Pular para o conteúdo

Qual divisão de treino escolher?

Respostas em Destaque

Comecei essa semana, uma divisão de treino ABCD, antes eu estava fazendo, ABC( pull, push, legs) e esse treino ABC eu ficava entre 1;30m  treinando, ou até mais, e então resolvi mudar a divisão e colocar a seguinte

seg: peito/ombro

terça; costas/trapezio

quarta: pernas

quinta: biceps/triceps

sexta: descanso

e nessa sexta-feira, não sei se fica melhor tirar o dia p descansar, e repetir o treino da segunda-feira no sábado, ou não ir no sábado, ficar 3 dias descansando e só na outra semana ir treinar, ou ir na sexta e repetir o treino da segunda? 

• 5 anos depois...
  • Respostas 1
  • Visualizações 360
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Repare que a sua pergunta já denuncia o problema real: você está tentando encaixar uma divisão de quatro treinos dentro de uma semana de sete dias, e sobra um resto que não fecha. Enquanto a divisão for amarrada aos nomes dos dias, esse resto vai continuar aparecendo toda semana.

A saída é rodar a divisão em ciclo contínuo, ignorando o calendário. Fica ABCD, folga, ABCD, folga. Cada grupo volta a cada cinco dias em vez de a cada sete, e nenhuma semana precisa de improviso. O custo é que o dia de folga anda pelo calendário, então se você tem compromisso fixo em algum dia da semana isso pesa contra.

Se o calendário for inegociável, aí a segunda opção é melhor do que as duas que você levantou: em vez de repetir segunda no sábado, redistribua para ABC em cinco dias de treino, tipo A na segunda, B na terça, C na quarta, folga na quinta, A na sexta, B no sábado. Você recomeça a sequência na segunda pelo C e a coisa gira sozinha.

O motivo de eu insistir nisso é frequência. Quando o volume semanal é igualado, treinar cada grupo duas vezes por semana rende mais hipertrofia do que uma vez só, e o seu ABCD de bíceps e tríceps numa quinta isolada joga braço para uma vez a cada sete dias. Fracionar demais parece organizado, mas dilui.

Sobre o que motivou a mudança, uma hora e meia num ABC não é sinal de que a divisão está errada. Costuma ser descanso longo demais entre séries mais conversa e celular. Cronometre um treino inteiro sem mudar nada e veja quanto tempo é de série de verdade. Se o número te assustar, o ajuste é no relógio, não na divisão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.