Ir para conteúdo

Oleaginosas

Dra. Giovana Guido
  • , 4089 visualizações

As frutas oleaginosas muitas vezes são eliminadas do cardápio das pessoas pelo fato de serem tachadas de “gordurosas e engordativas”, porém, a filosofia não é bem essa...

Realmente esse grupo de alimentos que inclui amendoim, amêndoas, castanhas, pistache, nozes, macadâmia, avelã, etc. são ricos em calorias vindas de gordura, porém, os diferenciais são a qualidade da gordura presente nelas e a quantidade desse alimento que você irá consumir diariamente.

Primeiro de tudo, a melhor forma de consumo das oleaginosas é na forma crua ou torrada, salgada ou sem sal (avalie se você possui pressão alta,baixa ou normal). Evite comprar nos supermercados amendoins com casquinhas crocantes ou amêndoas com cobertura doce, etc., quanto mais natural melhor. Lugares interessantes para a compra desses itens são lojas de produtos naturais e mercadões, pois assim, você pode comprar à granel e garante sua qualidade e poucos processos de industrialização.

Vamos aos benefícios:

1º - Gorduras boas: as oleaginosas são ricas principalmente em gorduras mono e poli-insaturadas, ou seja, gorduras que dificilmente se acumulam como gorduras localizadas desde que consumidas com moderação. As gorduras insaturadas são responsáveis pela fabricação saudável de hormônios, pela hidratação interna de pele e cabelos, lubrificação de mucosas do organismo e isolamento contra o frio. Além de tudo, um adequado consumo de gorduras boas, mantém um bom funcionamento intestinal;

2º Vitamina E: Importante vitamina antioxidante, a vitamina E só é encontrada em alimentos gordurosos, no caso, as oleaginosas. Além da potente função antioxidante, a vitamina E previne problemas cardíacos, melhora habilidade atlética, faz manutenção da massa muscular (quanto mais massa muscular, maior a necessidade de vitamina E), protege neurônios e células, previne envelhecimento de pele, combate fadiga/estresse e reduz colesterol e a pressão alta;

3º Zinco e Magnésio: O zinco tem importante função antioxidante e no crescimento muscular. Ele é perdido pelo suor, então, pessoas ativas devem ter um excelente consumo deste mineral. Além disso, o zinco também ajuda na remoção de gás carbônico do sangue, produção de testosterona e proteínas musculares (por isso ajuda no ganho de força e massa muscular). A deficiência causa perda de apetite, dificuldade na cicatrização, manchas brancas nas unhas, queda de cabelo e problemas na tireoide. Já o magnésio ajuda na vasodilatação dos vasos (melhorando circulação e vascularização), faz manutenção da saúde renal e dos músculos;

4º Calorias saudáveis: quem pratica exercícios e deseja ganho de massa muscular, deve ter uma dieta rica em calorias saudáveis, então, o consumo de oleaginosas diariamente irá ajudar a atingir as necessidades calóricas necessárias para recuperação muscular e aumento dos músculos, afinal, 1g de gordura possui 9 calorias!

Então, esqueça os mitos e introduza as oleaginosas em sua dieta diariamente, podendo consumir de 1-2 punhados ao dia, dependendo do seu gasto e necessidade calórica! Se seu objetivo for emagrecer 1 porção ao dia é o suficiente (30g), mas se você é atleta e/ou deseja ganhar massa muscular, 2 porções ao dia são indicadas (60-80g).

REFERÊNCIAS:

KLEINER, Susan M.; GREENWOOD-ROBINSON, Maggie. Nutrição para o treinamento de força. São Paulo. Editora Manole, 2002.

BIESEK, Simone; GUERRA, Isabela, ALVES, Letícia Azen. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005.

MAUGHAN, Ronald J.; BURKE, Louise M. Nutrição esportiva. Editora Artmed, 2004.

Entre para seguir isso  

Comentários

Comentários Destacados

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

  • Conteúdo Similar

    • Por Match
      Tive observando que esses dois alimentos tem baixo IG, especialmente o Amendoim.
      Este último me parece que tem bastante calorias, carboidratos.
      Logo, são bons alimentos para pré atividades físicas.
      Okei?
      Alguém tem aí a composição oficial desses alimentos?
    • Por Flaviosouza
      Estou querendo adicionar gorduras boas na minha dieta, meu objetivo é fazer uma dieta low carb.
      Andei pesquisando sobre oleaginosas como castanha do pará, nozes, etc... Porém achei muito caro, 1kg de noz da aproximadamente 100 reais, a mais barata é o amendoim porém ele tem aquele problema de aflatoxinas então eu não confio.
       
      O que vocês usam como fonte de gordura? Gostaria de algo que fosse mais acessível, azeite eu já uso, vou incluir abacate, gostaria de mais sugestões.
    • Por fisiculturismo
      Sem dúvidas que o suplemento alimentar mais consumido no mundo é a whey protein, em virtude de seus inúmeros benefícios proporcionados para quem busca hipertrofia ou emagrecimento. E não é por outro motivo que no mercado de suplementos há uma diversidade enorme de opções de whey protein.
      É muito difícil para uma marca de suplementos ganhar destaque nesse cenário extremamente competitivo, onde a disputa pela atenção do consumidor é cada vez mais complicada.
      Na linha de whey isolada, a NewNutrition desponta com dois produtos que conseguem se destacar de forma significativa: Whey All Natural e Whey Isolado sabor amendoim.
      Quanto à Whey Isolado All Natural, não se trata de whey protein sem sabor (ou sabor natural), mas de produto naturalmente saborizado e colorizado. São oferecidas as opções de sabor chocolate e baunilha.
      O sabor baunilha utiliza o aromatizante natural da respectiva planta (orquídea do gênero Vanilla) e o sabor chocolate é aromatizado naturalmente pelo cacau.
      As duas Whey Isolado All Natural contém os edulcorantes naturais glicosídeos de esteviol (compostos doces das folhas do arbusto Stévia), taumatina (adoçante natural feito da mistura de proteínas da planta africana Thaumatococcus daniellii) e espessante goma xantana (espessante natural obtido, geralmente,  pela fermentação de milho).
      Portanto, os ingredientes da Whey Isolado All Natural, ainda que sofram um certo grau de processamento industrial, são originalmente obtidos de elementos naturais, isto é, não há a adição de elementos químicos não encontrados na natureza.
      Experimentamos os dois sabores naturais. O sabor baunilha é surpreendentemente gostoso. A NewNutrition acertou no ajuste desse sabor, que é suavemente doce, sendo notório o gosto da baunilha natural. O sabor chocolate é agradável, mas não especial.
      No que toca à Whey Isolado sabor amendoim, não se trata de produto da linha all natural, isto é, contém substâncias químicas não naturais, identificadas como aromatizantes. Porém, a fórmula também contempla amendoim torrado.
      Esse foi o sabor que nos despertou maior curiosidade, por não ser tão comum em outras marcas de suplementos alimentares. Em nossa opinião é muito gostoso, e os pedacinhos de amendoim dão um toque diferenciado, conferindo ao suplemento um gostinho de shakes de fast foods.
      Vale lembrar que o sabor amendoim contém 2,9 g de gordura por dose, enquanto que os demais sabores da Whey Isolado não contém gordura.
      Com relação ao preço, tanto a linha Whey Isolado All Natural quanto a linha comum de whey isolada da NewNutrition eram oferecidas por aproximadamente R$ 140,00 (cento e quarenta reais), que é um valor aproximado ao da whey mais vendida no mercado, que é a 100% Whey Gold Standard da Optimum Nutrition.
      A diferença reside no fato de a whey isolada de NewNutrition ser composta apenas por whey isolada, e o produto da Optimum ser composto por whey isolada, whey concentrada e peptídios do soro do leite.
      Nesse sentido, os insumos da Whey Isolado da NewNutrition seriam mais caros, o que justificaria preço em patamar superior. Mas não é o que ocorre. Os preços finais ao consumidor são semelhantes, revelando melhor custo-benefício para a whey da NewNutrition.
      Vale lembrar que em nosso site já foi abordado o tema sobre o custo-benefício das whey hidrolisada, isolada e concentrada. Se você ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor para as suas necessidades nutricionais, saiba mais em: Vale a pena pagar mais caro pela whey protein hidrolisada?.
      Também é digno de nota que a NewNutrition afirma que seus produtos são objeto de testes laboratoriais para garantir que o anunciado no rótulo é efetivamente aquilo que é entregue ao consumidor, conforme o laudo abaixo. Análise da versão isolada da proteína do soro do leite:
      Em resumo, para quem é adepto de uma alimentação mais natural, com menos substâncias químicas desenvolvidas em laboratório, o Whey Isolado All Natural da NewNutrition é o produto mais indicado. E para quem já está cansado dos sabores tradicionais de whey, o Whey Isolado sabor amendoim é uma boa opção de sabor diferenciado.
      Comprar a Whey Protein Isolate da NewNutrition
       
    • Por fisiculturismo
      Sendetarismo, uso exagerado de medicamentos, dietas sem gorduras naturais e consumo de alimentos transgênicos têm reduzido os níveis de testosterona nos indivíduos. E a testosterona é o hormônio responsável pela energia, força, ânimo, desejo sexual, aumento da massa muscular (hipertrofia). A falta de testosterona implica em dificuldade para ganho de massa muscular, aumento de gordura abdominal, stress, cansaço, desânimo e falta de energia.
      Segue a lista de alguns alimentos que podem contribuir para o aumento da produção natural de testosterona pelo organismo, principalmente aqueles que são fontes de gordura saturada:
      Carne bovina do pasto; Salmão selvagem; Ovos (com a gema); Castanhas; Óleo de coco; Coco fresco; Carne de bisão; Brócolis; Couve; Abacate. Insira na sua dieta ao menos três desses alimentos em sua dieta todos os dias para que sua produção de testosterona seja ótima. Ajuste sua dieta para que 40% das caloridas sejam provenientes de gorduras naturais (low carb e high fat). Gorduras industrializadas, como as trans, não servem para esse propósito.
      Alguns suplementos alimentares podem ser utilizados para ajudar o organismo a aumentar a produção natural em pequena escala:
      Maca peruana; Tribulus terrestris. Também ajuda na produção natural: treinar pesado, dormir bem e tomar muita água.
      Fonte:
      GUIDO, Giovana. O que comer para aumentar a TESTOSTERONA de forma natural?. Youtube, 27 jun. 2017. Disponível em <https://youtu.be/Oars-YXEuuI>. Acesso em: 10 mar. 18.
×
×
  • Criar novo...