Pular para o conteúdo

Ajuda a perder gordura

Respostas em Destaque

Olá, escrevo para pedir ajuda. Estou numa rotina de exercícios há mais ou menos 3 meses. Sou magra mas tenho muita gordura na barriga. Gostaria de saber como faço p/ perder? Mudei a alimentação, cortei açúcar e farinhas. To seguindo uma dieta com proteínas, carboidratos e gorduras de qualidade.

Eu não gostaria de ganhar massa. A única coisa que quero é diminuir gordura corporal. É possível? Depois que comecei a dieta e os  exercícios notei que a minha barriga tá tipo flácida. Me ajudem!!! Por favor!!!

55kg

1.78 altura

Abraços!

67E39473-6F04-4293-AA58-62B09D5FD81E.png

• Respostas 2
  • Visualizações 594
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

17 minutos atrás, Denny1 disse:

Olá, escrevo para pedir ajuda. Estou numa rotina de exercícios há mais ou menos 3 meses. Sou magra mas tenho muita gordura na barriga. Gostaria de saber como faço p/ perder?

Exercícios e alimentação hipocalórica, com a observação de que a barriga é a última coisa que se perde. Antes, irá perder gorduda nos braços, pernas, rosto, costas, bumbum...

Mudei a alimentação, cortei açúcar e farinhas. To seguindo uma dieta com proteínas, carboidratos e gorduras de qualidade.

O ideal é procurar um profissional qualificado para te orientar, pois o corpo tende a adaptar-se rapidamente e estagnar.

Eu não gostaria de ganhar massa. A única coisa que quero é diminuir gordura corporal. É possível?

Depois que comecei a dieta e os  exercícios notei que a minha barriga tá tipo flácida. Me ajudem!!! Por favor!!!

Veja, é necessário preencher com alguma coisa: ou gordura ou massa muscular, senão a flacidez permanecerá, inclusive nas outras partes do corpo. Flacidez tem a ver com a "falta de recheio".

• 8 anos depois...

@Denny1, o @Visitante FitCoupleHim te respondeu bem, e as três coisas que ele disse estão certas. A gordura da barriga é mesmo a última a sair, o corpo se adapta e estagna, e flacidez tem a ver com falta de recheio. Vou completar, porque tem um dado no seu relato que muda a resposta inteira e que ninguém comentou.

Você tem um metro e setenta e oito e pesa cinquenta e cinco quilos.

Isso está abaixo da faixa de peso considerada adequada para a sua altura, e não é pouco abaixo. É uma diferença grande.

Isso importa porque você abriu o tópico pedindo ajuda para perder gordura e escreveu que não gostaria de ganhar massa. E, nesse peso e nessa altura, o caminho para o resultado que você quer é exatamente o oposto do que você pediu.

Deixa eu explicar de um jeito que resolve as duas coisas de uma vez.

Você descreveu que é magra mas tem gordura na barriga, e que depois de começar a treinar a barriga ficou tipo flácida. Isso tem uma explicação simples. Quando a quantidade de músculo é pequena, não existe estrutura por baixo sustentando a pele, e qualquer gordura que exista fica com aspecto solto, ainda que seja pouca em quantidade absoluta. É por isso que a barriga parece pior em quem é magro sem músculo do que em quem tem mais gordura e mais massa.

Ou seja, o que você está chamando de excesso de gordura na barriga é, muito provavelmente, ausência de recheio, como ele disse. E excesso de gordura e falta de músculo pedem soluções contrárias. Cortar mais comida piora a segunda enquanto tenta resolver a primeira, e o resultado costuma ser ficar mais magra com a mesma barriga.

Existe um segundo motivo, e ele é de saúde, não de estética.

Comer abaixo do que se gasta por períodos longos, principalmente treinando, tem consequências mensuráveis. Isso reduz a produção hormonal, altera ou interrompe o ciclo menstrual e compromete a formação do osso. E aqui entra a informação que quase ninguém sabe. O pico de massa óssea da vida inteira se forma até por volta dos trinta anos. O que não for construído nessa janela não se recupera depois. Peso muito baixo somado a alimentação insuficiente e a ciclo menstrual irregular é justamente o cenário em que o osso mais sofre.

Então a primeira pergunta que eu faria não é sobre dieta. É como está a sua menstruação desde que você mudou a alimentação e começou a treinar. Se ficou irregular ou parou, isso é sinal de que a ingestão está insuficiente, e é motivo para conversar com a ginecologista, não para cortar mais.

O que eu faria no seu lugar, concretamente.

Parar de cortar. Você já cortou açúcar e farinha, e o problema agora não é mais o que tirar.

Comer o suficiente para manter o peso ou subir devagar, com proteína distribuída ao longo do dia, e treinar musculação com carga progressiva. É isso que constrói a estrutura que falta. O que você quer é uma barriga firme, e firmeza vem de músculo, não de ausência de comida.

E medir o resultado por outra coisa que não a balança. Foto na mesma luz e no mesmo horário, medida de fita e principalmente carga registrada no treino. Se a carga sobe e a medida da cintura não sobe, está funcionando, mesmo que o peso na balança suba. E vai subir, porque músculo pesa.

Sobre o receio de ganhar massa. Isso demora e não acontece por acidente. Mulher tem uma fração da testosterona que o homem tem, e ganho de músculo é lento até para quem persegue isso de propósito. Você não vai acordar musculosa por comer o suficiente. O que costuma acontecer, e é o que quem faz isso relata, é a pessoa se ver mais firme mantendo mais ou menos o mesmo tamanho de roupa.

Uma última coisa, dita com cuidado, porque é a que mais muda o resultado se for o caso. Se você já tentou ganhar peso antes e não conseguiu apesar de comer, vale descartar causa clínica antes de atribuir a metabolismo. Os exames que respondem isso são baratos, e são TSH e T4 livre, sorologia para doença celíaca com antitransglutaminase IgA acompanhada de IgA total, hemograma, ferritina, vitamina B doze, vitamina D e albumina.

Isso não é dizer que há algo errado com você. É que, se houver, é tratável, e nesse caso todo o esforço rende muito mais. E, se não houver, você segue sabendo que a conta é só de comida e treino.

Três meses é pouco tempo, e você está fazendo a coisa certa há pouco tempo com o objetivo trocado. Corrigido o objetivo, o mesmo esforço passa a render.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.