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Periodização de treinamento: fase de tonificação e fase de força


nicoletti
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E ai galera. Gostaria da ajuda de todos. Li em varios lugares dizendo a respeito de periodização de treinamento. As fazer de hipertrofia e definição eu jah conhecia, mas vi q podem existir outras, como fase de tonificação da musculatura e ainda a de força.
Como é feito a separação, utilizando todas essas variações de treinamento?? Como é feito esse periodo de tonificação muscular?? As series, cadencia, descanso... e todo o resto.
Espero q ajudem e q tenha uma boa discussao a respeito disso...
valeu galera.

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quem pode te dar uma boa dica sobre esse assunto é o personal UFRJ, ele inclusive ja colocou um topico sobre isso.

mas vc pode intercalar treinos de hipertrofia e força (neste caso, acho que series com nunca repetições abaixo de 6). Inclusive isso é muito bom, pq quando vc voltar a treinar hipertrofia, vc se sentira mais forte

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Existem diversas formas de periodização....

Muitas mesmo, cada profissional trabalha de uma forma!

Basicamente dividido em:

Força Pura => 1 a 6 rep max

Força para Hipertrofia => 7 a 12 rep max

Força de Endurance ou resistência => 13 a 20 rep max

Potência muscular => Força x Velocidade

Dependendo do objetivo, do biotipo, de avaliação física e respostas ao treinamento, essas 4 fases são organizadas em períodos de 1 a 12 semanas cada.

É um pouco complexo para uma pessoa sem experiência montar uma boa periodização!

Como citei antes, se voce for estudar a periodização de vários profissionais consagrados, descubrirá diversas fómulas para se tentar chegar à um mesmo resultado!

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Existem diversas formas de periodização....

Muitas mesmo, cada profissional trabalha de uma forma!

Basicamente dividido em:

Força Pura => 1 a 6 rep max

Força para Hipertrofia => 7 a 12 rep max

Força de Endurance ou resistência => 13 a 20 rep max

Potência muscular => Força x Velocidade

Dependendo do objetivo, do biotipo, de avaliação física e respostas ao treinamento, essas 4 fases são organizadas em períodos de 1 a 12 semanas cada.

É um pouco complexo para uma pessoa sem experiência montar uma boa periodização!

Como citei antes, se voce for estudar a periodização de vários profissionais consagrados, descubrirá diversas fómulas para se tentar chegar à um mesmo resultado!

VC PODE CITAR ALGUM OM SITE QUE TRATE DESTE ASSUNTO?

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Bom, galera, procurei sobre periodização na internet, não encotrei nenhum site que fale descentemente do assunto.

Vou dar umas dicas:

O Roberto Simão (UGF) tem um bom esquema de periodização

O Bompa periodiza baseado em testes de 1RM o que tira um pouco a credibilidade! Mas algumas coisas dá pra aproveitar!

Tem a HomePage que fala sobre a periodização que o Gallo usa:

www.cdof.com.br/gallo1.htm

Tem um material do Prof. Chiesa:

www.cdof.com.br/musc1.htm#3

112. Periodizar ou não? - 12/12/00

Qual a diferença entre periodizar ou não o treinamento de uma pessoa intermediária não atleta que visa a hipertrofia. Paulo Junior - Estudante.

Olá Paulo, a diferença de um leigo para um profissional é justamente saber onde começa, onde está e onde quer chegar. Para saber que seu aluno é intermediário deve saber muitas coisas sobre ele e ainda que o mesmo deseja buscar sucesso em algo. Para chegar ao objetivo de seu atleta/aluno e ainda assim ver sucesso mesmo sabendo que ainda não está lá, precisa fazer um mapeamento do seu treinamento com ele.

Segundo Weineck, 1989, em todo processo de treinamento, é preciso exigir o máximo em programação e no emprego subsequente dos melhores meios de treinamento e nas cargas e pausas de recuperação. E ainda acrescenta... O esportista não treina só por treinar, mas para melhorar sua capacidade de executar algo e chegar a algum lugar, com o máximo de efeito, ou para ver... se os meios de treinamento foram confirmados ou desmentidos. Por isso são necessários programas de treinamento elaborados detalhadamente.

O aluno pode não ter muito tempo, mas ele espera entrar num processo de planejamento dividido em ciclos de especificidade com metas de treinamento, sobrecargas, repetições, séries, dieta, etc... com objetivos intermediários perfeitamente definidos respeitando os princípios do Treinamento Desportivo e princípios específicos da Musculação. E na musculação, isso é altamente possível, ou seja, através da periodização na Musculação obtém-se um treinamento realmente específico e individualizado, eliminando desta forma o empirismo da tentativa e erro no treinamento.

Na periodização, leva-se em conta como individualmente cada organismo se adapta ao estresse físico e se desenvolve num determinado espaço de tempo. Assim sendo, o nível de estresse físico a ser aplicado é planejado coadunando-o a uma alimentação adequada e aos dias de reparação necessários para uma plena recuperação não só muscular mas também orgânica, o melhor possível dentro das disponibilidades do aluno.

Portanto, periodize seu trabalho sempre que puder, para ter sucesso e credibilidade de seu aluno. Um abraço !

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Bom, galera, procurei sobre periodização na internet, não encotrei nenhum site que fale descentemente do assunto.

Vou dar umas dicas:

O Roberto Simão (UGF) tem um bom esquema de periodização

O Bompa periodiza baseado em testes de 1RM o que tira um pouco a credibilidade! Mas algumas coisas dá pra aproveitar!

Tem a HomePage que fala sobre a periodização que o Gallo usa:

www.cdof.com.br/gallo1.htm

Tem um material do Prof. Chiesa:

www.cdof.com.br/musc1.htm#3

valeu pela dica, aind a não li tudo mas pelo que vi, o do cdof parece-me muito bom!!

112. Periodizar ou não? - 12/12/00

Qual a diferença entre periodizar ou não o treinamento de uma pessoa intermediária não atleta que visa a hipertrofia. Paulo Junior - Estudante.

Olá Paulo, a diferença de um leigo para um profissional é justamente saber onde começa, onde está e onde quer chegar. Para saber que seu aluno é intermediário deve saber muitas coisas sobre ele e ainda que o mesmo deseja buscar sucesso em algo. Para chegar ao objetivo de seu atleta/aluno e ainda assim ver sucesso mesmo sabendo que ainda não está lá, precisa fazer um mapeamento do seu treinamento com ele.

Segundo Weineck, 1989, em todo processo de treinamento, é preciso exigir o máximo em programação e no emprego subsequente dos melhores meios de treinamento e nas cargas e pausas de recuperação. E ainda acrescenta... O esportista não treina só por treinar, mas para melhorar sua capacidade de executar algo e chegar a algum lugar, com o máximo de efeito, ou para ver... se os meios de treinamento foram confirmados ou desmentidos. Por isso são necessários programas de treinamento elaborados detalhadamente.

O aluno pode não ter muito tempo, mas ele espera entrar num processo de planejamento dividido em ciclos de especificidade com metas de treinamento, sobrecargas, repetições, séries, dieta, etc... com objetivos intermediários perfeitamente definidos respeitando os princípios do Treinamento Desportivo e princípios específicos da Musculação. E na musculação, isso é altamente possível, ou seja, através da periodização na Musculação obtém-se um treinamento realmente específico e individualizado, eliminando desta forma o empirismo da tentativa e erro no treinamento.

Na periodização, leva-se em conta como individualmente cada organismo se adapta ao estresse físico e se desenvolve num determinado espaço de tempo. Assim sendo, o nível de estresse físico a ser aplicado é planejado coadunando-o a uma alimentação adequada e aos dias de reparação necessários para uma plena recuperação não só muscular mas também orgânica, o melhor possível dentro das disponibilidades do aluno.

Portanto, periodize seu trabalho sempre que puder, para ter sucesso e credibilidade de seu aluno. Um abraço !

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fala personal, blz?

qual a maior vantagem em se realizar uma rotina periodizada em

comparação a uma que só tenha como alvo a hipertrofia?

vc intercalando todas estas fases (que apareçem no site), vc tera como resultado final (pelo menos teoricamente) um grau de hipertrofia melhor, do que se comparado há um treino somente de hipertrofia??

um abraço

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