Pular para o conteúdo

Os exercícios não estão mais doendo, mas continuo

Respostas em Destaque

Tenho 1,80m e peso 68kg. Estou a 3 semanas na academia e eu só senti mudança na primeira semana, q meu corpo tava destruído. Agr já nem sinto dor, mas os pesos tbm n tão leve, estão de uma forma q eu consigo fechar a série cansado mas n destruído. O professor da academia diz q é assim msm (ele q me passou a série), mas então como fica a lei "Sem dor, sem ganho"? Eu devia passar um pouco do meu limite e aguentar as dores igual da primeira semana (q praticamente fiquei de cama) ou devo continuar assim?

PS: Eu senti sim uma mudança na minha lombar, q era corcunda, e Bíceps. Só n acho q vou longe seguindo essa "tranquilidade"

• 5 anos depois...
  • Respostas 1
  • Visualizações 297
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

@Trapaça Ativada, o seu professor está certo. A dor muscular dos primeiros dias, aquela de ficar de cama, acontece porque o músculo recebeu um estímulo totalmente novo. Depois de uma ou duas semanas o corpo se adapta a esse tipo de esforço e a dor praticamente some, mesmo que o treino continue funcionando. É um fenômeno bem conhecido, e por isso a dor não serve como medida de ganho: dá para ter muita dor e crescer pouco, e crescer bem quase sem dor.

O que realmente indica se você está evoluindo são duas coisas. A primeira é a progressão: anote carga e repetições de cada exercício e tente, semana a semana, fazer uma repetição a mais ou colocar um pouco mais de peso. Se isso estiver acontecendo, o treino está funcionando. A segunda é o esforço em cada série: terminar cansado, com uma ou duas repetições sobrando no máximo, é exatamente o ponto certo. Não precisa ir além do limite nem passar mal para crescer. Isso só aumenta o risco de lesão e atrapalha a recuperação para o próximo treino.

O "sem dor, sem ganho" faz sentido só no sentido de esforço real: a série tem que ser difícil no final. Dor de vários dias depois não é objetivo.

Tem um ponto que talvez pese mais que o treino no seu caso: com 1,80 m e 68 kg, você vai precisar comer mais do que está acostumado para ganhar massa. Proteína em torno de 1,6 a 2 g por quilo por dia, ou seja, uns 110 a 135 g, e calorias suficientes para o peso subir devagar, algo como 0,25 a 0,5 kg por semana. Sem isso, o treino rende bem menos.

E a melhora na postura e no bíceps em três semanas é um ótimo sinal. Continue assim que a coisa anda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.