Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Focos e Distorções do Treino com Pesos - Muito Volume e Frequência levam ao Overtraining


carloscomp

Post Destacado

Focos e distorções

Esse tópico estarei expondo meu lado filosofo para tentar expor minha opinião sobre o atual estado do treinamento com pesos, fato que nos une nesse forum em busca de suporte.

Quando alguém cria um tópico aqui tem o objetivo de ser ajudado com sua rotina ou dieta, isso não é o problema, é bom que venha e seja ajudado. O grande problema que vejo é o foco errado de 99% das pessoas que pedem ajuda aqui e em varios foruns por ai.

Geralmente o cara vem com uma rotina extremamente volumosa e com treinos de 5-6 dias, usada pelo Jay Cuttler ou algum outro profissional que já foi Mister Olympia. Agora me diz, quem aqui aguenta treinar "forte" com tal volume e frequencia e não entrar em overtrainig em 1-2 meses? Eu sinceramente não consigo, depois o cara vai e muda todo o treino, todos os exercicios, adiciona mais meia duzia de isoladores para dar um pump e posta aqui perguntando se treinar com ainda mais volume ainda seria a solução para sua estagnação...

Há uma distorção no que se aprende e querer colocar em pratica. Todos sabemos que as os musculos crescem no descanso, então qual o objetivo de ter mais dias de treino na semana do que de descanso? Na logica deveriamos ter no maximo 3 dias de treinos por semana. Mas outro dia fui dar essa dica para um user e ele disse que não ia pagar academia para treinar 3X na semana, dei minha dica.

Qual seria o foco? Bem, pra mim o foco deveria ser nos exercicios que me deixasse mais forte e permitissem eu levantar mais peso em cada momento que eu pisar na academia. É mais que batido que agachamento, levantamento terra, desenvolvimento, supino, pulldown, barra fixa, paralelas, remada curvada, leg press são os exercicios que constroem musculos pois permitem mover grandes grupos musculares a erguer muito peso, e esse devia ser o foco, mas não é.

Agora, você fez seu agachamento hoje, 10 repetições e está exausto, seu corpo precisa descansar, seu corpo precisa crescer, você voltaria na academia para treinar amanhã? Eu não pois gosto de ver meus musculos crescerem, voce não gosta? Levantar peso é oneroso para o corpo e para suas articulações, logo suas articulações também precisam se fortalecer, e então como você iria fortalecer se hoje você treina puxada, amanhã supino e depois desenvolvimento, a articulação do ombro e do cotovelo não tiveram descanso de jeito nenhum, uma lesão ai se torna ainda mais possivel.

O que quero passar aqui é que o basico funciona e muito, rotinas simples com 3-4 exercicios fazem o serviço e permitem você adicionar muito musculo, se claro permitir o descanso necessario, e mais, ter uma dieta de qualidade. Os suplementos tem seu lugar, mas não como a galera supõe, se você não treinar pesado, essas 30g de proteínas que você está consumindo no seu shake serão usadas como energia e se essa energia não for usada, será transformada em gordura, nossa capacidade de assimilação de proteínas é muito limitada, e novamente, pesquisas mostram que o brasileiro possui uma dieta hiperproteica por natureza. 100g de carne tem 30g de proteínas, eu, por exempo, como umas 200-300g de carne no almoço, fora a proteínas que vem dos ovos que consumo, do arroz, do feijão, do leite.

Pode ter certeza, se você ganhar 2Kg numa semana, mais da metade disso é gordura, pesquisas mostram que a média de ganhos de musculo por semana é de 0,5 - 1Kg, isso na fase inicial onde os ganhos vem rapido, logo, em um mes você pode ganhar no maximo 4Kg, isso é incrivel ainda!

Se você começar uma rotina abreviada agora e segui-la com incrementos pequenos em peso, com consistencia e ótima forma, além de dieta de qualidade com foco em proteínas, em 6 meses você pode ganhar 10Kg de musculo, isso é uma meta realista, e fariam uma diferença incrivel ao seu aspecto, mas o que vejo aqui é gente querer o ultimo suplemento para ficar fortinho para o verão...

Abraços,

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


estou traduzindo aquele texto do john christy da comunidade muscle and brawn. vai demorar uns dias ainda, já que trabalho e estudo.

mesmo pra quem não pretende fazer full body, os conceitos dele sobre alimentação, descanso, progressão, entre outros, são essenciais pra qualquer um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora me diz, quem aqui aguenta treinar "forte" com tal volume e frequencia e não entrar em overtrainig em 1-2 meses?

Eu o_o

Bom, é um lado da moeda. Eu acredito em volume e acredito em intensidade tbm. Não descarto nem um nem outro.

Hoje estamos em abril. Venho treinando com o treino atual desde março. Em junho ou julho eu provavelmente vou fazer o tal do Starting Strength ou algum treino de força mais avançado montado com o dono da minha academia, pra ver no que dá. Vamos ver o que vai ser melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu o_o

Bom, é um lado da moeda. Eu acredito em volume e acredito em intensidade tbm. Não descarto nem um nem outro.

Hoje estamos em abril. Venho treinando com o treino atual desde março. Em junho ou julho eu provavelmente vou fazer o tal do Starting Strength ou algum treino de força mais avançado montado com o dono da minha academia, pra ver no que dá. Vamos ver o que vai ser melhor...

Marshton, as vezes vc pode ter uma ótima genetica, apesar de ser minoria, pode ocorrer sim. No entanto volume é inversamente proprocional a intensidade. Para provar recomendo fazer pulldown supinado até a falha, depois pode descansar 1-2 minutos e ir fazer rosca direta, vc vai pegar um peso muito inferior ao que vc pegaria se fosse fazer rosca com o biceps descansado.

Igual eu tava falando pro Fragalho esses dias, ele tava preocupado com um segundo exercicio de empurrar que ela tava fazendo e as cargas estavam pifias comparadas a que ele pegava descansado naquele exercicio. Eu falei que não era de todo ruim pois os musculos alvos já estavam completamente fadigados do primeiro exercicio de empurrar.

estou traduzindo aquele texto do john christy da comunidade muscle and brawn. vai demorar uns dias ainda, já que trabalho e estudo.

mesmo pra quem não pretende fazer full body, os conceitos dele sobre alimentação, descanso, progressão, entre outros, são essenciais pra qualquer um.

Reinaldo, eu estou com uma compilação dele que é show de bola, ele mostra como fez seus alunos ficarem muito fortes em pouco tempo, se quiser me manda MP com seu email q te passo.

Realmente...

:P

Nota 10 pro teu texto cara... esse carlos manja muito haha :wink:

Vlw Paulão, Vi suas fotos no outro topico e achei bacana demais, tá grandão!! :(

Abraços a todos

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito em intensidade e volume <- foi o q eu disse.

Eu acredito em intensidade e volume ao mesmo tempo <- foi o que vocês entenderam.

Marshton, se vc acredita e está dando resultados então tá muito bom brother, criei esse tópico como uma opção para quem está estagnado em treinos volumosos, talvez um dia ele sirva para vc.

Grande abraço,

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei brother, n ataquei o tópico XDDDD~

Só acho q n é correto falar mal de volume.

Geralmente o cara vem com uma rotina extremamente volumosa e com treinos de 5-6 dias, usada pelo Jay Cuttler ou algum outro profissional que já foi Mister Olympia. Agora me diz, quem aqui aguenta treinar "forte" com tal volume e frequencia e não entrar em overtrainig em 1-2 meses?

Eu acredito q um treino desse é impossível de "não dar certo". O cara pode ganhar pouco, mas N DAR CERTO, tp 0 de ganho é impossível. Aliás, com qualquer treino é. O problema de quem entra em OT ou n ganha massa com volume é a alimentação de banana com aveia e toddy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...