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Barra fixa (puxada alta): como fazer [certo!] e benef√≠cios ūüŹč

Aprenda como fazer barra fixa (puxada alta) da melhor maneira (execu√ß√£o correta) com nosso personal trainer Talles Sucesso. Conhe√ßa os erros mais comuns para conseguir mais benef√≠cios para os m√ļsculos dorsais, antebra√ßo, b√≠ceps, posterior de delt√≥ide.

Talles Sucesso
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Imagens do movimento deste exercício:

  • Barra fixa: posi√ß√£o inicial
  • Barra fixa: posi√ß√£o intermedi√°ria
  • Barra fixa: posi√ß√£o final

Animação deste exercício:

Barra fixa: posição inicial Barra fixa: posição intermediária Barra fixa: posição final Barra fixa: posição intermediária
Baixar animação

Para fazer a execução correta do exercício barra fixa (puxada alta) você deve seguir os seguintes passos:

  1. Posicionar as m√£os de modo que os pulsos fiquem alinhados com os cotovelos ao fazer o movimento;
  2. Contrair o abdome e subir o m√°ximo que puder;
  3. Fazer o movimento contínuo, sem parar embaixo ou em cima;

 

O exerc√≠cio barra fixa (puxada alta) serve para para a hipertrofia, fortalecimento ou desenvolvimento dos seguintes m√ļsculos:

  • Dorsais;
  • Antebra√ßo;
  • B√≠ceps;
  • Posterior de delt√≥ide.

Para ter mais benef√≠cios com este exerc√≠cio e evitar les√Ķes, voc√™ tem que tomar cuidado com os seguintes movimentos errados:

  • Fazer a pegada pronada muito aberta (h√° perda na amplitude do movimento);
  • Fazer a gangorra, que facilita o movimento;
  • Realizar o movimento encurtado;
  • Fazer o encaixe articular ao final do movimento, relaxando as musculaturas.

Participaram da produção do(a) Barra fixa:

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    • By luizaugusto2019baba
      Olá, pessoal! Eu faço dia sim dia não, uma sequência de barras assim:
       
      6 barras, 2 minutos de descanso, 8 barras, 2 minutos de descanso, 6 barras, 2 minutos de descanso, 6 barras, 2 minutos de descanso e pra finalizar
      um mínimo de 8 barras tentando fazer o máximo que conseguir.
       
      Por√©m nas √ļltimas 3 barras das 8 finais j√° custo fazer, j√° estou a um bom tempo assim e n√£o estou conseguindo evoluir mais. Quando comecei eu n√£o conseguia fazer nem 3 direito.
      Ser√° que preciso trabalhar algum m√ļsculo em espec√≠fico? Triceps, peitoral...¬†
       
      Só treino em casa mesmo fazendo abominais, barras e correndo na esteira em dias intercalados.
       
      Grato.
    • By Talles Sucesso
      Pegar a barra com as m√£os em 90¬ļ com os cotovelos; Manter o tronco e quadril apoiados no banco; Firmar os p√©s no solo; Descer a barra at√© tocar na linha m√©dia do t√≥rax; Estender os cotovelos, sem realizar o encaixe articular.
    • By Luan Viana
      Alinhar o punho ao cotovelo na abertura da pegada na barra; Descer a barra até tocar o peito na porção do terço inferior do externo; Empurrar até estender completamente os cotovelos, sem fazer o encaixe articular.
    • By Talles Sucesso
      Pegar a barra com¬†abertura que considere o alinhamento dos punhos com os cotovelos no √Ęngulo de 90¬ļ (formado entre bra√ßo e antebra√ßo); Manter o¬†tronco e quadril encostados no banco; Firmar os p√©s no solo; Descer a barra completamente at√© a linha m√©dia do t√≥rax, com os cotovelos voltados para baixo; Estender completamente os cotovelos, sem fazer o encaixe articular.
    • By Luan Viana
      Alinhar os halteres ligeiramente mais abertos do que a linha dos ombros (os punhos devem estar alinhados com os cotovelos no √Ęngulo de 90¬ļ); Manter o tronco e quadril encostados no banco (curvatura natural da coluna); Flexionar os cotovelos para baixo com o m√°ximo de amplitude poss√≠vel (descer os halteres al√©m da linha do tronco) e na linha m√©dia do t√≥rax; Estender os cotovelos ao m√°ximo mantendo os halteres paralelos (sem encostar os halteres ao final e sem realizar o encaixe articular).
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