Pular para o conteúdo

Ajuda com manipulado/testosterona!

Respostas em Destaque

Boa tarde pessoal, me desculpem se criei o tópico no local errado, gostaria da opinião de vcs sobre um manipulado para manter/aumentar a testo de forma "natural".

Eu tenho 44 anos, faço musculação à 26 anos e fiz 2 ciclos recentes em 2019, um de oxandrolona + depo, no inicio de 2019 e outro com oxemetolona + depo no final do ano, dei um tempo, aí veio a pandemia e nao ciclei mais, mas pedi ao meu endócrino se eu poderia continuar tomando o manipulado da TPC de forma continua, pra pelo menos manter a testo boa, ele mudou a formula e me passou primeiramente um manipulado com clomifeno 25mg + tadalafil 5mg + L taurina 150mg + Vitamina B1 100mg , cada 2 meses eu passo com ele e ele altera 1 ou 2 itens do manipulado, ja colocou tribullus 150mg no lugar da vitamina B1, mucuna 500mg no lugar do tribulus, longjack 200mg no lugar da mucuna e o ultimo manipulado que tomei continha, clomifeno 25mg + tadalafil 5mg + L taurina 150mg + Vitamina B1 100mg, esse foi o melhor que tomei até agora, eu senti um aumento na libido e mais disposição pra tudo, voltei nele à 3 semanas e ele me passou algo que segundo ele era mais atualizado que seria - clomifeno 25mg + tadalafil 5mg  + Vitamina A 1000 Ul + Di indol metano 100mg + Dutasterida 0,25 mg (esse ultimo item ele colocou pq pedi algo pra queda de cabelo e ele disse que esse não tinha perigo de colaterais como o finasterida) enfim, confesso que com esse ultimo manipulado senti uma queda geral na disposição, não esta sendo bom como os anteriores, gostaria da opinião de vcs por favor, de um manipulado bacana sem anabolizantes pesados, algo que eu possa tomar de forma contínua pra manter ou aumentar a testo boa! Obrigado e me desculpem possiveis erros referente ao forum, abraços.

• 5 anos depois...
  • Respostas 1
  • Visualizações 451
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

@lelesto, seu tópico ficou sem nenhuma resposta e ele tem uma informação errada que precisa ser corrigida com urgência, porque ela é justamente a que explica o que você está sentindo.

Você disse que o último manipulado trouxe queda geral de disposição, e que a diferença dele para os anteriores foi a entrada de dutasterida 0,25 mg e de di-indolilmetano, com a justificativa de que a dutasterida "não tem perigo de colaterais como a finasterida".

Isso está invertido. A dutasterida inibe os dois tipos de 5-alfa-redutase, a tipo 1 e a tipo 2, enquanto a finasterida inibe basicamente a tipo 2. O resultado é supressão de DHT circulante na casa de 90 a 98 por cento com dutasterida, contra algo em torno de 70 por cento com finasterida. Ou seja, ela é mais potente no mesmo mecanismo, e os efeitos adversos sexuais e de disposição vêm exatamente desse mecanismo. As taxas relatadas de queda de libido e disfunção erétil com dutasterida são iguais ou um pouco maiores que as da finasterida, nunca menores.

E tem um segundo ponto, que na prática é o mais importante de todos: a meia-vida. A finasterida tem meia-vida de 5 a 6 horas. A dutasterida tem meia-vida em torno de 5 semanas. Isso significa que, se der colateral, quem para finasterida recupera DHT em dias a poucas semanas, e quem para dutasterida pode levar vários meses. Não existe leitura em que dutasterida seja a opção mais segura das duas. Se o objetivo era testar um bloqueador de DHT com possibilidade de recuar rápido caso não desse certo, a escolha correta seria a finasterida, precisamente pelo motivo oposto ao que te foi dito.

Somando a isso: o di-indolilmetano é usado justamente para deslocar o metabolismo do estrogênio. Você já toma clomifeno, que aumenta LH e testosterona e, por consequência, também aumenta estradiol. Se o objetivo foi reduzir estradiol, atenção, porque estradiol baixo demais em homem dá exatamente o que você descreveu: queda de disposição, queda de libido, dor articular e humor pior. Ou seja, você tem dois candidatos plausíveis para a piora, ambos entraram na mesma fórmula, e os dois agem em vias que impactam bem-estar.

Minha sugestão prática é direta. Suspenda a dutasterida e o di-indolilmetano, volte à fórmula que funcionou bem, aquela com clomifeno, tadalafila, taurina e vitamina B1, e observe. Só considere que a melhora foi por causa da retirada da dutasterida depois de algumas semanas, e sabendo que o DHT vai demorar a normalizar, por causa da meia-vida longa.

Agora um ponto de método, e ele explica por que você está há anos sem conclusão nenhuma. Trocar um item a cada dois meses parece cuidadoso, mas é o desenho que mais atrapalha: você nunca sabe o que fez efeito, porque nunca teve uma variável isolada e nunca teve exame comparativo entre uma fórmula e outra. Se quiser resolver isso, é simples: colha um painel antes e repita seis a oito semanas depois de qualquer mudança. Testosterona total e livre, LH, FSH, estradiol em método sensível, SHBG, hemograma com hematócrito, perfil lipídico e, aos 44 anos, PSA. O PSA importa mais do que parece no seu caso, porque clomifeno eleva testosterona, e testosterona mais alta pode elevar PSA. Sem valor de base você não vai saber interpretar um resultado alterado lá na frente.

Sobre os componentes, uma classificação honesta do que tem evidência e do que não tem.

Clomifeno é o item que realmente faz alguma coisa. Ele bloqueia o receptor de estrogênio no hipotálamo e na hipófise, o corpo interpreta que falta hormônio e aumenta LH e FSH, o que eleva testosterona endógena. Funciona mesmo. Duas ressalvas: uso contínuo por anos em homem é off-label e tem pouco dado de longo prazo, e existe relato de alteração visual, principalmente clarões e visão embaçada, que é motivo para suspender e avaliar. E vale dizer com todas as letras: tomar clomifeno todo dia não é "manter a testosterona de forma natural". É intervenção farmacológica contínua no eixo hormonal, só que puxando uma alavanca diferente da reposição.

Tadalafila 5 mg tem evidência boa, é dose diária aprovada, ajuda função erétil e tem efeito favorável em pressão e em sintomas urinários. Faz sentido na fórmula.

Taurina, vitamina B1 e vitamina A em 1000 UI, nessas doses, não têm efeito relevante sobre testosterona. São inertes no contexto.

Tribulus não aumenta testosterona em homens. Isso está bem estabelecido em ensaios controlados, e o que ele eventualmente melhora é percepção de libido, sem mexer no hormônio.

Mucuna pruriens contém L-dopa, que reduz prolactina, e existe alguma literatura em homens inférteis. É a mais defensável dos fitoterápicos, mas com evidência limitada.

Tongkat ali, o longjack, tem alguns ensaios pequenos com resultado positivo e qualidade metodológica fraca. Incerto, não descartável.

Ou seja, o que muda sua testosterona é o clomifeno. O resto da rotação é ruído, e é esse ruído que faz você achar que uma fórmula foi melhor que a outra quando a diferença pode ter sido sono, estresse ou fase de treino.

Por fim, uma coisa que costuma render mais que qualquer manipulado nessa faixa etária: dormir 7 a 8 horas, manter percentual de gordura em faixa boa e não deixar a gordura da dieta cair muito baixa. Privação de sono derruba testosterona de forma mensurável em poucos dias, e tecido adiposo aromatiza testosterona em estradiol. São dois fatores gratuitos e com efeito maior que tribulus, mucuna e longjack somados.

Se quiser organizar o que está tomando com doses e tempos, e comparar com o que seu endocrinologista propõe, o site tem um gerador de protocolo hormonal simulado em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/hormonio/ . A saída é simulada e serve como rascunho para discussão, não como prescrição.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.