Jump to content

Agachamento sumô (agachamento com a barra embaixo): como fazer [certo!] e benefícios 🏋

Aprenda como fazer agachamento sumô (agachamento com a barra embaixo) da melhor maneira (execução correta) com nosso personal trainer Luan Viana. Conheça os erros mais comuns para conseguir mais benefícios para os músculos quadríceps, glúteo, paravertebrais lombares, posterior de coxa.

Luan Viana
  • , 4,030 views

Imagens das posições do movimento deste exercício (clique para ampliar):

  • Agachamento sumô: posição inicial
  • Agachamento sumô: posição intermediária
  • Agachamento sumô: posição final

Animação deste exercício (baixar ):

Agachamento sumô: posição inicial Agachamento sumô: posição intermediária Agachamento sumô: posição final Agachamento sumô: posição intermediária

Para fazer a execução correta do exercício agachamento sumô (agachamento com a barra embaixo) você deve seguir os seguintes passos:

  1. Posicionar-se à frente da barra;
  2. Abrir bem as pernas;
  3. Apontar os pés para fora;
  4. Pegar a barra de modo alternado (uma mão supinada e outra pronada);
  5. Olhar para frente;
  6. Manter os ombros para trás;
  7. Fazer a força no calcanhar;
  8. Manter a coluna alinhada (ereta) ao subir;
  9. Descer bem (sem tocar as anilhas no chão);
  10. Manter os joelhos para fora, alinhados com as pontas dos pés.

O exercício agachamento sumô (agachamento com a barra embaixo) serve para para a hipertrofia, fortalecimento ou desenvolvimento dos seguintes músculos:

  • Quadríceps;
  • Glúteo;
  • Paravertebrais lombares;
  • Posterior de coxa.

Para ter mais benefícios com este exercício e evitar lesões, você tem que tomar cuidado com os seguintes movimentos errados:

  • Tirar a barra do chão com a coluna arqueada (arredondada), sobrecarregando as costas;
  • Fechar os joelhos;
  • Fazer a força na ponta dos pés (a força deve ser feita no calcanhar);
  • Levantar primeiramente o quadril e depois o tronco;
  • Deixar os ombros relaxados à frente (devem ficar para trás);

Participaram da produção do(a) Agachamento sumô:


User Feedback

Recommended Comments



Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Add a comment...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By fisiculturismo
      Pode o joelho passar da linha da ponta do pé nos exercícios de agachamento? Isso é certo ou errado?
      O joelho pode sim passar da ponta do pé nos agachamentos unilaterais e os joelhos podem sim passar das pontas dos pés nos agachamentos bilaterais. A orientação dada antigamente não é certa. O cuidado que se deve tomar é com relação ao ponto de força. É importante que o executante do agachamento faça a força no calcanhar ou no pé inteiro. Não se deve fazer a força apenas na ponta dos pés. É esse ponto de força que tem que ser observado, sendo irrelevante se os joelhos irão passar levemente da linha da ponta dos pés. É um movimento natural do corpo.
      Uma questão relevante a ser considerada é sobre a mobilidade de cada indivíduo. Algumas pessoas não conseguem fazer o agachamento completo por falta de alongamento. Pessoas com bom alongamento e sem nenhum problema motor podem realizar o alongamento com a amplitude máxima sem se preocupar com o fato de o joelho passar da linha do pé. Basta executar o movimento com naturalidade.
      Para que você não tenha dúvidas, vamos apresentar dois vídeos explicativos sobre o tema. O primeiro vídeo foi gravado com nosso personal trainer Talles Sucesso. O segundo vídeo foi gravado com o personal trainer Laercio Refundini. Já postamos os vídeos no trecho em que os profissionais faltam sobre passar ou não o joelho da linha a ponta do pé no agachamento:
      Orientações do personal trainer Talles Sucesso:
      Orientações do personal trainer Laercio Refundini:
      Esperamos que você não tenha mais dúvida sobre essa questão. O agachamento é um exercício complexo, cheio de detalhes para uma execução segura e eficiente, por isso, para saber mais sobre o agachamento, visite a nossa página sobre o exercício:
       
    • By Talles Sucesso
      Colocar uma das pernas à frente, afundar com a coluna ereta e pegar os halteres; Posicionar os pés na largura dos ombros; Fixar um ponto à frente para se equilibrar; Manter a coluna ereta (fazendo isometria da lombar e do abdome); Flexionar a perna da frente concentrando a força no calcanhar e levando a outra perna atrás até encostar ou quase o joelho no chão; Fazer o movimento na vertical (para cima) e não para frente; Evitar fazer força com a pena de trás, concentrar a força na perna que está à frente; Trocar a perna à frente e repetir o afundo, progredindo em passadas.  
    • By Talles Sucesso
      Ajustar o apoio das pernas um pouco acima da linha da articulação do tornozelo e com o braço em máximo de amplitude possível; Ajustar o encosto de modo que as costas fiquem completamente apoiadas; A parte posterior do joelho deve estar completamente apoiada no assento; Manter a ponta dos pés apontadas para cima; Estender completamente os joelhos, sem realizar o encaixe articular.
×
×
  • Create New...