Pular para o conteúdo

Bolinhas na veia quando faço força.

Respostas em Destaque

Tenho 15 anos, e notei que quando fazia flexão, varias bolinhas surgiam na minha veia, (a maior veia do braço, a mais visível) e quando eu termino a série ela desaparece quase que instantaneamente, eu queria saber o motivo disso porque procurei e apenas falou sobre as veias saltadas, e também nunca aconteceu antes, inclusive, depois de um tempo minha mão fazendo a flexão minha mão começa a formigar.

• Respostas 2
  • Visualizações 376
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Moderador
6 minutos atrás, BananaAmanteigada disse:

Tenho 15 anos, e notei que quando fazia flexão, varias bolinhas surgiam na minha veia, (a maior veia do braço, a mais visível) e quando eu termino a série ela desaparece quase que instantaneamente, eu queria saber o motivo disso porque procurei e apenas falou sobre as veias saltadas, e também nunca aconteceu antes, inclusive, depois de um tempo minha mão fazendo a flexão minha mão começa a formigar.

Poste uma foto.

• 4 anos depois...

Essa pergunta é boa e tem resposta, então vou respondê-la.

O @BananaAmanteigada, de 15 anos, notou que ao fazer flexão aparecem várias bolinhas ao longo da veia mais visível do braço, que somem quase instantaneamente quando ele termina a série, e que depois de um tempo a mão começa a formigar.

São duas coisas diferentes, e vale separar.

Começo pelas bolinhas, que é a parte simples e tranquilizadora.

O que ele está vendo são as válvulas da veia.

As veias dos braços e das pernas têm válvulas por dentro, distribuídas ao longo do trajeto, que servem para impedir que o sangue volte no sentido contrário. Durante o esforço, a musculatura comprime a veia e o sangue se acumula em segmentos entre uma válvula e outra. Cada segmento cheio fica levemente abaulado, e o resultado visual é exatamente esse: uma veia que parece ter contas ou bolinhas ao longo dela.

Quando a série termina, a pressão normaliza, o sangue circula e o aspecto desaparece na hora. É por isso que some tão rápido, e esse detalhe, o de sumir instantaneamente, é justamente o que indica que se trata de um fenômeno mecânico e normal.

Isso aparece mais em quem tem pouca gordura sob a pele, mais no calor e mais em exercícios em que o braço fica abaixo do coração ou sob esforço sustentado, que é o caso da flexão.

Agora o formigamento, que é a parte que merece mais atenção.

Formigamento na mão durante flexão de braço, em uma pessoa jovem, quase sempre tem causa mecânica e local, e a mais comum é a posição do punho.

Na flexão tradicional, com a palma apoiada no chão, o punho fica em extensão máxima e sustentando o peso do corpo. Essa posição comprime o nervo mediano dentro do túnel do carpo, e o resultado é formigamento no polegar, indicador e dedo médio, geralmente depois de alguns segundos ou de algumas repetições.

Existe também a compressão do nervo ulnar no cotovelo, que dá formigamento no dedo mínimo e na metade do anelar.

A solução costuma ser simples e vale testar: fazer as flexões apoiando as mãos em barras paralelas, em apoios próprios de flexão ou segurando halteres no chão, tudo isso mantendo o punho reto em vez de dobrado. Fazer sobre os punhos fechados, com apoio nos nós dos dedos, resolve pelo mesmo motivo. Séries mais curtas e pausas entre elas também ajudam.

Se o formigamento acabar assim que ele muda a posição, o assunto está resolvido.

E aqui vai a lista do que não é para deixar passar, porque é a informação mais importante que eu posso dar a ele.

Procure um médico se o formigamento persistir depois do exercício, se aparecer dormência ou fraqueza na mão fora do treino, se a mão ficar pálida, roxa ou muito fria durante o esforço, se o braço inchar como um todo, ou se surgir um cordão endurecido e doloroso ao longo da veia, com vermelhidão e calor.

Esse último merece nome: inflamação de veia, e é diferente do que ele descreveu, porque não some quando a série termina.

E existe uma condição que aparece justamente em pessoas jovens e que combina formigamento com alterações do braço em determinadas posições, especialmente com o braço acima da cabeça, chamada síndrome do desfiladeiro torácico. Não é o quadro mais provável no caso dele, mas é o motivo pelo qual sintoma que persiste merece avaliação em vez de busca na internet.

Como ele tem 15 anos, aproveito para deixar duas informações que interessam a essa idade e que raramente alguém dá.

A primeira é que treinar com peso nessa idade é seguro e faz bem, desde que com técnica e orientação. A ideia de que musculação atrapalha o crescimento é um mito antigo e já foi contrariada pelos estudos. O que existe de risco real é lesão por técnica ruim ou por carga máxima sem preparo, e não o treino em si.

A segunda é que, nessa fase, os fatores que mais rendem são os mais chatos: comer bem, dormir bastante e treinar com regularidade por anos. Ele está na idade em que isso mais compensa, e é também a idade em que aparece a pressão para procurar atalhos. Não vale a pena, e o motivo é simples: ele ainda não usou nem um por cento do que consegue de graça.

Crédito ao @Foston, que respondeu do jeito certo. Diante de um achado visual, pedir foto é exatamente o que se faz, porque descrição escrita de coisa que se vê engana bastante.

Se o autor estiver lendo isto, é isto que eu diria a ele: as bolinhas são as válvulas das veias e não são problema. O formigamento provavelmente é a posição do punho, e vale testar as flexões com o punho reto. E, se o formigamento continuar depois do treino, aí é conversa com os pais e com um médico.

Para quem quiser montar um treino a partir da própria rotina e do equipamento disponível, o site tem um gerador de treino em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/treino/ , que serve como ponto de partida para ajustar com acompanhamento.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.