Jump to content
Sign in to follow this  
dogwhisperer

Dilema: Hipertrofia X Gordura Corporal

Rate this topic

Recommended Posts

Sempre leio que, sobre a dieta para ganho de massa, "têm de encaixar nos seus macros". O que significa isso na prática?
Vivo com o dilema do ganho de massa (hipertrofia) vs. barriga, pois já tenho 34 anos, 1,77 m e 74 Kg, sou ectomorfo, e ouvi de uma nutricionista uma vez que "é mito ter de comer muito para ganhar massa", ela me disse que o ideal é ter "dieta e suplementação específica e beber muita água", além é claro do descanso.

Mesmo com um bulk mais limpo possível (e isso não é tão problema para mim) é alcançável um ganho de massa sem muito volume abdominal (com dieta regradíssima)?
Afinal, lanço uma pergunta interessante para os amigos aqui do fórum: Para ser "grande" é sempre obrigatório antes ficar "gordo"? (para posteriormente fazer o cutting?)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Gostei muito do seu post...uma pergunta objetiva.

Não sei responder.

Um culturista se preparando pra competição tem de ter de 4 a 7% de gordura, esse é seu cutting e aí ele baixa carbs, aumenta proteínas e usa drogas que queimam gorduras como trembolona, masteron etc.

Aí vai se desidratar para a competição.

Depois deve aumentar o BF até 12% no bulking e deverá usar drogas com testosterona para ganhar volume.

Eu estou falando o que fazem e não recomendando AES pra ninguém.

Pra culturistas assim se recomenda 3 gr de proteínas por kg de peso, já de carb e gordura não sei a quantidade de gramas nem em cutting nem em bulking.

Mas não sei se isso funciona para culturista natural.

No bulking ele ganharia muito mais gordura do que músculos mas dependeria de ser ecto, meso ou endo.

No cutting perderia músculos demais, provavelmente, com a dieta e aeróbicos.

Tem natural usando a técnica do CICLO DE CARBS.

Eu não faço cutting nem bulking, faço dieta de culturismo no pré e pós e resto do dia é pra emagrecer.

Tenho bons ganhos de força mas não estou satisfeito com evolução do volume e estou conseguindo baixar lentamente o BF com recaídas nos fins de semana.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa pergunta. Primeiro de tudo quando dizemos bater os macros, é simplesmente bater aquele número X de calorias por exemplos que serão provenientes de algum nutriente. Ex, carbos e proteina (refeicao pos treino por exemplo). Um exemplo fácil seria voce esta em bulk, e sua meta diária é 3500kcal, voce começou o dia seguindo sua dieta, batendo suas macros, so que em uma determinada hora voce falhou na sua alimentação, acabou que ao invés de bater X calorias na refeicao voce bateu Y, no final do dia ou mesmo na próxima refeicao seria ideal voce recuperar esse saldo. Voce vai lá e competa com um Shake por exemplo. Algumas vezes, em bulk por exemplo, algumas pessoas tiveram o dia muito corrido acabam que pra baterem suas macros recorrem a fast foods, isso é normal, principalmente em bulk. Lanches que alto nivel de carboidrato pra bater suas macros.

Com relação a crescer, isso é realmente fato, é MUITO difícil voce crescer seco sem auxilio de drogas, isso é FATO. Mas da? Da. Obviamente que isso vai exigir muito mais disciplina, condição financeira. Eu diria que é mais perseverança.

Lembramos que voce precisa de saldo positivo pra crescer, saldo calórico. Voce há de concordar que é muito difícil voce bater 4000 calorias comendo batata doce concorda? Então, comer sempre totalmente limpo acaba sendo muito duro e a quantidade de comida teria que ser muito grande. É por isso que é importante voce seguir uma dieta de bulk limpo, por mais que seja difícil, mas ela será mais fácil de obter resultados na hora so cut.

Voce vai ter que ser menos agressivo na dieta do que se voce fizesse o bulk sujo.

Nao precisa consumir saldo calórico acima de 1000 por dia, isso é ilusão que vai aumentar mais rapido. O corpo eé esperto e vai carregar aquilo como gordura com muito mais frequencia.

Uma maneira de "burlar" isso, e maximizar o ganho tentando ganhar menos deposito de gordura é ciclar os carbos. Ou mesmo alterar bulk e cut em curtos espaços, quebrar a homeostase lipogenica com mais frequencia. Uma semana faz 4000kcal, na outra desce 2500 e dobra a proteina, na outra semana sobe 4000kcal, na outra semana desce pra 2500 e dobra proteina. Isso sucessivamente, monitore o peso diariamente no bulk, e no cut. Em tese, nessa maneira voce terá que ganhar peso na semana, e estabilizar na outra.

Espero ter ajudado. Quase uma aula, de longa mas pode ter ajudado bastante gente.

Outra dica, é procure profissionais voltados ao desempenho físico. Nutricionistas esportistas, Fisiologistas e bons treinadores. Se voce for em um nutricionista "quadrado" ele vai passar Néscau no café da manha, vai lhe passar leite no cutting e isso a gente sabe que nao existe. Uma coisa é manter a saúde outra é fibrar e trincar o "shape". Sao coisa distintas. Entrar no consultório de um nutricionista e dizer pra ele que voce deseja trincar a barriga, TODOS saberão que o paciente tem que se submeter a uma intensa dieta restrita a sal, alguns Carbos, e gordura, e praticar muito aerobiose. Se ele nao falar isso, e lhe indicar néscau ou leite, corra, ele deseja somente seu DINHEIRO.

Abraçao.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou falar da minha experiencia, do que ja vi acontecendo e senti acontecendo.... eu nunca vi uma pessoa que nunca usou anabols, conseguir fazer um off de resultado sem ficar "inchado", o que é diferente de gordo, o inchado vc ve que o cara esta grande mas esta liso, sem definição e as gorduras ficam mais aparentes, mesmo que ele consiga fazer um off sem ganhar gordura.

 

Off de resultado eu digo ganhos decentes, é um off que se tem resultados expressivos...dependendo de cada corpo é claro. No meu caso faço off que consigo gerar 2-3,5kg de massa magra por mes e dependendo do mes, da pra passar sem ganhar nada de gordura, ou no maximo 500g de gordura se os ganhos de massa forem elevados.

 

Durante o off sinto que estou grande mas vejo que as gorduras ficam mais aparentes do que antes do off, independente do ganho de gordura pois eu ACHO que a massa magra que vc adicionou da a impressao que a sua gordura cresceu mto pelo fato de vc nao conseguir ver os musculos e a camisa ficar mais apertada, dando aquela impressao de grande e gordo!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Levantei o questionamento pois cheguei à conclusão de que: se é para chegar num nível corporal com um grande aumento de volume muscular (objetivo) ficando muito barrigudo antes (vide fotos de off's e on's: bulk e cutt por aí à fora) então para quem não compete e quer somente melhorar o "shape" não compensaria fazer isso. 

 

Alguém mais concorda?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Similar Content

    • By v_shape
      Este texto é tradução de parte de artigo científico original em inglês, postado em 09 de Agosto de 2010.
      Como não sou tradutor, não me responsabilizo por eventuais erros de interpretação e radução meus nem pelas idéias do autor.
      Exercícios Resistidos com Alto Volume e Cargas Moderadas Estimulam Mais a Síntese Proteica Muscular Esquelética do que Exercícios Resistidos com Cargas Altas e Baixo Volume em Homens Jovens
      Nicholas A. Burd1, Daniel W. D. West1, Aaron W. Staples1,Philip J. Atherton2, Jeff M. Baker1, Daniel R. Moore1, Andrew M. Holwerda1, Gianni Parise1,3, Michael J. Rennie2, Steven K. Baker4, Stuart M. Phillips1*
      1 Grupo de Pesquisa sobre o Metabolismo do Exercício, Departamento de Cinesiologia, Universidade McMaster, Hamilton, Ontário, Canadá, 2 Escola de Graduação em Medicina e Saúde, Hospital City, Universidade de Nottingham, Derby, Reino Unido, 3 Departamento de Física Médica e Radiologia, Universidade McMaster, Hamilton, Ontário, Canadá, 4 Departamento de Neurologia, Michael G. Escola de Medicina DeGroote, Universidade McMaster, Hamilton, Ontário, Canadá
      Resumo
      Objetivo
      Nós procuramos determinar o efeito da intensidade (% da Repetição Máxima - 1RM) do exercício resistido e do volume sobre a síntese proteica muscular, sinalizadores anabólicos, e expressão do gene miogênico.
      Metodologia/Principais descobertas
      Cinquenta homens (com idade entre 20 e 22 anos; com IMC entre 23,3 e 24,9 Kg/m2) executaram 4 séries do exercício extensão de pernas com diferentes cargas e/ou volumes: a 90% da repetição máxima (1RM) até sua falha individual (Falha90), a 30% 1RM combinado com 90% (30CM - 30% da Carga Máxima), ou 30% 1RM executados até a falha individual (Falha30). Houve infusão de [anel-13C6] fenillalanina com uso de biopsias para mensurar as taxas de síntese de proeínas musculares mistas (MIX), miofibrilares (MYO) (87%), e sarcoplasmáticas (SARC) em descanso, e 4hs e 24 hs após o exercício. Exercícos a 30CM induziram a significante aumento sobre o período de descanso na síntesse de proteínas musculares mistas (MIX) (121%) e miofibrilares (MYO) de 87% após 4 horas do exercício físico, mas após 24 horas apenas as proteínas mistas (MIX) aumentaram. O aumento na taxa de síntese proteica muscular em MIX e MYO 4 horas após os exercícios com Falha90 em Falha30 foi maior que o 30CM, sem nenhuma diferença entre estas condições; porém, MYO permaneceu elevada (199%) sobre o restante das proteínas durante 24 horas após o treino somente no Falha30. Existiu um aumento significativo em AktSer473 (sinalizador celular) 24 horas após o exercício em todas as condições (P = 0,023 e mTORSer2448 fosofrilação em 4 horas após o exercício (P = 0.025). Fosforilação de Erk1/2Tyr202/204, p70S6KThr389, e 4E-BP1Thr37/46 aumentado significativamente (P<0.05) somente na condição Falha30 ao final de 4 horas após o exercício, enquanto que a fosforilação de 4E-BP1Thr37/46 foi maior 24 horas após o exercício do que em repouso em ambas as condições Falha90 (237%) em Falha30 (312%). A expressão Pax7 mRNA aumentou 24 horas após o exercício (P = 0.02) em todas as condições. A expressão mRNA da MyoD e miogenina foram constantemetne elevados na condição Falha30.
      Conclusão
      Estes resultados sugerem que exercícios físicos resistidos com cargas moderadas e alto volume são mais efetivos em induzirem mais anabolismo muscular do que os exercícios com cargas altas e baixo volume ou os dois combinados juntos.
      INTRODUÇÃO
      Exercícios resistidos estimulam a síntese de proteínas musculares esqueléticas, as quais são resumidamente chamadas de hipertrofia muscular. Normalmente se recomenda que contrações com altas cargas (exemplo, ≥70% da repetição máxima; 1RM) sejam executadas para fornecer um estímulo ótimo para o crescimento muscular. Foi estabelecido recentemente, contrariamente, que a síntese de proteínas miofibrilar (MYO) é na verdade maximamente estimulada em 60% da 1RM, no estado de pós-absorção, com nenhum aumento para a condição de cargas altas (ex., 75–90% 1RM) . Além disso, executar contrações com cargas moderadas (~20% 1RM) com oclusão vascular é suficiente para induzir a um aumento na síntese de proteína muscular mista (MIX), a qual explica os aumentos significativos em tamanho e força muscular, equivalente aqueles vistos em contrações de alta intesidade, que ocorrem com treinamento de oclusão sanguínea. Juntos, estes dados sugerem que cargas altas externas (ex., alta intensidade) não são pré-requisito para induzir aumentos na síntese de proteína muscular gerando assim hipertrofia muscular.
      O estudo de Henneman descreveu que o recrutamento das unidades motoras ocorre de forma progressiva das pequenas para as maiores (ex., o princípio do tamanho). Como oposto ao requerimento para alta contrações de alta intensidade nós acreditamos que o número total de contrações, independentemente da intensidade, podem resultar em uma ativação total das unidades motoras e recrutamento das fibras musculares e deve ter igual ou maior importância que a intensidade para atingir a estimulação da síntese de proteína muscular. Especialmente no mesmo de ativação da fibra muscular e presumindo uma estimulação similar da síntese de proteína msuclar miofibrilar (MYO), deverá ocorrer independentemetne da intensidade que o exercício tenha sido executado até a fadiga individual (falha) na mesma linha de observação do treinamento oclusivo.
      A regulação da síntese de proteína muscular é multifacetada e investigações recentes demonstram tanto as vias sinalizadoras quanto os Akt-mTOR e as proteína quinase ativadas por mitogeno (PKAMs; ex., Erk1/2) em cascata são importantes promotores de anbolismo induzido por exercício. Mesmo assim, destas investigações é difícil dicernir se as proteínas sinalizadoras de anabolismo por exercício são ativadas por longos períodos de tempo (ex., ≥24 h) e desempenham um papel importante na sustentação do aumento da síntese de proteína muscular que parecem ocorrer durante os dias após o exercício. De forma similar, a geradora de músculo nos adultos (células satélites) tem sido sugeridas como escenciais para a hipertrofia muscular como uma adaptação ao treinamento resistido. Mesmo assim é difícil determinar a importancia da expressão aumentada de Pax7, um marcador da ativação da célual satélite, o qual junto com outros fotores de regulação miogênica (FRMs), como o MioD, Mif5, MRF4, e miogenina, os quais estão envolvidos na ativação, proliferação e diferenciação das células tronco musculares, estão relacionandas ao aumento da respotas da síntese de proteína muscular induzido pelo exercício, especialmente em períodos pós treino (ex., >24hs) após a seção de treino.
      Neste estudo, nós procuramos sistematicamente investigar o impacto de dois tipos distintos de exercícios com cargas paralelamente com diferentes volumes de exercícios na sinalização anabólica, expressão do gene miogênico, e taxas de síntese de proteínas musculares (MIX, MYO e SARC). Utilizamos principalmente o modelo unilateral no qual os participantes executaram exercícios a 90% da 1RM até a falha (Falha 90), 30% da 1RM na qual o valor do trabalho externo foi combinada com o Falha 90 (30CM), ou 30% da 1RM até a falha (Falha30). Isto nos forneceu a ferramenta necessaria para desvendar as influências separadas entre carga (intensidade) e volume em variáveis anabólicas específicas após executar exercícios resitidos. Nós hipotetizamos que a resposta anabólica ao exercício poderia ser similar aos tipos de treinamento (as 3 condições) formulados para recrutar a ativação máxima de fibras (ex., Falha90 e Falha30); mesmo assim, a intensidade do exercício seria importante para maximizar a resposta anabólica entre entre os modos de exercícios envovlidos (Falha90>30CM).
      Fonte: https://journals.plos.org/plosone/
      Abraço.
    • By bloko
      Montei um ciclo com as sugestões do @Apollo Galeno que fizemos em outro tópico e vou manter o relato aqui.
      Primeiro ciclo.
      Idade 32 anos
      altura 1,71
      peso 67kg
      Tronco Normal: 96,50 cm
      Cintura: 78,50 cm
      Abdômem: 81,50 cm
      Quadril: 100,50 cm
      Braço Relaxado Dir: 30,50 cm
      Antebraço Dir: 26,50 cm
      Coxa Dir: 50,30 cm
      Panturrilha Dir relaxada: 37,30 cm
      BF 15.09%
      Tempo de treino 2 meses de musculação, faço outros esportes
      objetivo 'ciclo estético', ganhar peso rápido e da forma mais "limpa", que se mantenha o possível após o ciclo sem grandes colaterais. Ganhando pouco volume e mantendo definição
      Aes: cipionato 200mg  GOLD e oxandrolona 10mg GOLD
      - Cipionato 200 mg / semana (3 aplicações por semana )
      - Oxandrolona 20 mg/dia (tomar de 12/12 hs) pretendo aumentar no decorrer
      Devo tomar por apenas 6 semanas, se eu chegar a 71kg ou mais encerro na sexta semana.
      Tenho dúvidas sobre o final do ciclo, se corto abruptamente tudo ou vou aos poucos. Minha testo esta boa agora, mostrei os exames no outro tópico (em 650 se não me engano), quero que ela volte ao normal o mais rapido que der quando terminar o uso.
      Tenho também Anastrozol 1mg GOLD que pretendo usar durante o ciclo. E consigo HCG com um amigo se for indicado pra melhor tpc.
      Treino:
      ABC peito e triceps segunda, costa e biceps quarta, perna e ombro sexta - faço 4 exercícios de grupos musculares grandes e 2 ou 3 exercícios de grupos pequenos. Faço apenas 1 série até a exaustão sendo de 8 a 12 repetições no máximo com 5 segundos na contração e 5 segundos na volta, cada exercício dura em média 80 a 120 segundos (treino que peguei alguns anos atrás de hipertrofia que trabalha muito bem os musculos)
      Terça e quinta Bjj
      Finais de semana surf
      Total 3 dias hipertrofia e 3 dias aerobico
      Dieta:
      259g proteina 368g carboidrato 70g gordura = 3.195kcal
      cafe da manha 4 ovos + banana + 40g de aveia
      almoço 150g arroz + 100g feijao + 2 bifes salada a vontade
      lanche pre treino 250ml agua dose whey top growth  + banana + 20g aveia
      pós treino 250ml agua dose whey top growth  + banana
      janta 150g arroz + 100g feijao + 2 bifes salada a vontade
      ceia 2 ovos + 30g pipoca (geralmente coloco estes ovos nos shakes e na ceia como apenas pipoca)
      Suplementos:
      Tomo regularmente: Vit D 5.000UI, omega 3, creatina glutamina e bcca
      Comprei para o ciclo OPTIMEN multivitaminicio que parece ser paulada - segue foto do suplemento
       
      É isso galera, estando tudo ok por aqui o ciclo deve iniciar segunda feira 20.01.2020
      Aceito todas as opiniões e sugestões, foi exatamente pra isso que criei o tópico e vou fazer o relato.
      Estou fazendo primeiro ciclo e tenho a intenção de que seja o unico. Depos é manter o peso com dieta e equilibrio. Mas agora como tenho trabalho muito corrido e sou ativo, metabolismo acelerado, mesmo fazendo dieta não consigo passar dos 70 "ao natural". Vim estudando bastante e acho que vale a pena fazer este ciclo 🤞💪🙏
      conto com a sugestao dos mais experientes
       


    • By juninho1
      Sei que é impossível ganhar massa muscular e perder gordura.
      Me disseram que chá verde não "emagrece" ele faz com que somente a gordura do corpo "queime" mais rápido. ISSO É VERDADE?
      SEGUNDA PERGUNTA
      Se eu acrescentar chá verde na minha dieta para hipertrofia estarei acumulando menos gordura????????????????????????????????
      Valeu pessoal todo comentário será bem vindo, abraço
    • By Jaque123
      Por favor, alguém encontre o erro, não consigo baixar meu BF!
      Treino 5x por semana + aeróbico 4x por semana, (em jejum ou em pós treino) sigo dieta, e estou totalmente estagnada no peso, não consigo diminuir nada! Não sei o que posso estar fazendo de errado..
      Tenho 1.70 -  Peso: 75 kg -
      Ja fiz uso do clembuterol e muitos outros termos, antes me ajudou um pouco, dessa vez estou usando o clemb novamente ( conforme todas orientações de como usá-lo, a primeira vez de usei tive resultados excelentes!) dessa vez não tenho visto resultados. Não uso suplementação, só alimentação, a unica coisa que utilizo é o Whey no pós-treino. Tenho certa facilidade em ganho de massa, porém muita dificuldade em perder gordura, então fico sempre no limite... não vou nem pra frente, nem pra trás.. 
      Estava pensando em recorrer ao oxandrolona, pra me dar um UP.. estou desanimada com a situação... Agradeço muito se alguém puder ajudar!
      Prévia da dieta:
      Manha 07:00
      2 col. sopa tapioca + 3 claras - 1 gema c/ recheio, geléia sem acucar, ou banana.. afins.
      1 xicara de café com leite ( pouco leite);
      meio da manha 10:00
      Mix de castanhas ( varia entre castanhas(4) ou castanho de caju) ameixa, ou damasco.) OU 1 fruta.
      2 claras - 1 gema
      meio dia 12:00
      Salada á vontade ( evitando beterraba, cenoura por conta do açucar);
      1 Salada crua e 1 refogada
      Carne ou frango grelhado;
      tarde 15:00
      iorgut 0% gordura + 2 col. sopa granola c/ chia;
      2 claras;
      TREINO - 
      pré treino 18:30
      - 1 Porção pequena de carboidrato ( batata doce ou arroz integral);
      Porção de carna ou frango magros;
      21:00 Whey -
       21:40 pós treino - 40minutos depois refeição
      1 Proteina 
      As vezes + 1 fruta + gelatina sem acuçar;
      OBS: BEBO MUITAAAAAAAAAA AGUA! 
      GENTE O QUE MAIS DEVO FAZER? 
       
       
       
       
    • By danthegomes
      Ai galera, eu sei que ja tinha um post desses aki, mas, não consegui achar... por isso estou postando

      Eu queria saber quais sao os metodos para medir %bf e qual o mais confiavel..

      valew.. abraços
×
×
  • Create New...