Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteína demais faz mal??


GUILSILVA

Post Destacado

Chegamos a um consenso que visa quebrar alguns dogmas.

Não raro vejo gente dizendo que toma Whey protein no café da manhã!!

É muito dinheiro disperdiçado.

Não entendi muito bem sua colocação, mas você afirmou que tomar whey protein no café da manhã é um disperdício ?

Se for sua afirmação está incorreta, durante o sono passamos muito tempo sem nutrientes, acordamos em jejum e nesse momento os níveis de cortisol estão nas alturas, pois passamos várias horas sem se alimentar.

O whey por ser uma proteina de rápida absorção irá ser absorvida muito mais fácil do que outra fonte de proteína.

Vejo gente que toma 50g ou mais de proteina no pós-treino achando que vai dar mais resultado. (Ex: pessoas de 70kg)

Só para mostrar que eles gastam muito dinheiro fora, eu mesmo só tomo 33g e faz efeito.. :D

Mas claro, aliado a boa alimentação durante o decorrer do dia e ótima malhação.

Isso é algo individual, vai depender do nível de massa muscular da pessoa, se está fazendo o uso de drogas que aumentam a sintese proteíca entre outros fatores.

Tem gente que toma durante o dia tanta proteina e esquece do carboidrato. Novamente, estão disperdiçando dinheiro e comida e perdendo tempo de hipertrofia. Se os musculos não tem o glicogênio, como você falou MESTRE.. de onde vai ser tirado ele???

O glicogênio é retirado do carboidrato, mas não somente do carboidrato que ele é formado.

A proteínas pode ser utilizada como fonte de energia via neoglicogênese ou substratos do ciclo do ac. citrico (piruvato, acetil-coa, acetoacetil-coa) quando há baixos níveis de glicose e altos do glucagon.

Para se ter idéia, até as gorduras são importantes e elas possuem sua função. Elas, se não me egano melhoram o estado hormonal. O que beneficia nos homens a perda de gordura? A testosterona!!!!!!!!!~

Correto, toda dieta deve ser adequada devido ao biotipo, genética e metabolismo da pessoa.

A gordura participa sim da produção de testosterona através do colesterol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

Perfeito mestre. Era ai que queria chegar. Pessoal dá valor astronomico para a proteina. Acha que o múscolo só é feito de proteina e ponto.

E todos nós sabemos que se faltar algo.. a proteina não terá efeito.

Hoje mesmo tava vagando pelo forum e vi alguém que ia comer umas 3 vezes peito de peru. só come proteina e acha que terá algum sucesso.

Lembrando que até mesmo quem quer emagrecer precisa de tudo.

Abraços

Tenho uma opinião um pouco diferente.

A proteína é o macronutriente mais importa sim.

Precisamos de proteína para ganhar massa muscular ? SIM

Precisamos de carboidrato para ganhar massa magra ? SIM E NÃO

Não estou aqui para discutir pontos de vista, mas como experiência que tive na prática é possível ganhar massa muscular sem carboidrato sim, basta lerem para entender os príncipios da dieta metabólica (cetogênica), do Dr.Mauro di Pasquali onde o organismo através duma conversão metabólica passa a usar gordura (ácidos graxos) como fonte de energia primária.

A palavra proteína vem do grego protos, e significa primeiro, inicial.

A proteína corresponde a um quinto da constituição do nosso corpo. Algumas partes do corpo contem muito mais proteína do que outras, por exemplo: a nossa pele armazena um total de 10% de toda a proteína do organismo, enquanto nosso músculos retém 50%.

Para construir e manter a massa muscular o tecido muscular é rompido durante o treino, e o corpo utiliza a proteína para reconstruí-lo, maior e mais resistente.

Nosso corpo necessita da proteína para estimular o crescimento de todos os tecidos, e a manutenção e desenvolvimento das células.

Outro fator importante está na manutenção do balanço de nitrogênio. Isso está diretamente ligado com a quantidade de proteína assimilada pelo organismo. Quando esse balanço está positivo, seu corpo constrói músculos, entrando em estado anabólico, quando está negativo, o processo passa a ser catabólico, e nada de desenvolvimento de massa muscular. Como a proteína é um composto de nitrogênio, o balanço positivo acontece quando existe a ingestão grande de proteínas de boa qualidade.

Os músculos são feitos de proteínas. O Músculo, em virtude de sua massa pode ser o maior depósito de proteína do corpo humano. E os músculos também permitem que esse nutriente seja liberado para outras funções do organismo. Nosso corpo não estoca aminos do mesmo modo que gorduras e carboidratos.

Carbos são depositados no fígado e nos músculos, e gorduras em várias partes, já os aminos não tem uma região específica de depósitos a longo prazo, como os outros nutrientes, daí a razão da ingestão constante de proteína para manutenção do volume muscular.

Durante nossas atividades normais do dia-a-dia, e nos nossos treinamentos, nossos músculos precisam da proteína para serem reparados e preparados para as tarefas que virão nos outros dias. Pessoas sedentárias precisam de quantidades pequenas de proteína, porque utilizam pouco tecido muscular, diferente das nossas necessidades.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que não lembro se já falei é que devemos levar em consideração o biotipo, metabolismo e genética da pessoa.

Eu por exemplo sou meso-endoformo, mais puxado para endoformo, tenho facilidade para ganhar gordura e sabemos que a insulina é um dos hormônios mais responsáveis pelo ganho de gordura, portanto para eu ter um crescimento muscular sem o ganho de muita gordura tenho que equilibrar os nutrientes da minha alimentação, aumentando o consumo de gorduras e proteínas e aumentando muito pouco o consumo de carboidratos, mantendo os níveis de insulina controlado eu consumo controlar meus níveis de gordura corporal, por esse motivo sou adepto de dietas low carb para pessoas como o mesmo biotipo e metabolismo que eu.

Mas como falei, isso é algo individual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, a chance da proteína se transformar em gordura é muito menor do que do carboidrato.

A proteína em excesso vai ser degradada primeiramente em aminoácidos, esses vem a perder seu nitrogênio num processo chamado de desaminação para formar uréia e amônia e ser excretado pela urina.

Mas não é somente de nitrogênio que as proteínas são formadas. Depois de ter seu grupo amina removido os aminoácidos podem seguir 3 caminhos diferentes:

-Neoglicogênese: síntese de glicose.

-Podem ser usados como fonte de energia.

-Ou podem formar gordura. Os aminoácidos podem ser convertidos em acetil-CoA e assim podem se transformar em ácidos graxos.

A utilização de proteínas como fonte de energia via neoglicogênese ou substratos do ciclo do ac. citrico (piruvato, acetil-coa, acetoacetil-coa) ocorre apenas com baixos níveis de glicose e altos do glucagon.

A formação de ácidos graxos a partir do acetil-coa e principalmente sua mobilização aos adipócitos requer altos níveis de glicose disponível, e consequentemente altos níveis de insulina.

Na prática é impossível uma proteína transformar-se em Acetil-CoA primeiramente na ausência de glicose e em seguida acabar no adipócito como ác. graxo sob influência da insulina.

Abaços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação:

Chegamos a um consenso que visa quebrar alguns dogmas.

Não raro vejo gente dizendo que toma Whey protein no café da manhã!!

É muito dinheiro disperdiçado.

Significado de Eficiência: Melhor forma de se aproveitar algo ou alguma coisa. Eficaz pe diferente de eficiente. Eficaz é o que funciona.

Estais equivocado que tomar whey protein no café da manhã não é um desperdicio.

Começou tudo bonitinho e com maestria como dos sábios mestres, mas fez uma conclusão sem base.

Realmente acordamos com alta taxa de cortisol e o contrário do cortisol, é a insulina, que ao contrário do cortisol que gera catabolismo, a insulina gera anabolismo.

E agora? como elavar a insulina? Como já te mostrei de algumas fontes cientificas, a melhor forma para tal é elevar a quantidade de carboidratos. Como muitos falam e com sabedoria, ao acordar é a melhor hora de tomar carboidratos e impedir o catabolismo.

Bem, então já paramos com o catabolismo e não iriamos precisar da whey portein que é muito cara.

Bem, mas você pode dizer.. e daí, tenho dinheiro e é melhor tomar whey protein do que qualquer outra proteina!!!!

Tem certeza?

Pois está novamente enganado.

Como deve saber, a whey protein alcança picos de concentração no sangue em um curto espaço de tempo, mas não se se você sabe, que esses seus picos são momentâneos, ou seja, depois de um tempo a concentração de proteinas no sangue volta ao normal.

Tirando o pós-treino, que precisamos repor os aminoácidos dos músculos rapidamente, na sua manhã quando você acorda, seria de imensa e muito maior utilidade usar outros tipos de proteina, como a própria albumina ou a caseína. Porque? Porque ela entra na circuação mais gradualmente e da mesma forma sai da mesma mais gradualmente, permanecendo por muito tempo na corrente sanguinea, tendo uma maior contribuição para o corpo.

Resumindo... Whey portein no café é desperdicio de dinheiro...

E é claro que toda marca de suplemento vai dizer pra tomar varias medidas no decorrer do dia (sempre a mesma balela).. por um motivo simples, dessa forma sua proteina acaba mais rápido e você vai ter que sair correndo pra lojinha de suplemento comprar mais e mais.

Bom, te mostrei detalhes do por quê das coisas...

Talvez seja melhor cada um cultivar suas próprias verdades.

Se me explicar convicentemente porque a whey é boa pela manhã, eu reveria meus conceitos e iria pesquisar mais.

Até mais.. abraços, Felippe []'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, a chance da proteína se transformar em gordura é muito menor do que do carboidrato.

- Pois bem, a chance da proteina se transformar em Gordura eh mesmo pequena; como citado acima pelo GUI.

- Assim como a chance da Proteina originar o GLICOGENIO tbm

Pois o processo inicial de obtenção DE AMBOS eh o mesmo, quando inicialmente se retira o Nitrogenio da Proteina atravez da Desaminação Oxidativa.

PORTANTO: Formação de Glicogenio sem CARBOIDRATO, eh mesmo uma tarefa custosa para o corpo.

Isso o Dr. Mauro di Pasquale, tbm preve em sua Dieta. Quando nos finais de semana faz uma SUPERCOMPENSAÇÃO de Carboidratos visando fazer um bom estoque de GLICOGENIO para a semana.

Não podemos dizer então, que a dieta do Dr. Mauro di Pasquale, DESCARTA O CARBOIDRATO.

Outra coisa eh que na dieta do Dr. Mauro di Pasquale, ha uma enfase grande no uso da gordura durante os dias da semana.

ELE NÃO RECORRE AO USO DA PROTEINA COMO FONTE PRINCIPAL DE ENERGIA.

A Proteina eh a formadora dos TECIDOS, e se em alguma DIETA qualquer, a pessoa estiver RECORRENDO À PROTEINA COMO FONTE PRINCIPAL DE ENERGIA, essa DIETA não estará visando o CRESCIMENTO MUSCULAR.

Pois a principal FUNÇÂO DO CARBOIDRATO, EH POUPAR A PROTEINA. EH SIMPLEMENTE UM LUXO, UM PRATICANTE DE MUSCULAÇÃO QUE QUER CRESCER, USAR A PROTEINA COMO FONTE PRINCIPAL DE ENERGIA.

O CARBOIDRATO POR DADOS CITADOS ACIMA POR MIM, FICA MOSTRADO QUE EH SIM IMPORTANTE AO CRESCIMENTO MUSCULAR.

Mudando agora para a Proteina, uma coisa coisa sobre a Proteina que gostaria de falar. Eh que acho sim legal a Ingestão de alguma fonte rapida de Proteina junto no café da manhã.

Mas desde que não seja ingerida sozinha, e sem a presença de algum Carboidrato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Mestre falou tudo, minha opinião é que é legal sim o consumo de proteínas de rápida absorção em conjunto com carboidratos no desjejum, em momento algum eu falei para fazer uma refeição somente de proteínas.

Complementando oque o Mestre disse.

Após uma ingestão protéica, o aumento nos níveis de aminoácidos obtidos pela dieta estimulam o pâncreas a liberar glucagon em níveis acima daqueles obtidos no jejum, aumentando a captação dos aminoácidos pelo fígado e estimulando a gliconeogênese. A liberação de insulina também é estimulada, mas não próximo dos níveis encontrados após uma ingesta rica em carboidratos que foi oque disse no meu post.

A liberação de insulina após uma alimentação rica em proteínas é suficientemente alta para permitir a captação dos aminoácidos pelo músculo esquelético e a síntese protéica, entretanto, a gliconeogênese no fígado não é inibida. Quando se eleva os níveis de carboidratos na alimentação, há um aumento na relação insulina/glucagon, o que possibilita uma diminuição da gliconeogênese hepática a partir de aminoácidos e um aumento na utilização desses aminoácidos para a síntese de proteínas como as proteínas plasmáticas.

A maior parte dos aminoácidos que entram na circulação periférica após uma dieta rica em proteínas são aqueles que não são utilizados, ou pouco utilizados, pelo fígado, visto que este possui baixos níveis de transaminases para estes aminoácidos, e isso o impossibilita de oxidá-los de forma significativa, por isso eles entram na circulação sistêmica. Esses aminoácidos são captados pelo músculo esquelético e outros tecidos, que os utilizam principalmente para a síntese protéica.

Em momento algum falei que o carboidrato não é importante para o crescimento muscular, mas sim que a proteína é o macronutriente com maior importância para o crescimento muscular.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...