Pular para o conteúdo

Ajuda - Treino de costas

Respostas em Destaque

Pessoal, boa noite. Saí da academia por alguns motivos e comprei alguns equipamentos pra malhar em casa.
Gostaria da ajuda de vocês, se possível, pra me ajudar/indicar um treino completo de COSTAS, por favor. Pois não achei nenhum treino completo só com pesos livres, e sou leigo na área. Eu tenho

1 banco(declinado, reto e inclinado)

1 barra 1,80m

1 barra 1,20m

2 halteres

Várias anilhas emborrachadas.

*Ainda não estou com uma barra fixa em casa.

Se alguém pudesse me ajudar eu ficaria muito grato!

Obrigado, abraço!

• Respostas 3
  • Visualizações 307
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Praticamente você só pode fazer remadas, e sem ter um aparelho pra isso implica que todas as remadas terão que ser com o corpo inclinado, o que consequentemente pode sobrecarregar sua lombar se esta n

• Valeu meu velho. Quais exercícios pra fortalecer a lombar? ou nesse treino já tem?  valeu!

• Moderador

Praticamente você só pode fazer remadas, e sem ter um aparelho pra isso implica que todas as remadas terão que ser com o corpo inclinado, o que consequentemente pode sobrecarregar sua lombar se esta não for bem fortalecida. Mas aí fica a seu critério.

- Remada curvada 4x15
- Remada unilateral com halteres 4x15
- Pullover no banco com halteres 4x15
- Crucifixo invertido inclinado 4x15
- Esquiador 4x15

• 6 anos depois...

Ivan, a seleção que o Locemar te deu é boa e cobre bem o que dá para fazer com esse material. Respondendo à sua pergunta sobre a lombar, e acrescentando duas coisas que mudam bastante o seu caso.

A primeira, e é a que eu mais destacaria: você tem um banco inclinado, e isso abre uma opção que resolve justamente o problema da lombar. Deite de bruços no banco inclinado, com o peito apoiado, e faça a remada com os halteres a partir dali. O peito apoiado tira toda a carga da coluna, porque você não precisa sustentar o tronco no ar, e você consegue puxar pesado sem que a lombar seja o elo fraco. É praticamente o mesmo estímulo da remada curvada, sem o custo. Com o material que você tem, eu colocaria essa como o exercício principal do treino, e deixaria a remada curvada com barra como segunda.

A segunda: dá para fazer uma boa remada com a barra de um metro e oitenta, apoiando o tronco a mais ou menos quarenta e cinco graus, com pegada pronada, para pegar mais a região do meio das costas, e supinada, para pegar mais a dorsal e o bíceps. Alternar as duas ao longo da semana cobre bastante coisa.

Sobre fortalecer a lombar, existem duas maneiras e você precisa das duas.

Uma é o trabalho direto. Com a barra você pode fazer o levantamento terra, que é o melhor exercício que existe para essa região, e o terra romeno, com pernas quase esticadas e a barra descendo raspando a coxa, que trabalha lombar e posterior de coxa juntos. Sem barra, existe a extensão de tronco no chão, aquela em que você deita de bruços e levanta tronco e pernas, e a ponte de quadril com uma anilha ou halter apoiado, que fortalece glúteo, que é metade da história de uma lombar que aguenta.

A outra maneira é a que quase ninguém menciona: a própria remada curvada já treina a lombar, de forma isométrica, só de manter o tronco parado na posição. Se você fizer as remadas com atenção à postura, a lombar vai ficando forte junto. O que não pode é começar pesado antes de aguentar segurar a posição.

Um comentário sobre a montagem. Quatro séries de quinze em todos os cinco exercícios é bastante repetição e pouca carga. Costas responde muito bem a peso, então eu faria as remadas na faixa de seis a doze repetições, subindo o peso quando você fechar o topo da faixa, e deixaria as quinze repetições para o crucifixo invertido e o esquiador, que são movimentos de músculo pequeno.

E, já que você mencionou, a barra fixa faz uma diferença enorme aqui. É o único movimento de puxada vertical que existe, e sem ela as suas costas ficam só com puxadas horizontais. Barra de porta é barata e resolve. Se ainda não der, o pullover com halter que o Locemar incluiu é o substituto possível, e é justamente por isso que ele está ali.

Uma última coisa: sem barra fixa e sem polia, treinar costas em casa exige mais disciplina de progressão, porque não tem placa para trocar. Anote peso e repetições de cada série num caderno. Sem isso, é fácil ficar meses fazendo exatamente o mesmo treino sem perceber.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.