Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dilema: Hipertrofia X Gordura Corporal


dogwhisperer

Post Destacado

Sempre leio que, sobre a dieta para ganho de massa, "têm de encaixar nos seus macros". O que significa isso na prática?
Vivo com o dilema do ganho de massa (hipertrofia) vs. barriga, pois já tenho 34 anos, 1,77 m e 74 Kg, sou ectomorfo, e ouvi de uma nutricionista uma vez que "é mito ter de comer muito para ganhar massa", ela me disse que o ideal é ter "dieta e suplementação específica e beber muita água", além é claro do descanso.

Mesmo com um bulk mais limpo possível (e isso não é tão problema para mim) é alcançável um ganho de massa sem muito volume abdominal (com dieta regradíssima)?
Afinal, lanço uma pergunta interessante para os amigos aqui do fórum: Para ser "grande" é sempre obrigatório antes ficar "gordo"? (para posteriormente fazer o cutting?)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

Gostei muito do seu post...uma pergunta objetiva.

Não sei responder.

Um culturista se preparando pra competição tem de ter de 4 a 7% de gordura, esse é seu cutting e aí ele baixa carbs, aumenta proteínas e usa drogas que queimam gorduras como trembolona, masteron etc.

Aí vai se desidratar para a competição.

Depois deve aumentar o BF até 12% no bulking e deverá usar drogas com testosterona para ganhar volume.

Eu estou falando o que fazem e não recomendando AES pra ninguém.

Pra culturistas assim se recomenda 3 gr de proteínas por kg de peso, já de carb e gordura não sei a quantidade de gramas nem em cutting nem em bulking.

Mas não sei se isso funciona para culturista natural.

No bulking ele ganharia muito mais gordura do que músculos mas dependeria de ser ecto, meso ou endo.

No cutting perderia músculos demais, provavelmente, com a dieta e aeróbicos.

Tem natural usando a técnica do CICLO DE CARBS.

Eu não faço cutting nem bulking, faço dieta de culturismo no pré e pós e resto do dia é pra emagrecer.

Tenho bons ganhos de força mas não estou satisfeito com evolução do volume e estou conseguindo baixar lentamente o BF com recaídas nos fins de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pergunta. Primeiro de tudo quando dizemos bater os macros, é simplesmente bater aquele número X de calorias por exemplos que serão provenientes de algum nutriente. Ex, carbos e proteina (refeicao pos treino por exemplo). Um exemplo fácil seria voce esta em bulk, e sua meta diária é 3500kcal, voce começou o dia seguindo sua dieta, batendo suas macros, so que em uma determinada hora voce falhou na sua alimentação, acabou que ao invés de bater X calorias na refeicao voce bateu Y, no final do dia ou mesmo na próxima refeicao seria ideal voce recuperar esse saldo. Voce vai lá e competa com um Shake por exemplo. Algumas vezes, em bulk por exemplo, algumas pessoas tiveram o dia muito corrido acabam que pra baterem suas macros recorrem a fast foods, isso é normal, principalmente em bulk. Lanches que alto nivel de carboidrato pra bater suas macros.

Com relação a crescer, isso é realmente fato, é MUITO difícil voce crescer seco sem auxilio de drogas, isso é FATO. Mas da? Da. Obviamente que isso vai exigir muito mais disciplina, condição financeira. Eu diria que é mais perseverança.

Lembramos que voce precisa de saldo positivo pra crescer, saldo calórico. Voce há de concordar que é muito difícil voce bater 4000 calorias comendo batata doce concorda? Então, comer sempre totalmente limpo acaba sendo muito duro e a quantidade de comida teria que ser muito grande. É por isso que é importante voce seguir uma dieta de bulk limpo, por mais que seja difícil, mas ela será mais fácil de obter resultados na hora so cut.

Voce vai ter que ser menos agressivo na dieta do que se voce fizesse o bulk sujo.

Nao precisa consumir saldo calórico acima de 1000 por dia, isso é ilusão que vai aumentar mais rapido. O corpo eé esperto e vai carregar aquilo como gordura com muito mais frequencia.

Uma maneira de "burlar" isso, e maximizar o ganho tentando ganhar menos deposito de gordura é ciclar os carbos. Ou mesmo alterar bulk e cut em curtos espaços, quebrar a homeostase lipogenica com mais frequencia. Uma semana faz 4000kcal, na outra desce 2500 e dobra a proteina, na outra semana sobe 4000kcal, na outra semana desce pra 2500 e dobra proteina. Isso sucessivamente, monitore o peso diariamente no bulk, e no cut. Em tese, nessa maneira voce terá que ganhar peso na semana, e estabilizar na outra.

Espero ter ajudado. Quase uma aula, de longa mas pode ter ajudado bastante gente.

Outra dica, é procure profissionais voltados ao desempenho físico. Nutricionistas esportistas, Fisiologistas e bons treinadores. Se voce for em um nutricionista "quadrado" ele vai passar Néscau no café da manha, vai lhe passar leite no cutting e isso a gente sabe que nao existe. Uma coisa é manter a saúde outra é fibrar e trincar o "shape". Sao coisa distintas. Entrar no consultório de um nutricionista e dizer pra ele que voce deseja trincar a barriga, TODOS saberão que o paciente tem que se submeter a uma intensa dieta restrita a sal, alguns Carbos, e gordura, e praticar muito aerobiose. Se ele nao falar isso, e lhe indicar néscau ou leite, corra, ele deseja somente seu DINHEIRO.

Abraçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou falar da minha experiencia, do que ja vi acontecendo e senti acontecendo.... eu nunca vi uma pessoa que nunca usou anabols, conseguir fazer um off de resultado sem ficar "inchado", o que é diferente de gordo, o inchado vc ve que o cara esta grande mas esta liso, sem definição e as gorduras ficam mais aparentes, mesmo que ele consiga fazer um off sem ganhar gordura.

 

Off de resultado eu digo ganhos decentes, é um off que se tem resultados expressivos...dependendo de cada corpo é claro. No meu caso faço off que consigo gerar 2-3,5kg de massa magra por mes e dependendo do mes, da pra passar sem ganhar nada de gordura, ou no maximo 500g de gordura se os ganhos de massa forem elevados.

 

Durante o off sinto que estou grande mas vejo que as gorduras ficam mais aparentes do que antes do off, independente do ganho de gordura pois eu ACHO que a massa magra que vc adicionou da a impressao que a sua gordura cresceu mto pelo fato de vc nao conseguir ver os musculos e a camisa ficar mais apertada, dando aquela impressao de grande e gordo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levantei o questionamento pois cheguei à conclusão de que: se é para chegar num nível corporal com um grande aumento de volume muscular (objetivo) ficando muito barrigudo antes (vide fotos de off's e on's: bulk e cutt por aí à fora) então para quem não compete e quer somente melhorar o "shape" não compensaria fazer isso. 

 

Alguém mais concorda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...