Pular para o conteúdo

1MR X Anadraulic

Respostas em Destaque

Esse tópico documentou, sem perceber, o melhor experimento controlado que já vi neste fórum. Vale destrinchar, porque a conclusão está toda aqui dentro.

O que aconteceu: a fabricante reformulou o produto, e vocês compararam as duas versões.

@ippo apontou a diferença exata — "a nova fórmula não tem o 1,3-DMAA". @oozaru observou que os relatos da nova versão eram todos ruins, "perdeu toda a mágica". @ippo confirmou: "quando tiraram o 1,3-DMAA a galera começou a reclamar que não tá mais fazendo efeito". E @ninga, que tinha os dois potes em casa, comemorou: "que beleza, o meu é o velho".

Repare no que isso demonstra. Mesma marca, mesma beta-alanina, mesma creatina, mesma cafeína, mesma arginina, mesmo rótulo — muda um ingrediente e o produto deixa de funcionar na percepção de todo mundo.

Isso não é opinião. É a prova, obtida por vocês mesmos, de que o efeito inteiro daqueles pré-treinos vinha da DMAA, e que o restante da fórmula não produzia nada perceptível.

Agora o que ninguém sabia em 2011, e que vale registrar aqui.

A reformulação não foi capricho da fabricante. Ela veio antes da queda.

Em 2012, Claire Squires, corredora britânica de 30 anos, morreu depois de entrar em colapso nos metros finais da Maratona de Londres. O inquérito apontou uma dose única de DMAA como causa mais provável do ataque cardíaco. No mesmo ano, dois soldados norte-americanos que usavam pré-treino com DMAA morreram de parada cardíaca durante exercícios, e o produto foi banido das bases militares.

A FDA declarou a DMAA ilegal como ingrediente de suplemento, depois de 86 relatos de eventos adversos incluindo dor torácica, perda de consciência e morte. Reino Unido, Austrália e Canadá proibiram em seguida.

Ou seja: a versão que vocês procuravam pelo mercado, o pote "The Original", era o que estava sendo retirado de circulação. E a busca por ele — que este tópico registra em detalhe — era exatamente o comportamento que a proibição tentava interromper.

E tem uma coisa nos relatos de vocês que hoje lê diferente.

@Hellfox escreveu: "simplesmente dopante, muito forte... tu fica muito nervoso, eu tenho até que evitar me socializar depois do treino pra não mandar ninguém tnc."

@lcuminato escreveu que uma dose inteira o deixava "meio grogue" e "passa do limite", e que por isso tomava três quartos.

Esses são efeitos adversos. Irritabilidade acentuada e sensação de estar passando do ponto são exatamente o que aparece nas listas de eventos adversos daquele composto. Só que, dentro da lógica do tópico, eles funcionaram como atestado de potência — quanto pior a sensação, melhor o produto.

Isso é o inverso de como se avalia qualquer substância, e é o mecanismo que faz produto perigoso vender melhor que produto seguro.

Mais duas coisas que o tópico registrou e valem leitura.

@Hellfox descreveu que, depois de um mês e uma semana sem usar, o efeito voltou forte. Isso é tolerância — e tolerância é a assinatura de efeito estimulante, não de efeito ergogênico. Creatina não perde efeito com o tempo e não precisa de "descanso" para voltar a funcionar. O que precisa de intervalo para voltar a ser sentido é aquilo cujo efeito é sentido.

E o costume de tomar em jejum, que todos seguiam: ele realmente acelera a absorção e intensifica a percepção. Também intensifica a resposta cardiovascular. Estômago vazio, estimulante em dose alta e esforço intenso logo em seguida é justamente a combinação dos casos que levaram às proibições.

Agora a parte construtiva, porque @ninga chegou na resposta certa e ela merece ser desenvolvida.

Ele escreveu: "o que importa ali pra mim é a beta-alanina + creatina + cafeína. Acho que depois vou só manipular umas fórmulas assim." Está correto — esses três são os que têm evidência, e comprados separados custam uma fração. Mas as doses e o modo de usar são diferentes do que o pote sugere:

Cafeína: cerca de 3 a 6 mg por quilo, de 30 a 60 minutos antes. Para 80 kg, algo entre 240 e 480 mg. Atenção ao teto: o limite diário habitualmente citado para adulto saudável é 400 mg, somando café, refrigerante e tudo o mais.

Creatina: 3 a 5 g por dia, todos os dias, inclusive nos dias sem treino. O horário não importa — o que importa é a saturação do músculo. Tomar creatina só no pré-treino é desperdiçar o mecanismo.

Beta-alanina: e aqui está o erro que todo pré-treino comete. Segundo o posicionamento da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, ela age acumulando carnosina no músculo, o que exige 4 a 6 g por dia durante pelo menos duas a quatro semanas. Ela não tem efeito agudo. O formigamento que a pessoa sente ao tomar — a parestesia — é efeito colateral, não é a substância funcionando. Ou seja: em pré-treino, a beta-alanina está no lugar errado, na hora errada, e o único sinal que ela dá é o que não interessa. O recomendado é dividir em doses de 0,8 a 1,6 g ao longo do dia, todos os dias, justamente para reduzir o formigamento.

Uma última: @oozaru levantou o problema das proprietary blends, e ele estava certíssimo. Blend proprietário informa a soma dos ingredientes, não a quantidade de cada um. Isso permite colocar uma pitada do ingrediente caro que aparece no marketing e encher o resto com o barato. Se o rótulo não diz quanto tem de cada coisa, ele não está te informando — está te impedindo de comparar.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

• Respostas 40
  • Visualizações 4,1mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Comprei o Anadraulic! Tem q tá com estomago vazio igual ao jack? Quantos ml de agua pra 2 scoops? gelada? 1hr antes do treino, ok. Valeu

• sperms manda bastante agua,pq esse anadraulic é muito ruim. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk OMG! mas toma de estomago vazio,la no pote tem dizendo tomar 1h,mas 30 - 45 minutos ta blz. eu mesmo tomo de es

• Ola, eu ja tomei o 1MR a um tempo atras e gostei MUITO. Voltei a tomar dnovo, pq realemente o resultado foi muito bom. Quem quiser ler o relato mais detalhado coloquei no meu blog: ht

Imagens Postadas

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.