Pular para o conteúdo

Sono pode afetar meu crescimento?

Respostas em Destaque

Estou acordando muitas vezes a noite, pois tenho alguns problemas em que preciso ir no banheiro muitas vezes e como estou em fase de crescimento, queria saber se isso poderá afetar meu crescimento a longo prazo.

Não sei se isso tem influência mas durante o dia não me sinto cansado e me sinto bem disposto.

Editado em por F.rossi
Acrescentar informação

• Respostas 7
  • Visualizações 603
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Sim. A falta de sono afeta todo mundo, pq durante o sono seu corpo entra num estágio de construção e recuperação, se seu sono não está equilibrado o seu corpo é afetado diretamente, então evite beber

• Já faço tudo isso paro de beber água as 18:00 e durmo totalmente no escuro com a porta fechada mas mesmo assim acordo varias vezes para ir ao banheiro.   Queria saber se vocês têm alguma ide

• Pode está ligado a vários fatores, se alimenta bem antes de dormir? tem problema de saúde? por exemplo problema urinário? 

2 horas atrás, F.rossi disse:

Estou acordando muitas vezes a noite, pois tenho alguns problemas em que preciso ir no banheiro muitas vezes e como estou em fase de crescimento, queria saber se isso poderá afetar meu crescimento a longo prazo.

Não sei se isso tem influência mas durante o dia não me sinto cansado e me sinto bem disposto.

Sim. A falta de sono afeta todo mundo, pq durante o sono seu corpo entra num estágio de construção e recuperação, se seu sono não está equilibrado o seu corpo é afetado diretamente, então evite beber muita agua pelo menos uma hora antes de dormir, e se possível escolha ambientes mais escuros para dormir. 

• Autor
5 minutos atrás, DIEGO SANTOS disse:

Sim. A falta de sono afeta todo mundo, pq durante o sono seu corpo entra num estágio de construção e recuperação, se seu sono não está equilibrado o seu corpo é afetado diretamente, então evite beber muita agua pelo menos uma hora antes de dormir, e se possível escolha ambientes mais escuros para dormir. 

Já faço tudo isso paro de beber água as 18:00 e durmo totalmente no escuro com a porta fechada mas mesmo assim acordo varias vezes para ir ao banheiro.

Queria saber se vocês têm alguma ideia de como mudar isso.

3 minutos atrás, F.rossi disse:

Já faço tudo isso paro de beber água as 18:00 e durmo totalmente no escuro com a porta fechada mas mesmo assim acordo varias vezes para ir ao banheiro.

Queria saber se vocês têm alguma ideia de como mudar isso.

Pode está ligado a vários fatores, se alimenta bem antes de dormir? tem problema de saúde? por exemplo problema urinário? 

• Autor
4 minutos atrás, DIEGO SANTOS disse:

Pode está ligado a vários fatores, se alimenta bem antes de dormir? tem problema de saúde? por exemplo problema urinário? 

Problema urinário não. E normalmente 30min antes de dormir como fruta com iogurte natural.

• 4 anos depois...

Esse tópico é curto e tem uma informação que merece mais atenção do que recebeu. Vou direto ao ponto, porque acho que é importante.

O @F.rossi contou que está acordando várias vezes durante a noite para ir ao banheiro, que está em fase de crescimento e queria saber se isso pode afetar o crescimento dele a longo prazo. Contou também que já parou de beber água às dezoito horas, que dorme no escuro e de porta fechada, e que mesmo assim continua acordando. E que durante o dia não se sente cansado.

Vou começar pela parte que eu acho que ele precisa saber.

Levantar várias vezes por noite para urinar não é normal em um adolescente. E é ainda menos normal em alguém que já parou de beber líquido às seis da tarde e mesmo assim continua acordando.

Isso não significa que seja algo grave. Significa que é algo que precisa ser investigado, e não ajustado com truque de rotina.

O motivo de eu insistir é este: em uma pessoa jovem, urinar muito, inclusive à noite, é uma das formas clássicas de aparecimento do diabetes tipo 1. Junto com isso costumam vir sede excessiva, vontade de beber água o tempo todo, perda de peso sem explicação, cansaço e visão embaçada.

O exame que responde isso é barato, rápido e disponível em qualquer posto de saúde: uma glicemia de jejum, e de preferência também a hemoglobina glicada. Um exame de urina simples completa.

Existem outras causas possíveis, e vale conhecê-las para não ficar assustado sem necessidade: infecção urinária, ingestão grande de líquido mais cedo no dia sem que a pessoa perceba, cafeína à tarde, e uma condição menos comum chamada diabetes insípido, em que o corpo perde água pela urina sem que o açúcar esteja alterado.

E existe uma causa que é especialmente interessante no caso dele, porque conecta diretamente com a pergunta que ele fez.

Apneia do sono, em crianças e adolescentes, produz justamente esse quadro: sono fragmentado, várias idas ao banheiro durante a noite e, em alguns casos, xixi na cama. Nessa faixa etária, a causa mais comum é aumento das amígdalas e das adenoides, e o sinal que costuma acompanhar é ronco.

Ou seja, a pergunta prática que vale fazer em casa é: ele ronca?

Isso importa porque a apneia do sono em crianças e adolescentes é uma das causas conhecidas de atraso de crescimento, e ela é tratável. Se for esse o caso, tratar melhora o sono e melhora o crescimento.

Agora respondendo diretamente à pergunta que ele fez, que é boa.

Sim, o sono influencia o crescimento, e a intuição dele está correta. A liberação do hormônio do crescimento acontece principalmente durante as fases mais profundas do sono, que se concentram na primeira metade da noite. Sono fragmentado, noite após noite, ao longo de anos, interfere nisso.

Além disso, adolescentes precisam de mais sono do que adultos, algo em torno de oito a dez horas por noite, e o padrão que ele descreveu não permite isso mesmo que ele fique deitado o tempo necessário, porque acordar várias vezes quebra os ciclos.

E um detalhe que ele mencionou merece comentário: ele disse que durante o dia não se sente cansado. Isso é bom sinal e não deve ser motivo para adiar a consulta, porque no começo desses quadros a pessoa costuma se sentir bem justamente por ser jovem.

Uma observação sobre o que ele já está fazendo.

Dormir no escuro é uma boa medida e vale manter. Já parar de beber água às dezoito horas eu não manteria. Quando alguém restringe líquido e continua acordando à noite, isso é justamente o sinal de que a causa não é o quanto ele bebe. E restringir água por horas, ainda mais em quem treina, tem custo próprio.

O que eu faria no lugar seria beber normalmente durante o dia, reduzir apenas na hora imediatamente anterior a dormir, e anotar por uma semana quantas vezes ele acorda por noite. Essa anotação vale ouro na consulta, porque transforma uma queixa vaga em um dado.

Um último ponto, e é o mais importante de todos: se aparecer sede muito intensa, boca seca constante, perda de peso sem estar tentando emagrecer ou visão embaçada, isso não é para esperar consulta agendada. É para procurar atendimento logo.

Créditos ao @DIEGO SANTOS, que respondeu bem em duas frentes. Explicou corretamente que o sono é o momento em que o corpo se recupera, e, o mais importante, fez as perguntas certas de acompanhamento e concluiu, com honestidade, que aquilo poderia ser algo mais complexo e que era caso de médico. Reconhecer o limite do que dá para resolver por fórum é o tipo de resposta que ajuda de verdade.

E a última mensagem do tópico é a melhor de todas: ele escreveu que ia conversar com os pais. Era exatamente isso que ele precisava fazer.

Se o F.rossi estiver lendo isto, é isto que eu diria a ele: leve para os pais três frases prontas. Que ele acorda várias vezes por noite para urinar mesmo sem beber água à noite, que isso acontece há um tempo, e que ele quer fazer uma glicemia de jejum e um exame de urina. E que valeria alguém em casa observar se ele ronca dormindo.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.