Pular para o conteúdo

Ingestão calórica durante dias de cardio pesado.

Respostas em Destaque

Bom noite pessoal. Há cerca de 2 semanas iniciei um cutting por conta própria, montando minha própria dieta. Comecei com 77 kg, com aproximadamente 16% de BF (sou natural). Por não poder bancar uma nutricionista agora, eu estou tentando me virar e aprender por conta própria. Seguia a seguinte dieta:

Proteína 2g/kg 154g/dia

Gordura 1g/kg 77g/dia

Carbo 2g/kg 154g/dia diminuindo cerca de 0.2 por semana *não diminui por enquanto pois não vi necessidade*

Já perdi 2kg, o que acredito que seja o ideal. Entretanto estou com uma duvida em relação ao meu cardio e estou com medo de acabar perdendo muita massa magra por bobeira. Eu pratico boxe 4 vezes por semana, cerca de 1h30min. O treino é pegado, então estimo que gaste +- 1000 calorias. Para evitar perda de massa magra, devo aumentar a ingestão calórica durante os dias que treino para diminuir o déficit ou tudo bem continuar mantendo o mesmo ritmo? Se for para aumentar, eu o que eu consumo? Carboidrato? Gordura/proteína ou um pouco de tudo? Obrigado pessoal, espero que possam me ajudar.

• Respostas 2
  • Visualizações 343
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• 5 anos depois...

Boa dúvida, @andreldpe, e a resposta curta é: sim, vale comer mais nos dias de boxe, e o que deve subir é carboidrato.

Antes disso, dois ajustes de premissa. Primeiro, 1000 kcal em 1h30 de boxe provavelmente está superestimado. Treino de luta tem picos altos, mas também tem pausa, técnica, orientação e recuperação entre rounds, então o gasto real para alguém de 77 kg costuma ficar entre 600 e 800 kcal na sessão. Superestimar gasto é a forma mais comum de estagnar um cutting, porque a pessoa compensa comendo mais do que gastou. Segundo, 2 kg em duas semanas é rápido para quem está em 16 por cento. Boa parte disso é glicogênio e água da primeira semana, o que é normal, mas o ritmo alvo daqui pra frente deveria ser de 0,5 a 0,75 por cento do peso por semana, ou seja algo entre 400 e 600 g. Acima disso, em quem já treina pesado, o risco de perder massa magra sobe de verdade.

Sobre como distribuir, a forma mais prática é pensar em déficit semanal, não diário. Você define o déficit total da semana e concentra as calorias onde elas rendem desempenho. Na prática: nos quatro dias de boxe, acrescente de 40 a 60 g de carboidrato, o que dá 160 a 240 kcal, e nos dias sem treino mantenha ou reduza levemente. O saldo da semana continua negativo, mas o treino acontece com glicogênio disponível, que é justamente o que protege massa magra e mantém intensidade.

Por que carboidrato e não gordura ou proteína. Carboidrato é o substrato que o treino de alta intensidade consome, e glicogênio muscular baixo derruba potência e volume de trabalho. Proteína você já está com 2 g por quilo, e em déficit com treino intenso eu subiria um pouco, para 2,2 a 2,4 g por quilo, o que no seu peso dá 170 a 185 g. Gordura pode ficar onde está, em torno de 1 g por quilo, porque abaixo disso começa a atrapalhar hormônio e saciedade.

O posicionamento também ajuda. Nos dias de boxe, coloque a maior parte do carboidrato extra na refeição de 1 a 2 horas antes e outra parte depois do treino. Se a sessão for longa e puxada, algo simples durante, como uma bebida com 20 a 30 g de carboidrato, sustenta bem o final do treino.

Por último, o indicador que fecha tudo: acompanhe a média semanal de peso e a força nos treinos. Se o peso está caindo dentro da faixa e você mantém desempenho no boxe e carga na musculação, está calibrado. Se a força cai duas semanas seguidas, o déficit está grande demais, independentemente do que a conta diz.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.