Pular para o conteúdo

Sobre Potenay oral

Respostas em Destaque

• Respostas 3
  • Visualizações 419
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Uai, quer potenay, não quer sermão, mas tem medo do injetável? Vai toma e depois vem ouvir oq a galera tem a dizer.

• Medo ? Não tenho medo , eu não quero usa lá como local e sim como estimulante do sistema nervoso, simplesmente isso, só quero saber se o efeito estimulante é o mesmo ou parecido independente da via de

23 horas atrás, Vinni disse:

Potenay oral tem o mesmo efeito estimulante que o injetável ?

Não quero sermão sobre uso e abuso, gostaria de um parecer de quem já usou o oral… o injetável não me interessa .

Uai, quer potenay, não quer sermão, mas tem medo do injetável? Vai toma e depois vem ouvir oq a galera tem a dizer.

• Autor

Medo ? Não tenho medo , eu não quero usa lá como local e sim como estimulante do sistema nervoso, simplesmente isso, só quero saber se o efeito estimulante é o mesmo ou parecido independente da via de administração…

• 4 anos depois...

Sem sermão, @Vinni, vamos ao que você perguntou.

O efeito estimulante do Potenay não vem da B12 nem dos glicerofosfatos. Vem do sulfato de mefentermina, que é uma amina simpaticomimética de ação mista: ela libera noradrenalina dos terminais nervosos e também age direto em receptores adrenérgicos. Daí a sensação de disposição, o aumento de frequência cardíaca e a elevação de pressão. Na formulação Gold são cerca de 66,7 mg de mefentermina por 100 ml, tanto na linha oral quanto no conceito geral do produto, então a molécula responsável é a mesma nas duas vias.

Onde as vias diferem é na farmacocinética, e a diferença é grande. A mefentermina injetada cai direto na circulação e dá pico rápido e alto, com efeito percebido em minutos. Por via oral ela passa pelo intestino e pelo fígado antes de chegar ao sangue, com metabolismo de primeira passagem, o que reduz a fração que efetivamente atua e espalha o efeito ao longo de mais tempo. Na prática, mesma dose por via oral rende sensação mais fraca, mais lenta e mais arrastada, e é por isso que quem compara as duas costuma dizer que o oral não é a mesma coisa. Para chegar num efeito parecido pela boca a pessoa precisa de bem mais volume, e é aí que a conta fica ruim, porque junto vem tudo o mais que está na fórmula em dose alta, incluindo 480 mg de cianocobalamina por 100 ml, que é uma quantidade absurda em escala humana.

Dois pontos práticos que valem mais que opinião de quem usou. O primeiro é que mefentermina foi usada em medicina humana como vasopressora e saiu de uso, e ela consta na lista de substâncias proibidas da WADA como estimulante, o que significa exame antidoping positivo se você compete em qualquer federação filiada. O segundo é o perfil de risco: por ser simpaticomimética, ela sobe pressão arterial e pode gerar taquicardia, arritmia, ansiedade, insônia e tremor, e isso escala rápido quando se combina com cafeína, termogênico, pré-treino ou qualquer outro estimulante. Se você tem hipertensão, arritmia ou histórico cardíaco na família, é justamente o tipo de coisa em que a dose que parece nada em um dia vira problema em outro.

E tem o fator dose, que no produto veterinário é desenhado por quilo de animal, sem nenhum estudo de farmacocinética em humano, sem controle de excipiente para uso humano e sem margem de segurança definida para essa finalidade. Você não tem como calibrar direito, e a diferença entre disposição e taquicardia é bem mais estreita do que parece.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.