Pular para o conteúdo

AUMENTO BRUTAL DE ESTRADIOL, TESTOSTERONA TOTAL E LIVRE APÓS USO DE CLOMID

Respostas em Destaque

Galerinha blz?

Estou com acompanhamento médico realizando alguns tratamentos para começar um aumento da minha testosterona, nos primeiros exames identificou-se que meu estradiol estava alto e meu médico resolveu tratar por 20 dias utilizando Clomid 50mg/dia, após os 20 dias refiz os exames e me assustei com os números, vou retornar ao médico ainda para interpretar, mas segue os resultados:

Testosterona Total (antes do clomid): 460 ng/ml

Testosterona Total (depois do clomid): 1550 ng/ml ????????????????????? (Como sobe mais de 1000ng com clomid em 20 dias????, acho que ta errado isso ai, parece até que eu ciclei alguma coisa kkkkkkkk)

Estradiol (antes do clomid): 47,2 pg/ml

Estradiol (depois do clomid): 108 pg/ml ??????????????????????? (clomid não era pra baixar o estradiol??)

Não estou usando nenhum esteroide, muito estranho isso né?

Editado em por ggzao

• Respostas 4
  • Visualizações 996
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• O Clomid ele aumenta a testo tbm, ela é usado pra restaurar seu eixo com baixa produção de testo. Usado por pessoas inferteis até. Ele só te passou clomid ou passou outros remédios?

• @Kami Back Apenas clomid 50mg/dia to usando faz 22 dias

• você triplicou sua testo, como não tem receptores pra suportar, parte vai aromatizar e outra parte vai reduzir em dht, tamox nem clomid tem ação anti estrogenica, sobrou testo? vai aromatizar, essa é

• 6 meses depois...

você triplicou sua testo, como não tem receptores pra suportar, parte vai aromatizar e outra parte vai reduzir em dht, tamox nem clomid tem ação anti estrogenica, sobrou testo? vai aromatizar, essa é a regra do jogo, e realmente você tem uma excelente resposta ao medicamento, em minha tpc minha testo não passou de 640

• 4 anos depois...

Esses números fazem sentido e a explicação é bem interessante, porque envolve um mal entendido muito comum sobre o que o clomifeno faz.

Clomifeno é um modulador seletivo do receptor de estrogênio. Isso significa que ele não reduz estrogênio, ele apenas ocupa o receptor de estrogênio em alguns tecidos e o bloqueia. No hipotálamo, esse bloqueio faz o cérebro deixar de enxergar o estradiol circulante e concluir que falta hormônio. A resposta é aumentar GnRH, e com isso LH e FSH sobem e o testículo passa a produzir mais testosterona. É exatamente por isso que ele é usado em hipogonadismo secundário e em infertilidade masculina.

Agora a parte que explica o seu susto. A aromatase converte parte da testosterona em estradiol, e essa conversão é proporcional ao substrato disponível. Se a testosterona triplicou, existe muito mais matéria prima para aromatizar, então o estradiol sobe junto. Ou seja, seu estradiol não subiu apesar do clomifeno, ele subiu por causa do sucesso do clomifeno em elevar a testosterona. Sair de 460 para 1550 em vinte dias é uma resposta forte, mas está dentro do que se vê com esse medicamento em quem tem eixo íntegro e apenas subestimulado.

Vale um cuidado com a leitura desses valores. O clomifeno comercial é uma mistura de dois isômeros, o enclomifeno e o zuclomifeno, e o segundo tem meia-vida muito longa, de semanas, o que faz o efeito se acumular ao longo do uso e persistir depois da parada. Isso significa que exame feito em uso não representa o seu novo estado de equilíbrio, e ele não deve ser interpretado como se fosse o seu basal.

Sobre o que importa na prática, o número do estradiol isolado diz menos do que parece. Duas perguntas valem mais. A primeira é como você se sente, ou seja, se apareceram sensibilidade ou nódulo sob o mamilo, retenção, oscilação de humor. A segunda é qual método o laboratório usou, porque estradiol por imunoensaio comum tem imprecisão grande em homem e o método adequado é o ultrassensível. Muita conduta é tomada em cima de um número que não era confiável.

Sobre o icaroplive ter dito que faltam receptores, o raciocínio direcional está certo quanto ao resultado, mas o mecanismo não é saturação de receptor. É simplesmente mais substrato passando pelas mesmas enzimas, aromatase gerando mais estradiol e 5 alfa redutase gerando mais DHT.

Um ponto que eu levaria para o seu médico, já que você tem acompanhamento, é a razão de ter começado por clomifeno para tratar estradiol alto. Estradiol alto em homem tem causas próprias que valem investigação antes de qualquer estímulo do eixo, principalmente excesso de gordura corporal, que é onde a aromatase mais atua, uso de álcool, função hepática e alguns medicamentos. Se a causa de base for gordura corporal, ela continua produzindo o mesmo efeito enquanto não mudar, e o resto vira ajuste em cima de sintoma.

Por fim, com testosterona nessa faixa, os itens de monitoramento passam a ser os mesmos de quem faz reposição, ou seja, hematócrito e hemoglobina, perfil lipídico e pressão. E vale saber que o clomifeno tem efeitos adversos próprios, sendo alteração visual o mais característico, com visão embaçada ou pontos luminosos, que é motivo de suspender e avisar o médico imediatamente.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.