Kinhu Postado 29 de junho de 2006 Postado 29 de junho de 2006 aí DFHT, órima pergunta a dele eu achei... eu treino bem ah 1 ano, ja fiz weider, super séries, séries com base em drop-set, e umas maluquices aí. resultado parou ja ah 2 meses, e hoje eu iniciei o DFHT, com professor olhando e tudo... só que o peso que eu to levantando é pouco, cerca de 40 Kg na remada, cerca de 50kg no agachamento (pq eu to fazendo o agachamento completo agora, logo, vamos devagar) 50-60Kg no supino, e o resto eu não sei.... sei que muitas vezes o que importa não é o peso, e sim a execução. To levando a sério e tal, e eu marquei endocrinologista quarta feira, para ver se consigo obter melhores ganhos. DFHT, me diz sua opinião, eu devo ou não continuar com essa série? ah... Eu peso 75Kg, e meu bf era, ah um mês atras 5%. (sim, não tenho muita gordura, mas vou aumentar um pouco isso, pois cansei de ser definido, quero crescer um pouco.)
HO CHI MIHN Postado 30 de junho de 2006 Postado 30 de junho de 2006 DFHT este treino realmente eh mto bom! completei 1 mês! comecei com 86kg! hj estou com 92! (claro q uma gordura tb envolvida no processo) Confesso q a primeira semana achei um merda, pois n sabia executar coretamente os exercicios(até pensei em desistir), a 2º +- mas fui gostando, a 3º consegui pega a base (saia podre da academia),4º melhor de todas,sofria mto, agachamento mto fodah, ma o melho dps do terra! Mas tenho uma questão...nunca tinha feito o terra...to botando 84kg (10 da barra), estaria este pesso medíocre atrapalhando o treino?
beto_karioca Postado 30 de junho de 2006 Postado 30 de junho de 2006 Pelo que entendi no material fornecido pelo DFHT, existem programas bem distintos para iniciantes, intermediários e avançados. Estes tem a ver com a força e experiência do praticante, como o DFHT já citou. Não creio que seja boa idéia, iniciantes em musculação ou até mesmo intermediários seguirem o programa que o DFHT postou aqui no fórum, pois correm o risco de sofrer sérias lesões. Bom, como mortal e frango que sou ainda e sei que tem muitos aqui como eu, vou tentar postar o programa intermediário aqui e pedir para os poderosos deuses do olimpo aqui do fórum (os de nível avançado), que ajudem os pobres mortais e corrijam algum erro na minha tradução (o meu inglês não é lá grande coisa ), infelizmente o programa para iniciantes não está disponível no site (é preciso comprar um livro, com o título "Starting Strenght"). Então acho interessante que antes de mudarem para este tipo de treino, façam o programa proposto pelas academias ou um outro similar, para que haja aquele ganho inicial de força e volume e só depois optem pela troca de treino (mais ou menos entre 1 e 2 anos, eu acho razoável, se estiver errado me corrijam), então lá vai: 1º ponto : não há periodicidade no programa intermediário. Por isso chama-se Linear Version ou talvez podemos chamá-lo de SFHT (Single Factor Hipertrophy Training). Não há fase de intensidade neste programa, apenas a de volume. Os exercícios são os mesmos: Agachamento, supino, remada, terra e militar. Porém, o desenvolvimento das séries e a progressão das mesmas são um pouco diferentes, um pouco mais complicado. Então vou pôr aqui o programa proposto: Segunda – aguachamento (5x5), supino (5x5) e remada (5x5) Quarta – agachamento (4x5), terra (4x5) e militar (4x5) Sexta – agachamento (4x5), (1x3) e (1x8), supino (4x5), (1x3) e (1x8) e remada (4x5), (1x3) e (1x8) Agora explicando a progressão, vou começar pela sexta-feira: Porque comecei pela sexta ? por que é o dia do aumento de peso com exceção do militar e do terrra que são executados somente às quartas. Sexta-feira - Os sets 4x5 têm a mesma carga da carga máxima usada na segunda-feira. O set 1x3 devem ter 2,5% a mais de carga, sobre a carga máxima usada na segunda-feira e o set 1x8, tem a mesma carga do 3º set do set 4x5. Segunda-feira – deve ser feito um ramping (é o esquema de execução postado pelo DFHT na 2ª página deste tópico, onde ele explica os sets 1x5 ) de modo que a carga se iguale a carga utilizada no set 1x3 da sexta-feira anterior. O incremento da carga para este ramping deve ser entre 10% e 15% da carga máxima. Quarta-feira : Aguachamento (4x5) – os 3 primeiros sets, têm a mesma carga dos 3 primeiros sets de segunda-feira e o 4º set, tem a mesma carga do 3º set. Militar e terra (4x5) – Acrescenta-se 2,5% a carga máxima usada na semana anterior e deve ser feito um ramping (é o esquema de execução postado pelo DFHT na 2ª página deste tópico, onde ele explica os sets 1x5 ). O incremento da carga para este ramping deve ser entre 10% e 15% da carga máxima a ser utilizada. OK, vou pôr um exemplo aqui. Acho que vai ficar mais fácil... a coisa toda tem uma certa dose de matemática. Supondo os pesos abaixo para o início dos respectivos exercícios numa segunda-feira (aproveitei o mesmo exemplo do DFHT), utilizando a constante de 10% para o ramping: Agachamento - 100kg Supino - 80kg Remada - 60kg Terra - 130kg Militar - 50kg Semana 1 Segunda-feira Agachamento – 5º set 100kg, 4º set 90kg, 3º set 80kg, 2º set 70kg e 1º set 60kg Supino - 5º set 80kg, 4º set 72kg, 3º set 64kg, 2º set 56kg e 1º set 48kg Remada - 5º set 60kg, 4º set 54kg, 3º set 48kg, 2º set 42kg e 1º set 38kg Quarta-feira Aguachamento – 4º set 80kg, 3º set 80kg, 2º set 70kg e 1º set 60kg Militar – 4º set 50kg, 3º set 45kg, 2º set 40kg e 1º set 35kg Terra – 4º set 130kg, 3º set 117 kg, 2º set 104kg e 1º set 91kg Sexta-feira Agachamento (4x5) - 4º set 100kg, 3º set 90kg, 2º set 80kg e 1º set 70kg (1x3) – 1º set 102kg (1x8) – 1º set 90kg Supino (4x5) - 4º set 80kg, 3º set 72kg, 2º set 64kg e 1º set 56kg (1x3) – 1º set 82kg (1x8) – 1º set 72kg Remada (4x5) - 4º set 60kg, 3º set 54kg, 2º set 48kg e 1º set 42kg (1x3) – 1º set 62kg (1x8) – 1º set 54kg Semana 2 Segunda-feira Agachamento – 5º set 102kg, 4º set 92kg, 3º set 82kg, 2º set 72kg e 1º set 62kg Supino - 5º set 82kg, 4º set 74kg, 3º set 66kg, 2º set 58kg e 1º set 50kg Remada - 5º set 62kg, 4º set 56kg, 3º set 50kg, 2º set 44kg e 1º set 38kg Quarta-feira Aguachamento – 4º set 82kg, 3º set 82kg, 2º set 72kg e 1º set 62kg Militar – 4º set 52kg, 3º set 47kg, 2º set 42kg e 1º set 37kg Terra – 4º set 133kg, 3º set 120 kg, 2º set 106kg e 1º set 93kg Sexta-feira Agachamento (4x5) - 4º set 102kg, 3º set 92kg, 2º set 82kg e 1º set 72kg (1x3) – 1º set 105kg (1x8) – 1º set 92kg Supino (4x5) - 4º set 82kg, 3º set 74kg, 2º set 66kg e 1º set 58kg (1x3) – 1º set 84kg (1x8) – 1º set 74kg Remada (4x5) - 4º set 62kg, 3º set 56kg, 2º set 50kg e 1º set 44kg (1x3) – 1º set 63kg (1x8) – 1º set 56kg E assim por diante... eu arredondei um pouco os números para ficar melhor a visualização. Achei um tanto complexo. Realmente é necessário uma agenda e calculadora a mão para fazer este programa funcionar... Só não ficou claro alguns pontos, talvez o DFHT possa ajudar ou outro membro ai. No site ainda tem um tal de “assistance” (ajuda) para cada dia de treino, mas não consegui entender exatamente o que é. Esta escrito assim: Segunda – “Assistance: 2 sets of weighted hypers and 4 sets of weighted sit-ups “ Quarta – “Assistance: 3 sets of sit-ups “ Sexta – “Assistance: 3 sets of weighted dips (5-8 reps), 3 sets of barbell curls and 3 sets of triceps extensions (8 reps)” Então, esses 3 pontos também devem ser incluídos no programa nos respectivos dias. Se puderem ajudar, fico grato. Também diz que não se deve preocupar muito com dieta, porque a ingestão excessiva de calorias é necessária, logo o fat da galera vai subir e quem estiver a fim de ficar seco, não vai se dar muito bem com o treino. Mas, há relatos de atletas que utilizaram o programa sem mudar a dieta e se adaptaram bem. Acho que vai depender do biotipo de cada um. O outro ponto é: quando saber que é hora de passar para o nível avançado. Bom, quando você notar que o crescimento parou ou estão muito lentos/insatisfatórios, é hora de mudar para nível avançado com a periodização. Acho que é só, espero ter ajudado... e qualquer erro CORRIJAM valeu !!?? abs.
bitt Postado 2 de julho de 2006 Postado 2 de julho de 2006 Mto boa a iniativa da tradução, parabens! Soh uma pequena correçaum: Na serie 1x8 deve-se usar o peso da terceira serie e naum da serie 1x3 Ex: Agachamento (4x5) - 4º set 100kg, 3º set 90kg, 2º set 80kg e 1º set 70kg (1x3) – 1º set 102kg (1x8) – 1º set 102kg-----> o certo eh 90kg(3rd set) ____________________________________ Esse assistance eh tipo um complemento da ficha: weighted hypers = lombar, axo q eh banco lombar por ex. weighted sit-ups = abdominais com pesos. weighted dips = mergulho, triceps paralela com peso. barbell curls = rosca direta. triceps extensions = extençaum do triceps (hehe), num sei o nome do exerc. eh um q c fik sentado levantando o halter da nuk ate encima da cabeça. Estranho ki no artigo num fala cuantas reps saum necessarias p/ os assistances de seg i de quarta. Cualquer erro corrijam-me por favor. Vlw.
Kinhu Postado 2 de julho de 2006 Postado 2 de julho de 2006 é, eu tenho 1 ano de treino. mesmo assim, eu to na primeira semana do DFHT, tirando a possibilidade de me lesionar, qual é a vantagem de eu desistir do DFHT pra fazer o SFHT?
beto_karioca Postado 3 de julho de 2006 Postado 3 de julho de 2006 Bitt, valeu pela força. já fiz correção no texto... mas vamos aguardar alguém que possa dizer o que são os assistances com mais certeza. Kinhu, eu particularmente não seguria o programa postado pelo DFHT. É para o pessoal que já tem experiência pesos e acho que o seu ganho vai ser muito lento. Pode ser que você se adapte ao programa e nada demais aconteça, mas, o risco sempre existe. Eu por exemplo, tenho quase 2 anos de treino e não vou seguir o programa de nível avançado. vlw
Kinhu Postado 3 de julho de 2006 Postado 3 de julho de 2006 também achei ótimo a iniciativa de traduzir o treino intermediario, porém me deu muitas duvidas, que eu tentei esclarecer pela lógica, qualquer coisa me corrige. 5x5: 5 séries, 5 reptições. 4x5: 4 séries de 5 reptições. 1x3: uma série de tres reptições 1x8: uma série de 8 reptições. Obs: todas são rampadas (piramide invertida) e esse é o modelo pra o NÍVEL INTERMEDIARIO. é isso? uma perguntinha, o tempo de descanso fica entre 3 e cinco minutos ou não?
DFHT Postado 5 de julho de 2006 Autor Postado 5 de julho de 2006 Bitt, valeu pela força. já fiz correção no texto... mas vamos aguardar alguém que possa dizer o que são os assistances com mais certeza. Kinhu, eu particularmente não seguria o programa postado pelo DFHT. É para o pessoal que já tem experiência pesos e acho que o seu ganho vai ser muito lento. Pode ser que você se adapte ao programa e nada demais aconteça, mas, o risco sempre existe. Eu por exemplo, tenho quase 2 anos de treino e não vou seguir o programa de nível avançado. vlw Nesse ponto eu discordo contigo Beto, pois o módulo avançado dará grandes ganhos, como ocorreu comigo. Mas há um ponto importante a ser destacado: eu entrei no módulo avançado porque já executava movimentos compostos como terra e agachamento há bastante tempo. Abraço.
DFHT Postado 5 de julho de 2006 Autor Postado 5 de julho de 2006 No site ainda tem um tal de “assistance” (ajuda) para cada dia de treino, mas não consegui entender exatamente o que é. Esta escrito assim: Segunda – “Assistance: 2 sets of weighted hypers and 4 sets of weighted sit-ups “ Quarta – “Assistance: 3 sets of sit-ups “ Sexta – “Assistance: 3 sets of weighted dips (5-8 reps), 3 sets of barbell curls and 3 sets of triceps extensions (8 reps)” Então, esses 3 pontos também devem ser incluídos no programa nos respectivos dias. Se puderem ajudar, fico grato. Bem, como o nome já diz, 'assistance' são exercícios para assistência, isto é, complemento. Weighted hypers é para costas. Você pendura peso em vc e se puxa na barra fixa. Sit-ups é para abdominais. Para mais detalhes, acessem o google e coloquem "sit-ups". Tem bastante coisa! Weighted dips é na barra paralela, para tríceps e peito, com peso pendurado no corpo. Quando aparece Weighted significa que vc deve pendurar pesos no corpo para que dificulte o trabalho. Espero ter ajudado. Abraço.
Post Destacado
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora