Pular para o conteúdo

Tenho medo de emagrecer e sobrar pele

Respostas em Destaque

Então galera, eu tenho 17 anos e meu peso é 110 kg, tenho a altura de 1,78 e recentemente tenho me sentido incomodado com meu peso, n é por causa de bulling que eu quero emagrecer mas sim pela minha própria saúde, e pelo que eu vi meu peso ideal é entre 60 70 kg pela minha idade e tamanho, ou seja, estou muito acima do peso, e gostaria de saber se caso eu perca 40 kg ( que é a minha meta)  e fique pele sobrando, musculação ajudaria a reduzir a pele ? ou será que n vai sobra pele ? Não planejo emagrecer rápido, só quero ter uma vida mas saudável.

Editado em por Orushinho play

• Respostas 5
  • Visualizações 873
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Academia é legal em qualquer situação. Não estou falando nem por estética mas a musculação tem benefícios que não se encontra em outro esporte. É a única forma de ganhar massa muscular e trabalhar seu

• Vlw cr, vc me ajudou muito.

• Não acredito que você fique pelancudo igual a esses obesos mórbidos que precisam fazer cirurgia plástica para remover pele, mas talvez na parte inferior do abdômen fique algum resquício. Veja que eu d

• Moderador

Não acredito que você fique pelancudo igual a esses obesos mórbidos que precisam fazer cirurgia plástica para remover pele, mas talvez na parte inferior do abdômen fique algum resquício. Veja que eu disse TALVEZ porque a elasticidade da pele depende de alguns fatores incluindo a genética e a idade. Como você é bem novo, a chance de ter bons resultados é bem grande. 

• Moderador
42 minutos atrás, Orushinho play disse:

Entendi, mas vc acha que após a perda de peso seria legal uma academia ?

Academia é legal em qualquer situação. Não estou falando nem por estética mas a musculação tem benefícios que não se encontra em outro esporte. É a única forma de ganhar massa muscular e trabalhar seus pontos fracos sem os impactos causados por outros esportes. O ganho de massa muscular acelera teu metabolismo e estimula a produção hormonal além de ajudar a queimar calorias.

• Autor
49 minutos atrás, Locemar disse:

Academia é legal em qualquer situação. Não estou falando nem por estética mas a musculação tem benefícios que não se encontra em outro esporte. É a única forma de ganhar massa muscular e trabalhar seus pontos fracos sem os impactos causados por outros esportes. O ganho de massa muscular acelera teu metabolismo e estimula a produção hormonal além de ajudar a queimar calorias.

Vlw cr, vc me ajudou muito.

• 8 anos depois...

@Carlos, o @Locemar te respondeu bem e a resposta dele está certa. Vou completar com o que ninguém te disse, porque tem uma parte da sua situação que é bem mais importante que a pele e que passou em branco.

Primeiro, respondendo direto a sua pergunta.

Aos dezessete anos, a chance de sobrar pele depois de perder quarenta quilos é pequena, e o Locemar acertou nos motivos. Idade é o fator mais favorável que existe para retração de pele, porque a produção de colágeno e elastina está no auge e a capacidade de remodelação é máxima. Quem precisa de cirurgia para retirar pele costuma ser quem perdeu peso muito maior, em idade mais avançada, ou depois de cirurgia bariátrica com perda muito rápida.

Três coisas ajudam concretamente, e você controla todas.

A velocidade. Perda gradual dá tempo para a pele acompanhar. Algo entre meio quilo e um quilo por semana é o ritmo que se sustenta e que preserva massa magra. Nos seus quarenta quilos, isso dá algo entre dez meses e um ano e meio, e você mesmo escreveu que não planeja emagrecer rápido, o que já é a decisão certa.

A musculação, e aqui vale a precisão. Ela não reduz pele. O que ela faz é preencher, ou seja, o músculo ocupa o espaço que a gordura deixou, e o resultado visual é de firmeza. É por isso que duas pessoas com o mesmo peso final têm aparências completamente diferentes conforme tenham ou não construído músculo no processo.

E a proteína, que é o item mais negligenciado em emagrecimento. Ela é o que protege a massa magra durante o déficit. Sem ela, boa parte do que se perde é músculo, e aí a pele fica com ainda menos coisa por baixo.

Uma nota sobre o que o Locemar disse a respeito de o músculo acelerar o metabolismo. Isso é verdade, mas o efeito é menor do que se costuma dizer, porque músculo em repouso gasta pouco. O que realmente aumenta o gasto é o treino em si e o fato de a pessoa se mover mais. A conclusão dele continua valendo, só não é pelo motivo que se repete por aí.

Agora a parte que ninguém tocou, e que é a razão principal de eu ter escrito.

Você tem dezessete anos e cento e dez quilos, e disse que quer emagrecer pela saúde. Então vale fazer o que responde exatamente isso, que é um exame de sangue.

Nessa faixa de peso, o que se procura é o seguinte, e nada disso dá sintoma no começo. Glicemia de jejum e hemoglobina glicada, porque resistência à insulina e pré diabetes são comuns e silenciosos. Perfil lipídico completo. TGO, TGP e gama GT junto de uma ultrassonografia de abdome, porque gordura no fígado é a alteração mais frequente nesse contexto e é totalmente reversível quando pega cedo. TSH e T4 livre. E pressão arterial aferida.

Vale também uma pergunta sobre sono. Se você ronca alto, acorda cansado mesmo dormindo bastante, ou se alguém já percebeu que você para de respirar dormindo, isso é apneia do sono, é comum nessa faixa de peso e tem tratamento. Ela atrapalha o emagrecimento por conta própria, além de afetar a disposição e a concentração no dia.

Tudo isso é importante justamente porque, na sua idade, quase tudo o que aparecer aí reverte. Aos dezessete, o corpo perdoa. Essa mesma lista aos quarenta e cinco é uma conversa bem diferente.

Uma correção sobre o número que você usou como meta.

Você disse que o seu peso ideal seria entre sessenta e setenta quilos. Para um metro e setenta e oito, a faixa considerada adequada vai de cerca de cinquenta e nove a setenta e nove quilos, então sessenta é o piso dela, e não o alvo. E existe um detalhe que muda esse cálculo. Se você fizer musculação durante o processo, vai construir músculo, e músculo pesa. É perfeitamente possível você terminar com setenta e oito quilos e uma aparência muito melhor do que teria com setenta.

Por isso eu não perseguiria um número na balança. Mediria fita na cintura, foto na mesma luz e no mesmo horário uma vez por mês, e carga registrada no treino. Esses três dizem se o processo está indo bem, e a balança sozinha não diz.

E tem mais um fator a seu favor. Aos dezessete você provavelmente ainda vai crescer um pouco, e cada centímetro melhora a relação sem que você faça nada.

Duas últimas coisas, práticas.

Não corte demais. A tentação, com quarenta quilos pela frente, é fazer dieta muito restritiva para acelerar. Isso funciona por algumas semanas e falha por meses, e nessa idade, em fase de crescimento e formação óssea, restrição severa cobra caro. O que emagrece de verdade é o déficit moderado que você consegue manter por um ano.

E procure orientação, se for possível. Com dezessete anos e cento e dez quilos, nutricionista e pediatra ou clínico acompanhando fazem diferença real, e boa parte disso está disponível pela rede pública. Você escreveu que quer isso pela saúde, e não por causa do que os outros falam. Essa é a motivação que dura, e é a que faz alguém chegar ao fim de um processo de um ano.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.