Pular para o conteúdo

Dúvida Sobre Ciclo Cutting

Respostas em Destaque

Oi Pessoal,

Já treino há mais de 10 anos, porém apenas nos 2 últimos anos com bastante foco e com dieta. Estou ficando com o shape bacana, para o que tenho como objetivo. Neste ano, iniciei o uso de esteróides pela primeira vez. Iniciei em janeiro a utilização de 200mg de Cipio por semana. Em agosto fiz um blast/bulking de 500mg de Durateston por semana (12 semanas de bulking). Consegui ganhar bastante peso, porém o BF deu um subida e agora quero dar uma secada para o verão. 

Minha dúvida é para essas próximas 8 semanas de cutting: tenho a disposição diversas ampolas de cipionato. Vocês aconselham que eu permaneça em uma dose de cruise (200mg semana), ou aumente a dose para 400mg ou 600mg para segurar massa magra? Lembrando acabo de encerrar um bulking de 12semanas, utilizando 500mg de Dura semana.

Fiz exames recentemente e os principais marcadores, como colesterol e hematócrito estão ok.

Peso: 109kg

Altura: 1,94m

BF: 14%

• Respostas 2
  • Visualizações 360
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• 5 anos depois...

@MarcusKing, ninguém respondeu, então vamos por partes. Sua pergunta é se você mantém 200 mg de cipionato ou sobe para 400 ou 600 durante o cutting para segurar massa. A resposta curta é manter os 200. A resposta longa explica por quê, e passa por um problema na premissa.

Preservar massa em déficit não é proporcional à dose de testosterona acima de certo ponto. Com 200 mg por semana você já está acima da faixa fisiológica de um homem saudável, ou seja, o eixo já está totalmente substituído e o sinal androgênico já está saturado para essa finalidade. Dobrar ou triplicar a partir daí não dobra a retenção de massa, mas dobra e triplica com bastante fidelidade a parte que cobra: retenção hídrica, pressão arterial, queda de HDL e subida de hematócrito. E tem um agravante específico do seu momento: você está saindo de doze semanas a 500 mg. O corpo já vem de um período longo de exposição alta, e emendar mais dose em cima, agora em déficit, é justamente a combinação que costuma estourar pressão e lipídio.

O que de fato segura massa magra em corte é bem menos glamouroso e é onde eu colocaria a energia: proteína alta e distribuída, algo na faixa de 2 a 2,4 gramas por quilo, que é acima do que se usa em bulking justamente porque em déficit se precisa de mais. Manter as cargas do treino, ou seja, não trocar o treino pesado por circuito de muita repetição, porque a carga é o sinal que diz ao corpo para não descartar músculo. E velocidade de perda controlada, algo entre 0,5 e 0,7 por cento do peso por semana. Quem corta rápido demais perde massa por mais testosterona que esteja usando.

Agora a parte que eu preciso apontar, porque é sobre você e não sobre a planilha. Você escreveu que fez exames e que os principais marcadores, colesterol e hematócrito, estão ok. Cuidado com essa leitura, porque colesterol total é justamente o número que esconde o efeito dos anabolizantes. O padrão típico com androgênio é HDL caindo bastante e LDL subindo, e como os dois entram na mesma soma, o total pode ficar praticamente igual ao de antes. Um colesterol total normal, nesse contexto, não é boa notícia, é ausência de informação. O que você precisa olhar é o HDL isolado, o LDL isolado e os triglicerídeos, e comparar com os seus valores anteriores a janeiro, se você tiver.

E faltam outras coisas na lista. Pressão arterial aferida de verdade e repetida, não uma medida de farmácia por ano, porque é o marcador que mais se mexe e o único que não aparece em exame de sangue. Função renal com creatinina, lembrando que ela sobe um pouco pela própria massa muscular e precisa ser interpretada assim. PSA e avaliação de próstata, dependendo da sua idade. E, se filhos estiverem nos planos em algum momento, espermograma agora, porque testosterona em uso contínuo suprime a produção de espermatozoide e a recuperação depois de anos nem sempre é completa.

Isso me leva ao ponto maior. Você começou em janeiro com 200 mg, fez um blast de doze semanas, e agora está planejando as próximas oito com a pergunta sendo apenas qual dose. Repara que em nenhum momento desse ano houve uma janela sem uso. Blast and cruise não é um ciclo com pausas, é uso contínuo com variação de dose, e a partir do momento em que ele começa, o eixo não é mais testado. Muita gente entra nisso em janeiro achando que está experimentando e descobre três anos depois que tomou, sem perceber, uma decisão permanente. Não estou dizendo que você errou, estou dizendo que essa decisão merece ser tomada de olhos abertos e com médico junto, e não ser o resultado de uma sequência de perguntas sobre qual dose usar no próximo bloco.

Uma sugestão concreta, então: faça esse corte nos 200 mg, com proteína alta e perda lenta, e no fim dele considere uma pausa real com acompanhamento para ver o que o seu eixo faz. Essa informação vale mais do que os dois quilos a mais de massa que 600 mg talvez segurassem.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.