Pular para o conteúdo

Clavicula deslocada fotos , alguem já teve parecido ? '-'

Respostas em Destaque

• 3 anos depois...
  • Respostas 11
  • Visualizações 13,6mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• as fotos estao erradas, mais pq vc nao vai no medico?

• ' Como vooç deslocol? taah doendo? vai no medico! eu uma vez bati o ombro na janela e saiu do lugar meu pai pois uma mao no meio da minhas costas e outra no ombro e empurrou com força pra traz e poiz

• Desloquei a cravicula 4 vezes em 2 anos mais só desloco em movimentos muitos raros de acontecer. Fui a um ortopedista e ele me mandou fazer reforço muscular (academia) estou fazendo mais infelizmen

Imagens Postadas

As fotos do tópico estão quebradas há anos, então ninguém aqui viu nada, e eu não vou opinar sobre imagem que não existe. Mas dá para ajudar bastante mesmo assim, porque no meio da conversa você deu a informação mais importante e ela mudou o assunto inteiro sem ninguém perceber.

Você escreveu que a dor não é no ombro, é naquela pontinha embaixo do pescoço, onde a clavícula encontra o osso do meio do peito. Isso é a articulação esternoclavicular, e ela não tem nada a ver com o deslocamento de ombro que o pessoal estava discutindo. Os conselhos mudam.

Primeiro o alerta, e ele é sério. Nunca deixe ninguém empurrar, puxar ou colocar no lugar essa articulação, como foi descrito aqui com a história do pai. Logo atrás dela passam a traqueia e os vasos grandes que saem do coração, e essa é a única luxação do corpo em que uma manobra caseira pode causar um estrago grave. Se em algum episódio aparecer falta de ar, dificuldade para engolir, voz rouca ou o braço ficando inchado, roxo ou frio, isso é pronto-socorro na hora, não é consulta marcada.

Passando o susto, agora a parte tranquilizadora, que é a mais provável no seu caso.

O que você descreve, um lado mais saliente que o outro, que sai do lugar em movimentos incomuns e volta sozinho, sem trauma grande, é um quadro conhecido de frouxidão dessa articulação. É bem mais comum em adolescentes, costuma aparecer em quem tem articulações mais soltas no corpo todo, e a boa notícia é que a maioria melhora sem cirurgia, à medida que a musculatura em volta ganha força e o esqueleto amadurece.

Aliás, aquilo que o ortopedista te disse sobre o osso firmar depois é verdade, só que com uma data diferente. A ponta da clavícula que fica junto ao esterno é a última cartilagem de crescimento do corpo inteiro a fechar, e isso acontece por volta dos vinte e poucos anos, não aos dezoito. Então quem tem dezesseis e resolveu esperar em vez de operar tomou uma decisão bem fundamentada, só precisa contar com um prazo maior do que imaginava. E a preferência por esperar é acertada mesmo, porque cirurgia nessa região é delicada, justamente pelo que passa atrás dela.

Os dois ortopedistas do tópico, o que mandou fazer reforço muscular e o que disse que não tem o que fazer, na prática disseram a mesma coisa por caminhos diferentes: não se opera, se fortalece. A parte do fortalecer é a que vale a pena levar a sério, e ela não é academia genérica, é trabalho específico de escápula. Serrátil, trapézio inferior e romboides, com exercícios como remada com foco em juntar e baixar a escápula, elevação de braço com carga leve e flexão de braço com protração no final. Escápula estável significa clavícula estável, porque uma está presa na outra.

Sobre o supino, que é onde dói: o colega que falou da barra descendo perto do pescoço acertou o alvo. Para quem tem essa articulação irritada, o que agride é abrir demais o braço com a barra baixa e forçar o ombro para trás no fundo do movimento. Enquanto isso não estiver resolvido, troque a barra por halteres com as palmas viradas uma para a outra, mantendo os cotovelos mais perto do corpo, e não desça além do ponto em que começa o desconforto. Flexão de braço no chão costuma ser bem tolerada. Evite paralelas profundas, crucifixo aberto e desenvolvimento por trás da cabeça. Isso não é abandonar o peitoral, é treinar peitoral por um caminho que não passa por cima do lugar dolorido.

E respondendo o colega de 2022, que estala mas não dói: estalido sem dor nessa articulação costuma ser benigno e não precisa de nada além de acompanhar. O que merece avaliação é dor que persiste depois do treino, inchaço no local ou piora progressiva.

Uma última coisa, para o autor. Você começou há três meses e se chamou de frango. Todo mundo começa assim, e o que você está fazendo agora, procurar entender o próprio corpo em vez de ir empurrando com dor, é exatamente o que faz alguém treinar por vinte anos em vez de por dois. Leve a informação certa ao ortopedista, que a articulação é a esternoclavicular e que ela sai do lugar sozinha, e peça uma avaliação com imagem apropriada. Descrição certa muda a consulta inteira.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.