Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tempo Sob Tensão Ou Progressão De Cargas?


dogwhisperer

Post Destacado

Lanço uma análise: Para o trabalho de hipertrofia, o que é mais eficaz (ou o mais importante), de forma geral?
 
1. Tempo sob tensão que o músculo é exposto (conforme texto bem explicativo, que indica 20-40 a 60-70 segundos de execução como ideais para ganhos de massa muscular. link aqui: http://goo.gl/WES6f)
 
ou
 
2. Progressão de cargas (pegar mais peso a cada treino)
 
Logicamente, como exemplo, uma pessoa não irá crescer tanto se ficar mais de 1 minuto c halteres de 5Kg trabalhando um determinado músculo. Porém sabemos que o corpo humano também tem um limite de carga na progressão a cada semana/mês.
 
A questão é aliar as 2 coisas sim, mas uma é inversamente proporcional à outra, sendo muito difícil progredir cargas mantendo o bom tempo de tensão no músculo.
 
Gostaria da opinião e análise dos amigos do fórum.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Moderador

Vc nao pode separar uma coisa da outra.

Pegar mais peso simplesmente é treino de força máxima, e manter musculo sob tensão é resistência. O que se faz no fisiculturismo é combinar os dois.

 

Agora, o grande problema é achar esse "ponto ideal".

Meu caro, nao existe ponto ideal. Pode até existir uma média de 20 segundos para séries simples até 1 minuto para séries conjugadas como bisets ou trisets.

 

Eu, particularmente, aprendi que nao sirvo pra trabalhar com baixas repetições. Até faço em alguns momentos para dar um estímulo diferente mas nao é o que eu mais gosto.

 

Por outro lado, sabemos que existem diferentes tipos de fibras musculares que trabalham mais em atividades de força ou de resistência. Portanto, o correto é vc sempre trabalhar numa faixa de repetições entre 6 e 15 para que o trabalho seja otimizado. E variar a quantidade de repetições consequentemente vai variar o tempo total de tensão muscular. Vc pode colocar tudo isso num treino ou fazer periodizações dentro do seu treinamento.

 

Agora, independente do treino que vc faça, o que jamais deve ser deixado de lado é a intensidade. Quanto maior o esforço, mais fibras são requisitadas e isso vale para qualquer protocolo de repetições. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, depois que li sobre predominância dos tipos de fibras (vermelha ou branca) comecei a mudar meus treinos, pois quando fazia com 6 repetições (visando hipertrofia) notei que não houve um AVM.

 

Mas quando baixei as cargas e fiz perto de 15 reps., depois de um tempo notei o AVM mais facilmente.

 

Dizem que ectomorfos têm mais predominância de fibras vermelhas (resistência) e por isso o treino personalizado seria sim muito útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...