Pular para o conteúdo

Massa magra alta porém percentual de gordura muito alto

Respostas em Destaque

Oie pessoal, pesquisei bastante aqui e não achei nenhum relato parecido.

bom, estou tomando oxandrolona há 5 meses comecei com 20mg diário, cheguei a tomar 40 e hoje estou tomando 30.

tive bons resultados visualmente e quase nenhum efeito colateral (apenas um pouco de náusea nos dois primeiros dias que aumentei a dose).

Eu malho 2h por dia, de segunda a sexta, Crossfit e musculação e comia relativamente bem, segunda a sexta sem sair da “dieta” e fim de semana comia 50% bem (porém comia doces tbm.

Nesse mês resolvi ir na nutricionista para seguir uma dieta mais personalizada e ter resultados maiores, e pra minha surpresa descobri que estou com 32,8% de gordura, to chocada demais, o mais estranho é que minha massa magra está muito boa 41kg o que eu acreditava que influenciava diretamente no acúmulo de gordura.

estou seguindo a dieta que ela passou de 1500 calorias a risca e espero diminuir drasticamente esse percentual.

Porém ainda não entendo como pode estar tão alto, a oxandrolona pode ter alguma relação? Acham que tem algo que eu possa fazer ou tomar além da dieta para diminuir esse percentual? 

vou deixar uma foto de como meu corpo estava antes de iniciar o ciclo e do meu corpo agora, sei que to longe visualmente de estar com percentual bem baixo, mas imaginava que estaria com uma 26% no máximo.14E557D9-F59A-46BC-9A98-323249B2D1A3.jpeg

• Respostas 3
  • Visualizações 702
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

Imagens Postadas

• 4 semanas depois...
  • 5 anos depois...

@Danielarochah, sua pergunta nunca foi respondida e ela tem resposta boa. Vou pelas partes.

Primeiro, a conta. Se você tem 41 kg de massa magra e 32,8 por cento de gordura, seu peso total é de aproximadamente 61 kg, com cerca de 20 kg de gordura. Esses dois números não se contradizem, e é aí que está o mal-entendido. Massa magra alta e gordura alta convivem tranquilamente na mesma pessoa. Uma coisa não protege da outra. Massa magra maior aumenta o gasto de repouso, sim, mas o efeito é da ordem de 13 kcal por quilo de massa magra por dia. Uma diferença de 5 kg de massa magra a mais vale algo como 65 kcal por dia, ou seja, meia barra de cereal. Isso não segura ganho de gordura de ninguém.

Segundo, e essa é a parte que quase resolve o tópico sozinha: qual foi o método de medição? Se foi bioimpedância, e quase sempre é, o número tem margem de erro grande e é fortemente afetado por hidratação, horário, alimentação e ciclo menstrual. É comum a bioimpedância errar vários pontos percentuais para mais ou para menos na mesma pessoa em dias diferentes. Isso não quer dizer que você deva ignorar o resultado, quer dizer que ele serve como ponto de partida e para comparação com ele mesmo, sempre no mesmo aparelho, mesmo horário e mesmas condições. Se quiser um número em que dá para confiar de verdade, é DEXA. Adipômetro com um avaliador experiente também é razoável. E, sinceramente, no seu caso o espelho e a fita métrica na cintura vão te informar melhor do que qualquer aparelho.

Terceiro, sua pergunta direta: a oxandrolona tem relação com esse percentual alto? Não. Ela não faz acumular gordura. O que ela fez, e as suas fotos mostram isso, foi construir massa magra, o que é exatamente o que explica esses 41 kg. O que provavelmente aconteceu é outra coisa, e você mesma descreveu no seu texto: dieta certinha de segunda a sexta e fim de semana "50 por cento" com doces. Dois dias de excesso apagam com facilidade o déficit de cinco dias. É a conta mais comum e mais frustrante do processo, porque durante a semana a pessoa sente que fez tudo certo.

Agora o ponto que eu não posso deixar passar, e que é mais importante do que o percentual de gordura.

Você está há cinco meses em uso contínuo, começou com 20 mg por dia, chegou a 40 mg e está em 30 mg. Isso é dose e duração bem acima do que se usa em mulher. A referência habitual em protocolo feminino fica em torno de 5 a 15 mg por dia, por 6 a 8 semanas. Você está em duas a quatro vezes essa faixa, por um período três a quatro vezes maior. Ausência de sintoma perceptível não significa ausência de efeito, e a razão é simples: os efeitos que mais importam são silenciosos ou lentos.

Dois grupos preocupam. O primeiro é lipídico. Oxandrolona derruba HDL de forma marcante. Em praticantes de musculação acompanhados durante o uso, o HDL caiu para a casa dos 24 mg/dL contra referência acima de 40, e voltou ao normal depois de suspender. Você não sente isso, só aparece no exame. Faça um perfil lipídico completo agora, junto com enzimas hepáticas, porque a oxandrolona é 17-alfa-alquilada e passa pelo fígado.

O segundo é virilização, e esse é o motivo real da minha preocupação com cinco meses seguidos. Engrossamento da voz e aumento do clitóris não regridem depois. Não voltam ao normal ao parar. Sinais precoces: rouquidão discreta, voz que cansa mais rápido ao falar muito, sensibilidade ou aumento do clitóris, pelos em rosto e abdômen, acne nas costas e queda de cabelo nas entradas. Alteração do ciclo menstrual também é aviso. Se qualquer um desses apareceu, mesmo leve, a conduta é suspender, não reduzir dose. Sinal precoce percebido e uso interrompido é o que separa reversível de permanente.

Sobre o que fazer para baixar o percentual, respondendo direto à sua última pergunta: nada que você tome vai substituir o déficit. As 1500 kcal da nutricionista, se cumpridas sete dias por semana e não cinco, resolvem. O detalhe que faz diferença no seu caso é proteína: com 41 kg de massa magra e o volume que você treina, mire em 110 a 130 g por dia, isso protege o que você construiu enquanto perde gordura. E vale ajustar a expectativa quanto à velocidade. Com 20 kg de gordura, um ritmo sustentável é de 0,5 a 0,7 por cento do peso por semana, algo como 300 a 400 gramas. Parece pouco, mas em seis meses são 8 a 10 kg de gordura com massa magra preservada, e é assim que a composição corporal muda de verdade.

Uma coisa que merece elogio direto: 2 horas por dia de crossfit e musculação de segunda a sexta durante meses é constância que a maioria não tem. Sua parte mais difícil já está feita. O que falta é fechar o fim de semana e conseguir enxergar essa evolução sem depender de um número de bioimpedância.

Se quiser um ponto de partida estruturado para fechar os macros com a proteína no lugar certo, o site tem um gerador de dieta simulada em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/dieta/ . A saída é simulada e serve como rascunho para comparar com o que a sua nutricionista montou, não como prescrição.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.