Pular para o conteúdo

Direcionamento em dieta e treino

Respostas em Destaque

4 minutos atrás, mbbh disse:

Muito interessante e impressionante o seu relato.

Vi no final que você falou que não conta macros e antes você tinha dito em uma limitação de 50g de carbo/dia.

Eu não conto pq não como carbos além de verduras e legumes (nem todos). Imagine tentar comer 50g de carboidratos em abobrinha e chuchu... Ou em brócolis, alface, couve... Impossível... Ah, e são carbos líquidos, ou seja, cabos menos fibras.

4 minutos atrás, mbbh disse:

Mas, como ideia geral, você manteria 2~3g/kg de proteina dia e completaria o resto das calorias com gordura boa? 

Hoje não conto nada. Como quanto quero. Gorduras boas??? Sim, muito gostosas ... Bacon, salami, queijo, gordurinha da carne, pele de frango, gordura animal em geral... Ou você acha que nossos antepassados viviam de azeite de oliva e castanha de caju??? 😉

Quando começar a saga da hipertrofia, si contarei macros e proteínas (2g/kg). Por hora, não.

Mas tenho noção de que como algo em torno de 500g de carne todos os dias.

• Respostas 23
  • Visualizações 2,4mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Também sou nova aqui, e é muito legal ver mais alguém querendo mudar para melhor. Cuidar da gente é a melhor coisa que podemos fazer. Mesmo sem o auxílio mais completo do pessoal, sinto que só de es

• Muito obrigado pela receptividade Bianca. Acho que essa a ideia principal, irmos motivando uns aos outros.    Encontrei seu tópico aqui e vou dar uma olhada nele também!

• Foque na dieta... limpar esses bacons e dar ênfase nas pernocas ok... deixe pernas entre os superiores, apesar de fazer peito, costas se torna antagonista e irá treiná-o no dia seguinte, melhor ter ma

Imagens Postadas

• Moderador
Em 19/10/2021 em 19:36, mbbh disse:

Deixa eu tirar uma dúvida, sobre a perna entre os treinos de superiores, você diz para fazer A C B C A C B...?

Desculpas, acabei trocando, fica assim:

A: Peito / tríceps / ombro

B: Pernas

C: Costas / bíceps

Abraços

Editado em por Batata...

• Autor

Pessoal, só passando aqui para relatar um pouco.

Voltei na nutricionista ontem e estou exatamente com mesmo peso e % de gordura do mês passado.

(72kg e 22%).

Continuo indo na academia sem falhas e adotei as recomendações do @Batata...nos treinos.

Hidratação está 100%, exceto aos domingos, que acabei falhando porque não tenho uma rotina bem certa.

Ela estranhou meu % não ter alterado, e fez algumas alterações na dieta.

De manhã tirou o queijo e foi retirado os 3 ovos da tarde e substituídos por 50g de frango.

Foi retirado o abacate com whey antes de dormir também.

Ficou assim:

8:00 150g cuscuz + 3 ovos

10:00 20g de castanhas + 1 dose de whey

12:00 100g de batata doce + 150 g de carne + legumes e salada

16:00 60g de tapioca + 50g de frango + 30g de queijo

19:00 30g de farelo de aveia + 1 dose de whey + uma fruta

21:00 100g de batata doce + 150g de carne

Se alguém quiser palpitar, sou todo ouvidos rsrsrsrs

Se não, daqui uns 30 dias volto a postar falando meu peso e %.

• 4 anos depois...

@mbbh, tópico bem feito, com exames e histórico, e a sua última atualização é a mais informativa de todas: um mês inteiro de dieta cumprida e treino sem falhar, com peso e percentual exatamente iguais. A sua nutricionista estranhou. Eu não estranho, e acho que ali está a resposta que você procura desde o primeiro post.

Peso parado por um mês significa uma coisa só: você está comendo, em média, a sua manutenção. Não é falha de esforço, não é falta de água, não é o treino errado. É aritmética. Se o objetivo é reduzir gordura, a única correção que funciona é criar um déficit e conferir na balança.

Só que a maneira de fazer isso importa, e é aqui que eu discordo do ajuste que foi feito. Tiraram o queijo da manhã, tiraram três ovos da tarde e trocaram por cinquenta gramas de frango, e tiraram o abacate com whey da noite. Repare no que saiu: proteína e gordura, ou seja, justamente o que sacia e o que protege músculo em déficit. E a mudança é pequena demais para gerar um déficit que se enxergue.

O que eu faria diferente, e é o método que resolve isso de vez. Primeiro, defina o alvo em ritmo: perder de zero vírgula cinco a um por cento do peso por semana, o que para você são trezentos e cinquenta a setecentos gramas semanais. Segundo, pese todo dia de manhã e olhe a média da semana, e não o número do dia. Terceiro, meça a cintura uma vez por semana, sempre no mesmo ponto, porque num homem com a gordura concentrada nos flancos a cintura é um indicador mais confiável que qualquer percentual de bioimpedância. Se a média do peso não cair em duas semanas, tire duzentas calorias, e tire do carboidrato ou da gordura, nunca da proteína. Com setenta e dois quilos e em corte, eu manteria a proteína em torno de cento e quarenta a cento e sessenta gramas por dia, e é o último item a mexer.

E aproveito para dizer uma coisa sobre o percentual em si. Vinte e dois por cento medidos na academia carrega erro grande, e comparar dois valores medidos com um mês de distância pode dar diferença que é só do aparelho. Não use esse número como termômetro semanal. Use balança e fita.

Agora, sobre a cetogênica, porque você ficou interessado e a pergunta merece uma resposta franca, sem torcer o nariz.

Ela funciona para perder gordura, e funciona bem em muita gente. O motivo, porém, não é o que costuma ser vendido. Quando se compara dieta cetogênica com dieta com carboidrato mantendo as calorias e a proteína iguais, a perda de gordura é a mesma. Existe um estudo bem conhecido em que homens ficaram internados, com toda a comida controlada, quatro semanas em dieta rica em carboidrato e quatro semanas em cetogênica com as mesmas calorias, e a cetogênica não produziu mais perda de gordura. O que ela tem de bom é outra coisa, e é real: corta categorias inteiras de comida, sacia bastante, e por isso muita gente come menos sem contar nada. Se isso encaixa na sua cabeça, é uma ferramenta legítima. Só entre nela sabendo que o mérito é a aderência, e não uma vantagem metabólica.

Duas ressalvas, com a mesma franqueza.

A primeira é que foi dito, de antemão, que o seu colesterol vai subir nos primeiros seis meses e que isso é aceitável. Eu não trataria como detalhe. Nos seus exames, esse é o item para acompanhar de perto, com lipidograma antes e uma repetição em três meses, e uma conversa com o médico se o LDL subir bastante. Existe gente magra e treinada em quem o LDL sobe muito com dieta muito rica em gordura, e isso não é folclore.

A segunda é sobre quais gorduras. Bacon, salame e embutidos em geral são classificados como cancerígenos do grupo um pela agência de câncer da Organização Mundial da Saúde, com estimativa de aumento de dezoito por cento no risco de câncer colorretal para cada cinquenta gramas consumidos por dia. Cinquenta gramas é pouca coisa, umas duas fatias. Isso não invalida a dieta cetogênica, que pode ser feita com carne fresca, ovo, peixe, azeite, castanha e abacate. É uma escolha dentro dela. E vale mais atenção no seu caso porque você mesmo escreveu que evita industrializado há doze anos, ou seja, seria trocar um hábito bom por outro pior sem necessidade.

Sobre o treino, três coisas rápidas. A sugestão do @Batata... de separar peito e costas com perna no meio é boa e você já adotou. Sobre o ombro, a decisão de tirar o desenvolvimento por causa da lesão foi acertada, mas não precisa abandonar o grupo: elevação lateral, que você já faz, e desenvolvimento com halteres em ângulo mais fechado ou em máquina com pegada neutra costumam ser bem tolerados quando a barra incomoda. E o mais importante para você: perna aparece uma vez por semana em ABC rodado assim, e é justamente o que você quer desenvolver. Duas sessões semanais de perna renderiam mais que qualquer ajuste de dieta que você fizer agora.

Uma última coisa. Você saiu de cinquenta e nove quilos em dois mil e dezenove para setenta e dois hoje. Isso é bastante peso ganho, e boa parte é músculo que você não tinha. O incômodo com os flancos é legítimo, mas o problema agora é só de composição, e composição se resolve com um corte bem conduzido de dois ou três meses. Você já fez a parte difícil, que era construir.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.