Pular para o conteúdo

Nefropatia Por Iga X Suplementação

Respostas em Destaque

• Moderador
2 horas atrás, Josiene Jardim disse:

Oi, bom dia

Tenho a mesma doença que você, porém a minha já ta num estágio acima, tenho perca de sangue e proteína na urina, faço uso de medicação para controle da perca de proteína. Faço acompanhamento a cada 4 meses com a nefro. Estou no mesmo dilema, quero tomar suplementação e a medica não aconselha, gostaria que saber se você está tomando e como seu organismo está respondendo a isso! 

Desde já, muito obrigada.

Josiene, a postagem é de 2012, não acredito muito que irão responder.

• Respostas 12
  • Visualizações 3mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Oi, bom dia Tenho a mesma doença que você, porém a minha já ta num estágio acima, tenho perca de sangue e proteína na urina, faço uso de medicação para controle da perca de proteína. Faço acompan

• Josiene, a postagem é de 2012, não acredito muito que irão responder.

• Samuel Hardcore
    Samuel Hardcore

Complicado em cara... Melhor você não tomar creatina pois ela não faz mal para pessoas saudáveis, pessoas que tem problemas renais pode correr riscos. E suplementos não são necessários para crescer e

2 horas atrás, Josiene Jardim disse:

Oi, bom dia

Tenho a mesma doença que você, porém a minha já ta num estágio acima, tenho perca de sangue e proteína na urina, faço uso de medicação para controle da perca de proteína. Faço acompanhamento a cada 4 meses com a nefro. Estou no mesmo dilema, quero tomar suplementação e a medica não aconselha, gostaria que saber se você está tomando e como seu organismo está respondendo a isso! 

Desde já, muito obrigada.

Não há suplemento que não possa ser substituído por alimento natural. Por exemplo, 100g de peito de frango (pesado cru) tem a mesma quantidade de proteínas que uma dose de 30g de whey concentrado.

• 8 anos depois...

Esse tópico merece uma resposta cuidadosa, porque é um dos poucos casos em que a recomendação padrão do fórum não se aplica, e porque o conselho mais tranquilizador que ele recebeu aqui é justamente o que eu não seguiria.

A nefropatia por IgA é a glomerulonefrite primária mais comum, e o quadro descrito é o clássico dela, ou seja, sangue na urina aparecendo junto com infecção de garganta. O curso é muito variável. Boa parte das pessoas segue com função renal estável por décadas, e por isso o médico disse que não havia gravidade nem necessidade de tratamento naquele momento. Mas uma parcela evolui para perda progressiva de função ao longo de anos, e é por isso que existe acompanhamento. Ou seja, a doença é leve hoje, e não é uma doença resolvida.

Isso muda a leitura de duas afirmações feitas aqui.

A primeira é a de que o médico seria exagerado e que médicos odeiam suplemento. Nesse caso específico, a orientação dele tem base. Ingestão elevada de proteína aumenta a filtração glomerular, ou seja, faz o rim trabalhar em regime mais alto, e em rim com glomérulo já doente essa é uma preocupação legítima. Restrição não é a mesma coisa que proibição, e o ponto prático é que a quantidade de proteína dele deveria ser definida pelo nefrologista, e não pela nutricionista esportiva sozinha nem pelo fórum.

A segunda é a de que a creatina não alteraria nada. Aqui é preciso ser honesto sobre o que se sabe. Em pessoas com rins saudáveis, a creatina não causa lesão renal, e isso está bem estabelecido. O problema é que ela praticamente não foi estudada em quem já tem doença glomerular, e ausência de estudo não é evidência de segurança. Existe ainda uma complicação prática que ninguém mencionou e que é decisiva no caso dele. A creatina eleva a creatinina do sangue, que é justamente o exame usado para acompanhar a função renal. Ou seja, tomar creatina embaralha o principal parâmetro de monitoramento de uma doença que só é controlada por monitoramento. Só por isso já não vale a pena.

Sobre a sugestão de trocar por vasodilatadores à base de arginina, ela não resolve nada. O efeito deles sobre hipertrofia é pequeno ou inexistente, o custo é alto, e a suposição de que não teriam relação com o rim é apenas suposição.

Agora a parte boa, e ela é maior do que parece. Nada disso impede que ele ganhe massa. O @ninga deu a resposta certa. Quem ganha músculo é superávit calórico, treino com progressão de carga e sono, e nenhum desses depende de suplemento. Proteína dentro do limite que o nefrologista definir, distribuída ao longo do dia, com o restante das calorias vindo de carboidrato e gordura de boa qualidade, sustenta ganho de massa perfeitamente bem. O que ele precisa evitar é a estratégia comum de empurrar proteína para muito acima do necessário, que não traz ganho adicional nem em quem tem rim saudável.

Três cuidados que valem mais que qualquer suplemento no caso dele. Evitar anti inflamatórios, que é o item mais importante e o mais fácil de esquecer, porque quem treina toma por dor com frequência e essa classe de remédio é reconhecidamente lesiva ao rim. Controlar a pressão arterial, que é o principal fator modificável na progressão da doença. E manter o exame de proteína na urina em dia, porque proteinúria é o marcador que mais prediz evolução, e o acompanhamento pode precisar ser mais frequente do que a cada dois anos se ele passar a treinar pesado e mudar a alimentação.

E vale conversar abertamente com o nefrologista sobre o objetivo. Contar que treina, que quer ganhar massa e perguntar qual é o teto de proteína e se cabe creatina no caso dele é bem melhor do que decidir por conta própria. Médico que sabe o que o paciente quer costuma encontrar um meio termo.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.