Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Decanoato de nandrolona (Deca-Durabolin®)

Saiba tudo sobre decanoato de nandrolona (Deca-Durabolin®): como ciclar, efeitos colaterais, para que serve e mais


Tabela resumida
Princípio ativo: Decanoato de nandrolona
Nome comercial mais conhecido: Deca-Durabolin®
Família: 19-nortestosterona
Forma: Solução injetável e cápsulas manipuladas
Meia-vida: 6 dias
Anabolismo (hipertrofia):
Androgenia (masculinização):
Estrogenismo (feminilização):
Hepatoxidade:
Efeito lipolítico (queima de gordura):
Retenção hídrica:
Distúrbios psicológicos:
Disponibilidade (acesso no mercado):
Preço (custo):

Introdução

A nandrolona é muito semelhante à testosterona na estrutura, embora não tenha um átomo de carbono na posição 19 (daí seu outro nome, 19-nortestosterona). Como a testosterona, a nandrolona exibe propriedades anabólicas relativamente fortes.

Ao contrário da testosterona, no entanto, sua atividade de construção de tecidos é acompanhada por propriedades androgênicas fracas. Muito disso tem a ver com a redução da nandrolona a um esteroide mais fraco, diidronandrolona, nos mesmos tecidos-alvo responsivos a andrógenos que potencializam a ação da testosterona (convertendo-a em DHT).

As propriedades suaves do decanoato de nandrolona o tornaram um dos esteroides injetáveis mais populares em todo o mundo, altamente preferido por atletas por sua capacidade de promover força significativa e ganhos de massa muscular magra sem fortes efeitos colaterais androgênicos ou estrogênicos.

História: o decanoato de nandrolona foi descrito pela primeira vez em 1960. Tornou-se um medicamento de prescrição em 1962. Foi desenvolvido pela gigante farmacêutica internacional Organon e vendido sob a marca Deca-Durabolin®.

O nome Deca-Durabolin® denota que o produto contém uma variante do Durabolin® injetável de nandrolona da Organon (fenilpropionato de nandrolona), usando um éster de 10 átomos de carbono.

Para que serve (efeitos esperados)

As aplicações médicas modernas, aprovadas, para o medicamento são ainda mais refinadas do que eram em meados da década de 1970.

Nos Estados Unidos, o medicamento agora é aprovado pela FDA apenas para o tratamento da anemia, embora também seja freqüentemente usado “off label” para preservar a massa magra em pacientes HIV positivos e outros que sofrem de doenças debilitantes.

Fora dos EUA, a Organon parece apoiar o uso desta droga principalmente em pacientes que sofrem de anemia grave, osteoporose e câncer de mama avançado.

O decanoato de nandrolona fornece um aumento acentuado na liberação de nandrolona 24 a 48 horas após a injeção intramuscular profunda, que diminui continuamente para perto dos níveis basais aproximadamente duas semanas depois. A meia-vida do decanoato de nandrolona é de 7 a 12 dias.

A nandrolona promove:

  • o aumento da síntese protéica (aumento nos níveis de colágeno e da densidade óssea);
  • estimulação da formação periosteal;
  • maior retenção de liquido sinovial;
  • redução as dores articulares e orevenção de inflamações dos tendões e ligamentos;
  • redução dos níveis de hormônios glicocorticoides;
  • aumento nos níveis de IGF-1;
  • aumento nas células vermelhas;
  • aumento no aproveitamento de nutrientes pelo corpo;
  • aumento de força.

Efeitos colaterais

A nandrolona tem uma tendência baixa para a conversão de estrogênio, estimada em apenas 20% daquela observada com a testosterona. Isso ocorre porque, embora o fígado possa converter nandrolona em estradiol, e em outros locais mais ativos de aromatização de esteróides, como o tecido adiposo, a nandrolona está muito menos aberta a esse processo.

Consequentemente, os efeitos colaterais relacionados ao estrogênio são uma preocupação muito menor com essa droga do que com a testosterona. Níveis elevados de estrogênio ainda podem ser notados com doses mais altas, no entanto, podem causar efeitos colaterais como:

  • aumento da retenção de água;
  • ganho de gordura corporal;
  • ginecomastia.

É importante notar que a nandrolona tem alguma atividade como progesterona no corpo. Embora a progesterona seja um esteróide c-19, a remoção desse grupo, como na 19-norprogesterona, cria um hormônio com maior afinidade de ligação para seu receptor correspondente.

Compartilhando essa característica, muitos esteroides anabolizantes 19 também demonstraram ter alguma afinidade com o receptor de progesterona.  Os efeitos colaterais associados à progesterona são semelhantes aos do estrogênio, incluindo:

  • a inibição por feedback negativo da produção de testosterona;
  • aumento da taxa de armazenamento de gordura.

Os progestágenos também aumentam o efeito estimulador dos estrogênios no crescimento do tecido mamário (ginecomastia).

A nandrolona não é 17 alfa alquilado e não tem efeitos hepatotóxicos conhecidos em indivíduos saudáveis. A toxicidade hepática é improvável.

Efeitos colaterais (cardiovasculares): os esteróides anabólicos / androgênicos podem ter efeitos deletérios sobre o colesterol sérico. Isso inclui uma tendência de reduzir os valores do colesterol HDL (bom) e aumentar os valores do colesterol LDL (mau), o que pode mudar o equilíbrio de HDL para LDL em uma direção que favorece um maior risco de arteriosclerose.

Os esteroides anabólicos-androgênicos também podem afetar adversamente a pressão arterial e os triglicerídeos, reduzir o relaxamento endotelial e apoiar a hipertrofia ventricular esquerda, todos aumentando potencialmente o risco de doença cardiovascular e infarto do miocárdio.

Para ajudar a reduzir o esforço cardiovascular, é aconselhável manter um programa de exercícios cardiovasculares ativo e minimizar a ingestão de gorduras saturadas, colesterol e carboidratos simples em todos os momentos.

Acredita-se que a atividade progestínica da nandrolona contribua notavelmente para a supressão da síntese de testosterona durante a terapia, que pode ser acentuada apesar de uma baixa tendência à conversão de estrogênio. O hipogonadismo hipogonadotrófico prolongado pode se desenvolver secundário ao abuso de esteroides, necessitando de intervenção médica.

Por fim, existem fortes evidências que o uso da nandrolona no longo prazo pode causar redução da capacidade cognitiva e relacionado a memória. E, ainda, no curto prazo, pode causar efeito leve ansiolítico (a nandrolona tem reação negativa sobre a serotonina).

Ciclos comuns

Administração em homens:

Para tratar a anemia renal, as diretrizes de prescrição do decanoato de nandrolona recomendam uma dosagem de 100 a 200 mg por semana.

A dosagem usual para propósitos de melhoria do físico ou desempenho é a faixa de 200 a 600 mg por semana, tomada em ciclos de 8 a 12 semanas de duração. Este nível é suficiente para a maioria dos usuários notar ganhos mensuráveis na massa muscular magra e força.

Sendo um construtor muscular moderadamente forte, a nandrolona também pode ser incorporada em ciclos de massa com resultados aceitáveis. A clássica pilha “Deca® e D-bol®” (geralmente 200-400 mg de decanoato de nandrolona por semana e 15 a 25 mg de Dianabol® por dia) tem sido uma base de musculação por décadas e sempre parece fornecer excelente crescimento muscular.

Administração em mulheres:

Para efeitos anabólicos gerais, as diretrizes de prescrição precoce recomendam uma dosagem de 50 a 100 mg a cada semana durante 10 semanas.

AVISO: CONSULTE UM MÉDICO ANTES DE TOMAR QUALQUER MEDICAMENTO. As informações apresentadas neste site não substituem prescrição médica personalizada. O conteúdo postado é meramente informativo. Os textos publicados por Cláudio Chamini foram manipulados por IA e podem conter alucinações. Os textos do Dr. Thiago Carneiro não sofreram manipulação.

Referências

  1. Anabolics (William Llewellyn);
  2. Hormônios no Fisiculturismo (Dudu Haluch);
  3. Esteroides Anabólico Androgênicos (Lucas Caseri);
  4. Endocrinologia Feminina e Andrologia (Ruth Clapauch).

Nomes de referência: estrenolona.

Vídeos relevantes

Indisponível.

Links relevantes

Indisponível.

Publique seu conteúdo como colaborador

       (0 avaliações)

Comentários

Comentários Destacados

  • Moderador
Locemar

Postado

Sem dúvida é um esteroide excelente. É preciso cuidar de perto da pressão arterial que tende a subir além da prolactina que em alguns indivíduos pode aumentar desenvolvendo ginecomastia.

A questão da retenção hídrica só vai atrapalhar quem não estiver cuidando da dieta ou tiver o percentual de gordura elevado. Mantendo o BF controlado, os ganhos de volume não atrapalham a qualidade muscular. 

Cláudio Chamini

Postado

Ainda não tomei coragem para seguir para o próximo nível, ainda tentando explorar meu limite genético. Mas quando achar que o shape já não cresce mais nem 1 cm sem alguns aditivos, a Deca está no radar. @Thiago Carneiro obrigado por compartilhar seu conhecimento sobre este anabolizante esteroide. Certamente visitarei muito esta seção nos próximos meses para saber mais sobre as drogas.

Alice Oliveira S.

Postado

Seguindo as pesquisas que estou fazendo sobre os esteroides, compartilho opiniões sobre a deca que recebi por mensagem privada:

Citar

Particularmente a DECA não é uma droga viável para fazer o ciclo somente com ela, entra mais para complementar o uso de outras drogas,  em mulheres é um pouco mais complicado,  como as doses precisam ser bem baixas,  misturar varias drogas pode acabar passando do ponto,  mas tbm é possível.

Tudo depende do seu objetivo,  deca é boa para bulk (ganhar massa),  ja a oxandrolona é a favorita das meninas para o cutting (secar).

Pontos positivos da DECA: 

- muita fome, muita mesmo.....  você acorda com a barriga roncando e vai dormir com fome,  independente do quanto comeu.  Gosto da sinergia dela no ciclo para ganhar massa,  pois é preciso comer grandes quantidades, eu estava jantando quase 1kg de arroz... essa fome extra me ajudou muito.

- Recuperação muscular absurda,  terminava o treino morto e no dia seguinte acordava como se não tivesse feito nada, em dois dias ja conseguiria treinar o mesmo musculo novamente.

- melhora muito dores nas juntas e deixa a pele super hidratada,  a pele fica uma delicia.  Eu mesmo que raspo a perna com uma gilete cega,  parecia uma modelo patrocinada da vitoria secrets....kkkkkkkk

Pontos negativos da DECA:

- Espinhas:  como a pele fica hidratada,  tbm fica mais oleosa, geralmente quem teve problemas com espinhas na adolescência (meu caso),  acaba aparecendo como colateral forte. Felizmente só tive espinhas nas costas (como na adolescência),  mas ficou bem feio durante o ciclo. Algumas pessoas chegam a precisar usar roacutan para controlar.

- ganho de massa e força: não vejo grandes mudanças na força, nem hipertrofia.  Comparado a outras drogas, esse efeito é bem fraco 

Isso tudo é minha opinião sobre o que percebi no meu corpo,  em outras pessoas pode ser diferente.

Citar

Olha, digamos q deca me gerou mais colaterais esteticos, acne, cravos, pelos crescendo bem rápidos e o q eu vejo em mulheres e exatamente a mesma coisa, virilização, voz. Não aconselho muito, não. Pode ver q meu segundo bulk eu n usei deca, só usaria novamente pq ainda tenho do ultimo e pelo efeito q ele gera nas articulações. Mas para mulher, eu n aconselho, muito colateral mesm em dose baixa.

Sobre Oxandrolona, ela n é como relatam, algo fraco, e tem colaterais significativos, o pessoal usa uma dose bem alta tbm, eu sendo homem e pesando quase 100kg, usei 20mg dia para vc ter uma noção no meu cut. 

Uma coisa q posso te confirmar com certeza é q cada corpo é um corpo, cada um responde de uma forma. E só testando vc vai saber suas respostas. Eu aconselharia boldenona de uma boa marca, até 100mg por semana, está ótimo, bons resultados aliados a treino e dieta e poucos colaterais.

Mas eu sei q quando a gente poe algo na cabeça é dificil tirar... rsrs se for continuar com Oxandrolona, nunca use manipulado, só marca conhecida e comece no maximo com 5/10mg dia e NUNCA aumente a dose pq n está sentindo colateral. 

 

Rodrigo Thalles

Postado

Galera , vou fazer meu primeiro ciclo de deca e dura , 250 mg de cada por semana , mais alimentacao , e treino 5 dias da semana , meu peso eh 78 kilos por 1,75 de altura , vcs acham que vou ter resultado bom , posso tomar Diana junto , e oq indicam pra tpc

  • Administrador
fisiculturismo

Postado

Em 13/10/2021 em 22:09, Rodrigo Thalles disse:

Galera , vou fazer meu primeiro ciclo de deca e dura , 250 mg de cada por semana , mais alimentacao , e treino 5 dias da semana , meu peso eh 78 kilos por 1,75 de altura , vcs acham que vou ter resultado bom , posso tomar Diana junto , e oq indicam pra tpc

Fala @Rodrigo Thalles! Crie seu tópico no fórum!

Alice Oliveira S.

Postado

Em 13/10/2021 em 22:09, Rodrigo Thalles disse:

Galera , vou fazer meu primeiro ciclo de deca e dura , 250 mg de cada por semana , mais alimentacao , e treino 5 dias da semana , meu peso eh 78 kilos por 1,75 de altura , vcs acham que vou ter resultado bom , posso tomar Diana junto , e oq indicam pra tpc

Fez o ciclo?



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...