Pular para o conteúdo

Joelho - sensação de ardor frio

Respostas em Destaque

Olá

durante as últimas sessões de treino tenho sentido um desconforto no joelho, que tem agravado.

Quando dobro o joelho oiço um barulho tipo areias, mas não me doí;

Não tenho nada inchado e agora causa algum desconforto ao andar.

Fora do treino quando ando tenho uma sensação de ardor e outras vezes de uma sensação, como o joelho por dentro estivesse húmido, frio...

O que pode ser? Já marquei para um ortopedista mas enquanto não chega o dia da consulta, alguém pode sar uma ajuda?

• Respostas 6
  • Visualizações 12,5mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• O moderador de serviço pode ajudar ?

• eu não modero mais mas blz... a sensação de areia é um sintoma de posivel desgaste da cartilagem articular porém a sensação de frio pode ser insuficiencia nutricional ou alguma perversão de sensibi

• Obrigado vitz pelas dicas, entretanto já fui ao ortopedista e agora estou a fazer exames (RX e tac ao joelho) para ver o que se passa. Confesso que não entendi o que queria dizer com a frase "eu nã

eu não modero mais mas blz...

a sensação de areia é um sintoma de posivel desgaste da cartilagem articular porém a sensação de frio pode ser insuficiencia nutricional ou alguma perversão de sensibilidade, o ideal é ir ao ortopedista.

• 14 anos depois...

Sentir crepitações ou estalos no joelho é bem provável que seja condromalácia. Sua articulação tá enfraquecida, isso pode ter vários fatores, treino pesado e errado, repetitivo, idade e fatores anatômicos de cada um. 

Vá no ortopedista, se for isso, ele vai te indicar anti inflamatórios por 1 semana + umas sessões de fisioterapia pra fortalecimento da região.

A TC vai servir pra avaliar o grau da lesão. Como você não tem edema algum, seria um grau inicial. Já que quanto mais lesada a articulação, maior o edema normalmente.

• 6 anos depois...

Vale separar duas coisas que aparecem juntas nesse relato, porque elas têm causas bem diferentes.

A sensação de areia ao dobrar o joelho é crepitação. Sozinha, sem dor e sem inchaço, ela é extremamente comum e não é sinônimo de lesão. Muita gente tem crepitação a vida inteira sem nenhum problema articular. Ela só ganha peso clínico quando vem acompanhada de dor ao subir e descer escada, dor ao levantar depois de ficar muito tempo sentado, ou dor ao agachar. Aí sim o quadro mais provável é condromalácia patelar ou dor femoropatelar, como o @Bruce Slajvic apontou.

Um ajuste ao que foi dito sobre exames. Radiografia mostra osso e espaço articular, e tomografia mostra osso com detalhe, mas nenhum dos dois avalia bem cartilagem. O exame que enxerga cartilagem, menisco e ligamento é a ressonância magnética. Se a suspeita é condromalácia, é ela que gradua a lesão. Por outro lado, vale dizer que grande parte dos casos nem precisa de imagem no início, porque a conduta inicial é a mesma.

E essa conduta é onde está a parte útil. A dor femoropatelar responde muito melhor a fortalecimento do que a repouso. O que costuma resolver é fortalecer quadríceps, principalmente com cadeia cinética fechada e amplitude que não doa, junto com glúteo médio e máximo, que controlam a rotação do fêmur e tiram carga da patela. Alongamento e liberação de isquiotibiais, panturrilha e banda iliotibial entram no pacote. Anti-inflamatório serve para atravessar a crise, não trata a causa. Parar de treinar por completo costuma piorar, porque a musculatura que estabiliza a articulação enfraquece ainda mais.

Na prática, o que eu revisaria no treino é carga de leg press e agachamento em amplitude muito profunda enquanto houver dor, cadeira extensora com carga alta na parte final do movimento, que é onde a pressão femoropatelar é maior, e volume de impacto, corrida e salto, na fase aguda. Manter agachamento e leg em amplitude parcial indolor, com carga controlada, costuma ser melhor do que abandonar o exercício.

Sobre a sensação de ardor e de frio por dentro do joelho, isso não é típico de cartilagem. Descrição desse tipo costuma apontar para componente neuropático, irritação de algum ramo nervoso local ou dor referida, e, mais raramente, para alteração circulatória. Se essa parte persistiu depois dos exames, é ela que merece ser levada ao ortopedista com destaque, porque muda a investigação.

@João Victor, se o seu caso é só o barulho, sem dor, sem inchaço e sem falseio, provavelmente não é nada e o fortalecimento de quadríceps e glúteo resolve o incômodo. Se tem dor em escada ou ao agachar, ou se o joelho falseia ou incha depois do treino, aí vale avaliação presencial, porque falseio e derrame articular apontam para outras estruturas além da cartilagem.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.