Pular para o conteúdo

Corrida, como melhorar ?

Respostas em Destaque

Pessoal boa noite, tenho um teste dia 2/06, tenho q correr 2.400 em 10 min. Estou correndo em 11:30

Já tomo creatina, pré treino, durateston e multivitamínico.

Tô pensando em tomar franol pois tenho dificuldade na respiração. Alguém indica algum Danone pra me ajudar ? Eh o teste mais importante da minha vida

• Respostas 2
  • Visualizações 364
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Melhorar o pace é preciso treinamentos mesmo... corridas de alta intensidade, tiros curtos e longos, intervalados e baixa intensidade também para fortalecimentos das articulações, tendões e ligamentos

• Moderador

Melhorar o pace é preciso treinamentos mesmo... corridas de alta intensidade, tiros curtos e longos, intervalados e baixa intensidade também para fortalecimentos das articulações, tendões e ligamentos... praticar nas subidas e descidas...

Fortalecimentos com exercícios resistidos, inferiores, core, ombros... melhorar a flexibilidade para uma postura ideal na hora de correr

Monte um plano pra semana um dia com tiros curtos e médios, subidas e retas curtas e íngreme, faça uma corrida de 10km com ritmo intenso e lento...

Vc ja está usando dura...

• 3 anos depois...

Nove dias não dão tempo de melhorar condicionamento de forma relevante. O que dá para ganhar nesse prazo, e não é pouco, é estratégia de prova. Aliás, é bem provável que a maior parte daquele minuto e meio que falta esteja aí, e não no fôlego.

Começando pela conta, que quase ninguém faz antes de correr: 2400 metros em 10 minutos é 2 minutos e 30 por quilômetro, ou 25 segundos a cada 100 metros. Em pista de 400, é 1 minuto por volta, seis voltas. Esse número tem que estar na cabeça, porque a forma mais comum de rodar 11:30 quem já consegue fazer 10:00 é sair rápido demais nos primeiros 400, estourar, e passar o resto da prova pagando. Ritmo constante bate largada forte com folga.

Então o que eu faria nesses dias é bem específico. Dois treinos de ritmo, sentindo na perna quanto é 25 segundos por 100, e não mais que isso. Depois, dois dias sem correr nada antes do teste, só caminhada leve. Descanso na semana da prova rende mais que treino extra, e treinar forte perto do dia é o erro clássico.

No dia, aquecimento de verdade muda o resultado. Dez minutos de trote leve, alguns exercícios de mobilidade e três ou quatro acelerações curtas de uns 60 metros, terminando quinze minutos antes da largada. Entrar na prova frio custa vários segundos logo no começo, exatamente quando eles custam mais caro.

Sobre a dificuldade de respirar, vale separar duas coisas. Nessa intensidade, todo mundo sente falta de ar, porque acima de certo ritmo o corpo produz mais ácido do que consegue limpar, e o pulmão não é o gargalo. Isso é normal e é o que o ritmo constante ajuda a controlar. Agora, se a sua falta de ar vem com chiado, tosse depois de correr ou aperto no peito, aí é outra história e pode ser asma induzida por exercício, que é comum, subdiagnosticada e tem tratamento simples e eficaz. Isso vale uma consulta, e não um comprimido comprado por conta.

E aqui eu preciso ser direto sobre o franol. Ele leva efedrina e teofilina, dois estimulantes que sobem frequência cardíaca e pressão. Somando ao pré-treino, que já é cafeína em dose alta, e à testosterona que você está usando, você entraria no teste mais importante da sua vida com o coração acelerado antes mesmo da largada, com tremor e risco de arritmia. Não é um bom negócio, e o ganho de desempenho não existe na proporção do risco. Se o teste for de concurso, das forças ou de segurança, tem ainda a questão do exame antidoping e da própria testosterona, que aparece.

O que tem evidência boa e é simples: cafeína, na faixa de 3 a 6 miligramas por quilo, uns 45 minutos antes. Se o seu pré-treino já tem cafeína, ela já está aí, e não vale somar mais. Fora isso, dormir bem nas noites anteriores, comer carboidrato normalmente nos dois dias que antecedem e não correr de tênis novo.

Uma última coisa, sobre a testosterona. Ela não ajuda em nada numa prova de dez minutos, e num teste desses ela joga um pouco contra, porque sangue mais grosso e pressão mais alta não combinam com esforço máximo. O Batata te deu a base certa para o médio prazo, com tiros, intervalados e trabalho de força. Guarda aquilo para depois do teste, que ali é onde o ganho real mora.

Boa prova.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.