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Proteínas: bombe esta Ideia e sua Dieta

Amanda Mayrinck Hallak
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As proteínas são moléculas grandes constituídas por uma seqüência de aminoácidos, formando como se fosse uma corrente. Elas estão presentes em todas as células e tecidos e formam os principais elementos estruturais do corpo. Diferente de gordura, proteína não pode ser armazenada pelo corpo. Ela é reponsável pela construção de músculos, os quais aumentam o seu metabolismo e ajudam você a queimar gordura mais rápidamente.

1 grama de proteína corresponde em qualquer caso a 4 calorias, a quantidade de proteína que nosso corpo pode digerir e usar para o processo de construção de músculos não é sempre 100%.

A principais fontes de proteína animal são: Carnes, Ovos e Laticínios. Já as melhores fontes de proteína vegetal são: Feijões, Lentilhas, Soja e Amendoim.

Na verdade, a fonte de proteína natural melhor digerível é o ovo, o qual a porcentagem de utilização pelo nosso corpo é 94%. Devido ao fato do ovo ter a melhor taxa de absorção de qualquer fonte natural, ele ganhou a graduação “100” e todas as outras proteínas são graduadas de acordo como são digeridas quando comparadas à proteína do ovo.

Hoje em dia existem proteínas que são ainda melhor digeridas do que a proteína do ovo e possuem utilização pelo corpo maior do que 94%. Então estas proteínas têm graduação maiores do que a antiga graduação máxima de 100 do ovo.

Valor biológico é a escala de graduação usada para determinar que porcentagem de uma determinada fonte nutricional é usada pelo corpo. Esta escala é particularmente útil para comparar as proteínas completas, que são as mais interessantes para malhadores e esportistas.

O valor biológico mede a eficiência pela qual seu corpo usa uma fonte específica de proteína. Quanto maior for o valor biológico, mais aminoácidos e nitrogênio seu corpo irá reter.

Abaixo está uma lista de diferentes fontes de proteína e suas respectivas graduações:

FRANGO

Valor Biológico: 79

Quantidade: 7g de proteína a cada 30g de frango.

Por vários anos o frango foi a base para qualquer dieta para ganho de massa muscular. O frango sem pele e sem osso contém 25% de proteína. Tem um valor biológico (BV) de 79 que é considerado alto.

PEIXE

Valor biológico: 83

Quantidade: 7 gramas a cada 30g de peixe

A carne do peixe não só é uma ótima fonte de proteína para construção muscular, mas também é ótimo para o restante da saúde. A carne do peixe contem ácidos graxos e Omega-3. O peixe, como o frango, tem 25% de proteína, porém contem um valor biológico de 83 que é maior. O meio mais barato e fácil de colocar peixe na sua dieta é comendo atum.

CARNE VERMELHA

Valor Biológico: 80

Quantidade: 7 gramas a cada 30g de carne

A carne vermelha também contem cerca de 25% de proteína, o que a torna outra ótima fonte de proteína. A carne vermelha contem uma boa quantidade de vitamina B-12, zinco e ferro que são essenciais para construir um sistema imunológico forte.

Existem vários tipos de carne vermelha. O melhor tipo de carne vermelha é com certeza a com menos gordura, procure consumir somente carnes magras.

OVO

Valor Biológico: 88-100

Quantidade: 2.8-3.5 por ovo.

A qualidade da proteína do ovo só perde para o Whey Protein. Como você pode notar, os ovos contem um valor biológico extremamente alto. Além disto, os ovos fornecem vitaminas B e, para os vegetarianos que não comem carne vermelha, eles são fonte para a vital vitamina B12. Ovos também provêem ferro e vitamina E, assim como outras vitaminas e minerais.

A clara do ovo não tem um gosto muito bom, então não tem problema você misturar alguns ovos inteiros com a clara. O ideal é para cada 4 claras de ovo, usa-se 1 gema. Ovos cozidos são muito práticos, você pode separar a clara da gema facilmente, e cozinhando os ovos você não precisa usar gordura.

LATICINIOS

Valor Biológico: 100

Quantidade: Varia com o produto

A maioria dos laticínios são ricos em proteína. O ponto negativo é que alguns tem muita gordura. As melhores fontes de proteína através dos laticínios são o queijo cottage e o leite desnatado, estes dois produtos tem muita proteína e pouca ou nenhuma gordura e são uma excelente fonte de cálcio.

Proteínas não são todas iguais. Algumas proteínas contêm todos os aminoácidos essenciais ao metabolismo. Este tipo é chamado de proteína completa. Proteínas de origem animal tendem a ser completas.

Estudos provaram que dietas ricas em proteínas e pobre em carboidratos são mais eficientes tanto para perder peso, quanto para ganhar massa.

Perder peso:

1] Peixes, aves, feijão e carnes lentificam o movimento da comida entre o estômago e os intestinos, aumentando a saciedade.

2] Proteínas não provocam elevações e quedas repentinas na glicose sanguínea.

3] O corpo gasta mais energia para digerir as proteínas.

Ganhar massa:

Crescimento e reparação de músculos, ossos, pele, tecido conectivo, órgãos internos e sangue. As enzimas, anticorpos e hormônios, responsáveis por regular as reações químicas do organismo são todos feitos de proteína.

Fonte de energia. Se os carboidratos e gorduras não satisfazem as necessidades de energia do corpo, as proteínas podem ser quebradas e usadas como uma fonte de energia.

Para que a reparação ou crescimento de tecido possa ocorrer, a proteína deve ser ingerida em intervalos constantes durante o dia. Se isto não ocorrer você irá experimentar nenhum ou muito pouco crescimento muscular.

SUPLEMENTOS

Quando o assunto é suplemento, a melhor proteína disponível hoje no mercado é sem dúvidas o Whey Protein, pois é a mais rápida absorvida pelo organismo assim sendo indicado consumir imediatamente depois do treino.

Como escolher um bom Whey Protein?

1 - A Whey deve ser isolada e não concentrada;

2 - A proteína isolada deve ser extraída por hidrólise, logo o produto deve ser isolado e 100% hidrolisado. Os produtos a base de Whey que usam troca iônica já estão ultrapassados;

3 - Os melhores são adoçados com sucralose, embora seja difícil conseguir, e já existem os que são adoçados com xilitol, que serão melhores ainda;

4 - Cada dose (scoop) deve conter menos de 0,5g de lactose;

5 - O produto isolado sempre contém glutamina. Os bons laboratórios sempre informam no pote a quantidade de glutamina e bcaa por dose;

6 - Um laboratório respeitável especifica no rótulo do produto as microfrações mínimas para que a substância seja de boa qualidade e usadas em hospitais, que são: lactoglobulina 45-55%, alfa lactalbumina 15-25%, imunoglobulina 2-8%, albumina do soro bovino 6-8%, glicomacropeptídeos 20-22%, lactoferrina 0,1-0,5%, fragmentos peptídicos 4-6%.

7 - A melhor matéria prima vem da Glâmbia, portanto, pergunte ao laboratório que produz a Whey de onde vem sua matéria prima.

É importante lembrar que a proteína sozinha não vai melhorar a sua capacidade atlética. As proteínas fornecem os blocos (aminoácidos) para o crescimento muscular do atleta, porém isso só acontece quando há uma alimentação balanceada seguida de atividade física.

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Fica aí a dica desta ótima Nutricionista que só vem a nos ajudar diáriamente com seus textos informativos.

E, ela é Linda!

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    • By iniciante25
      Olá pessoal,
      Comprei hoje o Whey Protein da marca VOXX - 100% Concentrado, e segue a tabela nutricional dele:
      https://www.realsuplementos.com.br/whey-100-pro-isolada-voxx-suplementos-900g
      Resumindo o que julguei principal pra fazer a compra da proteína: apresenta, em 1 porção de 40g (2 scoops de 20g cada), 28g de proteína (ou seja, 70% por porção).
      Vale ressaltar que comprei esta proteína por conta do preço muito mais em conta do que as outras.
      Dêem a sua opinião por favor. Todas as opinioes são muito importantes. :]
      Obrigado a todos.

    • Guest
      By Guest
      Há uma semana meu whey acabou e a procura de outro me ofereceram um "whey" da Matrix Nutrition chamado "PROTEIN BOLIC". Pois bem, logo de cara vê se na embalagem "WHEY ISOLADO IMPORTADO":
      Então dando uma olhada na tabela de informação nutricional (como a maioria que pega um suplemento e vai logo na tabela), 53g de proteína por porção, 0g de carboidratos e gorduras. Logo ao lado o aminograma mostra boas quantidades de BCAAs:
      Comprei. Porém quando cheguei em casa, pesquisei aqui no fórum e analisei melhor a embalagem. Aí descobri o que a maioria de vocês já devem saber: o PROTEIN BOLIC não é whey, ele é uma mistura de albumina, proteína isolada de soja e whey. E pesquisando mais, segundo algumas fontes, a quantidade de whey nessa mistura é mínima. Devia ter pesquisado antes mas tudo bem, eu pensei: "proteína isolada de soja e albumina também são boas", apesar de que poderia conseguir por preços melhores.
      Mas eu sou curioso e queria ao menos saber ao certo qual era o percentual das proteínas da mistura. Então enviei um e-mail pra Matrix com a seguinte mensagem:
      "Bom dia!!
      O produto Protein Bolic possui uma combinação de 3 tipos de proteínas correto? Eu gostaria de saber qual o percentual das proteínas dessa mistura.
      Obrigado"
      E obtive a seguinte resposta:
      "Bom dia
      Por questões de estratégia de vendas não informamos as proporções.
      Att
      Matrix"
      Mas é claro!! Colocar "WHEY ISOLADO IMPORTADO" na frente da embalagem e atrás informar que não tem nem 10% de whey é uma péssima idéia. Mas sério, eu não iria ficar decepcionado se por acaso me respondessem que não tem nem 10% de whey na mistura, porque afinal, o que eu queria mesmo no momento era saber exatamente o que estava tomando. Mas depois dessa resposta, de que não informam proporções e ainda por motivos de estratégia de vendas?! Nunca mais! E alerto aos demais: Desconfiem dos suplementos dessa Matrix Nutrition.
      Sem mais.
    • By japo.
      ae,tava vendo varios sites na internet,eu curti os preços da personall suplementos e da planeta vitaminas.
      tirando o da planeta vitaminas,que é uma promoção,qual vale o custo x beneficio na opinião de vocês.
      Produtos da personal:
      https://www.natulha.com.br
      A promoção do planeta vitaminas que vi foi esse:
      https://www.planetavitaminas.com.br
      Aqui na cidade estão vendendo o whey da Fisionutry NO2 2kg por 120 reais,é um bom preço?
      to por fora de suplementação uahuahuah principalmente de whey,que a cada dia que passa chega uma marca nova ¬¬ agora resta saber se presta ou não. Eu era fã da Max Titanium,ate eu não encontrar mais nada aqui na cidade .-. aí decidi comprar whey diretamente da glanbia,foda que é 150 reais
    • By dougwar
      Alguém já usou deste tipo de whey hilmar?
    • By ryokapenna
      to doido pra comprar um whey, mas como a grana ta curta queria saber a opiniao de vocês: so vou conseguir resultados com um whey caro ou importado, ou comprando um nacional, mais ou menos na faixa dos 60, 70 reais ja consigo alguma coisa?
      sabem como é ne, fica dificil gastar 200 reais por mes de suplemento.
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