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Leena Fabrini
Leena Fabrini

Cafeína: poderoso pré-treino que aumenta força e resistência além de queimar gordura

A cafeína é um suplemento pré-treino. As pesquisas mostram que a cafeína pode aumentar a força e a resistência muscular, permitindo que você treine mais pesado por mais tempo, além de ajudar a queimar mais gordura corporal durante o treino. Um estudo de pesquisadores da Índia confirma sua eficácia.

Os pesquisadores indianos estudaram grupos de pessoas consumindo doses de aproximadamente 4, 8 e 12 mg de cafeína por kg de massa corporal, ou aproximadamente 400 mg, 800 mg e 1200 mg de cafeína para uma pessoa de 100 kg, 1h antes de testar suas forças e resistências musculares isométricas (estáticas).

Os resultados mostraram uma correlação positiva entre o aumento da cafeína ingerida e o aumento da força muscular. O grupo que ingeriu a dose de 2 mg de cafeína por kg de massa corporal obteve um aumento de 15% na força muscular.

A dose de 4 mg de cafeína resultou em um aumento de 40% e o grupo que ingeriu 6 mg de cafeína por kg apresentou um aumento de 50% em sua força muscular isométrica.

O mesmo padrão foi observado pelos pesquisadores ao testarem a resistência muscular após ingestão de cafeína. A dose de 2 mg de cafeína por kg de massa corporal resultou em um aumento de 20% na resistência muscular isométrica.

O grupo com a dosagem de 4 mg de cafeína apresentou uma aumento de 40% na resistência muscular e, por fim, o grupo que ingeriu 6 mg de cafeína por kg de massa corporal apresentou aumento de 50% na resistência muscular isométrica.

Recomenda-se tomar de 200 a 400mg de cafeína aproximadamente uma hora antes do seu treino.

Todavia, antes de um treino mais pesado, ou se quiser um aumento significativo na força muscular, considere aumentar a dose para aproximadamente 800 mg.

Mas atenção: você pode acabar desenvolvendo tolerância à cafeína. Então, para garantir que a técnica mantenha sua eficácia ao longo do tempo, a dose mais alta de cafeína deve ser ingerida apenas ocasionalmente.


Fonte: BROWN, Jordana. Strong Caffeine, Revista Flex, março de 2010, pp. 122.




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O que é o melhor da cafeína é que o consumidor não precisa comprar um suplemento alimentar. Um ou dois copos de café de 200 ml (sem açúcar, claro) contém a quantidade suficiente para o efeito termogênico:

Quantidade de cafeína no café 

  • Café americano (1 chávena – 240 ml): 60-120 mg
  • Café instantâneo (1 chávena – 240 ml): 70 mg
  • Descafeinado (1 chávena – 240 ml): 1-5 mg
  • Espresso (1 chávena – 60 ml): 45-100 mg

Quantidade de cafeína nas bebidas à base de café 

  • Coca-Cola (1 lata – 330 ml): 34 mg
  • Coca-Cola Light (1 lata – 330 ml): 45 mg
  • Coca-Cola Zero (1 lata – 330 ml): 35 mg
  • Pepsi (1 lata – 330 ml): 38 mg
  • Pepsi Light (1 lata – 330 ml): 36 mg
  • Red Bull (1 lata – 330 ml): 80 mg

Quantidade de cafeína noutras bebidas

  • Chá preto (1 chávena – 240 ml): 45 mg
  • Chá verde (1 chávena – 240 ml): 20 mg
  • Chá branco (1 chávena – 240 ml): 15 mg
  • Iced Tea (1 lata – 330 ml): 26 mg
  • Leite achocolatado (1 chávena – 240 ml): 4 mg

Quantidade de cafeína em alimentos

  • Chocolate preto (30 gramas): 20 mg
  • Chocolate de leite (30 gramas): 6 mg
  • Cacau em pó (3 colheres de chá): 8 mg
  • Molho de chocolate (2 colheres de sopa): 5 mg
  • Chocolate quente (1 embalagem instantânea): 5 mg

 

Fonte: Sabe qual a quantidade de cafeína no café e noutras bebidas à base de café? Disponível em: <http://chavena.com/artigos/sabe-qual-quantidade-cafeina-cafe-noutras-bebidas-base-cafe>. Acesso em: 3 de fev. 2017.

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    • Por Toxi
      Olá, pessoal, cá estou pra mais um relato (desta vez espero concluí-lo). Vou deixar as informações:
      IDADE: 23 anos PESO: 85~86 kg ALTURA: 1m80 MEDIDAS: Braço 41,5 cm e panturrilhas 39 cm (é o que lembro) O Treino
      O objetivo do ciclo é dar uma corrigida nas pernas, como podem ver as panturrilhas estão 2,5cm menores do que o braço contraído (que é o ideal de proporção). Corrigir os desvios posturais, especialmente de ombro, costas e joelho.
      A Dieta
      Não defini ainda. Farei 5 ou 6 refeições ao dia, mas vou detalhar melhor com imagens lá no meu Instagram e aqui no fórum.
      O Ciclo
      Uso tudo da Androgen Pharma. O dono sempre concedeu desconto pra mim e pros clientes da minha consultoria, então pra mim fica mais em conta, fora que o cara é bem firmeza, qualquer problema sempre resolveu no ato. Já testei outros labs e até o momento é o que mais gostei, especialmente pela pureza (shots praticamente indolores).O ciclo todo vai durar 12 semanas e será o seguinte:
      900mg Testosterona - semana 720mg Primobolan - semana 700mg Oximetolona (hemo) - semana (100md/dia) 2,5mg Selegilina - por dia 20mg Tamoxifeno - por dia Este será o primeiro ciclo que chegarei a usar mais de 1200mg por semana. Sempre usei doses mais modestas, mas preciso ter conhecimento de como será o aspecto na casa de 2g semanais. Embora eu já tenha noção do que esperar tanto em colaterais, quanto em benefícios.
      Vou doar sangue essa semana, minha pressão está na faixa dos 15/11 e com hemo minha pressão costuma subir muito, é esperado, haja vista que é uma droga com alta taxa de eritropoiese. Doação de meio litro de sangue ajuda bastante nesse ponto, fora que me dá tempo
      Não tirei fotos agora, porque eu não quis. Preciso de um bom espelho. Mas pra matar a sede dos curiosos vou deixar um antes e depois de 10 anos (2008-2018) de quando eu estava com 88kg (agora baixei 2 de pura água). Tá no insta também. Vão perceber que eu não gosto de fotos, porque muitas vezes pareço minúsculo e outras maior do que realmente sou, muita ilusão. rs
      Pra quem tem interesse em contratar meu trabalho e contribuir pra que eu possa comer mais arroz e vegetais, o tópico está logo abaixo.
       
      Podem comentar o que quiserem. Me chama de frango, me chama de monstro, só não me chama de meu bem. O relato eu faço porque gosto de me aproximar dos usuários e como 90% dos post é do tipo "qual o melhor ciclo" acabo passando uma imagem de durão, porque meu trabalho é, obviamente, impedir que isso aqui vire uma zona.
    • Por Jonatan santos
      Olá pessoal, tenho 17 anos, peso 74,4 Kg, meço 1,81 de altura, e estou seguindo carreira no futebol, meu proposito é: ganhar um pouco de massa magra/força/resistência para ter uma melhoria no meu desempenho dentro de campo.
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      Devo usar a creatina no pré ou pós treino(futebol)?
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      Obs: Utilizo a soja, pois o whey protein me deu muitas espinhas. 
               Minha posição dentro de campo é volante, então preciso ter um porte físico bom "fortinho", mas sem perder a flexibilidade e velocidade.
    • Por fernandordgs17
      Bom dia,
      To com um whey concentrado da growth lá em casa e to sem BCAA e Glutamina.
      Queria saber se posso tomar o whey antes do treino também, para aproveitar o Bcaa e Glutamina que vem nele, ou se é melhor tomar no café da manha e depois do treino.
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      Eai? Qual o melhor horário para tomar 2 vezes ao dia? ( Prefiro gastar mais no whey do que ficar comprando bcaa e glutamina separado).
    • Por Renan Eac
      Comecei um ciclo básico de oxandrolona 40mg - 80mg por 8 semanas pois obtive bons resultados no ultimo que fiz há 1 ano atrás. Estou usando a oxan da gold labs 10mg (se alguem tiver uma referencia comentar sobre o lab pfv).
      Meus exames estão ok e a dieta esta encaixada tb. Estou usando junto a creatina da universal além do whey, albumina e multivitamínico.
      Minha dúvida seria se posso acrescentar a cafeína (420 mg), o meu objetivo principal não é a redução de peso, porém minha rotina é foda, e não estou conseguindo render tanto nos treinos. Não achei relatos dessa combinação e gostaria de saber se causaria algum problema.
      Aproveito pra deixar mais uma duvida. Estou na primeira semana do ciclo e estou mandando 40mg divididos em 7hrs - 13hr- 19hr- 00h. Quando aumentar a dosagem, como consigo dividir respeitando a mv.
      Idade: 20 Peso: 75kg Altura: 1,79 Bf: 14%  
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