Pular para o conteúdo

É ou não é para mim?

Respostas em Destaque

Tentar resumir...

Tem 3 pilares para o ganho de massa que é o meu objetivo. Alimentação, descanso, treino. Se tem a falha em um, tudo vai para o espaço.

Estou fazendo academia para ganho de massa, somente este objetivo. Voltei após ter um tempo parado. Mas, será que é para mim?

Bom, de que adianta se alimentar muito bem, treinar bem e dormir mal? O máximo que consigo dormir é por volta de 5h e olhe lá. Se bem que minha alimentação não é lá estas coisas. É saudável, sim, mas tem hora que não é o suficiente para o ganho de massa. Sempre me senti mal com esta parte da alimentação que tem que ser seguida à risca. 

Quando eu fiz um ciclo de anabolizantes (deca e dura) durante um tempo, me alimentei não uma alimentação pesada de fisiculturista e sim a alimentação normal. Não ganhei absolutamente nada com o anabolizante.

Eu penso hoje em proteína isolada de soja, é barata (não aceito mitos), 180g por dia para atingir o tanto de proteína que preciso diariamente. 

Posso comprar também farinha de batata doce e usar diariamente. Aí você deve estar pensando na alimentação sólida que tem que ter. Ela vai ter a normal do dia a dia que sempre teve. O restante é para a academia.

Agora, o sono. Sempre dormi pouco desde criança. E não adiantou nada eu jantar, esperar dar 3 horas para a digestão para tentar dormir bem que não funcionou. Dormi só umas 4 horas e fiquei o restante acordado. Melatonina? Tomei e não funcionou. No dia que usei, acordei de madrugada, com os olhos lacrimejando e com sono e mesmo assim não dormi mais.

Fica este dilema: de que adianta pagar academia, comprar suplemento, fazer os exercícios, se alimentar até bem, vou falar bem e não dormir direito? 

Será que é para mim?

• Respostas 8
  • Visualizações 342
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Comprei hipercalórico para ver se ganho peso, aliar a musculação e ver o resultado. Não mudou praticamente nada. O peso nem aumenta. Se aumenta volta rapidamente com uma velocidade muito alta para o q

• Ajuda médica não lembro. Se foi com nutricionista ou outra pessoa que falou da melatonina.

• Autor

Comprei hipercalórico para ver se ganho peso, aliar a musculação e ver o resultado. Não mudou praticamente nada. O peso nem aumenta. Se aumenta volta rapidamente com uma velocidade muito alta para o que eu estava antes.

Tomei o Creamass da Integral Médica e o Anabolic Mass 28500 da Profit.

Realmente o descanso é importantíssimo, já procurou ajuda médica? 😉

A qualidade do sono afeta a síntese de proteínas musculares, a liberação de hormônios de crescimento e a reparação das fibras musculares danificadas durante o exercício. 

18 horas atrás, Renato LG disse:

Será que é para mim?

Se é ou não é, não sei, mas eu mesmo não consigo dormir 7~8hrs que todo mundo diz que é o sono ideal.

Pra quem tem a vida corrida (6×1), e ainda consegue algum tempo pra se cuidar, dorme/descansa o tempo que der...

Tua dúvida é legítima e muita gente que entra na musculação passa por esse mesmo tipo de questionamento. O que precisa ficar claro é o seguinte: se você faz o básico bem feito e ajusta com constância, você tem sim resultado. Talvez não o físico de palco, mas com certeza um corpo melhor que a média — e, mais importante, com saúde.

O ponto do sono é relevante, porque a privação crônica atrapalha sim o ganho de massa: prejudica síntese proteica, recuperação, produção de GH e testosterona natural. Mas isso não significa que você está condenado a não evoluir. Muita gente com vida corrida, filho pequeno ou insônia consegue transformar o físico ajustando o que está ao alcance — como nutrição, hidratação, estímulo muscular adequado e suplementação bem encaixada.

Sobre a proteína isolada de soja e farinha de batata doce: funciona sim. Não é o "padrão de elite" em termos de biodisponibilidade, mas pra quem busca custo-benefício e aderência, resolve. O que mais atrapalha é a falta de consistência — não o tipo exato de suplemento. Só não esquece da proteína sólida também (ovo, frango, peixe, carne) pra balancear o perfil de aminoácidos.

Se já tentou melatonina e não funcionou, vale investigar outras causas com um médico do sono: déficit de magnésio, cortisol noturno elevado, síndrome das pernas inquietas, apneia leve... Pode haver solução, mas precisa procurar com foco.

Resumo: sim, é pra você. Só não compara tua linha de chegada com a de quem dorme 8h, tem chef particular e vive de treinar. Faz o melhor com o que você tem — e isso já vai te colocar muito à frente da maioria.

• Autor
Em 12/05/2025 em 09:54, Cláudio Chamini disse:

Tua dúvida é legítima e muita gente que entra na musculação passa por esse mesmo tipo de questionamento. O que precisa ficar claro é o seguinte: se você faz o básico bem feito e ajusta com constância, você tem sim resultado. Talvez não o físico de palco, mas com certeza um corpo melhor que a média — e, mais importante, com saúde.

O ponto do sono é relevante, porque a privação crônica atrapalha sim o ganho de massa: prejudica síntese proteica, recuperação, produção de GH e testosterona natural. Mas isso não significa que você está condenado a não evoluir. Muita gente com vida corrida, filho pequeno ou insônia consegue transformar o físico ajustando o que está ao alcance — como nutrição, hidratação, estímulo muscular adequado e suplementação bem encaixada.

Sobre a proteína isolada de soja e farinha de batata doce: funciona sim. Não é o "padrão de elite" em termos de biodisponibilidade, mas pra quem busca custo-benefício e aderência, resolve. O que mais atrapalha é a falta de consistência — não o tipo exato de suplemento. Só não esquece da proteína sólida também (ovo, frango, peixe, carne) pra balancear o perfil de aminoácidos.

Se já tentou melatonina e não funcionou, vale investigar outras causas com um médico do sono: déficit de magnésio, cortisol noturno elevado, síndrome das pernas inquietas, apneia leve... Pode haver solução, mas precisa procurar com foco.

Resumo: sim, é pra você. Só não compara tua linha de chegada com a de quem dorme 8h, tem chef particular e vive de treinar. Faz o melhor com o que você tem — e isso já vai te colocar muito à frente da maioria.

Muito obrigado pelas palavras.

• 1 ano depois...

Renato, o tópico tomou o rumo do sono e ficou por ali, mas tem uma frase sua, logo no primeiro post, que na minha opinião responde a pergunta toda e passou batida por todo mundo.

Você contou que fez um ciclo de deca com durateston e que, nesse período, comeu a alimentação normal do dia a dia, não uma alimentação de fisiculturista. E que não ganhou absolutamente nada.

Pensa no que isso significa. Anabolizante não cria tecido do nada, ele só aumenta a eficiência com que o corpo aproveita o que entra pela boca. Se nem com a ajuda química você ganhou peso, a conclusão quase inevitável é que não havia superávit calórico nenhum. Ou seja, o item que falhou não foi o sono, não foi a genética e não foi a falta de dom para musculação. Foi a comida. E isso é uma boa notícia, porque é o pilar mais barato de arrumar dos três.

Repare que o mesmo padrão se repete com o hipercalórico. Você tomou dois potes diferentes e disse que o peso não mudou, ou subiu e voltou rápido. Hipercalórico não é um item mágico, ele é comida em pó. Se você toma um shake e, sem perceber, come um pouco menos no resto do dia porque está com o estômago cheio, a conta fecha no mesmo lugar de antes. Isso acontece o tempo todo, e não é falta de esforço, é o apetite se autorregulando.

Então a pergunta que eu faria antes de qualquer outra coisa é bem chata, mas é a única que resolve: quantas calorias você come por dia, de verdade? Não a impressão, a conta. Pesa a comida e anota tudo por sete dias, sem mudar nada na rotina, só para descobrir o seu número real. Anota o peso corporal em jejum na mesma hora, todos os dias, e olha a média da semana, nunca o valor de um dia isolado. Se em duas semanas a média não subiu, você não estava em superávit, ponto final. Aí você acrescenta comida até subir. É deselegante, mas é assim que funciona, e sem esse número tudo o que a gente discutir aqui é chute.

Sobre os cento e oitenta gramas de proteína isolada de soja por dia. A soja funciona, isso está correto e não é mito. Mas cento e oitenta gramas de pó é muita coisa, e ela vai encher você e tirar espaço da comida sólida, que é justamente o que você precisa aumentar. Suplemento serve para completar o que faltou, não para ser a base. Eu inverteria: primeiro sobe a comida, depois usa o pó para fechar a conta.

Agora o sono, porque ali também tem coisa a fazer.

Dormir quatro ou cinco horas desde criança, de forma constante, não é só uma característica sua, é algo que merece uma consulta de verdade. E o ponto principal: melatonina não é remédio para dormir. Ela não é um sedativo, é um sinalizador de horário, aquilo que avisa o corpo que a noite chegou. Por isso ela ajuda principalmente quem tem o relógio biológico deslocado, e costuma ser usada em dose pequena e algumas horas antes de deitar, não no momento de apagar a luz. Tomada errada, no horário errado, ela realmente não faz nada, e foi provavelmente o que aconteceu contigo. Isso não quer dizer que o seu caso não tenha solução, quer dizer que o teste foi mal feito.

Vale também descartar apneia do sono, que é comuníssima e passa despercebida por anos. Os sinais são ronco, acordar cansado mesmo tendo dormido, dor de cabeça de manhã, sono durante o dia. Se alguém que dorme perto de você já reclamou de ronco ou já percebeu você parando de respirar, leve isso ao médico, porque tem tratamento e muda a vida da pessoa. E uma conferida no básico antes: cafeína depois do meio da tarde, tela no escuro na cama e álcool à noite, que dá sono no começo e picota a segunda metade da noite.

Respondendo direto o título. É para você, sim. Você está fazendo a pergunta errada. Não é se você tem perfil para musculação, é se você já testou de fato o único pilar que nunca foi medido. Você mediu o sono, testou suplemento, testou até anabolizante. Nunca testou comer mais e provar isso com número na balança.

Duas coisas para fechar. Não use anabolizante de novo enquanto essa conta não fechar, porque você já viu o resultado disso na prática, foi gasto e risco sem retorno. E, com o sono ruim, resolva a comida primeiro, que é o que está no seu controle hoje, enquanto investiga o resto com um profissional.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.