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Valdemir P. Bodybuilder
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Açúcar no Shake Pós-Treino

Hoje em dia, uma grande parte da população está obesa, e a principal razão é o alto consumo de açúcar, que é facilmente encontrado em fastfoods, refrigerantes, doces, etc.

A razão para que o açúcar cause acúmulo de gordura decorre do fato de ser um carboidrato simples.

Isto quer dizer que ele é digerido facilmente e causa um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue. Após a ingestão desta substância, o nível de açúcar na corrente sanguínea aumenta rapidamente e o nosso corpo não gosta disto. A resposta do organismo para isto é liberar o hormônio insulina, que bombeia açúcar diretamente para o seu músculo e estoca o excesso como gordura.

Existem diferentes tipos de açúcar:

  1. MONOSSACARÍDIO: Exemplos: Frutose, Glucose, Dextrose, Ribose e Galactose
  2. DISSACARÍDEO: Exemplos: Lactose, Sucrose, Maltose e Trihalose.
  3. POLISSACARÍDEO: Exemplos: Amido, Celulose e Glicogênio

O excesso de açúcar causa:

  • Resistência a insulina
  • Função imprópria do sistema endócrino
  • Função imprópria do sistema imunológico
  • Diabetes
  • Hiperatividade, seguido de tontura e falta de energia.
  • Contribui para doenças no coração
  • Obesidade
  • Problemas nos dentes
  • Deficiências em vitaminas e minerais

Benefícios do Açúcar para Fisiculturistas e Aspirantes

Depois de um treino pesado, o seu corpo começa a destruir tecido muscular e gorduras para transformar em energia. Devido ao desgaste do treino, o seu corpo usou todas as reservas de energia. Como você acaba de ler, a ingestão de açúcar força o corpo a bombeá-lo para dentro do músculo e somente o excesso vira gordura, como o seu corpo precisa desesperadamente de qualquer tipo de energia, utilizando açúcar no pós-treino fará com que você interrompa quase que imediatamente a quebra de tecido muscular, preservando massa muscular e colocando o corpo em um estado anabólico e não catabólico. Com pouquíssimas chances de acumular gordura. Somente neste momento é altamente produtivo causar este pico de insulina.

Ingerir uma mistura de açúcar de alto índice glicêmico com proteína tem mostrado ser ainda mais eficiente em causar um pico de insulina. Todos nós sabemos da importância da ingestão da proteína, mas agora você sabe que o açúcar também é, em seu shake pós-treino coloque sempre a mesma quantidade açúcar que proteína, ou mais!

Mas não exagere. Não comece a comer chocolate e pirulitos no pós-treino. Procure as formas mais saudáveis de açúcar como: dextrose, maltodextrina, açúcar mascavo. Estas, além de serem práticas, podem ser facilmente misturadas com pó proteico.

Lembrando que o que faz mal é o excesso, fazendo uso de açúcar no pós-treino dificilmente vai causar algum problema de saúde, como você viu é justamente o contrário.


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Comentários

Comentários Destacados

A mesma quantidade do scoop? Eu uso um scoop de 30g. coloco 30g de dextrose/maltodextrina/açúcar mascavo junto do meu shake pos treino?

 

/ = ou

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então o recomendado e usar antes do treino 1g de carboidrato por kg de peso corporal,de preferencia carboidratos com índice glicêmico um pouco mais baixo ex malto waxy maize.Lógo após o treino consumir 1,2g de carboidrato por kg de peso corporal,ai entra os de alto índice glicêmico,dextrose waxy maize.

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sou extremamente contra qualquer tipo de carbo de alto ig na dieta n importa se é pós treino ou acordar

 

insulina compete com o hormônio GH e IGF-1

 

atualmente como batata doce e frango depois do treino

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eu parei com DExtrose faz tempo. Tomava de manhã, e no pós treino.

 

Agora tô fazendo um teste com Maltodextrina durante o treino e na segunda refeição de manhã.

 

tudo é questão de como seu corpo se comporta, e pra isso existe a necessidade de se fazer testes.

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    • Por Pain.
      Bom, primeiramente queria deixar só um pouco da minha experiência com vocês, caso isso mude alguma coisa no resultado final, sou um cara Ex Obeso, cheguei a pesar quase 135kg com 1,75 de altura, e junto da academia mudei muito meus hábitos alimentares, minha rotina e minhas metas, sempre caminhei sozinho, nunca tive ajuda de suplementos (já explico o por que) e sempre tive amigos que me incentivavam a não emagrecer por que não precisava, nunca bebi, não gosto, nunca fumei, então só me faltava esse pequeno impulso meu pra correr atrás do resultado que eu queria.
      Passou algum tempo eu entrei na academia, ignorei meus 'amigos' e comecei a jornada dos treinos, 1 ano e 2 meses se passaram e eu sai dos 133,5 para os 80,6kg foi sofrido, mas eu cheguei no peso que eu tinha colocado na minha cabeça que queria chegar, o problema, veio depois, 6 meses após atingir o meu objetivo eu sempre busquei mais, cada treinador me dava uma dica de como perder barriga, como grudar a pele, homeopatia, e por ai vai, tentei de tudo porém nada surtiu um efeito que me motivasse a continuar, até que um conhecido de um amigo meu, bodybuilder, com um shape bem bacana, disse que na opinião dele, só cirurgia, nesse tempo eu me desanimei muito, mas corri atrás de saber como era o procedimento, tive conhecidos que fizeram, pagaram entre 10~15 mil em uma cirurgia dessa, nesse meio tempo minha mãe adoeceu, tive que largar meu emprego para cuidar dela (éramos só nós dois) mantive minha dieta, porém a falta de academia me rendeu 10kg pelo puro sedentarismo dentro de casa, foi quando eu descobri que eu deveria passar por duas consultas super demoradas para ser chamado, para ai sim entrar na lista/fila para fazer a abdominoplastia 'gratis' fora é claro, o povo que paga e passa na frente dessa fila, me desanimei, quase entrei numa depressão esse fim de ano em saber que não importa o que eu fizesse, teria essa barreira de 10 mil reais na minha frente.
      Então vim aqui, meu primeiro post perguntar pra vocês, que estão no mundo do Bodybuilding e que já viram muitos e muitos casos, se o meu, realmente seria só com abdominoplastia, se agora que minha mãe está bem melhor (e eu também depois do caso do fim de ano) e em breve pretendo já estar empregado, se há algo, que não custe esse valor absurdo que possa 'colar' a pele ao músculo novamente, desculpe se o texto ficou grande, como eu disse lá em cima precisava explicar bem para que talvez algo nesse caminho até aqui pudesse render alguma ideia.
      Bom é isso, agradeço todo mundo que aparecer por aqui pra deixar sua opinião,  logo abaixo é unica foto que tenho depois que emagreci, tenho uma alta baixo-estima então muito raramente tiro fotos, é isso, tamo junto, tenham um ótimo fim de semana.
       
       

    • Por Junhão
      Tenho 34 anos e passei os últimos 10 sem treinar. Agora que organizei minha vida quero voltar e ser grande mais uma vez. Só que agora tenho um corpo de1,75 de altura com 101 kg, sendo que 33% de gordura e pressão controlada por remédios contra hipertensão. Tenho a minha disposição um frasco de 20ml de satno, 6cx de satno 10mg em comprimidos, várias caixas de oxandrolona e boldenona à vontade. Não sei se terei acesso à outras substâncias. Na época que treinei nunca tomei mais que uma Deca por semana(isso já era muito tóxico para as pessoas do meu convívio). Quero ajuda aí galera... Não sei como cuidar do fígado e nem o que comprar e nem onde comprar para um pós ciclo. E eu só quero voltar a ser GRANDE!
       
    • Por fisiculturismo
      Alguns alimentos podem estar prejudicando o seu processo de emagrecimento. Existem grupos de alimentos que você deve definitivamente eliminar da sua rotina nutricional para que possa secar. São eles:
      açúcar refinado: não se trata de eliminar carboidratos da dieta (glicose, frutose, sacarose). Existem carboidratos saudáveis, que são os naturais, que não passaram por processo de industrialização ou "refinamento" ou processamento. O problema é o açúcar refinado ou branco (não existe na natureza), que ataca o fígado que prejudica a queima de gordura, além de facilitar o armazenamento de gordura no corpo. Ele gera picos de insulina e também vicia a sua produção, cujos níveis acabam ficando constantemente altos. E insulina alta desta forma faz engordar. glúten: está nos derivados do trigo, que foi modificado geneticamente e que contém aproximadamente 400x mais glúten do que o trigo de antigamente. O glúten é a proteína do trigo, e o corpo tem dificuldade para digeri-la. Acaba circulando no corpo como uma toxina que aumenta a fome. Anote-se que o pão integral não é mais saudável que o pão branco, na medida em que contém ainda mais glúten. Devem ser eliminados da dieta: pão, macarrão, bolacha, biscoito, bolo e qualquer alimento com trigo (glúten). Também gera pico de insulina. glutamato monossódico: é um produto químico que ressalta o sabor dos alimentos. Está presente em muitos alimentos industrializados, tais como biscoitos, salgadinhos, pizzas, bolos, shoyo (existe shoyo sem glutamato monossódico), temperos, etc. Esta substância também gera picos de insulina. refrigerante e suco de caixinha: contêm muito açúcar. Os refrigerantes também contém muito sódio para disfarçar o açúcar em excesso. Geram gigantes picos de insulina. margarina e óleo vegetal hidrogenado (óleo de girassol, óleo de canola, óleo de soja): o processo de industrialização ou "refinamento" retira a bioidentidade ou naturalidade com a adição de hidrogênio. São tóxicos. Não confundir a margarina, que é tóxica, com a manteiga, que é natural e boa para o organismo. A margarina está em diversos produtos industrializados (sorvete, biscoitos, bolachas, tortas, empadas, etc). Ao ser frito, esses óleos ou margarina se tornam ainda mais tóxicos (provocam infartos e AVCs). Eles engordam porque alteram o metabolismo das gorduras, que passam a impregnar o corpo. O fígado passa a produzir enzimas que promovem o armazenamento das gorduras. Para secar, abandone os alimentos industrializados e adote alimentos naturais.
      Fonte:
      MENELAU, Dr. Marco. 5 alimentos que você deve parar de comer, se quiser emagrecer. YouTube, 21 ago. 2018. Disponível em: <https://youtu.be/_LGxVN9j8IU>. Acesso em: 27 ago. 2018.
    • Por Mateus Gustavo
      Olá , pratico academia e suplemento com whey+creatina , e agora por indicação , resolvi adicionar Dextrose em minha suplementação e gostaria de saber qual o momento e quantidade certa devo tomar , pré ou pós treino , ao acordar , quantas vezes ao dia , obrigado desde já
      (Dextrose Growth)
    • Por Jonatan santos
      Olá pessoal, tenho 17 anos, peso 74,4 Kg, meço 1,81 de altura, e estou seguindo carreira no futebol, meu proposito é: ganhar um pouco de massa magra/força/resistência para ter uma melhoria no meu desempenho dentro de campo.
      Ultimamente venho tendo treinos no futebol 4x por semana, a musculação costumo fazer 5x por semana no período da noite.
      Estou acostumado a tomar malto +  proteína de soja isolada, pós-treino(Musculação), antes e depois nos Jogos de futebol(acontece 1x na semana) , venho tendo um resultado razoável, gostaria de ter uma resultado maior.
      Me falaram que a Creatina ajuda muito a chegar no meu proposito. Eu olhei na Net e tirei minhas duvidas sobre creatina, mas me surgiu novas duvidas em relação a suplementação que já venho tomando, e creatina, e não encontrei em nenhum lugar, minhas duvidas são:
      Será que eu posso adicionar a creatina junto com o malto e a soja isolada no pós-treino (Musculação)? ou devo tomar a creatina no pré-treino e o malto+soja pós-treino ou ao contrário(creatina separada)?
      Devo usar a creatina no pré ou pós treino(futebol)?
      Essa combinação de malto + soja isolada + creatina, me dará maiores resultados sem agredir meus ris, figado e pâncreas? ou devo cortar a proteína de soja e ficar com malto+creatina para deixar mais leve a ingestão de suplementos ao decorrer do dia?
      Quantas gramas devo utilizar de creatina por dia?
      Obs: Utilizo a soja, pois o whey protein me deu muitas espinhas. 
               Minha posição dentro de campo é volante, então preciso ter um porte físico bom "fortinho", mas sem perder a flexibilidade e velocidade.


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