Planilha e dicas básicas para você montar sua própria dieta para emagrecer ou hipertrofiar

batataney
  • , 1.455 visualizações
Gostou? Compartilhe!

Nem todos podemos ir a um nutricionista esportivo, seja por falta de dinheiro, seja pela falta de bons profissionais, ou por outro motivo. Este artigo não irá suprir a carência de um nutricionista, pois você dificilmente irá saber como funcionam as interações de alimentos, como podem ser manipulados ao seu favor. Por isso, é tão importante um nutricionista, mas nosso objetivo aqui é dar dicas de como montar uma dieta (repisando: para quem não pode ir a um nutricionista).

A dieta é o ponto fundamental na construção de qualquer objetivo, seja ela para ganho de massa muscular ou para perda de gordura, definição e etc. Precisamos ter uma dieta que atenda nossas individualidades, que supram nossas necessidades e que sejam feitas baseada em nossos objetivos.

Devemos fazer um levantamento de nossos dados, número de refeições, horários e verificar a adequação de macro e micronutrientes de acordo com nossas necessidades e levando em conta idade, sexo e estado fisiológico.  

Temos que determinar o valor energético total, estimativa individual das necessidades energéticas, considerando fator atividade.

O número de refeições deve variar entre 4 a 6 refeições/dia, podendo ultrapassar esse número. Devemos planejar e distribuir o valor energético total entre as refeições, deve-se verificar a adequação de macro e micronutrientes de acordo com cada objetivo.

É interessante mantermos uma boa distribuição ao longo do dia e ter uma boa variedade no cardápio e utilizar maior quantidade de alimentos in natura diminuindo o consumo de alimentos muito processados. 

Alimentos e grãos integrais, como pão integral, quinoa e arroz integral devem ter preferência, ao contrário dos refinados – em geral, brancos. Eles contém uma gama de vitaminas e minerais que, durante o processo de refinamento, são perdidos, assim como as fibras. Sem falar no menor índice glicêmico, ou seja, os carboidratos neles contidos causam menos picos de insulina, que é algo importante para quem tem interesse em reduzir ou manter seu peso.

Frutas e vegetais devem fazer parte de uma dieta balanceada. Frutas como morango, framboesa, ameixa, maçã e melão possuem muitos anti-oxidantes, que são substâncias que ajudam a prevenir a formação de radicais livres no organismo. Radicais livres, em última análise, são danosos e podem causar desde envelhecimento precoce até câncer.

Micronutrientes têm um papel muito importante dentro do organismo e dentro do anabolismo muscular também. São responsáveis por diversos co-fatores dentro do organismo humano e responsáveis também por uma melhor qualidade na vida. Um exemplo de co-fator que os micronutrientes participam é referente a síntese proteica, super importante para nós praticantes de musculação.

Portanto não deixe de incluir legumes, verduras, frutas, folhas em sua alimentação. 

Você precisa de gorduras para sobreviver, especialmente para o funcionamento do cérebro, que é composto de gordura em 2/3, além do sistema nervoso em geral e produção de hormônios.

Coloque ênfase em óleos e gorduras saudáveis na sua dieta: especialmente mantendo o equilíbrio de ômega 3 e ômega 6, que possuem ação anti-inflamatória, ajudando na cura e prevenção de várias condições clínicas. Minimize o consumo de gorduras saturadas de fonte animal: dê preferência a cortes magros, e laticínios desnatados.

Altos níveis de gordura saturada estão ligados a aumento do colesterol ruim (LDL) e doenças cardiovasculares, além de cânceres.
Evite gorduras trans, algumas ocorre naturalmente em carnes e laticínios, mas a maioria é adicionada artificialmente, e essas gorduras não têm qualquer benefício para a saúde, muito pelo contrário, aumentam o colesterol ruim, e como se não bastasse, ainda reduzem o bom (HDL).

Ganho de Massa Muscular

O ideal é que você ganhe 0,5Kg/semana de massa (mais que isso pode passar a ser gordura). Se não estiver conseguindo atingir esse objetivo, aumente em 10 a 20% sua quantidade calórica. Se tiver ganhando mais do que isso, diminua a quantidade de calorias em 10%.

Definição Muscular

Procure perder de 0,5 a 1Kg/semana (mais do que isso pode ser massa muscular). Se não estiver reduzindo o peso diminua em 10% sua quantidade calórica, se estiver perdendo mais do que isso, deixe seu déficit calórico em apenas 10%.

Montando sua dieta

Cada refeição deve ser estruturada para incluir uma fonte de proteína de qualidade e uma de carboidrato complexo e fibroso. Essa combinação de proteína e fibras fará com que a digestão dos carboidratos seja mais lenta, evitando picos de insulina.

Calcule sua quantidade de calorias diárias, depois faça a divisão correta da quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras da sua dieta. A primeira regra é: sempre coma proteínas (de qualidade e carboidratos juntos, prestando atenção apenas na quantidade de cada macronutriente que você irá ingerir.

Comer carboidratos sozinhos, principalmente carboidratos simples (doces, pães brancos, biscoitos e etc), causará um rápido aumento da taxa de açúcar no sangue. Adicionando-se proteínas irá diminuir a digestão dos carboidratos, deixando seus níveis de açúcar mais estáveis, além do que, você ficará mais saciado durante mais tempo. O consumo de proteínas em cada refeição aumentará o efeito térmico em seu corpo, acelerando seu metabolismo.

Um bom ponto de partida para a maioria das pessoas na divisão de macronutrientes será algo em torno de:

Carboidratos 50%,  Proteínas 30% e Gorduras 20% - com pequenas variações para mais ou para menos.

Para você montar sua própria dieta é importante que você saiba que:

  • 1 grama de carboidrato possui 4 calorias;
  • 1 grama de proteína possui 4 calorias;
  • 1 grama de gordura possui 9 calorias (não importa o tipo de gordura, boa ou ruim, as calorias são as mesmas).

Segue um sistema de  planilhas onde você pode calcular sua Taxa de metabolismo Basal (TMB) - seu valor energético total (VET) - uma planilha de alimentos para pesquisa e outra para montagem da sua dieta. 

Uma planilha para dias "ON" com treinos e outra para dias "OFF" sem treinos e uma planilha para impressão. Há uma introdução na planilha que explica como utilizá-la.

Tabela_Dieta_Alimentos.xlsx

Referências:
Phytonutrients as therapeutic agents
Dietary fats and health: dietary recommendations in the context of scientific evidence.

Gostou? Compartilhe!

Comentários


Boa tarde!!!

O que comer para 3300 calorias tenho peso 105 kg, altura 180, 41 anos objetivo definição muscular.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!
8 horas atrás, Marcio Barbosa disse:

Boa tarde!!!

O que comer para 3300 calorias tenho peso 105 kg, altura 180, 41 anos objetivo definição muscular.

Leia estas matérias:

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!

Se eu tiver uma perda de peso no limite de 0,5 a 1kg por semana posso ficar tranquila que não estarei perdendo massa magra?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!
11 minutos atrás, amaralpriscylla disse:

Se eu tiver uma perda de peso no limite de 0,5 a 1kg por semana posso ficar tranquila que não estarei perdendo massa magra?

Seria leviano afirmar isso com certeza. O corpo humano não é uma máquina. Geralmente estes números são parâmetros. De qualquer modo, muito difícil perder peso sem perder nada de massa magra. O ideal é que se perca muito mais massa gorda do que massa magra. Não se preocupe tanto com números, o melhor parâmetro que pode indicar que está no caminho certo é o seu espelho. 😺

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora

  • Conteúdo Similar

    • Por dealmeida
      Alguém sabe me dizer se tem algum problema tomar zma e gaba 30 minutos antes de dormir? houvi um boato que não era legal tomar zma com nenhum outro suplemento para que não houvesse "competição" entre os dois durante o período de descanso, alguém manja?
    • Por jpp17
      Ola, segue abaixo um breve resumo da minha nova rotina de dieta e emagrecimento.

      Tenho 26 anos, 1,75m e atualmente peso 97,4kg. Em 2013 cheguei a pesar 109kg, acabei a faculdade e resolvi fazer uma dieta. Fiz isso sozinho, sem ajuda de um profissional.Cheguei a pesar 87kg, mas comecei a namorar e ganhei 10kg hehehe. Ou seja, tive problemas em manter.

      Agora resolvi me consultar com uma nutricionista.
      Minha saúde esta boa, fiz vários exames a pedido da minha nutricionista e o único problema que tenho é Vitamina D baixa, o que sera resolvido com um medicamento manipulado. O que esta me incomodando na verdade são as 'gordurinhas'.

      Durante a semana me alimento bem, como frutas e verduras, não bebo bebidas alcoólicas e nem tomo refrigerante, somente alguns deslizes quando saio para jantar.
      O problema esta no final de semana, bebo bastante cerveja e as vezes vodca. Como bastante carne e também algumas 'porcarias'(pizza, omelete, mta massa, refrigerante, sorvete e etc).
      Faço exercícios em media 3 a 4 vezes por semana.
      Tomo muita água durante o dia, uns 3litros.

      Me consultei com uma nutricionista para corrigir a minha alimentação e perder peso.
      Vou tentar seguir a dieta e melhorar principalmente no final de semana. Não vou parar de beber a minha cerveja, mas pretendo diminuir bastante kkkkk.
      Ontem comecei a treinar na academia, ela acredita que fazer musculação vai me ajudar mais que uma caminhada.
      Hoje de manha tomei um cha verde e fiz uma corrida de 25min na media de 7km/h

      Só para ter uma ideia na dieta que vou seguir:
      Café da manhã - 6h: 3 ovos mexidos + 1 xicara cafe com stevia e leite de pacotinho(mais natural).
      Lanche - 9h: 1 Cha verde + 1 maçã.
      Almoço - 12h: verdura(brocolis, beterraba, alface, repolho, cenoura, chuchu, couve, tomate + azeite de oliva extra virgem) + 3 pedaços de frango grelhado(+- umas 150g) + 1 colher de arroz. Não tomei nada
      Lanche - 16h: 1 Cha verde + meio abacate
      Pre treino - 19h: 1 iogurte normal(tem 3 ainda, tenho q acabar se nao estraga =\) + aveia. Mas a ideia comer um pao integral com frango ou atum.
      Jantar - 21:20h: 4 pedaços de frango sasami + beterraba + pepino + tomate + azeite extra virgem e um copo de suco clight.

      Nos outros dias vai mudar, mas basicamente é isso
      Minha duvida seria o que comer no pre treino, porque nem sempre vou poder preparar algo ou até ter tempo. Posso comer frutas no pre treino ou até castanhas? E tambem gostaria de saber nesses lanches da manha e tarde pode ser somente uma fruta ou deveria trocar para proteina?.
      Frutas que eu gosto de comer: Kiwi, Morango, Maça, Pera, Tangerina, Laranja, Abacaxi, Banana, Uva, Maracuja
      Obrigado desde ja. Se tiver algo errado favor me informar.
       
    • Por tardelipires
      Galera, estou com um problema aqui e gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar. Tenho 34 anos, 1.73m e 75kg. Depois de chegar a 105kg, resolvi fazer dieta e me exercitar e em um ano e seis meses consegui perder 30kg. Malho pesado e hoje estou com 17% de gordura, segundo meu nutricionista. Apesar de estar com 17% de gordura, aparentemente estou bem magro, estou apenas com um pouco de gordura na região da barriga.
      Porém, meu problema é o seguinte.
      Há 4 meses o nutricionista manda eu seguir a mesma dieta, ou melhor, podendo variar os alimentos, mas não as quantidades. Ele insistiu que eu deveria tomar whey duas vezes ao dia e achei estranho.
      Eu disse que não tinha condições de tomar suplemento duas vezes ao dia e minha intenção era ganhar massa. Ele disse que eu teria que chegar entre 13 e 15% de gordura para poder passar uma dieta para ganho de massa.
      Na última consulta ele disse: “Você nunca foi magro, você está magro agora. Não posso passar uma dieta para ganho de massa agora caso contrário você poderá ganhar gordura. O ideal seria você continuar esta dieta, e tomar duas doses de whey por dia. Não é ideal eu aumentar a quantidade de nutrientes da dieta”.
      Na última consulta, ele disse que eu podia continuar com a mesma dieta, e ficasse tomando as duas doses de whey. Ele também acrescentou a creatina e mandou eu tomar uma dose antes do treino. Eu disse a ele que não tinha condições de tomar whey duas vezes ao dia. Ele disse que eu tomasse uma dose e ao invés da segunda, eu tomasse albumina. Diz ele que minha dieta é hiperproteica. Gostaria de saber a opinião de vocês.
      Terei que ficar emagrecendo ainda mais?
      Tenho que chegar a 13% de gordura mesmo para poder partir para uma dieta de ganho de massa?
      Meu TMB em repouso é de 1718 Kcal/dia. Como malho pesado, talvez suba mais, acho que para 2000 ou 2100.
      Segue minha dieta
      Manhã
      2 ovos mexidos (completos) + queijo coalho ralado
      1 colher de sopa de aveia
      1 banana
      1 xícara de café com canela
      Lanche da manhã
      2 ovos mexidos (completos)
      1 colher de sopa de aveia
      1 xícara de café
      Almoço
      2 colheres de feijão
      30g de arroz integral ou 100g de batata doce
      120g de peito de frango grelhado
      Alface
      Cenoura + beterraba crua
      2 rodelas de abacaxi
      Lanche da tarde (pré-treino)
      2 ovos mexidos (completos) + queijo coalho ralado
      1 colher de sopa de aveia
      1 banana
      1 xícara de café com canela
      3 cápsulas de BCAA
      Pos Treino
      Whey Protein
      3 cápsulas de BCAA
      Jantar
      50g de batata doce
      120g de peito de frango grelhado
      1 xícara de café
      Ceia
      2 ovos cozidos (1 gema e 2 claras)
    • Por amaralpriscylla
      Seria mais legal eu focar na perda de gordura ou no ganho de massa magra? Aceito a opinião de leigos também. Tem gente que olha a pergunta e tem medo de responder. Não se acanhe nesse caso.
      Estou com 67,5 kg e 1,67 de altura.
       
      Quem quiser me seguir no Instagram. É um insta motivacional, não é meu insta pessoal. @fit.healthy.2017 Sigo todos de volta.

    • Por GutoRodd
      Tenho 17 anos e fiz academia umas 2 vezes por 2 meses ( não continuei devido problemas financeiros ), agora estou fazendo há 1 mês e estou treinando e comendo da melhor maneira que posso.
      Até aí OK, mas eu tenho um problema que é minha gordura corporal, ela é alta em relação á minha estatura ( tenho 1,81m e peso 65 kg ).
      Queria que alguém pudesse me dizer como que eu posso diminuir o percentual de gordura corporal sem comprometer os músculos. Segue abaixo uma foto dá minha composição corporal.
      Obs: meu BF está assim por eu ter ficado muito tempo parado em casa e me alimentando incorretamente, sou ectomorfo.

  • Matérias Recentes