Pular para o conteúdo

1º ciclo enantato

Respostas em Destaque

Eae moçada, quero fazer meu primeiro ciclo começando com enantato somente já malho a 6 anos, tenho 25 anos pesando 70 kg, bf em torno de 10%, ja consegui 17kg ao longo desses 6 anos e parece que estaguinou, não consigo passar disso, acho que chegou a hora dos recursos ergogenicos haha. Queria pegar opinião da galera ai sobre a TPC, o que me indicam ? Valeuu

• Respostas 2
  • Visualizações 434
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• 7 anos depois...

@bods, começar só com enantato é a escolha mais sensata para um primeiro ciclo. Fica mais fácil saber como o corpo responde e, se aparecer colateral, você sabe de onde vem. Sobre a TPC, como a dúvida é comum mas as respostas ficam espalhadas pelo fórum, segue o raciocínio em um lugar só.

Quando começar: o enantato tem meia-vida de alguns dias, então o nível no sangue demora a cair depois da última aplicação. A referência mais usada é começar a TPC cerca de 2 semanas depois da última dose. Começar antes, com a testosterona ainda alta, desperdiça a fase em que o remédio mais funciona.

O que se usa: a base é um SERM, tamoxifeno ou clomifeno, por 4 a 6 semanas. As doses que aparecem com mais frequência nos protocolos são de 20 mg por dia de tamoxifeno ou de 25 a 50 mg por dia de clomifeno. O clomifeno pode causar alteração visual e mexer mais com o humor, e alteração na visão é motivo para suspender. Alguns protocolos colocam HCG nas últimas semanas do ciclo, antes da TPC, para os testículos reagirem mais rápido quando o eixo voltar.

O que não é TPC: tribulus, vitamina E, mucuna e similares não substituem nada disso.

O que mostra se funcionou: exame. O ideal é fazer testosterona total, LH, FSH e estradiol antes do ciclo, para ter a sua referência, e repetir de 4 a 6 semanas depois do fim da TPC. Hemograma, perfil lipídico e PSA também ajudam no exame inicial e durante o ciclo.

Sobre a estagnação: 17 kg em 6 anos, com 10% de gordura, é um resultado muito bom e mostra que você já está perto do potencial natural. É exatamente nessa fase que o ganho natural fica lento. A testosterona vai trazer ganho, mas parte dele some depois da TPC se treino e dieta não acompanharem. Planejar um período de manutenção com calorias suficientes depois do ciclo ajuda a segurar o que foi ganho.

Para simular o ciclo com TPC, auxiliares e exames de controle, o gerador de protocolo hormonal do site monta um rascunho e bloqueia cenários de risco alto. Serve para discussão, não como prescrição: https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/hormonio/

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.