Pular para o conteúdo

Preciso perder 9% de BF

Respostas em Destaque

Fala pessoal, tudo bem? 
Eu preciso perder 9% de BF para posteriormente fazer um primeiro ciclo, atualmente tenho: 

- Altura: 1,89m

- Peso: 83,3kg

- Percentual de gordura(BF): 20% (dobras cutâneas)

- Tempo de treino: Treino tennis a 3 anos, corrida a 1 ano e meio e musculação entre idas e vindas estou completando 1 ano e meio, mas firme mesmo nos últimos 3 meses.

-Treino atual: Musculação 4x na semana, aeróbico 3x e luta 1x

Com relação a minha dieta, estou querendo fazer dessa forma e gostaria que vocês avaliassem se é a melhor forma ou devo mudar algo…

Quantidade de calorias:

seguindo os dados do Tdeecalculator, eu tenho uma queima de 2635 calorias por dia, então penso em seguir uma dieta com um déficit totalizando um consumo máximo de 2000kcal/dia 

Macros:

166g de proteína (2g por kg) 

83g de gordura (1,5g por kg)

150g de carboidrato (1,8 por kg)

Minhas dúvidas: 

1 - Essa quantidade de déficit calórico está suficientemente para baixar meu BF? 
2 - Essa quantidade de proteína está adequada para eu não perder ou perder a menor quantidade possível de massa magra? 
3 - Eu batendo a proteína, tem problema se o carbo estiver menor que as 150g?

4 - Digamos q eu consiga seguir tudo a risca e o meu gasto de calorias estiver correto, com quanto tempo em média eu consigo perder esses 9% de gordura? (eu sei q varia de pessoas para pessoas, mas eu quero apenas ter uma noção de tempo)
5 - De quanto em quanto tempo tenho q refazer a avaliação de BF? (Bioimpedancia ou Dobras)

Muuuuito obrigado

• Respostas 2
  • Visualizações 568
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• 4 anos depois...

Lucas, o seu tópico ficou sem resposta e a única coisa que apareceu foi o pedido de padronização, então vou responder o que dá para responder com os números que você deu, que já são bastante.

Começando pela conta, que é a parte concreta e que ninguém fez. Você está com oitenta e três quilos e trezentos gramas e vinte por cento de gordura, ou seja, algo como dezesseis quilos e meio de gordura e sessenta e seis e oitocentos de massa magra. Se a meta é chegar a onze por cento preservando a massa magra, o peso final fica em torno de setenta e cinco quilos, o que significa perder cerca de oito quilos de gordura. Num ritmo sustentável, de meio a um por cento do peso corporal por semana, isso dá algo entre doze e vinte semanas. É um projeto de três a cinco meses, não de algumas semanas, e essa é a informação mais útil que eu posso te dar, porque quem não sabe o tamanho do caminho tende a acelerar demais no começo e desistir no meio.

Dois cuidados sobre o número em si. Vinte por cento medido por dobras cutâneas carrega erro de três a cinco pontos, dependendo do protocolo e de quem mediu. Isso não invalida a medida, mas significa que ela serve para acompanhar a sua própria evolução, com o mesmo avaliador e o mesmo protocolo, e não como um número absoluto para perseguir com precisão. Meça a cada quatro ou seis semanas, sempre nas mesmas condições, e olhe a tendência.

Sobre como perder. Você já treina musculação quatro vezes, aeróbio três e luta uma vez por semana, além do histórico de tênis e corrida. Volume de atividade não é o seu problema, e aumentar aeróbio nesse cenário costuma cobrar em recuperação e em fome sem acelerar nada. O déficit deve vir principalmente da comida, algo em torno de quinhentas calorias abaixo da manutenção. A proteína é o que protege sua massa magra durante o corte, e para você isso significa algo na faixa de cento e sessenta a cento e oitenta gramas por dia. E mantenha as cargas na musculação. Cortar carga porque está comendo menos é o erro clássico que faz a pessoa terminar o processo mais leve e com o mesmo aspecto.

Agora a parte que provavelmente você não quer ouvir, mas que é a mais importante do tópico. Você tem vinte anos e três meses de treino realmente consistente. Nesse ponto, você está muito longe do seu limite natural, e a conta mostra isso: com um metro e oitenta e nove, sessenta e seis quilos de massa magra é pouco. Existe uma quantidade enorme de músculo disponível para você conquistar sem droga nenhuma, e ela vem exatamente nos primeiros anos de treino sério, que é onde você está entrando agora. Usar anabolizante nessa fase não acelera esse ganho, ele substitui um ganho que viria de qualquer jeito, e cobra por isso. E há um detalhe de idade que costuma ser ignorado: aos vinte anos o eixo hormonal ainda está em consolidação, e é justamente nessa faixa que os casos de supressão prolongada e de dificuldade de recuperação aparecem com mais frequência.

Minha sugestão prática é inverter a ordem do seu plano. Faça esse corte de três a cinco meses, chegue aos onze ou doze por cento, e a partir dali passe um ou dois anos em superávit pequeno, de dez a quinze por cento acima da manutenção, com progressão de carga registrada. Você vai chegar mais longe do que chegaria com um ciclo agora, e vai chegar sabendo treinar e comer, que é o que sustenta o resultado depois. Se daqui a dois anos a conversa sobre hormônio ainda fizer sentido para você, ela vai acontecer com exames, com base construída e com uma decisão de adulto, não com pressa de quem quer pular a fila.

E um recado sobre o tópico. Vale mesmo preencher a ficha padrão do fórum, com dieta detalhada por refeição e o treino completo, porque sem isso ninguém consegue avaliar de fato o que você montou, e foi por isso que ele parou.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.