Pular para o conteúdo

Posso malhar com tendinite?

Respostas em Destaque

• Autor
Eu tive uma tendinite a uns 4 meses atras, fiquei 40 dias com tala, tomando anti - inflamatorio, tomei 5 remedios diferentes, o que nao deu resultado algum...

A dor realmente melhorou muito o médico disse que uma tendinite costuma demorar em torno de 5 meses a um ano, por ser um tendao com pouca passagem de sangue, demora pra cicatrizar...

Voltei a malhar peguei leve no começo, na verdade o fato de ter ficado parado eu perdi muita coisa em relação a força, hoje pego pesado......

Ainda estou restrito a fazer triceps, nao posso treinar pois a tendinite pegou meu flexor, voltei a 2 meses.... acho que so vou poder voltar a treinar triceps daki uns 3 meses, mas de resto to pegando pesado, eu acho q assim, nao se pode se auto diagnosticar NUNCA, pois nao se eskeça que quando se fica parado achando q tem um problema, voce acaba perdendo força... por exemplo tem um amigo meu q ta com uma dor no antebraço e ta com tala, que ele mesmo comprou...

isso nao da certo... tem que ir no medico e fazer um ultra - som...

até hj nao fiz exame nenhum, to esperando há 3 meses o SUS liberar meus pedidos de ultra-som.

O que seria melhor nesse caso? Ultra-som, ecografia ou ressonancia?

Todos pegam tendinite e calcificação nos tendoes?

• 11 anos depois...
  • Respostas 12
  • Visualizações 28,3mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Agora por exemplo, fiz rosca no banco scoth e rosca concentrada, na rosca concentrada eu senti um pouco no local da lesao, uma dor suportavel, mas tenho receio de que com isso esteja complicando mais

• Ola amigo, já passei por isso também, o que funcionou para mim foi engolir o orgulho próprio e iniciar um período com cerca de 2 meses com pesos bem leves e técnica perfeita. Isso juntamente com um

• Observe que o user diz ter sido vítima de um "acidente" na academia, talvez seja melhor utilizar de cautela ao invés de treinar na mesma intensidade.

• 7 anos depois...

Esse tópico tem várias pessoas com o mesmo problema e uma pergunta que nunca foi respondida direito, inclusive por quem chegou em 2019 e ficou falando sozinho. Então vamos por partes, porque o entendimento sobre tendão mudou bastante e isso explica por que quase nada do que vocês tentaram funcionou.

O nome tendinite sugere inflamação, e foi assim que se ensinou por décadas. Só que quando começaram a examinar tendões doloridos de verdade, encontraram pouquíssima inflamação. O que se encontra é desorganização do tecido, fibras bagunçadas, vasos e terminações nervosas crescendo onde não deviam. É um problema de tecido que não conseguiu se reparar direito entre uma carga e outra, e não uma inflamação clássica.

Isso responde de imediato duas coisas que apareceram aqui. O colega que tomou cinco anti-inflamatórios diferentes e disse que nenhum resolveu nada não teve azar. E o outro que tomou anti-inflamatório e reclamou que a dor não passou também não. Anti-inflamatório alivia dor por alguns dias, e às vezes é útil para isso, mas ele não trata a causa, porque a causa não é inflamação. Esperar cura de comprimido é o caminho mais comum para o problema virar crônico.

A segunda consequência é ainda mais importante, e ela inverte o que o tópico inteiro assumiu: repouso completo não é o tratamento. Tendão é tecido vivo que se organiza em resposta à carga. Parar totalmente alivia enquanto dura, mas o tendão fica mais fraco, e quando a pessoa volta ele reclama de novo, muitas vezes pior. É exatamente o ciclo descrito aqui por várias pessoas, com um mês parado, volta, dói de novo. Quarenta dias de tala então costuma piorar a situação.

O que funciona é carga controlada e progressiva. Na fase de dor mais aguda, exercício isométrico costuma aliviar bastante, é segurar a posição parado por trinta a quarenta e cinco segundos, algumas vezes, com peso moderado e sem dor forte. Depois disso, o que remodela o tendão é trabalho lento e pesado, com carga que aumenta ao longo de semanas, dando bastante atenção à fase de descida do movimento. Não é fisioterapia leve para sempre, é carga crescente com paciência.

E aqui vai a ferramenta prática que ninguém deu e que responde a pergunta do título. Existe um critério simples para saber se pode treinar: dor durante o exercício até mais ou menos três ou quatro numa escala de zero a dez é aceitável, desde que ela ceda logo depois e, principalmente, desde que no dia seguinte de manhã o tendão não esteja pior do que estava antes. Se acordar pior, a carga de ontem foi demais e você reduz. Se acordar igual ou melhor, pode manter ou subir um pouco. Esse é o termômetro, e ele vale mais do que qualquer regra fixa.

Então a resposta é sim, dá para treinar com tendinopatia, e na maioria das vezes se deve treinar. O que não dá é treinar do mesmo jeito ignorando o aviso, que foi o conselho de treinar na mesma intensidade dado aqui. Treinar com um bíceps rompido em intensidade máxima não é disciplina, é o caminho para uma cirurgia. Dor não é inimiga a ser vencida, é informação.

Sobre a readaptação que ficou perguntada, o princípio é este: você não volta ao peso antigo, você reconstrói. Começa numa carga que dá para fazer com técnica perfeita e dor dentro daquele limite, e sobe pouco a cada semana, dando ao tendão semanas e não dias. Tendão se adapta bem mais devagar que músculo, e é por isso que tanta gente se machuca de novo justamente quando a força voltou: o músculo já aguenta, o tendão ainda não. Aquela orientação de uma série de dez com pouco peso serve para começar, mas ela precisa progredir, senão trava.

Duas observações específicas para quem escreveu aqui.

Para o autor do tópico: dor na hora de vestir a camisa, somada a dor nas últimas repetições do supino e impossibilidade de fazer crucifixo, é um padrão bem típico de ombro, envolvendo o manguito rotador, e não é a mesma coisa que uma tendinite de esforço simples. Você fez certíssimo em pedir os exames. Só um detalhe do relato que preocupa: você aumentou a carga do supino no meio de tudo isso. Com o ombro reclamando, é justamente a hora de manter carga e trocar de exercício, migrando para pegadas e ângulos que não doem, como supino com halteres em pegada neutra e inclinação menor.

Para o colega programador com dor no antebraço: a sua conta de carga não é só a academia. Teclado e mouse somam muitas horas por dia no mesmo tendão, e é comum a academia levar a culpa por uma sobrecarga que veio do trabalho. Nesse caso vale mexer nas duas pontas, ajustando apoio de punho e pausas ao longo do expediente, além de trocar barra reta por barra W ou halteres na rosca, que aliviam bastante o punho. E, principalmente, procure um médico de verdade em vez de fechar diagnóstico com a amiga enfermeira, com todo respeito a ela.

Última coisa, sobre o prazo: aquilo que o médico falou de cinco meses a um ano é realista, porque tendão tem pouca circulação e se repara devagar. Isso desanima, mas serve para o lado bom também. Quem entende que vai levar meses trabalha direito e sara. Quem espera resolver em duas semanas vive recomeçando do zero.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.