Pular para o conteúdo

Perda de peso

Respostas em Destaque

Boa madrugada povo,

vim contar um relato sobre meu emagrecimento e talvez sanar algumas dúvidas...

Eu era obeso tipo III, chegando a pesar 135kg , perdi mais de 40 quilos, hoje peso por volta dos 85~86 kg, e tenho 19 anos, comecei esse plano de emagrecimento em 2021, hoje me encontro com um pouco de pele (sobra), tenho que secar mais um pouco ainda, e embora a diferença seja brusca ainda tem uma gordura na região dos flancos muito persistente, vi pessoas falando sobre déficit calórico, HIIT e etc... Mas agora entra o ponto onde eu por falta de conhecimento fiz um déficit calórico tão grande por meses que mesmo que eu diminua, a gordura da região é resistente, o que devo fazer ?

• Respostas 2
  • Visualizações 387
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Seja bem vindo! Parabéns por toda evolução... não se perde 40 quilos sem muita dedicação. Para responder sua pergunta é necessario saber muito mais coisas, mas para isso seria necessário c

20 horas atrás, Visitante Anônimo disse:

Boa madrugada povo,

vim contar um relato sobre meu emagrecimento e talvez sanar algumas dúvidas...

Eu era obeso tipo III, chegando a pesar 135kg , perdi mais de 40 quilos, hoje peso por volta dos 85~86 kg, e tenho 19 anos, comecei esse plano de emagrecimento em 2021, hoje me encontro com um pouco de pele (sobra), tenho que secar mais um pouco ainda, e embora a diferença seja brusca ainda tem uma gordura na região dos flancos muito persistente, vi pessoas falando sobre déficit calórico, HIIT e etc... Mas agora entra o ponto onde eu por falta de conhecimento fiz um déficit calórico tão grande por meses que mesmo que eu diminua, a gordura da região é resistente, o que devo fazer ?

Seja bem vindo!

Parabéns por toda evolução... não se perde 40 quilos sem muita dedicação.

20 horas atrás, Visitante Anônimo disse:

Mas agora entra o ponto onde eu por falta de conhecimento fiz um déficit calórico tão grande por meses que mesmo que eu diminua, a gordura da região é resistente, o que devo fazer ?

Para responder sua pergunta é necessario saber muito mais coisas, mas para isso seria necessário completar seu topico. Quem sabe não seria o momento de preencher ao inves de tentar continuar perdendo?

Editado em por Logan_82

• 3 anos depois...

O autor do tópico descreve duas coisas diferentes como se fossem uma só, e separar as duas muda completamente a conduta. Quarenta quilos perdidos partindo de obesidade grau III deixam, na região dos flancos, uma combinação de gordura subcutânea remanescente e pele redundante. Elas exigem soluções opostas, e insistir em déficit para resolver a segunda é o erro mais comum nessa fase.

O teste prático é simples. Fique de pé, relaxado, e pince a região com os dedos. Se o que se pega tem espessura, é firme e escorrega entre os dedos, é tecido adiposo. Se o que se pega é uma dobra fina, mole, que se desfaz quando você levanta o braço ou contrai o abdômen, e que enruga em vez de encher, é pele. Outro sinal é a posição deitado: gordura se redistribui e achata, pele redundante continua fazendo dobra. Depois de quarenta quilos perdidos, a maior parte do que incomoda nos flancos costuma ser pele.

Sobre a ideia de que o déficit grande demais tornou a gordura daquela região resistente, isso não é o que acontece. A gordura de flancos, quadril e região lombar baixa é fisiologicamente mais lenta de mobilizar por dois motivos anatômicos que já existiam antes de você começar: maior densidade de receptores alfa-2 adrenérgicos, que inibem a lipólise, em relação aos beta-adrenérgicos que a estimulam, e menor fluxo sanguíneo local, o que reduz a chegada de sinal e a retirada dos ácidos graxos liberados. Isso é uma característica da região, não uma sequela do seu déficit. Ela sempre foi a última a sair, e continuaria sendo com qualquer estratégia.

O que o déficit agressivo prolongado de fato causou foi outra coisa, e essa sim merece correção: perda de massa magra, queda do gasto energético de repouso e, provavelmente, menos retração de pele do que teria acontecido com uma perda mais gradual. A pele acompanha a redução de volume quando tem tempo, e emagrecimento muito rápido não dá esse tempo.

A conduta a partir daqui, aos 19 anos, é a mais favorável possível, e ela é o inverso do que o instinto pede. Saia do déficit agressivo e vá para um déficit pequeno, na ordem de 0,3 a 0,5 por cento do peso corporal por semana, ou seja algo entre 250 e 400 gramas na sua faixa de peso. Coloque proteína em 1,8 a 2,2 gramas por quilo. Priorize musculação com progressão de carga acima de HIIT, porque o que vai mudar o contorno dos flancos agora é o que se constrói por baixo, não mais calorias queimadas. E entenda que os últimos pontos percentuais de gordura levam meses, não semanas, justamente pela fisiologia regional descrita acima.

Sobre a pele, aos 19 anos a capacidade de retração é a melhor que você terá na vida, e o prazo real é de doze a vinte e quatro meses após o peso estabilizar. Só faz sentido avaliar cirurgia depois desse período, com peso estável por pelo menos seis a doze meses, e a conversa é com cirurgião plástico, não com o fórum. Procurar avaliação antes disso costuma levar a operar uma pele que ainda ia retrair sozinha.

Um último ponto que vale checar com quem acompanha seu caso: perda de mais de quarenta quilos em cerca de um ano, sobretudo com déficit agressivo, merece exames de rotina, incluindo hemograma, ferritina, vitamina D, vitamina B12 e função tireoidiana, porque déficit prolongado com alimentação restrita é cenário clássico de deficiência nutricional silenciosa.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.