Pular para o conteúdo

Lesão no nervo ulnar ou no flexor ulnar do carpo??

Respostas em Destaque

Estou com uma dor muito forte no antebraço, exatamente no meio dele, e parece que a dor é entre a ulna e o músculo que vem logo abaixo dela, como se fosse em um nervo mesmo, mas é só no meio, não é perto do pulso nem do cotovelo, é exatamente no meio do antebraço. Faço musculação e treino jiu jitsu também, e a dor vem aumentando muito. Se alguém souber responder onde é, anatomicamente, essa lesão. Valeww

• Respostas 4
  • Visualizações 4,9mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• arnaldocaveira
    arnaldocaveira

Estou com o mesmo problema, isso aconteceu um certo dia que estava na casa da minha namorada e eu fiquei brincando com um halter de 1kg (aqueles emborrachados) fiquei brincando com o halter e vendo fi

• Aparentemente minha situação é a mesma q a d vcs, alguem ja conseguiu melhorar?

• Moderador
Estou com uma dor muito forte no antebraço, exatamente no meio dele, e parece que a dor é entre a ulna e o músculo que vem logo abaixo dela, como se fosse em um nervo mesmo, mas é só no meio, não é perto do pulso nem do cotovelo, é exatamente no meio do antebraço. Faço musculação e treino jiu jitsu também, e a dor vem aumentando muito. Se alguém souber responder onde é, anatomicamente, essa lesão. Valeww

Só o Super Homem...

• 5 meses depois...

Estou com o mesmo problema, isso aconteceu um certo dia que estava na casa da minha namorada e eu fiquei brincando com um halter de 1kg (aqueles emborrachados) fiquei brincando com o halter e vendo filme, eu ficava girando o pulso com o alter, coisa besta... mas no outro dia quando fui treinar meu ante braço tava desse jeito... sem dor constante, porém ao soltar o peso vinha uma dor no meio do músculo que imagino tbm ser o flexor ulnar... depois disso essa dor sempre aparece.

Fui uma vez no médico, porém o cara era um babaca, nem me examinou direito e disse que não tinha nada... 2 anos depois vira e mexe sinto essa dor.

• 6 anos depois...
  • 8 anos depois...

Três pessoas descreveram a mesma dor aqui ao longo de sete anos e ninguém respondeu nenhuma. Vamos resolver isso, começando pela parte anatômica que foi perguntada e depois pela parte que interessa mais, que é o que fazer.

Primeiro, o ponto que separa as duas hipóteses do título, e ele é simples de checar em casa.

Nervo dói junto com formigamento, dormência ou choque, e o ulnar tem endereço certo: dedo mínimo e metade do anelar. Além disso ele não costuma ser comprimido no meio do antebraço, e sim no cotovelo, naquele ponto que a gente bate e sente o choque, ou no punho. Se você não tem formigamento nem adormecimento nesses dois dedos, e se a dor é bem no meio do antebraço, provavelmente não é nervo.

Músculo e tendão doem de outro jeito: dói ao contrair, dói ao alongar, dói ao apertar com o dedo naquele ponto exato, e piora com uso. O flexor ulnar do carpo é justamente o músculo que corre ao longo da borda da ulna, do lado do dedo mínimo, e junto dele correm os flexores dos dedos, que são os que fecham a mão com força. Esse conjunto é o que mais sofre em quem faz jiu jitsu e musculação ao mesmo tempo, porque as duas coisas somam a mesma tarefa: agarrar.

Dá para localizar melhor com três testes.

Apoie o antebraço na mesa com a palma para cima e tente flexionar o punho na direção do dedo mínimo enquanto a outra mão resiste. Se reproduzir a dor, é flexor ulnar do carpo.

Aperte uma toalha enrolada com força. Se reproduzir, o problema está nos flexores dos dedos.

Estenda o cotovelo e o punho para trás, esticando a musculatura. Se alongar assim reproduz, confirma que é musculotendíneo e não nervo.

E, para o lado do nervo, bata de leve com o dedo sobre o sulco do ulnar no cotovelo, do lado de dentro. Se der choque irradiando para os dedinhos, é sinal a favor de nervo e aí a conversa muda.

Sobre a causa, os dois relatos aqui apontam para a mesma coisa, sobrecarga de preensão. Jiu jitsu com kimono é o exercício de pegada mais brutal que existe, porque são minutos seguidos segurando pano com força máxima, e isso não aparece na planilha de ninguém. Some remada, barra, levantamento terra e rosca, todos com a mesma mão, e o antebraço vira o tecido mais requisitado e menos recuperado do corpo. O colega que atribuiu ao halter de um quilo provavelmente estava só descobrindo o problema ali, não criando ele, porque um quilo não lesiona ninguém. O que existia era um tecido já saturado.

Vale ainda uma terceira hipótese, para o caso do colega cuja dor vinha quando soltava o peso e depois passava: existe um quadro em que o antebraço incha durante o esforço dentro de um compartimento apertado, dá dor e aperto que sobem com o exercício e cedem com o descanso. É menos comum, mas tem tratamento próprio, e vale citar ao médico se for esse o padrão.

O que fazer, na prática.

A parte que mais gente erra é achar que a solução é parar até não doer mais. Quando a dor já dura meses, o tecido não está inflamado, está mal adaptado, e repouso puro faz ele ficar ainda mais fraco para a mesma tarefa. O que resolve é reduzir o pico e manter carga.

Reduzir o pico significa cortar o que é opcional na pegada: usar strap nas séries pesadas de puxada e terra por algumas semanas, para o antebraço parar de ser o elo que falha, e diminuir o volume de treino específico de antebraço e de pegada por um tempo. No jiu jitsu, priorize rolar sem kimono nessa fase, se for possível na sua academia, porque é a mudança que mais alivia.

Manter carga significa trabalhar o músculo doente de forma controlada: flexão de punho com peso leve e movimento bem lento, principalmente na descida, três séries de dez a quinze, dia sim dia não, e a mesma coisa para a extensão e para os movimentos de girar a mão. A régua é dor de até três ou quatro numa escala de dez durante o exercício, e antebraço não pior na manhã seguinte. Se acordar pior, foi demais, reduz.

E isso é lento. Tecido de tendão responde em semanas, não em dias. Oito a doze semanas de constância é o normal, e é por isso que a maioria desiste no meio e convive com a dor por anos, como aconteceu no tópico.

Quando procurar médico de verdade e não aceitar o não tem nada: se houver formigamento ou dormência nos dedos, se a mão estiver perdendo força para abrir vidro ou segurar coisas, se você notar qualquer afinamento da musculatura entre o polegar e o indicador, ou se doer à noite a ponto de acordar. Aí o exame certo é com ortopedista de mão ou médico do esporte, e existe um exame que mede a condução do nervo para tirar a dúvida de vez.

Uma palavra sobre o médico que não examinou. Isso é frustrante, mas em muitos desses casos o exame de imagem sai normal mesmo, e o não tem nada às vezes quer dizer não quebrou nada. Só que isso não é resposta para quem sente dor há dois anos. Procure outro, e chegue com a informação organizada: onde dói exatamente, o que reproduz, há quanto tempo, e quanto você agarra por semana entre treino e luta. Consulta com essa descrição rende dez vezes mais.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.