Pular para o conteúdo

Ajuda para transformar minha vida/shape

Respostas em Destaque

• Autor
17 horas atrás, Batata... disse:

Vc vem sentido falta de energia somente para treinar ou durante o dia senti fraqueza ou vertigem ?

Vc está num processo de queima de gordura, sua dieta está um pouco restrita em relação ao seu GCD e seu corpo não gosta de sair da zona de conforto, sendo que vc agora está obrigando ele a sair e usar sua própria gordura como fonte de energia...

Ideal agora é continuar no processo pra dar uma boa secada, mas se tiver muito ruim pra treinar, a Sussu vai ver em relação a sua indisposição... 

Do mais, parabéns... está queimando os bacons 

Então sinto falta de energia  durante o dia  me sentindo esgotado, no treino tenho sentido um rendimento baixo mas consigo ir ate o final.

Mas sigo firme e focado.

• Respostas 43
  • Visualizações 3,9mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Olá!! Faço das palavras do @m4rc3l0as minhas! Parabéns pela iniciativa e pela força de vontade em não desistir!!!  Os acompanhamentos estão só de alguns projetos que já estavam em andamento... 

• Claro, @Valter.Jr Tenho facilidade e instrumentos para montar dietas e sou orientada por alguns aqui... Pode deixar.

• Atualizaçao 23/02 Dias de Projeto = 15 dias após dieta  Projeto =  PESO INICIAL/ PESO ANTERIOR/ PESO ATUAL=    106 / 99,6/98,3  FORÇA/RESISTÊNCIA/CARGAS= Força caiu um po

Imagens Postadas

Em 23/02/2022 em 09:40, Valter.Jr disse:

Atualizaçao 23/02

Dias de Projeto = 15 dias após dieta 

Projeto = 
PESO INICIAL/ PESO ANTERIOR/ PESO ATUAL=    106 / 99,6/98,3 

FORÇA/RESISTÊNCIA/CARGAS= Força caiu um pouco, resistência abaixou um pouco, sem progressão de carga 

Treino ABC 2x 

CABELO/PELOS= Sem quedas de cabelos  

ACNE= Não 

LÍBIDO=    Normal 

VOZ= Normal 

OUTROS: roupas mais folgadas desde o início do projeto  

0 a 100% A DIETA= 100%  

0 a 100% NA HIDRATAÇÃO =  100% 

0 a 100% NOS CARDIOS= 100% 

ALGO QUE QUEIRA MODIFICAR NA DIETA=  sinto que preciso de mais energia para malhar a noite. 

BeforeAfterCollages_1645619001677.jpg

BeforeAfterCollages_1645619386284.jpg

BeforeAfterCollages_1645619709640.jpg

Parabéns Valter, evoluiu bastante! Dieta é planejamento, seguindo alcança os resultados. E que bom que está conseguindo cumprir! O cansaço à noite é difícil mesmo, enquanto não for um problema real tente levar. Quando eu tenho que treinar à noite sofro, mas vou e depois agradeço por ter ido. Comer bem e treinar sempre 💪

• Moderador
3 horas atrás, Valter.Jr disse:

Então sinto falta de energia  durante o dia  me sentindo esgotado, no treino tenho sentido um rendimento baixo mas consigo ir ate o final.

Mas sigo firme e focado.

Seu organismo está tendo um choque devido as mudanças que você impôs a ele, aguente firme... mas se persistirem e principalmente aumentarem os sintomas de fraqueza da um alô e fique esperto com esses 3 fatores: Seu estresse emocional, seu estresse físico e com seu equilíbrio hormonal.

Você consegue fera... vai sempre nos deixando a par ok...

Abraços...

• 4 anos depois...

@Jr.vatz, cento e quarenta quilos, bariátrica, oitenta e três, cinco anos desregrados, cento e seis, e agora noventa e oito com dieta em cem por cento. Você já provou duas vezes que consegue. O que eu vim dizer é sobre a queixa que você repetiu em dois posts seguidos e que foi respondida com aguente firme.

Você escreveu que está esgotado durante o dia, com rendimento baixo no treino, força caindo e sem progressão de carga. A resposta que veio foi que é o corpo estranhando o déficit. Isso é verdade na maioria das pessoas. Só que você não é a maioria das pessoas, e o motivo está no seu primeiro post: bariátrica.

Quem fez bariátrica tem uma lista de carências que aparece com o tempo e que não depende de disciplina nenhuma. Ferro é a mais comum, com prevalência que passa de metade dos operados de bypass alguns anos depois, e anemia aparecendo numa fração ainda maior. Depois vêm vitamina B12, vitamina D, folato, cálcio e zinco. E a recomendação padrão é suplementação continuada e exames pelo menos uma vez por ano, para sempre.

Você contou que passou cinco anos de vida desregrada, sem acompanhamento, e que a ajuda profissional que conseguiu pelo plano não foi boa. Ou seja, existe uma boa chance de você estar há anos sem esses exames e sem essa suplementação. Cansaço o dia inteiro e perda de força são exatamente como falta de ferro e de B12 se apresentam, e nenhum dos dois melhora com foco.

Então o que eu peço é simples e barato: hemograma, ferritina, saturação de transferrina, vitamina B12, vitamina D, cálcio, ácido fólico e zinco. Se der carência, resolve se com reposição, e a sua energia volta sem você precisar mudar nada da dieta.

E ficam dois sinais de alerta que tiram isso da categoria aguente firme e colocam na categoria procurar médico agora: formigamento ou dormência em pés e mãos, e qualquer alteração de equilíbrio, de marcha ou da visão. Em operado de bariátrica com perda de peso rápida e comida reduzida, isso pode ser falta de vitamina B1, que é uma complicação bem descrita nesse grupo e que precisa de reposição rápida. Não é para se assustar, é para você saber qual sintoma não se leva com garra.

Segunda coisa, e essa também não apareceu no tópico: a sua reposição de testosterona.

Dois mililitros de Deposteron a cada dez dias são duzentos miligramas de cipionato, o que dá em torno de cento e quarenta por semana. Duas observações. A primeira é sobre o intervalo: o cipionato tem meia vida de cerca de oito dias, e aplicar o volume todo a cada dez dias cria um pico alto no começo e uma queda no fim, que é justamente quando muita gente sente cansaço e queda de disposição. Dividir a mesma dose mensal em aplicações semanais menores costuma deixar o nível mais estável, e é ajuste comum de se conversar com quem prescreveu.

A segunda é mais importante. Homem com obesidade muito frequentemente tem testosterona baixa por causa da própria obesidade, e esse tipo é funcional, ou seja, reversível. Revisões que juntaram vários estudos mostram que a perda de peso aumenta a testosterona de forma significativa, e o efeito é maior ainda depois de cirurgia bariátrica. Você está saindo de cento e seis e indo para baixo. Então a dose que fazia sentido para você aos cento e seis quilos pode não ser a mesma daqui a alguns meses. Vale reavaliar com o médico quando o peso estabilizar.

E vale saber o que se acompanha em quem faz reposição, porque isso quase nunca é dito: hematócrito no início, entre três e seis meses e depois uma vez por ano, porque testosterona engrossa o sangue, e a orientação padrão é suspender e reavaliar se passar de cinquenta e quatro por cento. Com quarenta anos ou mais entra também o PSA na mesma frequência do primeiro ano. Se ninguém pediu isso ainda, peça.

Terceira coisa, sobre a força que caiu. Com três meses de treino e em reposição de testosterona, você deveria estar subindo carga mesmo perdendo peso. Estar perdendo força enquanto perde peso rápido normalmente significa uma de duas coisas: déficit apertado demais, ou proteína insuficiente. E, no seu caso, proteína merece atenção especial, porque quem fez bariátrica tem capacidade gástrica reduzida e precisa de proteína alta num volume pequeno. Whey, iogurte proteico, ovo e carne magra distribuídos em mais refeições resolvem melhor que um prato grande.

Eu aliviaria um pouco o déficit e olharia a média semanal do peso, mirando algo em torno de meio a um por cento do peso por semana. No seu peso, isso é meio quilo a um quilo por semana. Perder mais rápido que isso, com pouca proteína, custa músculo, e é músculo que você está tentando construir.

Por fim, sobre treino, duas coisas rápidas. A sugestão do @Batata... de rever a divisão foi boa, e para quem treina três vezes por semana o corpo inteiro em cada sessão realmente rende mais, porque cada grupo aparece três vezes na semana em vez de uma. Se você consegue seis sessões, o ABC duas vezes resolve igual.

A única parte que eu vejo diferente é a ideia de não deixar o corpo se acostumar trocando exercícios e ordem com frequência. O que faz o músculo crescer é sobrecarga progressiva, ou seja, o mesmo exercício com mais carga ou mais repetição ao longo das semanas. Trocando exercício toda hora, você perde a única régua que tem para saber se está progredindo. Justamente por isso você escreveu sem progressão de carga: com a rotina mudando, fica impossível medir. Escolha uma lista de exercícios, fique com ela por dois ou três meses, anote peso e repetições de cada série e tente bater a semana anterior. Aí, sim, a resposta aparece.

Resumindo o que eu faria em ordem: pedir os exames de carência de bariátrica, conversar com o médico sobre intervalo da aplicação e sobre hematócrito, afrouxar um pouco o déficit e subir proteína, e fixar o treino para poder medir. A parte difícil, que é aparecer todo dia, você já resolveu.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.