Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

FISIculturismo.com.br

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

DIETA PALEOLÍTICA: coma à vontade sem se preocupar com calorias ou gorduras

Featured Replies

Postado

Qual seria sua reação se alguém lhe dissesse que você pode comer a vontade, sem se preocupar com calorias ou gorduras e ainda assim ser “grande e seco”, mas que para isso teria que voltar para aquele estilo de vida do período paleolítico? Confesso que fiquei bastante curiosa e resolvi ler sobre o assunto. Depois de muita pesquisa concluí que a teoria tem muito fundamento, mas na hora de colocar em prática bateu certo receio. Até porque quem treina e faz dieta sabe que é um pouco complicado se “arriscar” sem acompanhamento. Vou compartilhar com vocês um pequeno resumo sobre o que aprendi, lembrando que é baseado em pesquisas e não em experiência própria.

A ideia por trás da Dieta Paleo é comer como nossos antigos ancestrais comiam:  uma dieta que consiste em peixe, carnes de animais de pasto, ovos, vegetais, frutas, fungos, raízes e nozes. É por isso que ela também é conhecida como a dieta do homem das cavernas, dieta da idade da pedra e a dieta do caçador-coletor.

Os homens ainda não plantavam trigo, milho, arroz, por exemplo, que dirá moíam e misturavam grãos, então as massas não existiam e, portanto, são naturalmente excluídas da dieta. Por isso as fontes de carboidratos se tornam os legumes, verduras e frutas, que nos trazem a quantidade que precisamos desse macronutriente e uma boa quantidade de fibras, tendo um menor índice glicêmico (diz respeito à velocidade com que um alimento que contém carboidrato libera glicose, ou seja, açúcar no sangue), do que as massas.

Na Idade da Pedra, ninguém estava muito preocupado com o tipo de gordura que estava sendo ingerido. Na verdade pela dificuldade em consumir carboidratos, a gordura era uma fonte de energia.

 Nenhum tipo de alimento processado pode ser inserido nessa dieta. Esqueça os amidos, o leite, os grãos, o sal e diversos outros que são obtidos através da industrialização dos elementos. Portanto, prepare-se para transformar completamente os seus hábitos alimentares e assumir, nesse quesito, a mentalidade do homem paleolítico.

Então quais os alimentos excluídos da Dieta Paleo? Os grãos, leguminosas (amendoins, diversos tipos de feijões e grão de bico), laticínios, batatas, sal refinado, açúcar refinado e óleos processados (gorduras trans, assim como óleos vegetais refinados como óleo de canola, de girassol e de cártamo).

Como pode ver, é uma dieta de alta proteína, baixo carboidratos e alta gordura, e faz você comer diversos animais e produtos animais.

Você deve estar pensando: “Comer um monte de gordura saturada não vai fazer meu coração explodir?” Não, não vai. O mito que a ingestão de gordura saturada está associada a doenças cardíacas já foi totalmente derrubado.

Dieta Paleo e Hipertrofia:

É interessante que quando temos acesso aos estudos científicos que falam sobre o porte físico das pessoas (especialmente os homens) do período paleolítico, temos como referência pessoas grandes e saudáveis, com músculos desenvolvidos e pouca gordura ruim no corpo (bom neah?). E isso tem uma explicação lógica: a alimentação baseada em vegetais, carnes e gorduras.

Esse processo, portanto, é excelente para o desenvolvimento do corpo, que é também conhecido como “hipertrofia”, ou seja, o alargamento dos músculos. Portanto, além de ser perfeita para o emagrecimento, essa dieta também é ótima para quem deseja aumentar a massa magra.

Dieta Paleo e Emagrecimento:

É estranho pensar que consumindo gordura e fazendo uma dieta onde não se conta calorias vamos ter perda de peso, mas em ensaios clínicos de perda de peso, intervenções com mais gordura levaram à perdas de peso mais significativas do que as intervenções com menos gordura. Sim, é isso mesmo, estudos mais recentes mostram que consumir gordura “boa” auxilia no emagrecimento. Sem contar que a dieta Paleo é considerada low carb  (baixos níveis de carboidratos), o que ajuda no processo.

O que eu li sobre experiências de pessoas adeptas a essa dieta, é que você acaba não consumindo tanta gordura como consome carboidrato, isso devido ao gosto enjoativo da gordura. A gordura ainda ajuda na saciedade,  evitando que apareçam aqueles desejos por doces.

Outra coisa que li em depoimentos dessas pessoas é que dieta paleolítica promove um emagrecimento RÁPIDO. Muitos estavam maravilhados com o resultado.

 Benefícios:

  • -Uma maneira fácil e rápida de emagrecer sem contar calorias;
  • -Níveis de energia altos e balanceados sem quedas;
  • -Sem desejo por comidas que não são saudáveis;
  • -Melhora nos exercícios;
  • -Proteção contra vários tipos de doenças, como doenças cardiovasculares e diabetes;
  • -Pele mais clara e cabelos e dentes mais bonitos;
  • -Redução de alergias;
  • -Sono melhorado.
     

Conclusão:

Existem muitas informações na internet de diversas vertentes. Pesquisando pode-se  encontrar  ideias de cardápios e até mesmo dietas montadas. O problema que eu vejo são as quantidades, como saber quanto devo comer para ter hipertrofia ou emagrecimento? Lembre-se que altura, peso e idade influenciam nas porções.  Por isso, se você se interessou, recomendo que procure um profissional que esteja familiarizado com a dieta Paleolítica.

dieta-paleo-630x210.png

  • Respostas 4
  • Visualizações 3,7k
  • Criado
  • Última resposta
Postado
  • Autor
12 horas atrás, fisiculturismo disse:

@Loirafitness, você já experimentou essa tal dieta paleolítica ou do homem das cavernas?

Eu ouvi falar dessa dieta em dezembro de 2014, fiquei muito curiosa devido a proposta da dieta,  algo meio inacreditável neah? Comer gordura e secar. Além disso nos relatos que li as pessoas diziam que a dieta era excelente para a questão de retenção,  desintoxicava e desinchava. Comecei a ler tudo sobre o assunto,  fiz muitas pesquisas.  Em janeiro de 2015 passei a introduzir Bacon no meu frango.  Isso mesmo,  comecei a preparar o meu frango com Bacon,  kkkk.  Percebi que não engordei,  mas fiquei com muito medo,  pois eh diferente de tudo o que já comi,  então parei com a experiência.  Tentei contato com algumas pessoas adeptas mas ngm falou comigo,  queria tirar dúvidas.  Hoje eu conheço um coach que trabalha com atletas e tb passa esse tipo de dieta também.  No momento estou fazendo um outro trabalho em relação a alimentação,  mas depois que essa fase passar tô pensando em experimentar.  Parece que a dieta tb ajuda nas questões inflamatórias do corpo,  que são causadas por alimentos industrializados e cheios de conservantes.  A proposta eh boa,  mas tem que testar.   

Postado
  • Administrador

Verdade, e uma proposta diferente dos padroes. Existem muitos mitos sobre dietas que sao quebrados com o decorrer do tempo, como a introducao do bacon, da gema de ovo, leite integral e etc.

Assim que tomar coragem para testar essa tal dieta paleolitica, nao deixe de compartilhar a sua experiencia com a gente.

?

  • 5 meses depois...
Postado

Estou seguindo a Dieta Paleolítica faz 60 dias, os resultados foram enormes, principalmente para quem visa 'secar' e perder peso, no meu caso neste curto intervalo de tempo eu consegui uma definição que nunca tinha atingido, junto com isto veio a perda de medidas que já era esperado já que a perda de gordura foi grande (braços, pernas, peito).

Confesso que a dieta apresenta resultado rápido para a perda de gordura, não sei quanto ao ganho de massa como será o resultado.

Enfim, espero ter ajudado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.