Pular para o conteúdo

Capacidade Cardio Respiratória e Força

Respostas em Destaque

Tenho grande interesse em aumentar a minha capacidade cardio respiratória e a minha força mais não quero aumentar muito o peso,mas não me importo em ganhar alguns poucos quilos.

Para vocês qual seria o melhor combo para isso desde suplementação a medicações e anabolizantes. 

• Respostas 2
  • Visualizações 356
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• 6 anos depois...

Dá para atender bem o que você quer, @Krolo124578, e o interessante é que a resposta está quase toda no desenho do treino, não em suplemento nem em fármaco.

Para ganhar força sem ganhar muito tamanho, a chave é trabalhar com carga alta e volume baixo. Isso significa poucas repetições por série, na faixa de 3 a 5, com três a cinco séries por exercício, descanso longo, de 3 a 5 minutos, e poucos exercícios por sessão, priorizando os grandes padrões: agachamento, levantamento terra, supino, desenvolvimento e remada. Esse formato desenvolve principalmente a parte neural da força, ou seja, recrutamento e coordenação de unidades motoras, com hipertrofia bem menor do que a que se obtém com séries de 8 a 15 e volume alto. É o modelo usado por atletas de esportes com categoria de peso justamente por isso.

Para o condicionamento, a combinação que rende mais é somar volume em intensidade baixa com uma dose pequena de alta intensidade. Na prática, duas a quatro sessões semanais de 30 a 60 minutos em ritmo conversável, aquele em que você consegue falar frases inteiras, e uma ou duas sessões intervaladas por semana, com blocos de 3 a 4 minutos em esforço forte e recuperação equivalente, repetidos quatro vezes. Esse formato é o que mais aumenta consumo máximo de oxigênio por tempo investido.

Dois cuidados de organização, porque treinar força e resistência junto tem interferência conhecida. Separe as sessões por pelo menos seis horas quando possível, ou coloque em dias diferentes, e se precisar fazer no mesmo treino, faça a força primeiro. Evite cardio longo e intenso nas pernas logo antes do treino de perna. E mantenha as calorias em torno da manutenção: como você não quer ganhar peso, é o superávit que precisa ser controlado, não o treino.

Sobre suplementos, três têm evidência que se aplica ao seu caso. Creatina, de 3 a 5 g por dia, melhora força e potência, com a ressalva de que ela costuma somar 1 a 2 kg de água intramuscular, então se cada quilo importa para você, saiba disso antes. Cafeína, de 3 a 6 mg por quilo, cerca de 45 minutos antes, ajuda tanto na força quanto na resistência. Beta-alanina, de 3 a 6 g por dia, tem efeito mais específico em esforços de 1 a 4 minutos, que é a faixa de quem faz intervalado. Nitrato de beterraba tem algum suporte para eficiência aeróbia.

Sobre anabolizantes, e aqui vou ser objetivo: eles não são uma boa ferramenta para o seu objetivo. O efeito principal deles é aumentar massa muscular, que é exatamente o que você prefere evitar, e não melhoram consumo máximo de oxigênio. Ao contrário, o aumento de massa corporal piora a relação de potência por peso, e o aumento de hematócrito e de pressão arterial que vem junto é um risco cardiovascular real para quem treina em alta intensidade. Ou seja, você pagaria com o que mais importa no condicionamento para ganhar aquilo que disse não querer.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.