Ir para conteúdo
Ricardo Fonseca
Ricardo Fonseca
Entre para seguir isso  

Prevenção do Câncer de Próstata com Suplementos Alimentares

O câncer de próstata é uma doença causada por um desequilíbrio hormonal que acontece na idade avançada. Uma nova discussão surgiu entre pesquisadores e médicos sobre a causa do câncer de próstata estar vinculado com a baixa produção de testosterona e supõe que a reposição desse hormônio na sua forma"bioidêntica" equilibrando outros hormônios no organismo poderia evitar a doença.

Há cinco razões para os baixos níveis de testosterona livre:

1. A testosterona pode estar sendo convertida em estrogênio através da atividade da enzima aromatase.

2. A testosterona livre pode estar ligada ao SHBG. Isso acontece quando o nível de testosterona total está na faixa normal alta, mas seu nível de testosterona livre está baixo.

3. O glândula pituitária, que controla a produção de testosterona através da produção do hormônio luteinizante(LH), não está secretando LH suficiente para estimular a produção de testosterona gonadal. Neste caso, a testosterona total seria de baixa.

4. Os testículos(gônadas) perderam sua capacidade de produzir testosterona, apesar de quantidades adequadas de LH. Neste caso, o nível de LH seria elevado, apesar de um baixo nível de testosterona.

5. O DHEA está baixo.

Estrogênio: Medido como o estradiol, deve ser mantido num intervalo de 20 a 30 pg / ml. Se o nível de estrogênio no homem é elevado, pode estar associada com:

• Aumento da atividade da aromatase, muitas vezes causada pela gordura abdominal aumentada.

• O fígado não está conseguindo remover o excesso de estrógeno, possivelmente devido a ingestão de álcool. Nos homens, a ingestão de álcool aumenta os níveis de estrogênio no fígado (Colantoni et al 2002).

•Se o nível de estradiol de um homem é maior do que 30 pg / mL, ele deve ser reduzido pelo uso de drogas inibidoras da aromatase ou suplementos que não produzem efeitos colaterais. (Excelentes níveis de estradiol são entre 20-30 pg / mL.)

De acordo com as pesquisas recentes, os problemas na próstata ocorrem pelo aumento do hormônio feminino(estradiol) e dihidrotestosterona(DHT). Talvez a hiperplasia da próstata era antigamente relacionada com aumento da testosterona pois ao se administrar testosterona sintética, a conversão dela em estradiol e DHT pode ser aumentada.

A enzima que converte a testosterona em estradiol denomina-se aromatase e já foram descobertos métodos naturais(suplementos) de inibição da ação dessa enzima: A Crisina(5,7-dihidroxiflavone), extraída da planta Passiflora Caerula que no vocabulário inglês é encontrada como chrysin, possui um fator extremamente potente na inibição da enzima aromatase.

Trata-se de um bioflavonóide que inibe a aromatização de androstenediona e testosterona em estrogênios. A crisina para ser absorvida deve ser associada a piperina(extraída da pimenta do reino) gerando maior biodisponibilidade. Além de possuir esse grande efeito antiestrógeno, o extrato pode ser usado em tratamentos para celulite, redução de gordura e antienvelhecimento.

Para inibir outro caminho de conversão da testosterona, como por exemplo, a conversão da testosterona em DHT, devemos primariamente saber que na próstata existe uma enzima, chamada de “5-alfa-redutase” que transforma a testosterona (hormônio masculino) em Dihidrotestosterona.

Essa é uma substância com potência de estímulo nos receptores androgênicos muito grande que estimula em excesso as células da próstata, fazendo-as crescer e se multiplicar, o que, finalmente, é a causa do seu aumento ou o aparecimento do câncer.

A dihidrotestosterona também é o principal fator que contribui para o padrão de calvície masculino. Diferente de homens, o padrão de calvície feminino é caracterizado pelo aumento da produção de testosterona, e não de dihidrotestosterona.


Os medicamentos pertencentes ao grupo conhecido como inibidores da 5α-reductase são usados no tratamento de problemas relacionados com o aumento da dihidrotestosterona. Esse grupo inclui a finasterida para tratamento da calvície e duasterida.

A duasterida é 3 vezes mais potente que a finasterida para inibir o tipo II e 100 vezes mais potente para inibir o tipo I da enzima produtora de dihidrotestosterona. Duasterida não é aprovada pela FDA (órgão americano que regula medicamentos) para tratamento da calvície, mas sim para a inibir o aumento da próstata.

Para fugir dos efeitos colaterais dessas drogas existem algumas plantas medicinais com efeito parecido da finasterida: inibem a 5-alfa redutase com menos efeitos colaterais.

O produto mais estudado é um extrato retirado da fruta de uma palmeira que cresce no sul do Estados Unidos e no México, conhecida localmente por “saw palmeto”. Ela era utilizada tradicionalmente no tratamento de sintomas de aumento da próstata depois que uma vários estudos corroboraram sua eficácia para esse problema.

Otimizando ainda mais o combate a doenças da próstata causado pela conversão do excesso de testosterona em outros hormônios está o "nettle root" ou extrato de raiz da urtiga (Urtica dióica) que é uma planta da África tropical chamada "Pyngeum africanum".

Esse extrato tem a função de bloquear os efeitos da ligação da testosterona ao SHGB e assim permitir mais testosterona livre, além de agir também como inibidor da 5-alfareductase.

Sugestão de suplementos (doses diárias):

320mg por dia de Saw Palmetto dividido em 2 doses para impedir que a testosterona se converta em DHT pela inibição da enzima "5 alpha reductase" bloqueando receptores de estrogênio nas células da próstata;

400mg de Indole-e-Carbinol;

240mg de extrato de raiz de urtiga(Nettle Root/Urtica dioica) para impedir a ligação da testosterona livre ao receptor do hormônio(SHBG);

200mg GAMMA E TOCOFEROL (Vit E);

400mc Selenium;

90mg de Zinco;

50mg de Pygeum Extract 2 vezes ao dia;

1500mg de Crisina por dia impede a testosterona se converta em hormônio feminino( estradiol).

"Bodybuilders" podem usar 3g / dia;

O suplemento que possui a combinação de extrato de raiz de urtiga e crisina é o "Super Miraforte". Pode ser comprado pelo site www.lef.com ;

Obs: Super Miraforte não contém Saw Palmetto na fórmula e deve ser administrado separado pra maior efeito na inibição do DHT (Dihidrotestosterona) na próstata.


Entre para seguir isso  


Comentários

Comentários Destacados

Colegas tenho uma dúvida: Inibindo o DHT o individuo pode ter problemas na área sexual? por exemplo diminuição do libido e ereção?

grato

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber mais detalhes e  onde conseguir estas substancia numa so embalagem

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Visitante Carlinhos Cunha

Postado

Olá Ricardo! Que surpresa boa! Sou Carlinhos Cunha, colega de Pós no Cecaf lembra? Adorei a matéria, vou passar para frente. Você sugere um suplemento que contenha as substancia com propriedades inibidoras dos hormônios responsáveis pela conversão do testosterona, como o Estradiol e o DHT?

Meu Face: [email protected] ou a Pagina do Face: Academia "Carlinhos Cunha"

 

Vamos estreitar os contatos!

 

Forte Abraço

 

Carlinhos Cunha

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

  • Conteúdo Similar

    • Por Laly JoVC
      Oi gentennn,
      Tudo booom?!
      Idade: 28
      Altura: 1,59
      Objetivo: diminuir gordura
      Vou dar um breve relato do que está acontecendo comigo. Sempre gostei de exercícios aeróbicos. Há pouco mais de 1 ano me joguei na musculação e deixei um pouco de lado esse tipo de atividade com o objetivo de ganhar mais corpo (massa muscular) e força. Vim progredindo lentamente pois não tinha (e não tenho) muita experiência com a musculação. Estava sempre testando dietas, mas fazia tudo do meu jeito sem acompanhamento profissional. 
      Passado esse tempo, treinando frequentemente e fazendo dieta (mesmo q por conta própria), comecei a notar uma melhora no meu corpo e comecei a me animar pra fazer as coisas certinhas como manda o script. Fui ao endócrino, fiz exames de sangue e hormonais e os resultados foram ótimos menos para testosterona, ferro e vitamina D. Por outro lado, o resultado da bioimpedância me deixou desanimada.. percentual de gordura em 35%  (falsa magra), então pedi socorro à nutri que me passou uma dieta garantindo que se eu seguir verei resultado. Quanto ao endócrino, sugeriu aumentarmos as txs de testosterona usando creme pentravan de 25mg/dia pra melhorar meu desempenho. De fato melhorou. Usei stan uma vez apenas mas não gostei do resultado, até pq eu não tinha o hábito de fazer musculação e fiquei meio traumatizada então, aceitei fazer um teste com a testo.
      O fato é que, estou incerta quanto à essa dosagem, queria saber se mulher pode usar mais, uma pessoa disse pra revezar, usar 100mg a cada 2 dias e nos outros usar 25mg... Preciso de informações. 
      Levando em conta que meu bf está alto, essa recomendação dá resultado?
      Dieta: 8:30 - 4 cl de cuscuz com dois ovos cozidos + café;
      10:30 - 1 maçã;
      12:30 - 120g de patinho moído ou frango + 50g de batata doce + legumes;
      15:30 - 1 banana com 2 cl de granola  + termogênico à base de cafeína, gengíbre, pimenta vermelha e picolinato
      pré treino - 2 ovos cozidos sem a gema;
      pós treino - whey baixo carbo e
      21:30 - mesma coisa do almoço
      final de semana é um problema, mas tento não fugir tanto desse contexto.
      Meu treino está dividivo em A = inferiores, b = superiores, c= aeróbico + abdominal) exercícios básicos, sem muita invenção porém intensidade, cargas elevadas, poucas repetições a não ser pra superiores. Faço A = 2ª e 5ª; C= 3ª e sábado e B = 4ª e domingo e sexta feira - descanso mas sigo a dieta.

       
    • Por Mario Rodolfo
      Salve galera, Sou novo no fórum, e estou fazendo meu relato aqui com vocês do meu ciclo que irei iniciar. PORQUE NAO TENHO AMIGOS PARA COMPARTILHAR ISSO.
      Tenho 26 anos, tenho 6 anos de treino, e ja ciclei algumas vezes. 
      Sera enantato de testosterona + acetato de trembolona - 10 semanas, dessa vez com dieta bem restrita.
      Ja li e pesquisei muito aqui no forum. e Estou ciente dos colaterais. preparando a carcaça .
      Primeiro contato com trembolona, ja fiz outros ciclos, com dianabol, enantato, boldenona, masteron, stano, etc.. 
      2 anos que estou sem ciclar, e vim agora pra fazer um bulking limpo.
      Treino a 6 anos, Ja fui muito grande, porem ano passado parei uns meses, por conta do concurso, só natacao e correr todo dia. sequei dos 96 kg , para 87. 
      Fiquei meio barrigudo e retido, por conta da minha Genetica ser de Endomorfo.
      Entrei em cutting a 2 meses, e to saindo agora, sem usar nada.
      O shape deve ta em torno de 13 a 14 % de BF, mas desci só na dieta, meio retido,, por conta da genetica, tenho esse problema.
      irei fazer um bulking limpo, crescer seco.
      Estou com uma coach, fisiculturista, que ganhou muitos campeonatos, e estou confiante, que sera um bulking cabuloso rs.
      Espero que voces possam acompanhar e interagir comigo. 
      Qualquer coisa vamos compartilhando. 
       
      Fotos em Anexo
      Medidas 
      Peso - 84 kg 
      Altura: 1.77 
      BF: entre 13 a 15% , nao medi. 
      Braço: D - 41 E 41
      Coxa: 
      Panturilha:
      Cintura:
      Irei tirar as medidas hoje a tarde. 
       
      Protocolo do Ciclo
      1 - 10 - 300 mg de acetato de trembolona
      1 - 10 - 600 mg de enantato de testosterona
      Protetores 
      HCG - 250 Ui - a cada 3 dias
      1 comprimido de anastrozol por dia. 
       
      DIETA
       
      Ref 1
      ✅ 4 claras e 2 inteiro
      ✅ 70g de aveia
      ✅ 1 Scoop de WHEY
      Café preto c/stevia 
      VITAMINAS MANHà
      ✅ 1gr Vitamina C 
      ✅ Vitamina D (7000ui)
      ✅ Vitamina E (4000ui)

      Ref 2 
      ✅ 150gr carne vermelha 
      ✅ 100gr de batata doce/ aipim ou qualquer raiz
      Ref 3
      ✅ 150gr filé de frango
      ✅ 150gr arroz 
      ✅ 70gr lemumes
      REF 4
      ✅ 4 claras 1 gema
      ✅ 120g qualquer raiz
             Café  Preto
      Ref 5
      ✅ 150gr filé de frango
      ✅ 120gr arroz  
      ✅ Folhas verde a vontade
      ✅ 1 tomate
      Ceia
      ✅ 80gr abacate ou 2 bananas
      ✅ 2 Scoop de caseína 
      Vitaminas Noite 
      ZMA 
      Cromo picolonaco 
       
      TREINO - passado pela Coach - fisiculturista. 

      Segunda - peitorais 
      1 voador peitoral: 20-15-12-10
      2 supino inclinado 35° com alteres em rotação:12-10-8-6
      3 crucifixo reto:12-10-8-6
      4 supino reto com barra: 10-8-8-8
      5 dupino reto pegada: 4x12
      6 crossover: 4×12
      Terça - Deltóides
      aquecimento elevaçao frontal + elevaçao lateral: 2×20 de cada exercicio sem pausa
      2 desenvolvimento frente barra : 4×12
      3 desenvolvimento por trás: 4 ×12
      4 elevaçao frontal com barra: 12-10-8-8
      5 elevaçao lateral: 12-10-8-8
      6 remada alta com pegada aberta( largura dos ombros) : 4×12
      7 elevaçao posterior no banco inclinado: 12-10-10-8
      8 crucifixo inverno: 4x12 seg 2s no pico
      Quarta  - Dorsal
      1 Remada com haltere U + puxador alto por traz: 3 super series de 12
      2 puxador alto com pegada inversa: 10-10-8-8
      3 remada em maquina convergente + isolateral: 3 super série de 12
      4pullover com altere: 4×12
      5 remada baixa com pegador triangulo: 12-10-8-6
      6 encolhimento de ombros com alteres: 4×12 seg 2 no pico
      7 hiperextensao lombar com carga : 3×25
      Quinta - Braços Bíceps e Tríceps
      1 extensão francesa com hatere: 4×12- non stop!!! Um apos o outro!
      2 triceps testa com altere: 3×12- non stop!! Faça um braço , troque o peso de mao e segue o exercício
      3 supinado barra reta: 12-10-8-6
      4 triceps supinado com barra W : 4×12
      5 extensão unilateral com cabo: 4×12
      6 rosca concentrada com alteres : 3×12 non stop!!
      7 rosca direta com barra longa 12-10-8-8
      8 rosca scott: 10-10-8-8: barra reta
      9 rosca alternada 4x12
      10 Bi set : rosca direta de punho +rosca inversa de punho: 3 bi set de 12
      Sexta  - Perna total
      1 extensora+flexora horizontal+leg press+hack= 2 tetra sets de 30 
      2 agachamanto barra livre= 12-10-8-8
      3 leg press= 15-12-10- 8
      4 hack= 15-12-10-8
      5 avanço com barra = 4×12
      6 stiff= 4×12
      7 flexora horizontal= 4×20
      8 adutora= 4×20
      9 flexora vertical: 4×12
      10 levantamento terra 4x12
      11 repita o tetra set do inicio do treino 
      Sábado - ABS e Panturrilha - lembrado que nunca treinei abdomem, vou comecar agora. 
      1 cadeira solear 5x20 + 15 flexão plantar seg. 3s no pico
      2 panturrilha no Smith super série faz 20 seg 2seg, diminui a carga  faz + 15 diretas: 4 super série
      3 abdômen no cabo 4x20 seg 2sg
      4 abdômen paralela 4x20
      5 abdômen concha na bola seg 3sg
      6 abdômen lateral no cabo 4x20 seg 2sg
      7 seper série abdômen prancha, faz  1 minuto concentrado + 20 
      Subindo e apoiando o antebraço

      Meus pontos fracos creio que é abdomem (nunca treinei), panturilha, e costas. 
      Concordam ? 
      Então é isso, amanha começo a 1 aplicação. e Seja oque Deus quiser. 
      Vamos juntos nessa.
      espero que acompanhem. 
       
       
       
       
       
       
       




    • Por Hawkins
      Salve senhoras e senhores,
      Feliz natal!!
       
      Newbie aqui. Estou começando meu primeiro ciclo com AES. Minha intenção é compartilhar a experiencia, mas também pedir ajuda aos veteranos(as) para otimizar o rim que eu perdi na farmacia (metafora).  Antes de entrar nos detalhes, uma pequena introdução.
       
      Homem, Endomorfo, 1.86m, 85 kg, 17% BF e 1900 de basal (na bio). Treino há 5 anos, apenas levantamento de peso até aqui (praticamente zero de cardio até entao). Desleixado no começo e mais centrado no ultimo ano e meio. Melhorei Dieta nos ultimos dois anos e saí de 107 kg com 28% BF para o atual. Fiz uma dieta páleo, zerando carbo (exceto de legumes vegetais) e aumentando gordura boa, mas no periodo de emagrecimento me sentia muito fraco. Aos poucos voltei ao carbo e consegui manter o peso e continuei baixando BF. Ta estabilizado e agora to entrando numa dieta hipercalorica para fazer um bulking com ajuda de uns veneninhos de leve (eu acho). To fazendo acompanhamento com médico, fiz uma pancada de exames antes, hormonio salivar e os cambal, ta tudo certo, exceto DHEA (na faixa baixa) e testo em déficit. Sem mais delongas, vamos ao protocolo passado pelo médico. Me parece simples, mas para ganho de massa qual seria a efetividade?
       
      25 primeiros dias:
      Testosterona Base 100mg (gel transdermico manipulado) 1x ao dia (uso a noite)
      Oxandrolona 60mg (30+15+15 de 6/6 hr começando após cafe da manhã) todo dia
       
      25 dias seguintes:
      Testosterona Base 100mg (gel transdermico manipulado) 1x ao dia (uso a noite)
      Oxandrolona 60mg (20+20+20 de 6/6 hr começando após cafe da manhã) todo dia
       
      Retorno em 45 dias para reavaliação
       
      Protetor hepático psicologico rsrs (o proprio medico falou, mas tem umas vitaminas e minerais ai que ajudam)
      Ac Alfa Lipoico 150mg
      Metilcobalamina 100mcg
      Metilfolato 100 mcg
      Metionina 100 mg
      Picolinato Cromo 100 mcg
      Selenio Quelado 100 mcg
      Silimarina 150 mg
      Tocotrienol 100% 20 mg
      Vit B6 10 mg
      Vit C 50 mg
      Zinco Quelado 10 mg
      (1x ao dia)
       
      Anastrozol 1,5mg dsdn
       
      Pré Treino:
      Hmb 2g
      Beta Alanina 1g
      Palatinose QSP 10g
      BCAA 1g
      Cha verde 1g
       
      Pós Treino
      Turkesterone 500 mg
      Vit B1 15 mg
      Zedoaria QSP 250 mg
      Coenzima Q10 100 mg
      Arginina AKG 250 mg
      Ac. Folico 0,5 mg
      Cyanotis Vaga 200 mg
       
      Fora isso, tomo Omega 3 e Melatonina 3mg e um help para segurar o colesterol (Transresveratrol / Hexanicotinato inositol / Vit C / Quercetina Lipofilica / Selenio / Tocotrimax).
       
      Treino ABCDE
      Dia 1: Peito (5 exercicios, 4 series de 6-8) + Abdominal (3x 12) + HIIT 4-5 Min
      Dia 2: Costas (5 exercicios, 4 series de 6-8) + Panturrilha (3x 15) + HIIT 4-5 Min 
      Dia 3: Inferiores (5 exercicios, 4 series de 6-8) + Abdominal (3x 12) + HIIT 4-5 Min
      Dia 4: Ombros (5 exercicios, 4 series de 6-8) + Panturrilha (3x 12) + HIIT 4-5 Min
      Dia 5: Braços (5 exercicios, 4 series de 6-8) + Abdominal (3x 12) + HIIT 4-5 Min
      Dias 6 e 7: Descanso
      (obs: No treino original não havia abdominal, panturrilha e hiit. Inclui por conta propria. Faço 5 min de aquecimento todos os dias de treino)
       
      Minha dieta ta meio intuitiva e acho que aqui talvez eu precise melhorar bastante (vou montar algo no my fitness pal pra acompanhar calorias e macro). Sugestoes são muito bem vindas. Bom, basicamente minha dieta é isso:
      Cafe: 2 fatias pao integral + 2 ovos + manteiga
      Almoço: 150g carbo integral + 250 g carne + Azeite
      Janta: 150g carbo integral + 250 g carne + Azeite
      Fora isso to tomando açaí pre-treino (aprox. 200 g). 
      De vez em quando dou uma escorregada numa pizza, hamburguer ou doce, mas procuro compensar com menos carbo/gordura no dia seguinte (nao sei ate que ponto isso é bom).
       
      Bom, é isso. Estou no meu 3 dia, sem muitas alterações notaveis nem colaterais. Apenas aumento na disposição (para tudo). Acordo e ja saio fazendo as coisas (antes demorava pra esquentar o motor). E tambem sinto mais calor do que o normal, tenho a impressao de que meu metabolismo ta a milhão.
       
      Abraços
       
       
      Ah, umas coisas que queria perguntar. To com mais 50mg de androgel sobrando (para 30 dias). Será que vale a pena incluir no ciclo? Como estou usando a outra testo a noite, seria melhor aplicar esta de manhã? (Tomo banho a noite e de manha, todo dia, entao nao sei se parte da testo aplicada a noite nao sai no banho da manha seguinte).
       
      Outra duvida. Açaí é melhor pre ou pos treino, ou nenhum? E quanto tempo antes/depois?
       
      Abraços
    • Por Aoliveira
      Olá! Preciso de ajuda e não sei mais o que fazer 😩
      Há 15 anos pratico atividade física e parei totalmente por 5 meses em 2017. Engordei 10 quilos.
      Voltei a fazer atividades físicas e não conseguia emagrecer. Fui ao endócrino, fiz exames e como n tinha nada, tomei sibutramina. Emagreci, parei de tomar, voltou tudo. 
      Bom, agora fui ao nutrólogo e com novos exames descobrimos que tenho baixa testosterona e por isso meu corpo não responde aos treinos. 
      Agora comecei a tomar 10mg de oxandrolona por dia e 7,5 de testosterona 
      meu objetivo é secar, queria opiniões 
      obrigada! 
      Idade: 37 anos 
      Altura: 1,55
      Peso: 65
      Medicações em uso (Anticoncepcional, etc...): após longos anos, parei há 1 mês de tomar anticoncepcional 
      Problemas de Saúde: nenhum 
      Tempo de treino: retorno 1 ano 
       Ciclos FEITOS com dose e tempo: nunca fiz 
      Ciclo PROPOSTO com Aes (Marca) dose e tempo: vou tomar 2 meses até voltar na consulta: 
      Capsiate 4,5 mg
      Citrux aurantium 300 mg
      Anastrazol 0,25 mg
      propinato de testosterona 7,5 mg
      oxandrolona 5,0 mg
      dudasterida 0,5 mg 
      Mucuna 350 mg
      Picolinato de cromo 0,5 mg 
      Propionil L carnitina 509 mg
       Divisão de treino e horario do mesmo:
      crossfit seg, qua e sexta 18h-19h - (estou pensando em voltar a fazer só musculação)
      corro 6km quinta (22h) e sábado (10h)
      escada domingo (11h)
      Dieta com quantidade de proteina/carboidrato/gordura por dia:
      cafe da manhã: 2 ovos, meio mamão e café 
      lanche da manhã: 5 castanhas de caju 
      almoço: 150g de proteína e 100g de carboidrato 
      lanche da tarde: 1 banana com canela 
      Jantar:
        Segunda, quarta e sexta -  pós treino de Crossfit: whey
         Terça, quinta e FDS - repete o almoço 
      Todos os dias em algum momento, quanto tenho fome ou vontade de comer doce, como uma barrinha de proteína da integral médica (protein crisp)
       
    • Por fisiculturismo
      É possível aumentar a produção natural de testosterona por meios já demonstrados cientificamente. São eles:
      praticar exercícios de força (musculação, crossfit, funcional ou qualquer outra modalidade esportiva que envolva força física); praticar exercícios pelo método HIIT (alta intensidade intercalada); ingerir gorduras boas (gorduras do bem: óleo de coco, abacate, azeite de oliva, etc; na proporção de 50% de gorduras do bem, 40% de proteínas e 10% de carboidratos complexos e naturais); adotar o jejum intermitente (pode aumentar em 200% os níveis de testosterona); reduzir o stress (cortisol aumentado reduz a testosterona; praticar técnicas de relaxamento, tais como meditação, tai chi chuan, tikun, yoga, diário da gratidão); dormir bem (horas adequadas para descansar seu organismo); ingerir suplementos que aumentam a testosterona (magnésio, zinco, vitamina D, BCAA, feno grego, polivitamínicos e poliminerais, ashwagandha, tribulus terrestris, DHEA, gengibre, ácido d-aspártico, e as ervas Jhony goat, epimedium, long jack, ginseng vermelho e marapuama). Fonte: 
      DUTRA, Alain. Maneiras comprovadas de como aumentar sua testosterona. Youtube, 11 nov. 2018. Disponível em <https://youtu.be/z3Csq4AZqGE>. Acesso em: 18 dez. 2018.


×