R0ger Postado 20 de fevereiro de 2006 Postado 20 de fevereiro de 2006 Olá! Semana passada completei meu primeiro mês de treino usando os princícios do max-ot. Continuo menso cansado e mais disposto comparando ao treinamento "extensivo" que fazia antes. Porém, os efeitos são semelhantes, principalmente a sensação do músculo trabalhado (aquela dorzinha) em até dois dias após o treino, como o Dudly falou. Visualmente acho que tive os melhores ganhos no trapézio, ombros e antebraços (que estavam bem finos). Peito e pernas melhoraram, mas não tanto quanto os outros. O resto não teve ganhos visíveis ainda. Minha principal dificuldade é manter a meta de no máximo 40 min de treino. O menor tempo que consegui foram 45 min. Ainda preciso adaptar o método de aquecimento e tempo de descanso que acho (ambos) muito prolongados. Além disso tem os fatores inevitáveis: academia cheia, "aquela" máquina que você precisa está ocupada, etc. Pretendo diminuir o tempo de descanso entre as séries (2 min), pois quase sempre já estou descansado em menos tempo. De qualquer jeito, vou começar amanhã a segunda rotina de treino e depois desse segundo mês vou tirar a semana de folga e fazer avaliação (medidas, bf, etc). Se continuar progredindo, vou fazer o programa de seis meses que está no site da ast. Pra quem quiser o programa em pdf (mas sem imagens): http://www.freedomfly.net/Documents/MAX-OT.pdf T+! Rogério.
dudly Postado 20 de fevereiro de 2006 Postado 20 de fevereiro de 2006 meu treino tb fica entre 45-50 min, pra reduzir ao ideal tem-se que fazer no máximo umas 4-5 séries por musculo, eu ainda tô meio teimoso e faço 6 séries pq n sou muito fan de série de aclimatização, às vezes nem lembro de fazê-las. Tem que se ter cuidado com o efeito sensação/realidade, pois nem sempre a gente tá recuperado qdo se sente assim, às vezes estamos sem folego mas o musculo tá recuperado, noutras o musculo tá com força mas a gente tá sem folego. eu tenho isso muito qdo faço avanço. Por via das dúvidas é melhor fica os 2-3 minutinhos básicos, pois com a redução das séries n tem lá muito efeito no total do treino. Vc completou as primeiras 4 semanas, lembra de que qdo completar 8 semanas vc deve tirar uma semana completa de folga, n fazer nada, só descansar e repassar, modificar e acertar a próxima rotina.
R0ger Postado 20 de fevereiro de 2006 Postado 20 de fevereiro de 2006 meu treino tb fica entre 45-50 min, pra reduzir ao ideal tem-se que fazer no máximo umas 4-5 séries por musculo, eu ainda tô meio teimoso e faço 6 séries pq n sou muito fan de série de aclimatização, às vezes nem lembro de fazê-las. Tem que se ter cuidado com o efeito sensação/realidade, pois nem sempre a gente tá recuperado qdo se sente assim, às vezes estamos sem folego mas o musculo tá recuperado, noutras o musculo tá com força mas a gente tá sem folego. eu tenho isso muito qdo faço avanço. Por via das dúvidas é melhor fica os 2-3 minutinhos básicos, pois com a redução das séries n tem lá muito efeito no total do treino. Ok. Legal saber que não estou demorando tanto assim. Valew. Rogério.
Gatuno Postado 20 de fevereiro de 2006 Postado 20 de fevereiro de 2006 Aproveitando o post, vcs nao acham que 2~3 minutos de intervalos não é mta coisa nao??? To me baseando por esse artigo: http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=188
dudly Postado 20 de fevereiro de 2006 Postado 20 de fevereiro de 2006 O texto já fala tudo, que pouco descanso favoreve ao metabolismo, mas n a força. Pouca força, pouco estímulo, e menos hipertrofia em indivíduos normais, naturalmente. Se vc treinar pesado mesmo, com limites de 4-6 reps, dificilmente se recuperará em menos que 2min. É só fazer o teste e ver se consegue o mesmo número de reps depois de 45s de pausa. Treino com pouco descanso é bom pra esgotamento energético, algo que os profissionais buscam na fase pré-contest e/ou qdo estão muito bem suplementados e alimentados e crescidos. http://www.ast-ss.com/research/cribb/research_reviews/rr_full_text.asp?rrID=444 fonte: Journal of Strength and Conditioning Research, 2005
Gatuno Postado 20 de fevereiro de 2006 Postado 20 de fevereiro de 2006 Resumindo, treinos com características metabólicas são mais eficientes com intervalos curtos de descanso entre as séries, pois o objetivo é aumentar as concentrações de metabólitos. Já treinos com características tensionais o intervalo deve ser longo para se obter uma recuperação neural adequada (Gentil, 2005). Um treino visando hipertrofia, nao seria um treino de características metabólicas?
dudly Postado 20 de fevereiro de 2006 Postado 20 de fevereiro de 2006 Tem varios meios de se conseguir hipertrofia e tb existe hipertrofia sem força proporcional (esperada), inchaço puro e simples, pump, sangue e água, principalmente nos indivíduos que usam de anabolizantes. O Max-Ot visa a hipertrofia com qualidade, da fibra muscular que necessita crescer para aguentar o tranco e não inchaço puro e simples. eu acho complicado treinar pesado sem descansar pelo menos uns 2min entre as series. powerlifters ficam até 7min entre as poucas series que praticam e são gigantescos. pra iniciantes pode até valer de treinos leves e frequentes, mas chega um tempo que a quantidade de peso tem alta importancia ao ganho de massa. se vc conseguir fazer 4-6 reps de supino, no limite, e depois de 45s, conseguir repetir mais 6, ótimo.
rech51 Postado 21 de fevereiro de 2006 Autor Postado 21 de fevereiro de 2006 outra rotina com divisao interessante: segunda: ombros e trapézios desenvolvimento em pé com barra elevações laterais com halteres crucifixo invertido no banco 30º encolhimento de ombros com barra W terça-feira: costas e bíceps remada curvado com barra barra fixa fechada supinada remada fechada na polia baixa rosca direta com barra reta quarta-feira: abdominais e panturrilhas elevações de pernas deitado abs no solo com pernas apoiadas sobre um banco flexões plantares no smith flexões plantares no leg press 45º quinta-feira: peito e tríceps supino reto com halteres mergulho nas barras paralelas crucifixo reto tríceps pulley com barra reta sexta-feira: anteriores e posteriores da coxa agachamento livre leg press 45º levantamento-terra stiff mesa flexora abraço
dudly Postado 21 de fevereiro de 2006 Postado 21 de fevereiro de 2006 Olha, eu n acho eficiente o desenvolvimento em pé com a barra, força demais para colocar a barra em posição inicial, cansa desnecessáriamente os musculos auxiliares, ataca demais a coluna e n permite mais carga que o desenvolvimento com alteres sentado, que é a minha sugestão. O crucifixo invertido eu acho necessário somente se notar alguma deficiência, pois nos exercicios de costa vc trabalha muito essa região, tem-se que evitar o overtraining nisto. Crucifixo reto vai contra a filosofia max-OT, de se evitar isolamento, é mais produtivo no caso um supino inclinado (40º) com alteres. mesa flexora tb é isolante, mas é util no aquecimento para o stiff, ou na pretenção de reduzir a carga usado neste exercício, entao eu a colocaria antes do Stiff, que de preferência deve ser o Romeno (romanian deadlift) e não o levantamento terra, que pode ser incluido no treino de costas. deve-se ter um cuidado especial com a regiao lombar, evitar varios exercicios que ataca essa regiao durante a semana, tipo agachamento, levantamento terra, remada curvada com a barra, etc.
Ramy Postado 21 de fevereiro de 2006 Postado 21 de fevereiro de 2006 Olha, eu n acho eficiente o desenvolvimento em pé com a barra, força demais para colocar a barra em posição inicial, cansa desnecessáriamente os musculos auxiliares, ataca demais a coluna e n permite mais carga que o desenvolvimento com alteres sentado, que é a minha sugestão. O crucifixo invertido eu acho necessário somente se notar alguma deficiência, pois nos exercicios de costa vc trabalha muito essa região, tem-se que evitar o overtraining nisto. Crucifixo reto vai contra a filosofia max-OT, de se evitar isolamento, é mais produtivo no caso um supino inclinado (40º) com alteres. mesa flexora tb é isolante, mas é util no aquecimento para o stiff, ou na pretenção de reduzir a carga usado neste exercício, entao eu a colocaria antes do Stiff, que de preferência deve ser o Romeno (romanian deadlift) e não o levantamento terra, que pode ser incluido no treino de costas. deve-se ter um cuidado especial com a regiao lombar, evitar varios exercicios que ataca essa regiao durante a semana, tipo agachamento, levantamento terra, remada curvada com a barra, etc. Dudly parabéns véio, cê manja muito e ajuda muito!! Eu tô fazendo agachamento, levantamento terra e remada curvada com barra mas tô com sinal de alerta sem abusar!
Post Destacado
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora