Pular para o conteúdo

1° Ciclo: Deposteron + Boldenona

Respostas em Destaque

• Autor
2 minutos atrás, Samu0808 disse:

Realmente é estranho a prescrição de bold. 

A verdade é que Existe uma grande diferença entre usar esteróide como ergogênico e usar pra fins terapêuticos.

Tratamento de hipogonadismo primário realmente pode ser com enantato ou cipionato, após excluir os fatores de risco pra câncer de próstata.. O tempo de uso varia muito.. Geralmente fazemos por 12-24 meses, e controle de lab cada 3 meses, e quando o paciente quer ter filho, tem que fazer terapia com hCG e LH/FSH. 

Não entendi a prescrição de bold, ja q o objetivo seria terapêutico 🤔🤔

E ainda mais... 200 mg de cipionato semanal é uma boa quantidade, tanto pra hipogonadismo como pra fim estético.

Acredito q primeiro tem q cuidar da saúde... Hipogonadismo é comum em homens. Causas não faltam ( varicocele, insuficiência gonadal, infecções, medicamentos, estresse, falta de sono, etc etc) 

Primeiro é importante saber se é primário ou secundário ( por isso os exames que passou) maioria das vezes é primário, e atividade física + alimentação é suficiente pra alcançar uma taxa basal boa... Mas as vezes precisa dar exógeno. 

Mas realmente não entendi a bold nesse contexto.

Eu não faria assim.

@Foston falou certo, são poucos médicos que sabem usar esteróide pra fim estético, até porque não tem estudos que respaldem e tem estudos que mostram o efeito deletério cardiovascular... Então existe esse tabu, que eu acho errado demais. 

tive q buscar muitos textos e artigos de SOP, HIPERANDROGENISMO, INFERTILIDADE, DISTUBIO DE CRESCIMENTO, etc.. Pra poder fazer encaixar a fisiologia que estudamos na faculdade, e adaptar pra uso ergogenico... É quase um quebra cabeça.. Não tem estudo direcionado, é tudo empirismo.

Pô, meu mano, operei de Varicocelis aos 16 anos, será que isso é uma causa? Operei dos dois lados, mas nunca imaginei que isso pudesse restringir minha produção de testosterona. E também esqueci de mencionar isso ao Dr. Os exames farei amanhã, ficando pronto retorno e mantenho o tópico aqui atualizado. Vou verificar com o Dr qual a real necessidade da Bold, até pq eu fui com um propósito: regular minha energia, ânimo, etc... Se vier algo estético será um brinde, apenas. 

• Respostas 14
  • Visualizações 2,6mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Não é bem assim. É possível que se percam algumas células de leydig. A produção em grande parte dos casos nunca volta ao status quo ante: nunca volta exatamente ao que era, daí eu defender o uso de HC

• Realmente é estranho a prescrição de bold.  A verdade é que Existe uma grande diferença entre usar esteróide como ergogênico e usar pra fins terapêuticos. Tratamento de hipogonadismo primári

• Bingo!  Isso ele deveria ter perguntado, faz parte do início da consulta.  Pedir uma segunda opinião não custa nada ( além do valor da consulta kk)  Foi a cirurgia pra varicocele que ma

Imagens Postadas

1 minuto atrás, Victor Wounnsoscky disse:

Pô, meu mano, operei de Varicocelis aos 16 anos, será que isso é uma causa? Operei dos dois lados, mas nunca imaginei que isso pudesse restringir minha produção de testosterona. E também esqueci de mencionar isso ao Dr. Os exames farei amanhã, ficando pronto retorno e mantenho o tópico aqui atualizado. Vou verificar com o Dr qual a real necessidade da Bold, até pq eu fui com um propósito: regular minha energia, ânimo, etc... Se vier algo estético será um brinde, apenas. 

Bingo! 

Isso ele deveria ter perguntado, faz parte do início da consulta. 

Pedir uma segunda opinião não custa nada ( além do valor da consulta kk) 

Foi a cirurgia pra varicocele que manteve teus testículos vivos até hoje mano.. Entendeu ?? A cirurgia é reparadora, ela ajudou seus testículos.

não  se ache doente, varicocele é muito muito comum... Mas a atrofia testicular é devagar e geralmente coincide com a andropausa ou um pouco antes.. Por isso q a vida segue normal..

Mas é bom vc comentar isso pra quem te acompanha, talvez seja essa a causa e a conduta seja cirúrgica..

Eu buscaria se tem atrofia testicular, se tem varicocele ainda, e depois encaminharia pra um urologista se fosse o caso de alguma alteração... Mas isso é algo pra uma consulta presencial.

Espero ter ajudado um pouco 

TMJ💪🏻

29 minutos atrás, Samu0808 disse:

Bingo! 

Isso ele deveria ter perguntado, faz parte do início da consulta. 

Pedir uma segunda opinião não custa nada ( além do valor da consulta kk) 

Foi a cirurgia pra varicocele que manteve teus testículos vivos até hoje mano.. Entendeu ?? A cirurgia é reparadora, ela ajudou seus testículos.

não  se ache doente, varicocele é muito muito comum... Mas a atrofia testicular é devagar e geralmente coincide com a andropausa ou um pouco antes.. Por isso q a vida segue normal..

Mas é bom vc comentar isso pra quem te acompanha, talvez seja essa a causa e a conduta seja cirúrgica..

Eu buscaria se tem atrofia testicular, se tem varicocele ainda, e depois encaminharia pra um urologista se fosse o caso de alguma alteração... Mas isso é algo pra uma consulta presencial.

Espero ter ajudado um pouco 

TMJ💪🏻

Agradeço as informações.  Aprendi mais um bocado 😃👍🏼

• 4 anos depois...

@Victor Wounnsoscky, este tópico teve respostas muito boas, e o @Samu0808 acertou o alvo ao puxar a varicocele. Mas tem uma coisa na base de tudo que ninguém questionou e que, na minha leitura, derruba o protocolo inteiro antes de discutir dose.

Você não tem diagnóstico de hipogonadismo.

Testosterona total de 345 ng/dL, num único exame, não fecha esse diagnóstico. A diretriz da Endocrine Society é explícita: o diagnóstico exige sintomas compatíveis MAIS testosterona baixa de forma inequívoca e consistente, com pelo menos duas dosagens em jejum e pela manhã, sendo o limite inferior de referência em homens jovens e não obesos de 264 ng/dL. Você está acima disso, e com uma medida só. Testosterona total oscila de 20 a 25 por cento ao longo do dia e varia bastante entre exames no mesmo indivíduo, então um valor de 345 pode facilmente ser 420 na semana seguinte.

Isso não significa que seus sintomas não sejam reais. Significa que a causa deles provavelmente não é a testosterona, e é aí que a conversa fica interessante.

Você contou que passou dois anos usando antidepressivos, que sempre teve ansiedade, e que decidiu largar os antidepressivos por conta própria para tentar resolver pelo lado hormonal. Repare no que isso monta: fadiga, falta de apetite sexual, cansaço e humor deprimido são exatamente os sintomas de depressão não tratada, e são também exatamente os efeitos adversos sexuais mais comuns dos inibidores de recaptação de serotonina. Ou seja, os seus sintomas são explicados de sobra pelo quadro que você já tinha e pela medicação que você usava, sem precisar de hormônio nenhum na equação.

E existe a via inversa, que é bem documentada: depressão e estresse crônico reduzem testosterona, e não o contrário. Se for esse o caso, tratar a testosterona é tratar o termômetro.

Tem um detalhe da prescrição que me preocupa mais que a boldenona, e ninguém pegou: fluoxetina em gotas "caso os sintomas apareçam durante o ciclo". Fluoxetina não funciona assim. É um antidepressivo de uso contínuo, com início de efeito em 2 a 4 semanas e meia-vida longa. Não existe fluoxetina de resgate, tomada no dia em que a pessoa se sente mal. Uma prescrição nesse formato indica desconhecimento do medicamento, e isso é um sinal amarelo grande sobre quem está conduzindo o caso, maior do que a discussão de dose.

Sobre a boldenona, o usuário cujo perfil hoje está desativado e o @Samu0808 estão os dois certos, e vou juntar os argumentos. Ela é produto de uso veterinário, não tem registro para uso humano no Brasil, e o próprio médico te mostrou o frasco de cavalo. Um médico prescrevendo produto veterinário para pessoa não é uma escolha técnica discutível, é outra coisa. Além disso, 200 mg semanais de boldenona são uma dose que faz pouco em homem, e ela precisaria de 6 a 8 semanas só para atingir nível estável, ou seja, num ciclo de 10 semanas ela quase não chega a agir. E, num quadro de ansiedade e humor, a boldenona é justamente o composto com mais relato de piora de ânimo e ansiedade. Custo alto, benefício quase nulo, no pior perfil possível para você.

Sobre a atrofia testicular, o @Foston está certo ao dizer que nem sempre volta exatamente ao que era. Eu acrescentaria o ponto que mais importa para um homem de 28 anos: testosterona exógena suprime a espermatogênese de forma tão consistente que ela chega a ser estudada como método contraceptivo masculino. Se ter filhos está nos seus planos, isso muda a conduta inteira. E aqui vale o que o @Samu0808 já disse sobre hCG, com um complemento: existe caminho para elevar a testosterona SEM desligar o eixo, usando clomifeno ou hCG, que estimulam a produção própria em vez de substituí-la. Para alguém no seu quadro, com valor de 345, esse caminho faz muito mais sentido do que testosterona exógena.

Sobre a varicocele operada aos 16, o @Samu0808 foi cirúrgico na leitura. Só completo qual exame separa as duas hipóteses: LH e FSH. Se estiverem altos com testosterona baixa, o problema é no testículo, ou seja, primário, e aí varicocele e a história cirúrgica entram. Se estiverem baixos ou normais com testosterona baixa, o problema é acima, hipofisário ou hipotalâmico, ou seja, secundário, e é aí que entram estresse, sono, medicação, peso e depressão, e é aí que a coisa costuma ser reversível sem hormônio nenhum. Vale também prolactina, TSH, ferritina, vitamina D e SHBG, porque SHBG alterada muda a leitura da testosterona total.

E aí entra o dado que ninguém comentou e que é o mais promissor do seu caso: você tem 28 anos, 1,83 m, 81,4 kg, 17 por cento de gordura e apenas 1 ano de treino, com dois meses parado por covid. Isso não é o perfil de quem esgotou o caminho natural, é o perfil de quem mal começou. Baixar de 17 para 12 por cento de gordura sozinho costuma elevar testosterona de forma mensurável, porque tecido adiposo aromatiza testosterona em estradiol e ainda suprime o eixo. Some dormir melhor, treinar com progressão e tratar a ansiedade de forma adequada, e é bem provável que você chegue a valores que hoje você está querendo comprar em ampola.

Uma observação sobre o treino: ABCD de segunda a sábado com peito e ombro juntos, um dia só de perna e um dia inteiro só para bíceps e tríceps é uma distribuição desequilibrada. Perna é o maior grupo do corpo e o que mais responde em produção hormonal aguda e em gasto calórico, e está com um sexto do seu tempo. Braço, que é o menor, está com o mesmo tanto. Um ABC repetido duas vezes na semana, com perna aparecendo duas vezes, renderia bem mais para o seu objetivo.

Resumindo o que eu faria antes de aplicar qualquer coisa: repetir a testosterona total em jejum, entre 7 e 10 da manhã, em duas ocasiões diferentes, junto com testosterona livre, LH, FSH, estradiol, prolactina, SHBG, TSH, ferritina e vitamina D. Retomar o acompanhamento psiquiátrico de forma organizada, porque largar antidepressivo por conta própria e substituir por gotas de resgate é o pior dos dois mundos. Tirar a boldenona da conversa. E, se depois de tudo isso a testosterona confirmar baixa mesmo, discutir clomifeno ou hCG antes de testosterona exógena, justamente porque você tem 28 anos.

Uma última coisa: você disse que o que te passou confiança foi a atenção do médico e a ênfase na pós-ciclo. Atenção conta muito e não é pouco. Só que atenção não substitui diagnóstico, e uma segunda opinião com um endocrinologista ou urologista, levando esses exames, custa uma consulta e pode te poupar de ficar dependente de reposição aos 30.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.