçãs, pêras e pêssegos. As bananas são consideradas neutras.

Bibliografia:

7 Motivos Para Se Evitar Frutas e Sucos No Emagrecimento

Musculação Além do Anabolismo. Autores: Waldemar Guimarães

Sign in to follow this  


User Feedback

Recommended Comments



Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Add a comment...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Philippelopes
      Fala galera, tô tentando diminuir meu BF, sou ectomorfo mas do começo do ano pra cá comi lanches fast food quase todos os dias e fui completamente sedentário.
      Desde o começo do mês cortei gordura, frituras, doces e chocolates e tenho treinando e fazendo aeróbicos em dias que não treino.
      dados:
      24 anos
      1.75 cm
      67 kg
      A dúvida é a seguinte, desconsiderando a dieta ao decorrer do dia, focando apenas nisso, um pão com vitamina de abacate pós aeróbico vai diminuir a eficácia do treino que seria com foco na queima de gordura? Valeu 

    • By Philippelopes
      Fala galera, boa tarde. Vou começar falando os meus dados.
      24 anos
      1.75 cm
      66kg
      Sempre fui magro e definido e nunca tive problema com gordura localizada, mas esse último ano dei uma relaxa fudida e fui bem sedentário além de comer só besteiras. Resultado: Tô com una gordura me incomodando pra caralho quando eu sento. Nesse mês de abril resolvi voltar a ativa, cortei frituras e refrigerantes e comecei um treino de calistenia intercalado com 7km de corrida, a dúvida é a seguinte: Devo fazer uma dieta com desfasamento calórico primeiro afim de perder essa gordura e só depois força no ganho de massa/definição?
      Valeu galera 


    • By maurice
      Temos a taxa metabólica basal, uma quantidade de energia necessária para manter nossos órgãos em funcionamento. Sem ingestão de comida(energia), não sobrevivemos.
      Você sabia que dietas restritivas fazem com que percamos uma certa quantidade de massa de nossos órgãos? Sim, quando fazemos uma dieta restritiva, não perdemos apenas gordura e massa muscular, perdemos massa de nossos órgãos.
      Artigo: https://www.cambridge.org/core/journals/proceedings-of-the-nutrition-society/article/metabolic-adaptations-during-negative-energy-balance-and-their-potential-impact-on-appetite-and-food-intake/92FC7CC3D00F801FBC1B8F4A164ADECD
      Imagem abaixo sobre custo energético de cada órgão(lado direito da imagem) e dentre outros fatores que afetam nosso gasto e ingestão energética.

    • By renatobhmg
      Olá.
      Antes de completar um mês para ir na nutricionista, 2 dias, fui hoje no retorno. Perdi 3kg e poucas gramas devido à dieta que ela me passou, neste tempo.
      Dica para todos: peguei e escrevi no Word meus objetivos, o que tinha feito, quais suplementos irei tomar futuramente, etc... e entreguei à ela. Acho mais fácil fazer assim, para não deixar passar nada, mas deixei passar que foi o meu relato de uso de ômega 3, 1 cápsula ao dia e uma estratégia para matar a fome na volta do trabalho, que são 2 potes, um com Castanha do Pará outro com Castanha de Caju, 100g de cada. Mas, isso não me mata a fome, pelo que já vi. Agora ela respondeu o e-mail e disse que não tem problema.
      O objetivo é perder a gordura abdominal e falou que só na academia e o outro, descrito abaixo. Dieta é 30% e academia é 70%. Me liberou para tomar o Super HD da Cellucor e o Ácido Ursólico. Perante a Oxandrolona, todo mundo já sabe: que não! Disse que conheceu uma pessoa que usou anabolizante e que depois ficou com diabetes. Acabou com o pâncreas. Ela não se responsabiliza. Entendo a situação, mas não fico preocupado, sendo que foi indicado por endocrinologista.
      Falei com ela que meu sonho é ser como um fisiculturista e ela me mostrou as dificuldades, que eles tem uma pessoa lá prontamente para atender, no caso o personal na academia, nutrição ela disse que é com ela e que tem que treinar todo santo dia e que eles ficam é umas 4/5 horas por dia na academia. Treinar todo dia.
      No mais, ela vai me passar outra dieta, para perder mais peso ainda, menos calórica. 
      Segue agora anexo da primeira dieta.
      Amanhã posto o relato escrito no Word.

    • By Linesds
      Eu perdi 6kg com jejum intermitente e low carb e caminhadinha  40 min ..porém fiquei com corpo feio e ainda estou acima do peso gostaria de saber se podem me ajudar !!!! Auto estima lá no pé 😭
      Idade 34 anos
      Altura 1.60
      Peso 71
      Medicação sim anticoncepcional
      Comecei a treinar a 4 meses
      Dieta
      Pós treino ( vou em jejum)
      2 scoup de whey + maçã
      Lanche 2 ovos
      Almoço 
      100 gr de carne ou frango 
      Salada a vontade
       100 gr Batata doce ou mandioca 
      Lanche 
      Iogurte integral com 6 uvas 
      Jantar repito almoço
      Treino 
      Inferiores seg quarta e sexta
      Agachamento halteres 3x12
      Leg press 45 ..2x12
      Cadeira extensora 3x12
      Glúteo máquina 2x13
×
×
  • Create New...