Ir para conteúdo
batataney
batataney

Planilha e dicas básicas para você montar sua própria dieta para emagrecer ou hipertrofiar

Nem todos podemos ir a um nutricionista esportivo, seja por falta de dinheiro, seja pela falta de bons profissionais, ou por outro motivo. Este artigo não irá suprir a carência de um nutricionista, pois você dificilmente irá saber como funcionam as interações de alimentos, como podem ser manipulados ao seu favor. Por isso, é tão importante um nutricionista, mas nosso objetivo aqui é dar dicas de como montar uma dieta (repisando: para quem não pode ir a um nutricionista).

A dieta é o ponto fundamental na construção de qualquer objetivo, seja ela para ganho de massa muscular ou para perda de gordura, definição e etc. Precisamos ter uma dieta que atenda nossas individualidades, que supram nossas necessidades e que sejam feitas baseada em nossos objetivos.

Devemos fazer um levantamento de nossos dados, número de refeições, horários e verificar a adequação de macro e micronutrientes de acordo com nossas necessidades e levando em conta idade, sexo e estado fisiológico.  

Temos que determinar o valor energético total, estimativa individual das necessidades energéticas, considerando fator atividade.

O número de refeições deve variar entre 4 a 6 refeições/dia, podendo ultrapassar esse número. Devemos planejar e distribuir o valor energético total entre as refeições, deve-se verificar a adequação de macro e micronutrientes de acordo com cada objetivo.

É interessante mantermos uma boa distribuição ao longo do dia e ter uma boa variedade no cardápio e utilizar maior quantidade de alimentos in natura diminuindo o consumo de alimentos muito processados. 

Alimentos e grãos integrais, como pão integral, quinoa e arroz integral devem ter preferência, ao contrário dos refinados – em geral, brancos. Eles contém uma gama de vitaminas e minerais que, durante o processo de refinamento, são perdidos, assim como as fibras. Sem falar no menor índice glicêmico, ou seja, os carboidratos neles contidos causam menos picos de insulina, que é algo importante para quem tem interesse em reduzir ou manter seu peso.

Frutas e vegetais devem fazer parte de uma dieta balanceada. Frutas como morango, framboesa, ameixa, maçã e melão possuem muitos anti-oxidantes, que são substâncias que ajudam a prevenir a formação de radicais livres no organismo. Radicais livres, em última análise, são danosos e podem causar desde envelhecimento precoce até câncer.

Micronutrientes têm um papel muito importante dentro do organismo e dentro do anabolismo muscular também. São responsáveis por diversos co-fatores dentro do organismo humano e responsáveis também por uma melhor qualidade na vida. Um exemplo de co-fator que os micronutrientes participam é referente a síntese proteica, super importante para nós praticantes de musculação.

Portanto não deixe de incluir legumes, verduras, frutas, folhas em sua alimentação. 

Você precisa de gorduras para sobreviver, especialmente para o funcionamento do cérebro, que é composto de gordura em 2/3, além do sistema nervoso em geral e produção de hormônios.

Coloque ênfase em óleos e gorduras saudáveis na sua dieta: especialmente mantendo o equilíbrio de ômega 3 e ômega 6, que possuem ação anti-inflamatória, ajudando na cura e prevenção de várias condições clínicas. Minimize o consumo de gorduras saturadas de fonte animal: dê preferência a cortes magros, e laticínios desnatados.

Altos níveis de gordura saturada estão ligados a aumento do colesterol ruim (LDL) e doenças cardiovasculares, além de cânceres.
Evite gorduras trans, algumas ocorre naturalmente em carnes e laticínios, mas a maioria é adicionada artificialmente, e essas gorduras não têm qualquer benefício para a saúde, muito pelo contrário, aumentam o colesterol ruim, e como se não bastasse, ainda reduzem o bom (HDL).

Ganho de Massa Muscular

O ideal é que você ganhe 0,5Kg/semana de massa (mais que isso pode passar a ser gordura). Se não estiver conseguindo atingir esse objetivo, aumente em 10 a 20% sua quantidade calórica. Se tiver ganhando mais do que isso, diminua a quantidade de calorias em 10%.

Definição Muscular

Procure perder de 0,5 a 1Kg/semana (mais do que isso pode ser massa muscular). Se não estiver reduzindo o peso diminua em 10% sua quantidade calórica, se estiver perdendo mais do que isso, deixe seu déficit calórico em apenas 10%.

Montando sua dieta

Cada refeição deve ser estruturada para incluir uma fonte de proteína de qualidade e uma de carboidrato complexo e fibroso. Essa combinação de proteína e fibras fará com que a digestão dos carboidratos seja mais lenta, evitando picos de insulina.

Calcule sua quantidade de calorias diárias, depois faça a divisão correta da quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras da sua dieta. A primeira regra é: sempre coma proteínas (de qualidade e carboidratos juntos, prestando atenção apenas na quantidade de cada macronutriente que você irá ingerir.

Comer carboidratos sozinhos, principalmente carboidratos simples (doces, pães brancos, biscoitos e etc), causará um rápido aumento da taxa de açúcar no sangue. Adicionando-se proteínas irá diminuir a digestão dos carboidratos, deixando seus níveis de açúcar mais estáveis, além do que, você ficará mais saciado durante mais tempo. O consumo de proteínas em cada refeição aumentará o efeito térmico em seu corpo, acelerando seu metabolismo.

Um bom ponto de partida para a maioria das pessoas na divisão de macronutrientes será algo em torno de:

Carboidratos 50%,  Proteínas 30% e Gorduras 20% - com pequenas variações para mais ou para menos.

Para você montar sua própria dieta é importante que você saiba que:

  • 1 grama de carboidrato possui 4 calorias;
  • 1 grama de proteína possui 4 calorias;
  • 1 grama de gordura possui 9 calorias (não importa o tipo de gordura, boa ou ruim, as calorias são as mesmas).

Segue um sistema de  planilhas onde você pode calcular sua Taxa de metabolismo Basal (TMB) - seu valor energético total (VET) - uma planilha de alimentos para pesquisa e outra para montagem da sua dieta. 

Uma planilha para dias "ON" com treinos e outra para dias "OFF" sem treinos e uma planilha para impressão. Há uma introdução na planilha que explica como utilizá-la.

Tabela_Dieta_Alimentos.xlsx

Referências:
Phytonutrients as therapeutic agents
Dietary fats and health: dietary recommendations in the context of scientific evidence.




Comentários

Comentários Destacados

11 minutos atrás, amaralpriscylla disse:

Se eu tiver uma perda de peso no limite de 0,5 a 1kg por semana posso ficar tranquila que não estarei perdendo massa magra?

Seria leviano afirmar isso com certeza. O corpo humano não é uma máquina. Geralmente estes números são parâmetros. De qualquer modo, muito difícil perder peso sem perder nada de massa magra. O ideal é que se perca muito mais massa gorda do que massa magra. Não se preocupe tanto com números, o melhor parâmetro que pode indicar que está no caminho certo é o seu espelho. ?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, Robson Venttura disse:

Amigo, as abas Dieta ON e OF estão com erros nas formulas de divisão de macro nutrientes. Consegue verificar por favor? Gostei muito do material! Parabens!

Está normal

Sem título.jpg

 Qd abrir, vá em arquivos na parte de cima lado esquerdo da tela, clique nele e vá em proteger pasta e clique em desproteger as planilhas que irá usar... não tem senha...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue erro que aparece pra mim. A planilha está sem as referencias.

Será que o erro pode estar no preenchimento do Objetivo na planilha TMB e GCD, e por isso está perdendo a referencia de calculo?

erro planilha.png

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Robson Venttura disse:

Segue erro que aparece pra mim. A planilha está sem as referencias.

Será que o erro pode estar no preenchimento do Objetivo na planilha TMB e GCD, e por isso está perdendo a referencia de calculo?

erro planilha.png

Robson... baixei a copia que coloquei no fórum e não está calculando mesmo, a minha está ok mas vou colocar a original... segue em anexo... está funcionando certinho... depois vejo com calma essa copia com problema... abraços

Tabela Dieta e nutrição .xlsx

@fisiculturismo poderia por gentileza trocar a tabela que está no artigo por essa que deixei em anexo aqui na resposta...

Obrigado...

 

Editado por batataney

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

  • Conteúdo Similar

    • Por Dra. Shalimar Diniz
      É todo dia que ouvimos e lemos coisas erradas sobre alimentação, vindas na maioria das vezes dos famosos nutricionistas com corpitcho bonitinho (ou não rs) formados pela faculdade doctor google com pós graduação pela corpo a corpo e escuela de la vida.😧😰
      Selecionei alguns dos mitos mais falados por aí para vocês:
      👉 Jejum intermitente ou low carb são a única solução para quem deseja emagrecer
      👉 Óleo de coco emagrece
      👉 Chás sem dieta causam efeitos milagrosos
      👉 Todo mundo que deseja perder peso não deve comer carboidrato no jantar
      👉 Quem tem colesterol alto deve cortar ovo da dieta
      👉 A dieta do ovo, ou seja, encher bucho de ovo liberado o dia todo é ótima
      😮👍🔫
      👉 Todo mundo que malha deve tomar whey protein e um detalhe muito importante: pós treino 😓👍
      👉 Só terão resultado com atividade física aqueles que despendem no mínimo 300 reais de suplementação 👉 Apenas pessoas que malham podem tomar whey protein e outros suplementos
      👉 Somos obrigados a comer de 3 em 3 horas se queremos resultados
      👉 A dieta muito radical é aquela que terá excelente taxa de adesão a médio e longo prazo
      👉 Um alimento específico faz milagres para perder peso
      👉 Limão com água no jejum emagrece então, dá uma semana que ficará igual a gisele bundchen
      👉 alimentos diet e lights devem ser inseridos na dieta para perder peso
      👉 frango com batata doce é a melhor e única combinação para quem quer ganhar massa
      👉 suco verde vai "limpar" seu organismo de toda porcaria que comeu fds todo
      Eu podia ficar falando para vcs milhões de mitos aqui, mas não vai caber!😅😓 Para finalizar queria deixar claro que a Angélica não usa monange, a Luciana Gimenez não é magra pq toma aquele slim shake e cápsulas... não acredite em tudo o que vê! Consulte um profissional, um nutricionista de verdade, pq nós estudamos e ganhamos para te falar a verdade! ✌👍 E não venham com "ah mas tem nutri que é mt ruim e gente não formada que é melhor" Vc deixaria alguém que não é formado, mas aprendeu na "escola da vida" te operar? eu não! e maus profissionais tem em todas as profissões!!! assim como pessoas que nos identificamos mais! Nem jesus cristo agradou a todos. Procure um nutri bom que vc goste! 😉🍴
    • Por Dra. Shalimar Diniz
      Sei que muita gente tem dificuldade de perder peso, mas muitas vezes tenta e não consegue.😓
      Vou citar algumas das possíveis causas:
      👉 Você está comendo mais calorias do que deveria, percebendo ou não. Você acha que está comendo bem, mas não. Abusa de alimentos diet e light ou faz outras coisas erradas. 👉 Você está comendo alimentos de baixa qualidade, por isso, mesmo que reduza um pouco as calorias anteriores, não terá um bom resultado.
      👉 Você compensa tudo no final de semana! Essa é clássica. Tem gente que faz tudo lindo de segunda a sexta, mas sexta a noite até segunda come ate os ímãs da geladeira... aí não tem como.
      👉 Está com algum desequilíbrio hormonal. Muitas vezes desconfio desse motivo e peço para a pessoa ir a um endocrinologista. O ideal, quando há muita dificuldade, é descartar essa hipótese através de exames ou regularizar o que está alterado.
      👉 Está fazendo dieta por conta própria de forma errada ou seguindo o plano que sua nutri passou de forma errada ou acha que está seguindo psicologicamente, mas no fundo não faz nada ou quase nada. Tem gente que faz jejum intermitente por conta própria, low carb e outras dietas e acha que é fácil. Muitas vezes entram num quadro de anemia que eu tenho que consertar depois, assim como outros problemas de saúde e não ficam com físico que deveriam e poderiam.
      👉 Você ainda não mudou sua cabeça para saber que não é uma dieta, mas sim uma boa alimentação que deverá ser para a vida! Por isso ora é muito radical, ora come tudo o que vê pela frente.
      O nutricionista serve para te dar um caminho das pedras, não para te julgar, mas sim ajudar. Mas não fazemos milagres. Quem quer ser ajudado consegue.
      👉 muitas vezes existe problemas psicológicos que podem ser tratados com ajuda de um psicólogo! Exercicio físico também auxilia na melhora de quadros de depressão, ansiedade, compulsão. 👉👉Importante: O sedentarismo também prejudica bastante o sucesso nos seus resultados.
      Mas o melhor de tudo isso: existe um jeito de conseguir, mas tem que se esforçar. 😊🙏
    • Por MesoMonstro
      Galera, não tenho muito tempo pra fazer dieta nem nada, saio 6h da manhã e chego as 21h em casa.
      Queria saber se ao eu cortar os "lixos", como sorvete, refri, salgadinho, já dá uma ajuda na "dieta", e se seria útil eu suplementar whey nesse caso, já que pra bater as proteínas é bem dificil, acabo dependendo da comida da faculdade (pra n morrer de fome) e nem sempre tem carne pra ajudar a bater as proteinas. 
      Treino antes do almoço, umas 11h30.
      Altura: 1.79m
      Peso: 73kg
      Idade: 18 anos
    • Por mahalzahr
      Boa tarde! Sou novo no fórum e gostaria de algumas informações que não consegui encontrar em qualquer outro lugar.
      Iniciarei um ciclo com Clembuterol na segunda-feira, porém estou atualmente medicado com Cloridrato de Paroxetina (10mg ao dia) e não encontrei na internet quaisquer informações sobre a interação entre esses dois medicamentos.
      Minha dúvida é se não encontrei por não existir, de fato, a interação entre eles ou por não existir algum estudo/relato/experiência com essas duas substâncias.
      Alguém poderia me informar seja por experiência própria ou que sabe de alguém, se há alguma interação entre essas substâncias? Se há algum risco, efeito colateral etc?
      Achei um outro tópico (não me lembro se nesse fórum ou outro site) de um companheiro que também estava nessa situação, entretanto não houve respostas à ele.
      Desde já aguardo a resposta de vocês, grande abraço.
×