Pular para o conteúdo

Diário de Treino 5a.m

Respostas em Destaque

Tentei fazer um post anterior, mas só foram as imagens. Gostaria que um moderador pudesse apagar o post antigo.

Em setembro de 2020 eu me encontrava em um quadro severo de depressão, cheguei a pesar 103kg (25 anos 1.86 de altura). Estava com péssimos hábitos alimentares, meu namoro de 5 anos tava indo pro saco e eu não tinha me encontrado como pessoa, e principalmente com uma carreira.

Vi que não tinha condição de continuar daquele jeito e decidi mudar. Li alguns livros, engoli o "Poder do Hábito" e o "Milagre da manhã" e por mais piegas que seja, decidi tentar, porque não? 

Comecei a acordar 5 horas da manhã, e comecei a treinar. Vi que minha mentalidade começou a mudar: eu estava mudando aquele pensamento de "quero tudo já, agora" pra "uma hora vem, com constancia, calma, disciplina e paciencia". 

No primeiro mês não vi muita diferença no corpo e nem no peso, mas eu sabia que vinha! Não tinha como não vir, fazendo tudo certo, tudo disciplinado, não tinha como não vir. Fui pra uma nutricionista, fiz bioimpedância e comecei a fazer uma dieta com restrição calórica. 1720kcal/dia se não me engano. Focadissimo! Pesava todas as comidas, e comecei a levar marmita pro trabalho que eu tinha na época. Comecei a ver resultados, minha mente tava mais clara, a ansiedade tinha diminuido e os episódios depressivos também tinham parado. Anotei algumas coisas no meu espelho do banheiro, como uma checklist em um calendário do mês. Tava inevitavel! kkkkk

Em novembro, interrompi o tratamento da depressão (com auxilio da psiquiatra) que eu já estava a um ano e meio fazendo (Escitalopram). Comecei a fazer alguns exames de rotina com o endócrino, e ele viu que minha testosterona tava baixissima (100ng/dl) e fiz diversos exames, que deram normal até, mas decidimos ficar de olho nas taxas ao longo do periodo que eu tava mudando de rotina e habitos.

Em dezembro, meu namoro realmente acabou. Serviu como pré treino.

Em março, percebi que eu continuava com os sintomas de baixa testo (libido de uma tábua, gordura dificil de ir embora, musculo dificil de vir e facil de sair, desanimo, baixa auto estima, "paumolecencia"). Voltei a fazer o teste e continuou baixa, mas subiu um pouco (350 ng/dl) e todas as outras taxas melhoraram. Decidimos continuar observando já que tava subindo mesmo... E se voltasse a cair a gente faria algo.

Agora uma foto do antes de depois que tirei em semana passada:

Setembro 2021: 103kg

5.thumb.jpg.a6650a610b9e09c9a4a335dbf81620210802_111313.thumb.jpg.32724772caaf6620210802_111548.thumb.jpg.d82c9a3548d0af

Julho 2022: 85kg

WhatsApp Image 2022-07-10 at 18.18.09.jpegWhatsApp Image 2022-07-10 at 18.18.10.jpegWhatsApp Image 2022-07-10 at 18.18.10 (1).jpegWhatsApp Image 2022-07-10 at 18.18.11.jpeg

WhatsApp Image 2022-07-10 at 18.18.11 (1).jpeg

Agora em julho, voltei ao endócrino e percebemos que a testo caiu, mesmo com todas as taxas ok e meus habitos ok, ficou em 200ng/dl. Decidimos intervir por conta dos sintomas que continuaram e tava incomodando bastante... sempre incomodou. Comecei essa semana com Nebido e vamos aguardar os resultados.

Gostaria de compartilhar isso ai porque to orgulhoso. E valeu se você leu tudo! Vamo pra cimaaaa

• Respostas 4
  • Visualizações 475
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Parabéns... que  mudança  Coloque aqui seus exames pra gente dar uma olhada... Mano, na alimentação, coma bastante ovos, alho, brócolis, carnes, use ginseng, maca peruana... Mantenha o

• Glicose :81mg/dl Colesterol total:136mg/dl   Col HDL: 57mg/dl Col LDL: 68mg/dl Triglicérides:52mg/dl TSH: 0,67 Testo Total:200ng/dl Vit D: 43 ng/dl Esse fo

• LH / FSH / TGO / TGP / T3, T4 Creatinina e ureia / PSA / Testo livre / DHEA / cortisol / estradiol

Imagens Postadas

• Autor
15 minutos atrás, Batata... disse:

Parabéns... que  mudança 

Coloque aqui seus exames pra gente dar uma olhada...

Mano, na alimentação, coma bastante ovos, alho, brócolis, carnes, use ginseng, maca peruana...

Mantenha o foco...

Glicose :81mg/dl

Colesterol total:136mg/dl

Col HDL: 57mg/dl

Col LDL: 68mg/dl

Triglicérides:52mg/dl

TSH: 0,67

Testo Total:200ng/dl

Vit D: 43 ng/dl

Esse foi o exame mais recente que fiz. Segunda feira agora.

• Moderador
14 horas atrás, anastaciogfn disse:

Glicose :81mg/dl

Colesterol total:136mg/dl

Col HDL: 57mg/dl

Col LDL: 68mg/dl

Triglicérides:52mg/dl

TSH: 0,67

Testo Total:200ng/dl

Vit D: 43 ng/dl

Esse foi o exame mais recente que fiz. Segunda feira agora.

LH / FSH / TGO / TGP / T3, T4 Creatinina e ureia / PSA / Testo livre / DHEA / cortisol / estradiol

• 4 anos depois...

@anastaciogfn, a transformação é real e o relato é bom, mas há um número no seu exame que merece atenção clínica e que não pode ser resolvido com alimentação: testosterona total de 200 ng/dL.

Para homem adulto jovem, isso está claramente abaixo da faixa de referência, que na maioria dos laboratórios e nas diretrizes de sociedades de endocrinologia começa em torno de 264 a 300 ng/dL. Aos 25 anos, 200 não é um valor de borda, é um valor baixo. Todo o resto do seu painel está excelente, com glicose em 81, triglicerídeos em 52, HDL em 57, LDL em 68, TSH normal e vitamina D em 43. Justamente por isso a testosterona destoa tanto e merece ser levada adiante.

O primeiro passo é confirmar, e há uma armadilha aqui. A testosterona tem variação circadiana ampla, com pico pela manhã e queda ao longo do dia, e um único valor não fecha nada. A coleta precisa ser feita em jejum, entre sete e dez da manhã, e o diagnóstico exige dois valores baixos em ocasiões diferentes. Se a sua coleta foi à tarde, o número pode estar subestimado. Repita nas condições corretas antes de qualquer conclusão.

Se confirmar, a investigação seguinte é a que o @Batata... acertadamente sugeriu, com LH e FSH, e o motivo é o seguinte: eles separam duas situações completamente diferentes. Testosterona baixa com LH e FSH altos indica que a hipófise está mandando o sinal e o testículo não responde, o que é hipogonadismo primário. Testosterona baixa com LH e FSH baixos ou inapropriadamente normais indica que o problema está acima, no hipotálamo ou na hipófise, o que é hipogonadismo secundário. As causas e as condutas são distintas.

Falta um exame na lista que foi sugerida e ele é importante: prolactina. Prolactina elevada suprime o eixo e é uma das causas tratáveis mais relevantes de hipogonadismo secundário em homem jovem, incluindo tumores benignos de hipófise que respondem bem a medicação. É barato e não deveria ficar de fora. Já o PSA, que apareceu na lista, não tem indicação aos 25 anos e não vai acrescentar nada.

Há ainda uma hipótese que se encaixa muito bem no seu caso específico e que é reversível. Você saiu de 103 quilos e emagreceu bastante, acordando às cinco para treinar. Déficit calórico prolongado, sobretudo quando combinado com volume alto de treino e sono curto, produz hipogonadismo funcional, em que o organismo reduz o eixo reprodutivo por economia de energia. Nesse cenário, LH e FSH aparecem baixos ou normais-baixos. A correção não é hormônio, é comer mais, reduzir o déficit e dormir melhor, e o eixo costuma se recuperar. Se você ainda está em restrição, vale considerar seriamente uma fase em manutenção calórica e repetir os exames depois de alguns meses.

Vale também mencionar ao médico o quadro de depressão severa que você relatou. A relação entre humor e testosterona baixa é de mão dupla, e cada um dos dois piora o outro, então esse contexto é parte da avaliação e não um detalhe separado.

Agora a correção necessária. Foi sugerido usar ginseng e maca peruana. Não há evidência de que essas plantas elevem testosterona em homens. A maca tem alguma evidência para libido, mas os estudos que mediram níveis hormonais não encontraram alteração. Alho e brócolis são bons alimentos e não têm efeito hormonal relevante. Nada disso corrige uma testosterona de 200, e o risco concreto é passar meses tomando erva enquanto uma causa investigável e tratável segue sem diagnóstico.

O que de fato influencia testosterona de forma comprovada, e que vale aplicar em paralelo à investigação, é bem mais prosaico: dormir sete a nove horas, porque a maior parte da produção acontece durante o sono e privação de sono derruba os níveis de forma mensurável em poucas semanas, manter gordura corporal em faixa saudável, não ficar em déficit calórico agressivo por muito tempo, não manter gordura dietética muito baixa, e corrigir deficiência de vitamina D, que no seu caso já está resolvida.

O encaminhamento certo é endocrinologista, ou urologista com formação em andrologia, levando os dois exames matinais, LH, FSH e prolactina. Aos 25 anos, com todo o resto do painel impecável, esse número tem uma explicação e vale encontrá-la.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.