Pular para o conteúdo

Ciclo - Enantato de Testo + Boldenona ou Enantato + DECA?

Respostas em Destaque

Oi pessoal, ótimo dia a todos.
Tenho 42 anos e sou obeso (venho de uma queda de 140kg para 107kg em 6 meses) somente com dieta e treino, mas perdi muita massa magra e meu BF está em 35%.
Meu "coach" me passou esse ciclo, mas não tenho certeza se ele é o melhor para mim, por isso gostaria da opinião de vocês sobre o que melhorar/ mudar.
Tenho somente 1,77 de altura, então mesmo perdendo tudo isso, e sem uma massa muscular adequada continuo sendo obeso em um grau avançado.
Optei pelo ciclo porque precisei fazer reposição hormonal, minha testo estava lá embaixo, e meus ganhos com a musculação estão praticamente nulos (em hipertrofia).

O CICLO

1 a 2 semana  - 200mg (Enantato) 200mg (bold)

4 a 7  semana  - 250 mg (enantato) 250 mg(bold)

8 a 14 semana  - 375 mg(enantato) + 375 mg(bold)

15 a 20 semana - 250mg(enantato) + 250mg(bold)

21 a 25 semana - 125mg (enantato) + 250 mg(boldenona) 

2 ui gh(somatropina)/ por dia (comecar na 8 semana)

Zinco quelato 50mg (antes de dormir)

Magnésio dimalato 250mg (antes de dormir)

Urtiga dioica 300mg

TPC

Ciclo 6 semanas (fármacos)

Proviron 25 mg 2x ao dia ( 12 em 12 horas )
Vit a - 20.000 ui 
Clomidfeno 100mg 1 semana - 50mg 3 semanas

Porém me disseram para trocar a Bold por Deca, apesar de ler bastante que a Bold traz musculos mais secos, e que é melhor para dietas de cutting.

O que acham desse cenário? 
PS: Treino 5 vezes por semana e faço cardio 3 vezes (bike - 20km).
A intenção é o ganho de massa magra de qualidade.

Muito obrigado a todos.

• Respostas 3
  • Visualizações 3,6mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Pessoas obesas tendem a aromatizar bastante. O ideal seria baixar o BF ao máximo antes de cogitar uso de AS. Outro ponto aí seria ver como está a saúde, trazer os exames e postar aqui. Padronize

• Super concordo com o Foston, dá pra baixar mais ainda seu BF antes de ciclar. Eu sei que é tentador mas pode dar muito certo, como pode ter o resultado contrário...  Se padronizar o tópico fica m

• Moderador
9 horas atrás, Porritos Man disse:

Tenho 42 anos e sou obeso

Pessoas obesas tendem a aromatizar bastante. O ideal seria baixar o BF ao máximo antes de cogitar uso de AS. Outro ponto aí seria ver como está a saúde, trazer os exames e postar aqui.

Padronize o tópico.

• Moderador
Em 11/05/2021 em 11:42, Foston disse:

Pessoas obesas tendem a aromatizar bastante. O ideal seria baixar o BF ao máximo antes de cogitar uso de AS. Outro ponto aí seria ver como está a saúde, trazer os exames e postar aqui.

Padronize o tópico.

Super concordo com o Foston, dá pra baixar mais ainda seu BF antes de ciclar. Eu sei que é tentador mas pode dar muito certo, como pode ter o resultado contrário... 

Se padronizar o tópico fica mais fácil, além de ter a certeza que irá lhe ajudar bastante!

• 5 anos depois...

Antes da escolha entre boldenona e deca, que é o que você perguntou, preciso apontar uma coisa que muda a pergunta inteira. E depois vou apontar três erros no protocolo que o seu coach montou, porque eles são objetivos e verificáveis.

Você escreveu que optou pelo ciclo porque precisou fazer reposição hormonal, já que a sua testosterona estava lá embaixo. Só que a testosterona baixa em um homem com trinta e cinco por cento de gordura corporal quase sempre é consequência da obesidade, e não uma doença separada. O tecido adiposo contém a enzima aromatase, que converte testosterona em estrogênio. Quanto mais gordura, mais conversão, mais estrogênio, e o estrogênio alto avisa o cérebro para diminuir o comando de produzir testosterona. O resultado é testosterona baixa com o testículo funcionando. Esse quadro tem nome, é chamado de hipogonadismo funcional, e ele é reversível. O tratamento dele é perder gordura.

Repare no que isso significa no seu caso. Você saiu de cento e quarenta para cento e sete quilos. Se aquele exame foi feito no começo dessa jornada, ele já não descreve o seu corpo de hoje. Antes de qualquer decisão, eu repetiria testosterona total e livre, LH, FSH, estradiol, SHBG e prolactina agora, com um endocrinologista. É perfeitamente possível que a sua testosterona já tenha subido sozinha, e que ela suba mais conforme o peso cair. Vale dizer também que reposição de verdade é dose fisiológica, contínua, com receita e acompanhamento. O que está escrito no seu post não é reposição, é um ciclo de vinte e cinco semanas com dose crescente e dois compostos. São coisas diferentes com nomes trocados.

O Foston tocou no ponto certo e agora dá para ver a razão completa. Entrar com hormônio de fora com trinta e cinco por cento de gordura significa jogar mais matéria-prima justamente onde a conversão em estrogênio é maior. É o cenário de risco para ginecomastia, retenção e pressão alta, e é por isso que baixar gordura antes não é conselho moral, é sequência técnica.

Agora os três problemas do protocolo, em ordem de gravidade.

O primeiro é o GH. Duas unidades de somatropina por dia parece dose pequena e é a mais popular, mas o efeito mais conhecido do GH é aumentar a resistência à insulina e elevar a glicemia. Em quem tem obesidade avançada, esse é justamente o terreno em que a resistência à insulina já está instalada e o diabetes está mais próximo. Ou seja, é a pessoa que menos deveria receber esse empurrão. Antes de sequer considerar, eu faria glicemia de jejum, hemoglobina glicada e insulina, e conversaria com médico. E vale notar que somatropina é medicamento sério, caro e amplamente falsificado.

O segundo é a vitamina A em vinte mil unidades por dia. Essa dose está bem acima do limite considerado seguro para uso continuado, que fica na casa das dez mil unidades diárias. Vitamina A em excesso é hepatotóxica e se acumula no corpo, porque é lipossolúvel. Você estaria tomando isso junto com um esquema que já pesa no fígado, e não existe nenhuma função conhecida dela numa recuperação pós-ciclo. Eu simplesmente tiraria.

O terceiro é o proviron dentro da TPC. Proviron é mesterolona, que é um androgênio, e androgênio suprime o eixo. Ou seja, ele faz exatamente o contrário do que uma TPC precisa fazer, que é liberar o cérebro para voltar a mandar sinal. Colocá-lo ali atrapalha a recuperação que você está tentando conseguir. Esse é um erro comum em protocolo de coach, e é dos que mais custam caro.

Some a isso a duração. Vinte e cinco semanas seguidas são quase seis meses de eixo desligado, e quanto mais longa a supressão, mais difícil a recuperação. E tem um detalhe de cinética que ninguém citou: a boldenona é undecilenato, um éster muito longo, que continua sendo liberado por semanas depois da última aplicação. Começar clomifeno logo em seguida significa tentar reativar o eixo enquanto ainda há hormônio de fora circulando, o que praticamente anula a TPC. A mesma observação vale para a deca, que também é éster longo.

Sobre a sua pergunta original, entre as duas: a boldenona não deixa o músculo mais seco. Ela aromatiza sim, um pouco menos que a testosterona, mas aromatiza, e essa fama vem de comparação com a deca, não de um efeito de secar. Ela também costuma elevar bastante o hematócrito, o que já merece atenção em quem tem obesidade e possivelmente apneia do sono, e aumenta o apetite de forma perceptível, o que é péssimo para quem está tentando emagrecer. A deca, por sua vez, mexe com prolactina e tem cauda ainda mais longa. Na sua situação, nenhuma das duas é a resposta certa.

E o que resolve o problema que você realmente descreveu, que é perda de massa magra. Trinta e três quilos em seis meses dá mais de um quilo por semana, ritmo alto demais, e é ele o principal responsável pela massa magra que você perdeu, junto com proteína provavelmente insuficiente. O ganho nulo em hipertrofia tem a mesma origem: ninguém constrói músculo em déficit agressivo. Eu desaceleraria a perda para algo perto de meio quilo por semana, colocaria proteína em torno de dois gramas por quilo de peso ideal e não do peso atual, e priorizaria musculação com carga progressiva, reduzindo um pouco a bike se ela estiver comendo a recuperação. Isso, sozinho, muda o quadro que te levou ao ciclo.

Uma última coisa, dita com admiração sincera: perder trinta e três quilos com dieta e treino, aos quarenta e dois anos, é um resultado que a maioria não alcança. Você já provou que consegue fazer a parte difícil sem nada disso.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.