Pular para o conteúdo

Duvida sobre gel de testosterona

Respostas em Destaque

Pessoal comecei em agosto tomar oxandrolona 10mg.Em setembro dei início ao stanozolol 1 ml dia sim e dia não,durou 1 mês o ciclo stanozolol.Quando parei o stanozolol,me senti desanimada e fiquei paranoica com os colaterais.Fiz exames minha testosterona está muito alta,está igual de homem.Fui na medica e me indicou passar gel de testostetona,mas será que o gel tem colaterais?

• Respostas 2
  • Visualizações 334
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• 6 anos depois...

A pergunta da Mtr ficou sem resposta, e ela merece uma, porque tem uma contradição grande no que foi relatado.

Respondendo direto: sim, o gel de testosterona tem efeitos colaterais, e são os mesmos de qualquer androgênio em mulher, com um agravante próprio da apresentação. Acne, oleosidade, aumento de pelos, queda de cabelo em padrão masculino, alteração do ciclo menstrual, queda de HDL e aumento do hematócrito. E os dois que não regridem: engrossamento da voz e aumento do clitóris. O agravante específico do gel é que ele passa de pessoa para pessoa pelo contato de pele. Existem casos descritos de virilização em quem convive com o usuário e de puberdade precoce em crianças que tiveram contato com a área de aplicação. Quem usa precisa aplicar em região coberta, lavar as mãos e evitar contato pele a pele naquela área.

Mas o ponto central não é esse. Você escreveu que fez exames, que sua testosterona veio muito alta, em nível masculino, e que a médica indicou passar gel de testosterona. Isso não fecha. Não se acrescenta testosterona a quem já está com testosterona acima da faixa. Se o exame estiver certo, a conduta seria acompanhar a queda e esperar o eixo se reorganizar, não somar mais hormônio. Vale conferir três coisas antes de qualquer decisão. Primeiro, o valor exato e a faixa de referência do laboratório, porque muita gente lê alto sem saber o quanto. Segundo, quando o exame foi colhido, porque colher com a substância ainda circulando dá resultado que não representa o seu estado real. Terceiro, o método, porque os testes de dosagem por imunoensaio podem sofrer interferência de outros esteroides e superestimar o valor, e o método mais confiável nesse contexto é a espectrometria de massas. Repetir o exame algumas semanas depois de parar tudo, pedindo também estradiol, LH e FSH, mostra de fato onde você está.

Sobre o desânimo depois de parar, é comum e tem explicação. Durante o uso, o seu próprio eixo desliga, e quando a substância sai, você fica um período com androgênio baixo e com o ovário ainda retomando o ritmo. Isso costuma vir com humor deprimido, cansaço e falta de motivação, e melhora conforme o eixo volta, o que leva algumas semanas a alguns meses. O que não se deve fazer é tratar essa fase colocando hormônio de novo, porque isso adia a recuperação e prolonga a exposição. Se o desânimo for intenso, persistente ou vier com perda de interesse em tudo, vale procurar ajuda, e aí o profissional certo é quem cuida de saúde mental, não quem prescreve gel.

Um último comentário, e digo com respeito. Prescrição de hormônio com finalidade estética ou de desempenho é vedada por resolução do Conselho Federal de Medicina, e a conduta que você descreveu, de indicar testosterona para uma mulher com testosterona já elevada e que acabou de sair de um ciclo, é motivo suficiente para procurar uma segunda opinião com um endocrinologista. Não estou dizendo para desconfiar de todo mundo, estou dizendo que nesse caso específico os números e a indicação não conversam entre si, e é seu direito entender o porquê antes de passar qualquer coisa na pele.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.