Pular para o conteúdo

Creatina Falsificada

Respostas em Destaque

Fala galera, sou novo aqui no forum e estou com uma duvida sobre creatina (procurei em alguns topicos mas nao fiquei totalmente esclarecido).

Estou querendo comprar creatina da universal, ate achei a um preço bem em conta, mas a minha duvida é como diferenciar a original da falsificada.

Eu achei a creatina da universal 200g a 55 reais( achei mto barato pelos preços que eu ja vi vendedo por aí).

Gostaria de saber fatores na embalagem,no lacre ou na propria creatina que mostrem que ela é original.

Vlws e bons treinos!

• Respostas 4
  • Visualizações 2,1mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• a maioria dos falsos a qualidade da impressao é fraca, a tinta borra com facilidade , mas a diferença vc notara sim se ja tiver usado uma boa e depois pega a fake ae vc nota... no restante é bem pare

• Então... Comprei um pote de Creatina e estranhei porque o pó era muito fino, com cara de Maizena mesmo. Todas as outras que comprei tinham uns grânulos, pareciam areinha até. Pra testar coloquei

• Creatina da growth é bem fina assim e funciona.

• 7 anos depois...

Então... Comprei um pote de Creatina e estranhei porque o pó era muito fino, com cara de Maizena mesmo. Todas as outras que comprei tinham uns grânulos, pareciam areinha até.

Pra testar coloquei um pouco em água fervente e não fiquei surpreso quando virou mingau...

Aminoácidos não viram mingau... Carboidratos sim... Confere???

16 minutos atrás, androbdias disse:

Então... Comprei um pote de Creatina e estranhei porque o pó era muito fino, com cara de Maizena mesmo. Todas as outras que comprei tinham uns grânulos, pareciam areinha até.

Pra testar coloquei um pouco em água fervente e não fiquei surpreso quando virou mingau...

Aminoácidos não viram mingau... Carboidratos sim... Confere???

Creatina da growth é bem fina assim e funciona.

• 8 anos depois...

@androbdias, o teste que você inventou é válido, e você acertou sozinho. Vou explicar por que funciona, corrigir o critério que você usou antes dele, e dar um teste ainda melhor que custa cinco reais na farmácia.

Por que a água fervente denuncia

Amido, seja amido de milho, seja maltodextrina, sofre gelatinização quando aquecido em água, a partir de uns 60 a 70 graus. Os grânulos absorvem água, incham e rompem, liberando as moléculas que formam uma rede viscosa. É exatamente isso que produz o mingau.

A creatina monoidratada não faz nada disso. Ela apenas se dissolve, e a solubilidade dela aumenta bastante com a temperatura, então em água fervente ela some e deixa um líquido transparente ou levemente turvo.

Então sim, o seu teste discrimina: virou mingau, tem amido ali dentro.

E respondendo a sua pergunta literal, aminoácido não vira mingau e carboidrato vira. A creatina, aliás, nem é aminoácido, é um composto derivado de três deles, mas a conclusão prática é a mesma.

Onde você errou antes do teste

O critério da granulometria, do pó fino parecendo maizena, não serve. E aqui o @Joulker está certo.

A creatina monoidratada é vendida em diferentes finuras. A versão micronizada é moída de propósito até partícula muito menor, justamente para dispersar melhor no líquido e sedimentar menos no copo. É a mesma molécula, só que mais fina.

Então pó fino não indica fraude, e pó granuloso não indica autenticidade. Esse critério gera alarme falso e falsa segurança ao mesmo tempo.

O que salvou a sua avaliação foi o teste da água quente, não a textura.

O teste que eu recomendaria a todo mundo

Tintura de iodo, aquela de farmácia.

O iodo forma um complexo de cor azul muito escura, quase preta, na presença de amido. É a reação clássica de identificação de amido, e ela é imediata e inequívoca.

Como fazer: coloque uma pitada do pó num pratinho branco, pingue uma gota de tintura de iodo em cima.

Se ficar azul escuro ou preto, tem amido. Creatina pura não reage e a gota continua com a cor do próprio iodo, amarronzada.

É barato, leva dez segundos, e pega justamente a adulteração mais comum dessa categoria, que é cortar creatina com amido ou maltodextrina, ambos brancos, inodoros e baratíssimos.

Dois testes complementares

Água fria. A creatina é pouco solúvel em água fria e sedimenta, deixando grânulos visíveis no fundo do copo. Maltodextrina dissolve com facilidade e deixa o líquido limpo. Se a sua creatina dissolve perfeitamente em água gelada, desconfie.

Sabor. A creatina monoidratada tem gosto levemente amargo e um pouco metálico. Maltodextrina é levemente adocicada. Amido é insosso e pastoso na boca.

Respondendo ao @moo, que abriu o tópico

Você perguntou o que olhar na embalagem e no lacre.

Vou ser direto: embalagem é o critério mais fraco de todos. Quem falsifica copia a arte muito bem, porque essa é a parte fácil e barata. E o fabricante legítimo muda a arte entre lotes sem avisar. O @chacal mencionou qualidade de impressão, e isso até ajuda num falso grosseiro, mas não pega o falsificador competente.

O que de fato funciona, na ordem:

Preço. A creatina monoidratada é uma commodity com preço de mercado bem definido. Preço muito abaixo do praticado é o indicador isolado mais forte que existe, e era exatamente a sua desconfiança inicial.

Procedência do vendedor. Loja estabelecida, com nota fiscal.

Laudo do lote. Algumas marcas publicam. Vale pedir.

E os testes acima, principalmente o do iodo, que resolve em casa.

Uma observação final: a adulteração de creatina com amido e maltodextrina não costuma ser perigosa à saúde, diferente do que acontece com termogênicos ou com produtos hormonais. O prejuízo é financeiro e é você não ter o efeito que pagou para ter. Ainda assim, vale conferir, porque creatina que custa metade do preço e é metade maltodextrina, na conta final, não sai barata.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.